SóProvas


ID
1767772
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A partir da década de 1950, o enfoque no processo e a preocupação com as atividades-meio passaram a ser substituídos pelo enfoque nos resultados e pela preocupação com os objetivos alcançados. Com isso, segundo Chiavenato, “a ênfase em fazer corretamente o trabalho para alcançar a eficiência passou à ênfase em fazer o trabalho mais relevante aos objetivos da organização para alcançar a eficácia”. Nesse contexto, surge a administração por objetivos (APO). A respeito da APO, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) 

    Para melhorar o processo de planejamento, Peter Drucker passou a propor um novo modelo – a Administração por Objetivos.40 De acordo com ele, a ideia é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos.

    Na Administração por Objetivos – ou APO – o planejamento não teria um caráter de “cima para baixo”, com os diretores de cúpula impondo metas e objetivos aos subordinados, mas sim um processo de “baixo para cima”.

    De acordo com Sobral, a Administração por Objetivos é um processo composto de quatro fases:41

    Ø Especificação dos objetivos – nessa fase, cada órgão determinaria, de modo participativo, os objetivos e metas de seu setor.

    Ø Desenvolvimento de planos de ação – após a definição dos objetivos, seriam detalhados os planos de ação que indicariam como os objetivos seriam alcançados.

    Ø Monitoramento do progresso – naturalmente, todo o desempenho deve ser monitorado para que saibamos se os objetivos estão sendo atingidos e se serão necessárias algumas correções de rumo.

    Ø Avaliação dos resultados – nessa fase, os resultados são comparados com o planejamento e servem de subsídio ao processo de planejamento futuro.

  • CTRL C CTRL V livro do Chiavenato (pag 49)

    Origens da Administração por Objetivos A Administração por Objetivos (APO) ou Administração por resultados constitui o modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. Seu aparecimento ocorreu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre a Administração por Objetivos, sendo considerado o pai da APO.

    #fé