SóProvas


ID
1768855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A cultura é um fenômeno coletivo, pois é compartilhada pelas pessoas que vivem ou viveram no mesmo ambiente social onde ela foi aprendida. Portanto, ela deriva do ambiente social e não dos nossos genes. Um dos modelos utilizados para ilustrar o construto cultura tem a forma de anéis concêntricos, em que cada anel corresponde a uma manifestação de cultura. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 138)Os valores representam convicções básicas de que “um modo específico de conduta ou de condição de existência é individual ou socialmente preferível ao modo contrário ou oposto de conduta ou de existência”. Essas diferenças são mais evidentes quando as analisamos sob o aspecto dos valores culturais de uma nação. Hofstede (1997) mede valores culturais em relação a cinco dimensões: individualismo versus coletivismo, distância de poder, evitar a incerteza, masculino versus feminino e orientação para longo termo.


    A partir destas variáveis, Caldas (2006) descreve a cultura do Brasil com tendências a manter a distância do poder, ter nível médio para alto de coletivismo, mais feminino que masculino e com preferência por evitar a incerteza


  • De acordo com Rodrigo Rennó, - Adm. Geral para Concursos, 2013 - pág. 70, Valores ficam na camada intermediária. Não sei mais o que, como, por onde, nem qual autor seguir. As questões de Adm. Geral são muito subjetivas. Se alguém puder me ajudar, eu agradeço!!!!



  • Concordo, Edson! Há muita subjetividade. Acabamos ficando na mão das bancas, sem chances de defesa, pois muitas vezes os recursos mais óbvios e cheios de argumentos fáticos não são deferidos! 

    Para Schein, há três níveis de divisão:

    1.Artefatosmais superficial, tudo o que se consegue perceber ao se deparar com a organização (produtos, serviços, maneira de falar, histórias, símbolos, vestuário, rituais, etc)

    2.Valores compartilhadosaspectos determinantes para as pessoas e que geram motivo para elas fazerem o que fazem (“aqui sempre fizemos dessa maneira”)

    3.Pressuposições básicasmais íntimo, profundo e oculto, são crenças inconscientes, percepções, sentimentos, ou seja, aquilo que os funcionário da empresa acreditam.

  • MODELO DA CEBOLA GEET HOFSTEDE

    4 CAMADAS

    Símbolos, heróis e rituais - são as práticas visíveis da cultura.

    VALORES - Sentimentos e emoções quase sempre inconsciente, raramente discutidos e observados. Explica os símbolos, heróis e rituais. 

    Símbolos - palavras, gestos, imagens e objetos que têm significado especial dentro da cultura, reconhecidos por aqueles que compartilham a cultura.

    Heróis - Personagens vivas ou mortas, reais ou imaginárias, revestidas de prestigio na cultura, frequentemente lembradas e que servem de modelo de comportamento.(letra D não vejo erro).

    Rituais - atividades coletivas, muitas vezes supérflua do ponto de vista técnico mas socialmente essencial.

    Valores - sentimentos, emoções, quase sempre inconsciente e raramente discutida e observados.

  • Creio que a questão está utilizando o modelo de Hofsted, por isso o erro da ledra D.

    "Hofstede (1991) utiliza a metáfora da cebola para demonstrar os diferentes níveis de manifestação de uma cultura. O núcleo é formado pelos valores; na sequência, de dentro para fora, vêm os rituais, seguidos dos heróis. A camada mais externa é a camada dos simbolos. As três camadas externas ao núcleo são agrupadas sob o termo práticas (grifos do autor), visíveis ao observador externo, cujo significado cultural, porém, só ganha sentido para quem pertence à dada cultura." 

    http://www.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/gts/gt_quatro/GT04_VIDEIRA.pdf

  • Acredito que o erro na letra d seja porque os heróis não estão na camada mais superficial. "Hofsted divide a cultura em niveis. Segundo o autor, os niveis da cultura podem ser comparados as camadas de uma cebola, cuja visualizacao parte da camada externa para a mais interna, sendo que as camadas sao representadas em simbolos, herois, rituais e valores. Na camada mais superficial encontram-se os simbolos, e na camada mais profunda os valores". Entao a ordem da camada mais externa para a mais interna seria: simbolos, herois, rituais e valores.

    http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2278/134805.pdf?sequence=2

  • Qual é o erro da letra B?

    Alguém sabe me dizer?

    Obrigada.

     

  • Lorena Oliveira, acredito que o erro do item B está quando diz: iniciando-se em um nível inconsciente

    Interpretei que a questão disse que a mudança inicia-se em um nível mais profundo, logo está errado! Pois a mudança inicia-se no nível mais superficial . 

    As diferentes camadas da cultura variam de forma contínua, iniciando-se em um nível inconsciente e de difícil acesso (camadas mais profundas), até alcançar um nível consciente e de fácil acesso (camadas periféricas).

  • POR FAVOR,

    gostaria de pedir que alguém FUNDAMENTASSE mellhor as alternativas, sério eu tentei, pesquisei até, e nada.

    Se souberem de algum vídeo de algum professor explicando no you tube, tbm é válido.

  • ??????
    Que viagem foi essa???

  • De acordo com o que eu entendi, mas caso eu esteja errada, por favor, me corrijam.

     b) As diferentes camadas da cultura *variam de forma contínua, iniciando-se em um nível inconsciente e de difícil acesso (camadas mais profundas), até alcançar um nível consciente e de fácil acesso (camadas periféricas). *Não variam de forma contínua

     c) Os símbolos, *situados na camada mais profunda e visível da cultura, correspondem a atividades coletivas realizadas para atingir determinados fins que são supérfluos fora de contexto, mas que, dentro da cultura, são considerados essenciais. *Os símbolos não são situados na camada mais profunda e os que são, não são visíveis e sim invisíveis.

     

  • Jesus ! *-*

  • Níveis de cultura organizacional:

    1º artefatos: mais superficial e perceptível de cultura. engloba produtos, serviços, tipos de vestuário, símbolos, histórias, alimentos, vestimentas, lugares, mascotes, heróis, ritos, rituais, gestos, cerimônias, festividades, et.

    2º valores compartilhados: valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. funcionam com justificativas aceitas por todos os membros.

    3º pressuposições básicas: nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.

     Fonte: Administração geral e pública, Giovanna Carranza, 2015.

  • Ótimos comentários. Porém, Se os heróis estão na primeira camada (Artefatos), que é a mais superficial, qual é o erro da LETRA D?

    Os professores do QC deveriam comentar questões como esta!

  • Em relação a letra d: para Maximiano, heróis são símbolos e não compem a camada mais superficial. E para Shein, heróis estão no nível intermediário tbm, e são considerados como valores compartilhados. Seguindo esses autores, ela estaria errada por não se encontrar na parte mais superficial.

    Fonte: Gestao de pessoas para concursos - Andreia Ribas e Cassiano Ramalho

  • *no comentário abaixo foi dito que heróis está classificado como artefato, mas não vi essa definição por esses autores que citei.

  • No comentário da Amanda que está com a bibliografia diz:

    Níveis de cultura organizacional:

    1º artefatos: mais superficial e perceptível de cultura. engloba produtos, serviços, tipos de vestuário, símbolos, histórias, alimentos, vestimentas, lugares, mascotes, heróis, ritos, rituais, gestos, cerimônias, festividades, et.

    2º valores compartilhados: valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. funcionam com justificativas aceitas por todos os membros.

    3º pressuposições básicas: nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.

     Fonte: Administração geral e pública, Giovanna Carranza, 2015.

  • Então Lorena, até coloquei de uma forma indireta sobre esse comentário, pois não vi autor que fala isso. Seria interessante saber da Amanda qual autor que a professora Giovanna Carranza usou. Pois, no material que tenho do Chiavenato/6edição/2007 não fala isso também.

    É o que tenho para contribuir, mas estou à disposição sobre meus comentários e vamos aguardar mais comentários ou comentário por parte QC para esclarecermos.

  • Depois de muito pesquisar cheguei à seguinte conclusão sobre essa questão

    Pelo enunciado da questão percebemos de que autor a questão trata: forma de anéis concêntricos, em que cada anel corresponde a uma manifestação de cultura = Níveis da cultura segundo Hofstede (Camadas de Cebola).

    De fora pra dentro:

    1) Símbolos

    2) Heróis

    3) Rituais

    4) Valores

    Seguindo a classificação desse autor, que é diferente da classificação de Schein - Artefatos observáveis, valores e pressupostos básicos (se seguirmos Schein o garito nunca vai bater), corrigimos as alternativas:

    a) Os SÍMBOLOS, situados na camada mais periférica da cultura, são palavras, gestos, figuras ou objetos que carregam um significado particular e que são reconhecidos por aqueles que compartilham aquela cultura.

    b) As diferentes camadas da cultura variam de forma contínua, iniciando-se em um nível consciente e de fácil acesso (camadas periféricas) até alcançar um nível inconsciente e de difícil acesso (camadas mais profundas).

    c) Os RITUAIS, correspondem a atividades coletivas realizadas para atingir determinados fins que são supérfluos fora de contexto, mas que, dentro da cultura, são considerados essenciais.

    d) Os heróis, são pessoas, vivas ou mortas, reais ou imaginárias, que possuem características altamente valorizadas pela cultura e que servem de modelo de comportamento.

    e) Os valores, situados na camada mais profunda e invisível da cultura, são um modo específico de conduta ou de condição de existência que é individualmente ou socialmente preferível a outro modo, contrário ou oposto, de conduta ou de existência. (CORRETA)

    Espero que ajude!

     

  • hofstede ou maximiano...quem dá mais? 

    eu tenho 99% de certeza q eh hofstede

  • A cultura é uma construção coletiva em constante mutação. Sua dinâmica se equilibra entre uma certa estática manifesta por valores que são transmitidos entre os indivíduos e transformações decorrentes de novas situações, contatos com outras culturas, novas gerações, enfim, da simples dinâmica da sociedade e da vida humana. Nenhuma cultura é, portanto, totalmente imutável, mesmo dos grupos mais isolados que, ainda que reproduzam seus modos com pouca ou nenhuma influência externa, os novos indivíduos e suas experiências subjetivas seguem produzindo e inserindo transformações em sua estrutura. Os valores são parte das bases culturais de todos os povos, é o que organiza as ações dentro do que se considera correto e errado, bom e ruim, belo e feio, justo e injusto. São ensinados aos neófitos desde seus primeiros anos e tende a fixar-se no mais profundo senso de identidade coletiva e individual, pois é o que guia as ações do sujeito no mundo. Para Aristóteles essa é a capacidade humana que diferencia a vida coletiva e humana, repleta de valores e ética, da vida nua, básica e animal. Os homens, assim como os animais, são capazes de emitir sons (phoné) que representam sentimentos básicos como dor e alegria, mas os valores são construções coletivas e racionais (logos). Se um indivíduo não for inserido na coletividade e, consequentemente, introjetado nele os valores mais básicos da sociedade, ele será tão somente um animal a viver uma vida nua. Um bom filme para pensar tal questão é "O garoto selvagem", do cineasta francês Françoise Truffaut, no qual um linguista se depara com um garoto que passou seus primeiros anos sem contato com humanos, em meio à selva, ou seja, sem cultura e sem receber a primeira socialização, não possuindo, portanto, valores arraigados em sua concepção de vida.

    Os rituais tendem a manejar sentidos e significados também profundos, muitas vezes para além da racionalidade. Este é o erro da resposta A.
    A imagem da cultura enquanto círculos concêntricos é tão somente uma metáfora, mas de forma alguma sua estrutura efetiva. A cultura é maleável, inclusive na sua estruturação. A resposta B afirma algo que não pode ser comprovado.
    Na resposta C, os símbolos não necessariamente correspondem a atividades coletivas com fim teleológico. A afirmação não procede.
    A resposta D está errada, pois os heróis tendem a carregar em si valores da sociedade, portanto, dialogam com camadas profundas. Em religiões animistas, entidades que representam fenômenos da natureza tendem a personificar heróis/valores da coletividade, arraigados profundamente na consciência compartilhada. Os heróis e deuses gregos também podem ser observados a partir dessa premissa. Neles, conseguimos identificar muitos dos valores positivos e negativos que marcaram aquela cultura.
    A resposta correta, portanto, é a letra E.