-
LETRA A!
PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA
Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos.
Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
-
resposta 'a'
O princípio de agrupar os documentos oficiais de acordo com a origem nos organismos públicos administrativos é chamado princípio da proveniência.
-
Princípio do Respeito à Ordem Original: Princípio segundo qual o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.
Princípio da Pertinência: Princípio segundo o qual os documentos devem ser reclassificados por assunto sem levar em consideração a proveniência e a classificação original. Praticamente não é mais utilizado.
-
Também conhecido pelo nome de “respeito aos fundos”, o princípio da proveniência preconiza que devem ser mantidos reunidos, em um mesmo fundo, todos os documentos oriundos de uma mesma fonte produtora de arquivo.
Gabarito: LETRA A
-
3 princípios fundamentais IMPrescindíveis da arquivologia:
princípio da territorialidade
princípio da proveniência - princípio dos fundos e princípio da ordem original
abordagem das três idades
==================
-
princípios fundamentais IMPrescindíveis da arquivologia:
princípio da territorialidade – preocupa-se com a atividade de ‘local de conservação’.
princípio da proveniência – a sua preocupação básica (não misturar os fundos e manter a ordem original) deve estar presente nas diversas funções/atividades: criação, avaliação, aquisição, classificação, descrição, difusão e preservação.
-
na dúvida vou de proveniência kk
-
Respeito aos Fundos ou Proveniência é o princípio base da Arquivologia.
Em segundo lugar, temos o da Ordem Original.