SóProvas


ID
1767121
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
CGM - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas abordagens para a medição da eficácia organizacional, a que avalia a habilidade da organização de ser inovadora e funcionar rápida e responsavelmente, com o objetivo de melhorar a tomada de decisão e aumentar o ritmo de inovação de produtos, é a abordagem:

Alternativas
Comentários
  • O enunciado da questão é confuso, mas lendo com mais calma, eu interpretaria assim: 


    Qual dos itens favorece a avaliação interna da organização referente a celeridade da tomada de decisões, alem de avaliar a habilidade de inovação? Ficou mais fácil né?


    Ora, se o método de "medição da eficácia organizacional" ( nada mais é que um indicador de desempenho), avalia quesitos internos, como a celeridade na tomada de decisões, só poderia ser a abordagem de sistemas internos.


    Gabarito(D)

  • COMENTÁRIO DO PROF. ADRIEL SÁ, DO ESTRATÉGIA CONCURSOS E TEC CONCURSOS:

     

    A questão toma por base o  livro "Organizational theory: text and cases", do autor Jones Gareth.

     

    Para o autor, são três as abordagens para a avaliação da eficácia organizacional: a abordagem de recurso externo ou de controle (a organização é eficaz se pode assegurar habilidades e recursos valiosos de fora da organização); a abordagem de sistemas internos ou de inovação (coordena recursos com a habilidade dos empregados para inovar em produtos e se adaptar a mudanças); e a abordagem técnica ou de eficiência (converte habilidades e recursos em produtos acabados e serviços).

     

    Vamos aos detalhes!

     

    Abordagem de recurso externo: Controle

     

    É um método que permite aos gerentes avaliar com que eficiência uma organização gerencia e controla o ambiente externo. Como medida, os gerentes utilizam indicadores como preço de estoque, lucratividade, e retorno de investimento, comparando o desempenho de sua empresa com outras. Outro indicador pode ser a habilidade dos diretores para perceber e responder rapidamente a mudanças no ambiente, sendo os primeiros a aproveitarem novas oportunidades.

     

    Abordagem de sistemas internos: Inovação

     

    É um método que permite aos gerentes avaliarem com que eficiência uma organização funciona e opera. A estrutura e cultura organizacionais devem permitir à empresa adaptabilidade e respostas rápidas a mudanças de condições no ambiente. Também é necessário ser flexível para tomar decisões mais rapidamente e inovar em produtos e serviços. Medidas incluem tempo necessário para tomada de decisão, tempo necessário para colocar novos produtos no mercado, e tempo gasto na coordenação de atividades de diferentes departamentos.

     

    Abordagem técnica: Eficiência

     

    É um método que permite aos gerentes avaliarem com que eficiência uma organização transforma uma dada quantidade de habilidades e recursos em produtos acabados e serviços, e é medido em termos de produtividade e eficiência. Por exemplo, um aumento na quantidade produzida com o mesmo trabalho indica um ganho de produtividade. A atitude e motivação dos empregados e seu desejo em cooperar são fatores importantes que influenciam a produtividade e eficiência.

     

    GABARITO: D.