-
D) Que provinha cachorra!
O Governo é responsável pela condução da nação e responde à população pelas suas ações, que estão sempre expostas à mídia em geral e à crítica – nas organizações privadas os dirigentes respondem aos proprietários e acionistas, e somente casos de sucesso notório ou escândalos são expostos na mídia.
• Entre todas as instituições, o Governo é aquela que detém a autoridade política suprema, sancionada pelo monopólio da violência; os governantes dos órgãos superiores ou inferiores possuem grande poder de coação, o que exige uma “proteção especial dos governados” para se evitar os abusos – na iniciativa privada, mesmo grandes industriais ou empresários não têm esse poder.
• A eficiência e a eficácia das entidades públicas medem-se não somente pela correta utilização dos recursos, mas principalmente pelo cumprimento de sua missão e pelo atendimento, com qualidade, das necessidades e demandas do cidadão e da sociedade – na iniciativa privada medem-se pelo aumento de suas receitas, pela redução de seus gastos, ou pela expansão de seus mercados.
• O controle da Administração Pública, amparado na lei e exercido pelos órgãos de controle, também se dá mediante os políticos eleitos e, em alguns casos, pelos cidadãos – enquanto que nas empresas privadas, além dos órgãos de controle, o mercado é quem dita as regras do jogo.
• A cúpula da Administração Pública é frequentemente substituída em função do partido/bloco político vencedor das eleições, ou por força de novas coalizões necessárias ao exercício do poder; essa descontinuidade dificulta o planejamento e as ações de longo prazo – nas organizações privadas o poder de mando raramente se altera, e a continuidade da alta administração é a regra.
-
Foonte: PALUDO
-
Acertei por eliminação mas alguém poderia elucidar a letra D?
-
A Adm. Pública utiliza ferramentas do setor privado, mas claro, com adaptações (o que diferencia uma de outra), considerando os fins diferentes.
Certamente, "comando diluído e disperso" não é uma ferramenta utilizada, nem pelo setor privado, nem pelo setor público (que muitas vezes se vale do comando corrupto apenas).
-
Gab - D - comando diluído e disperso
Também acertei por eliminação, todas as outras alternativas já fazem parte da Adm. Pública e Privada. Porém, eu nunca tinha lido a respeito de comando diluído e disperso como divergência na Adm Pública x Privada.
Pesquisando na internet encontrei um artigo de 28/11/2010 no blog do RENATO NALINI (Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira da Educação), que talvez possa ser a fonte da fundamentação dessa questão:
"Na administração pública prevalece o processo, enquanto que na gestão privada foca-se o resultado. Naquela, o processo decisório é diluído. Quantos carimbos ou por quantas sessões um pedido de providência deve passar antes de se concretizar? Na empresa privada, todos sabem quem manda. No espaço público, o medo da responsabilidade condena à inação. Importa é não ser acusado de nada. As decisões da autoridade não são suficientes. Nem sempre chegam à ponta da longa meada, qual fio de Ariadne. As burocracias têm sua própria lógica." - https://renatonalini.wordpress.com/2010/11/28/gestao-privada-x-gestao-publica/ acessado em 31/07/16 às 12:09h
-
CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
A organização funcional apresenta as seguintes características
Autoridade funcional ou dividida
É baseada na especialização, onde os subordinados tem vários superiores, e reportam-se a eles simultaneamente de acordo com a especialidade de cada um. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, sua autoridade é parcial e relativa de acordo com a sua especialidade, ou seja, diluído e disperso.
O presidente de uma organização privada, a principio, tem poder decisório sob toda a organização. Já um superior hierárquico de um órgão estatal não.
-
Comparando a gestão pública com a gestão privada, percebemos existir mais semelhanças que diferenças.
Por exemplo: todas as entidades privadas ou públicas utilizarão técnicas administrativas como o planejamento, a organização, a direção e o controle, assim como as técnicas relacionadas à motivação e avaliação de resultados.
A divisão do trabalho também utilizará técnicas semelhantes, e haverá funções idênticas como a orçamentária/financeira, a contábil, a de recursos humanos etc.
Tanto a Administração Pública quanto a privada sofrem influência do ambiente no qual atuam: fatores políticos, sociais, econômicos e tecnológicos.
a) Errado. Ambas as gestões utilizam a avaliação de desempenho
b) Errado. Mais uma vez não é uma diferença, pois ambas utilizam os indicadores de desempenho.
c) Errado. Ambas as gestões possuem ações voltadas ao resultado.
d) Correto. A gestão privada é mais concentrada com menos cargos de chefia. Já a gestão pública ainda é muito dispersa e diluída com excesso de cargos de chefia em sua estrutura.
e) Errado. A descentralização de atividades e responsabilidades não é uma característica comum em ambas as gestões públicas e privadas. Em algumas situações, ainda é possível verificar uma gestão pública muito centralizada, sem dispor autonomia e flexibilidade aos seus gestores.
Referências:
- Paludo. Augustinho. Administração Pública. Rio de Janeiro. Elsevier, 2013
Gabarito: D
Comentário Professor Melzac
-
LETRA: D
comando diluído e disperso
-
GAB: D
Administração pública: rígida/ verticalizada
Administração privada: flexível/ horizontalizada
Fonte: Aulas do profº José Wesley
-
na administração pública a hierarquia é rígida e bem definida.
-
Gabarito: D
Diferenças
--- > O Governo tem como objetivo maior proporcionar o bem-estar à coletividade, enquanto a iniciativa privada tem como objetivo principal o lucro financeiro.
--- > Os princípios do art. 37 da CF/88 são obrigatórios a Administração Pública, logo não se aplicam à Administração Privada (ou se aplicam de forma diferenciada, como o princípio da legalidade, que permite ao privado fazer tudo o que a lei não proíbe).
--- > Na Administração Pública, o “cliente” paga os serviços através de impostos, mesmo sem usar. Na Administração Privada, ele só paga pelo serviço que compra/utiliza.
--- > No geral, as atividades públicas são monopolistas, ou seja, o usuário não possui outra opção. Na Administração Privada, a livre concorrência proporciona escolhas diversas.
--- > O Governo existe para servir aos interesses gerais da sociedade. Já a empresa privada serve aos interesses de um indivíduo ou grupo.
--- > A responsabilidade do Governo deve responder à natureza e à dimensão de seu poder, enquanto a da empresa privadarestrita ao seu ambiente de atuação.
--- > A ação governamental possui menos autonomia, é mais difícil e complexa. A iniciativa privada possui mais autonomia e flexibilidade.
--- > Em face da soberania do Governo e da universalidade das ações, cabe aos governos solucionar os conflitos de interesses particulares, com vista a alcançar o máximo de bem-estar geral. A administração privada preocupa-se em como resolver os seus problemas e com o seu bem-estar.
--- > O Governo é responsável pela condução da nação e responde à população pelas suas ações, expondo-se à mídia e à críticas. Nas empresas privadas, os dirigentes respondem aos proprietários e acionistas, e somente casos de sucesso notório ou escândalos são expostos na mídia.
--- > A eficiência e a eficácia das entidades públicas medem-se não somente pela correta utilização dos recursos, mas principalmente pelo cumprimento de sua missão e pelo atendimento, com qualidade, das necessidades e demandas do cidadão e da sociedade. Na iniciativa privada, medem-se pelo aumento de suas receitas, pela redução de seus gastos, ou pela expansão de seus mercados.
--- > O controle da Administração Pública, amparado na lei e exercido pelos órgãos de controle, também se dá mediante os políticos eleitos e, em alguns casos, pelos cidadãos. Nas organizações privadas, além dos órgãos de controle, o mercado é quem dita as regras do jogo.
--- > A cúpula da Administração Pública é frequentemente substituída em função do partido/bloco político vencedor das eleições, ou por força de novas coalizões necessárias ao exercício do poder, dificultando o planejamento e ações de longo prazo. Na iniciativa privada, o poder raramente se altera, permitindo a continuidade da alta administração nos seus propósitos e ações.
-
LETRA D.
Lembre-se:
➡ ADM PÚBLICA - Verticalizada, Rígida, Burocrática.
➡ ADM PRIVADA - Horizontalizada, Flexível, Desburocrática.
-
-
d) Correto. A gestão privada é mais concentrada com menos cargos de chefia. Já a gestão pública ainda é muito dispersa e diluída com excesso de cargos de chefia em sua estrutura.
-
LETRA D
-
Gabarito D
acredito que o comando na iniciativa pública seja diluído e disperso devido a instabilidade dos grandes cargos, que na maioria do caso é feita por indicação politica, se nos próximos 4 anos um novo politico for eleito, muda praticamente tudo.
Na iniciativa privada há uma constância maior.