SóProvas


ID
1768414
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um agente público incide em hipótese de improbidade administrativa por enriquecimento ilícito, adquirindo com o produto de tal ato um imóvel de elevado valor. Além das sanções previstas, de acordo com a Lei n° 8.429/1992, é cabível a seguinte medida acautelatória:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    No processo judicial as medidas acautelatórias, tais como a liminar, visam preservar o resultado últil do processo, ou seja, assegurar que eventual sentença num sentido seja eficaz a partir do momento que desde logo (liminar) o juiz já garanta o direito para que ele não pereça. Essa acautelatória do processo disciplinar deve ser o afastamento preventivo do acusado para não atrapalhar as investigações e o processo.


    Fonte: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20111124080439AAHcsa7

  • Letra E.

    Lei 8429, Art. 16. Havendo fundados indícios de responsabilidade, a comissão representará ao Ministério Público ou à procuradoria do órgão para que requeira ao juízo competente a decretação do seqüestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.

  • As quatro primeiras são as próprias sanções cabíveis em caso de comprovação da improbidade....como medida acautelatória, em se tratando de HIPÓTESE de improbidade, conforme consta no enunciado da questão, só resta a alternativa 'e'.

  • INDISPONIBILIDADE DE BENS - É UMA MEDIDA CAUTELAR 

  • as quatro primeiras medidas são : sanções e penas , prevista na propria lei, porém a ultima é medida cautelar, ou seja visa resguardar o ressarcimento do dano, não está prevista na lei d improbiade administrativa e sim no CPC.


  • GAB: E 
    Sequestro de Bens:  medida cautelar que tem por finalidade a constrição de determinados bens.

  •  Art. 16. Havendo fundados indícios de responsabilidade, a comissão representará ao Ministério Público ou à procuradoria do órgão para que requeira ao juízo competente a decretação do seqüestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.

     

    Por se tratar apenas de indícios, o sequestro de bens é apenas medida cautelar.

  • Medidas cautelares previstas na Lei 8429/92:

     

    1. Indisponibilidade de bens;

    2. Sequestro;

    3. Bloqueio de contas bancárias e aplicações financeiras mantidas no exterior.

    4. Afastamento cautelar do agente público.