-
erro em "facilidade de coordenação".
-
GABARITO (C)
A) Departamentalização funcional: Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.
B) Departamentalização por produtos ou serviços: Separa a estrutura organizacional em unidades na base de produtos, serviços ou programas desenvolvidos pela organização. Vantagem: Flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as mudanças de condições, sem interferir na estrutura organizacional com um todo.
C) Por área geografica: Requer diferenciação e agrupamento das atividades de acorodo com a localização em que o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.Geralmente utilizada por empresas que cobrem grandes áreas geográficas e cujos mercados são extensos. DESVANTAGEM: deixa em segundo plano a coordenação dos aspectos de planejamento,execução ou controle dxe toda a organização.
D) Por processo: É uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com começo e fim, e entradas e saídas claramento especificadas. A tecnologia passa a ser o foco e o ponto de referência para o agrupamento das unidades e posições.
E) Por projeto:Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as saídas e os resultados relativos a um ou vários projetos da empresa. É uma estratégia utilizada em empresas de grande porte e que produzem produtos que envolvam grande concentração de recursos e prolongado tempo para sua produção. Ex.: Obras de construção civil, estaleiros navais que produzem navios. Cada produto é tratado como um PROJETO ESPECIAL e sob ENCOMENDA.
-
Departamentalização Base Territorial ou Geográfica - DESVANTAGEM: O enfoque territorial pode deixar em segundo plano a coordenação, tanto dos aspectos de planejamento e execução, quanto de controle como um todo, em face do grau de liberdade e autonomia nas regiões.
-
A departamentalização GEOGRÁFICA tem como DESVANTAGEM a difícil administração e manutenção, o que consequentemente a torna mais cara e difícil de ser feita
Gab. C
-
Acredito que a alternativa C também esteja errada por dizer "grandes áreas", o correto não seria "áreas diferentes"?
-
Por Função
Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.
Por Clientes
Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.
Por Processos
Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.
Por Produtos ou Serviços
Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.
Matricial
Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.
Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.
Geográfica ou Territorial
Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.
Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.
Por Projetos
Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir
-
REAFIRMANDO LUCAS:
A departamentalização GEOGRÁFICA tem como DESVANTAGEM a difícil administração e manutenção, o que consequentemente a torna mais cara e difícil de ser feita
Gab. C
-
GABARITO C
Desvantagem da departamentalição por localização geográfica- dificulta a coordenação e controle
Vantagem Departamentalização por Produto- permite maior flexibilidade
Profº Gracindo Andrade-Ponto dos Concursos Aracaju/SE
-
Só não entendi o porquê de, na alternativa, a departamentalização por produtos ou serviçoes ser associada a unidades de produção.
-
dificuldade de coordenação e controle global, em razão da autonomia regional.