-
Gabarito: B, pois é a alternativa mais óbvia.
A) Errada, não necessariamente. Os dois tipos de armazenagem tem localização simples. Por frequência fica um pouco mais fácil na hora de procurar um material.
C) Errada, estoque zero tem custos fixos.
E) Errada, se pensarmos nos canais de distribuição, a cadeia deve ser mais longa para reduzir os custos, não só ter centros de distribuição e os consumidores.
Não sei o erro da letra D.
-
corrigindo a letra D: para o setor público o instrumento utilizado para compras é a licitação, como forma de dar transparência à compra pública.
-
Se alguém souber o erro da D....
-
Entendi que maximizar era sinônimo de aumentar, considerei errada a B por isso.
-
Letra A)Errada. A armazenagem por frequência de uso considera que os materiais mais frequentemente utilizados devem dispostos de forma mais acessível. Por isso, é na armazenagem de materiais por frequência que se observa facilidades na sua utilização.
Letra B)Certa;
Letra C)Errada. Em modelos de produção just-in-time, os estoque tendem a zero (sem que necessariamente o sejam, segundo a doutrina majoritária). E uma das premissas do modelo de estoques mínimos, utilizados no momento certo da produção - just in time - é o relacionamento privilegiado com fornecedores. Situação vedada pelo princípio da isonomia, observado na legislação em voga no ordenamento brasileiro.
Letra D)Errada. Os critérios de armazenagem são definidos por fatores como a dimensão e as características dos materiais e produtos estocados no armazém. A licitação, embora seja, em regra, obrigatória para a Administração Pública, não figura no hol de critérios de armazenagem.
Letra E)Errada. A proximidade dos centros de distribuição afeta os custos indiretos como transporte e taxas de circulação. Além disso, a mera proximidade de um centro de distribuição não garante, por sí só, que os materiais serão adquiridos em melhores condições de preços.
(*)Fonte: facebook.com/admfederal
-
LETRA D - A única menção a armazenagem que a 8.666 faz é essa:
Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:
(...)
§ 7o Nas compras deverão ser observadas, ainda :
I - a especificação completa do bem a ser adquirido sem indicação de marca;
II - a definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas em função do consumo e utilização prováveis, cuja estimativa será obtida, sempre que possível, mediante adequadas técnicas quantitativas de estimação;
III - as condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material.
Pelo que se vê, a lei não entra em destalhes sobre "critérios de armazenagem", trazendo apenas a condição de que os materiais não se deteriorem.
Qualquer má interpretação, corrijam-me!
Bons estudos!
-
Pensei igual a Eliane.............
-
não entendi! " maximizar o uso da mão de obra são objetivos da armazenagem."
-
"MAXIMIZAR O USO..."
Ao minimizarmos o uso de recursos, estamos dando um passo rumo ao desperdício. O administrador de materiais deve buscar a maximização do uso dos recursos, sempre.
Professor Renato Fenili
Se você come metade da maça está minimizando o uso do seu recurso, o ideal e comê-la inteira a fim de maximizar o uso e evitar o desperdício.
-
Sempre haverá dúvidas no sentido de "maximar" nessa matéria de admin de materiais. Ou será aumentar ou melhorar. Aí reside o problema.
-
Exatamente Érika!
-
vou explicar a LETRA C- Em órgãos públicos, é ideal manter estoque zero de materiais.
Segundo Ballou (2006), para definir o nível de estoque é necessário à previsão da demanda. No entanto, como praticamente não existe previsão de demanda exata, as empresas utilizam estoques para reduzir os efeitos causados pelas variações de oferta e procura.
Já segundo Assaf Neto (2009) indica, ainda, algumas causas da existência de estoques:
· Evita a interrupção no fluxo de produção;
· Características econômicas particulares de cada setor:
· Perspectiva de aumento imediato do preço do produto:
· Proteção contra perdas inflacionárias:
· Política de vendas do fornecedor:
Cabe ressaltar que a boa gestão de estoques passa obrigatoriamente pelo conhecimento de todos os custos que envolvem o seu controle é, por isso, que a filosofia do just in time, desenvolvida no Japão na década de 70, trabalha com a meta do estoque zero para reduzir os desperdícios. Portando questão errada
Fonte: Professor Willian Couto
-
A) Armazenagem por frequência de utilização: Levaremos em conta quais materiais são solicitados com mais frequência e quais deles são solicitados menos vezes pelo processo produtivo. Com esta informação, será possível posicionar os materiais mais utilizados
próximos da saída do almoxarifado, afinal, os funcionários do almoxarifado precisarão fazer mais viagens com eles. Por outro lado os itens menos utilizados podem ficar lá no fundo do galpão.
B) Uma armazenagem adequadatem como objetivos:
- Conservar os materiais;
- Permitir que os materiaisestejam próximos do sistema produtivo no momento em que forem requisitados.
- Maximização da utilização do espaço físico (utilização adequada);
- Proteção (conservação) dos materiais;
- Facilidade de acesso ao estoque (os materiais precisam estar no local, na hora e na quantidade certa);
- Permitir a satisfação dos clientes, que poderão contar com os produtos no momento que necessitarem (veja que ao estocar, eu deixo um número de produtos acabados armazenados em depósito, que podem ser entregues diretamente ao cliente);
- Facilitar o registro das operações (a partir da organização adequada dos materiais);
C) O JIT é (ou seria) o modelo ideal para industrias. Não é o caso de órgões públicos
D) (a armazenagem diz respeito ao produto adquirido e não ao critérios de licitação, veja:) O local onde o material será armazenado deve ser adequado às próprias necessidades deste material, ou seja, o local deve ser compatível com as características físicas e químicas do material.
E) Redução dos custos em despesas gerais: tudo que é feito com eficiência precisa ser feito menos vezes, inclusive o transporte dos materiais. Porém não é só isso, deve-se levar consideração também a Redução da mão de obra braçal, Redução dos custos de materiais
Felipe Petrachini
-
Alguns cuidados especiais devem ser observados para a otimização da armazenagem:
a. determinação do local, em recinto coberto ou não;
b. definição adequada do layout;
c. definição de uma política de preservação, com embalagens plenamente convenientes aos materiais;
d. ordem, arrumação e limpeza, de forma constante;
e. segurança patrimonial, contra furtos, incêndio etc.
Ao se otimizar a armazenagem, obtem-se:
a. maximizar a utilização do espaço (ocupação do espaço);
b. efetiva utilização dos recursos disponíveis (mão-de-obra e equipamentos);
c. pronto acesso a todos os itens (seletividade);
d. máxima proteção aos itens estocados;
e. boa organização;
f. satisfação das necessidades dos clientes.
Fonte: Administração de materias. João José Viana.
-
Letra d ) a compra é que está ligada diretamente à licitação .
criterios de armazenagem:
armazenagem por grupamento ou complementaridade: mat. Associados são alocados próximos uns aoss outros. Esse critérios facilita as tarefas de arrumação e busca , mas nem sempre permite o melhor aproveitamento do espaço.
armazenagem por tamanho, peso ou forma ( acomodabilidade) : mat. Com características físicas semelhantes são armazena dos mais próximos. Esse critério aproveita um maior aproveitamento do espaço físico, e demanda maior necessidade de controle por parte do vetor de almoxarifado.
armazenagem por frequência: os matérias com maior frequência de entrada e saída do almoxarifado , são armazenador próximo a sua entrada e saída .
armazenagem especial: é a titoica armazenagem complexa, destinadas a materiais inflamáveis , perecíveis explosivos .
armazenagem em área externa: é aplicável a materiais que podem ser armazenado na área externa. eX: automóveis acabados. Reduzindo custos e ampliando o espaço externo do almoxarifado para materiais que necessitam de maior proteção .
coberturas alternativas : trata-se de solução para obtenção de uma área coberta.
fonte : Renato Feneli
-
D) ERRADA
Quem já fez ou acompanhou uma licitação sabe que é lá (p.e.: no edital) em que você especifica as características do material... Sempre levando em conta se o órgão público terá como receber, comportar, armazenar, conservar e guardar o item. Geralmente o licitante leva, nos critérios da licitação, os seus critérios de armazenagem. O inverso, no entanto, também deveria, ou ao menos poderia, ocorrer.
B) ...a palavra "MAXIMIZAR" não significa "aumentar", em Português administrativo.
-
"maximizar o uso de mao de obra" é fazer com que os trabalhadores trabalhem mais. Isso não faz sentido. Como isso pode estar certo??
-
Maximizar o uso da mão-de-obra seria a mesma coisa que dizer: evitar desperdícios, ociosidade, usar ao máximo dos recursos que se tem. Vale lembrar que usar ao máximo, não necessariamente se traduz em uma exploração do trabalhador, mas sim, conseguir utilizar a sua oferta de trabalho (dentro do tempo em que ele fica a disposição da organização) da maneira mais otimizada possível.
GAB: B
-
GAB:B
Logicamente que depende do referencial teorico que não sei qual foi usado. Mas isso de MAXIMIZAR USO DA MÃO DE OBRA(oposto do que é citado por Gonçalves que é um referenciais mais usado pelas bancas, ao lado de P. Dias) é estranho, o ideal é mecanizar, ou automatizar, e diminuir ao máximo a interferência das mãos humanas.(vide os conceitos de Gonçalves abaixo) Então Discordo do gabarito... nunca marcaria esta questão. Tendo algum referencial,ainda sim acredito que foi pego uma frase isolada e fora de contexto.
----
As 11 Leis da Movimentação de Materiais, Segundo Gonçalves(apud Rennó, 2014)
1ª Obediência ao fluxo das operações. Disponha a trajetória dos materiais de forma que a mesma seja a seqüência de operações.
2ª Mínima distância Reduza as distâncias e transporte pela eliminação de zigue--zagues no fluxo dos materiais.
3ª Mínima manipulação. Reduza a freqüência de transporte manual. O transporte mecânico custa menos que as operações de carga e descarga, levantamento e armazenamento. Evite manipular os materiais tanto quanto possível ao longo do ciclo de processamento.
4ª Segurança e satisfação. Leve sempre em conta a segurança dos operadores e o pessoal circulante, quando selecionar o equipamento de transporte de materiais.
5ª Padronização. Use equipamento padronizado na medida do possível. O custo inicial é mais baixo, a manutenção é mais fácil e mais barata e a utilização desse equipamento é mais variada por ser mais flexível que equipamentos especializados.
6ª Flexibilidade. O valor de determinado equipamento para o usuário é proporcional à sua flexibilidade, isto é, à capacidade de satisfazer ao transporte de vários tipos de cargas, em condições variadas de trabalho.
7ª Máxima utilização do equipamento. Mantenha o equipamento ocupado tanto quanto possível. Evite acúmulo de materiais nos terminais do ciclo de transporte
8ª Máxima utilização da gravidade. Use a gravidade sempre que possível. Pequenos trechos motorizados de transportadores podem elevar a carga a uma altura con-veniente para suprir trechos longos de transportes por gravidade.
9ª Máxima utilização do espaço disponível. Use o espaço sobre cabeças sempre que for possível. Empilhe cargas ou utilize suportes especiais para isso.
10ª Método alternativo. Faça uma previsão de um método alternativo de movimentação em caso de falha do meio mecânico de transporte. Essa alternativa pode ser bem menos eficiente que o processo definitivo de transporte, mas pode ser de grande valor em casos de emergência.
11ª Menor custo total. Selecione equipamentos na base de custos totais e não somente do custo inicial mais baixo, ou do custo operacional, ou somente de manutenção. O equipamento escolhido deve ser o que apresenta o menor custo total para uma vida útil razoável e a uma taxa de retorno do investimento adequado.
(Administração de Recursos Materiais para Concursos - Rodrigo Rennó, 214, página 137, 1ª edição)
-
O objetivo primordial do armazenamento é utilizar o espaço nas três dimensões,
da maneira mais eficiente possível. As instalações do armazém devem
proporcionar a movimentação rápida e fácil de suprimentos desde o recebimento
até a expedição. Assim, alguns cuidados essenciais devem ser observados:
a) Determinação do local
b) Definição adequada do layout;
c)Definição de uma política de preservação, com embalagens plenamente
convenientes aos materiais;
d) Ordem, arrumação e limpeza, de forma constante;
e) Segurança patrimonial, contra furtos, incêndio, etc
Ao se otimizar a armazenagem, obtém-se:
a) Máxima utilização do espaço (ocupação do espaço);
b) Efetiva utilização dos recursos disponíveis (mão-de-obra e equipamentos);
c) Pronto acesso a todos os itens (seletividade);
d) Máxima proteção aos itens estocados;
e) Boa organização;
f) Satisfação das necessidades dos clientes.
GABARIRO ..B
-
-
Novamente, eu fico entre a B) e a E) e marco esta última. Falar que ´´a redução dos custos de materiais é diretamente influenciada pela proximidade entre centros de distribuição e os centros consumidores´´ não é a mesma coisa que falar ´´a redução dos custos de materiais é somente influenciada..´´ nem que ´´a redução dos custos de materiais é influenciada sempre...´´ . Até porque, me corrijam se estiver errado, a afirmação contrária (a redução dos custos de materiais não é influenciada...) seria falsa. Minha frustração com bancas como o Cespe é justamente criar inverdades, chamar de falsas alternativas que são verdadeiras, mas não tão ´´completas´´ quanto outras assertivas.
-
Errei porque entendi que ao "maximizar o uso de mão de obra" a empresa gastaria mais, contrataria mais pessoal e etc. Mas percebi, pelos comentários de alguns colegas, que ao se referir a esse termo, o cespe põe não necessariamente em quantidade, mas em qualidade.
Posso estar errado, mas só assim para que essa questão faça sentido e considere a letra B como correta.
-
Gabarito "B"
São objetivos da armazenagem: MPF FM ( imagine que seja a rádio do ministério público federal)
- Maximizar o uso dos espaços;
- Proteger e abrigar os materiais;
- Facilitar o acesso aos itens
- Facilitar a movimentação interna
- Maximizar a utilização de mão–de–obra e equipamentos.
-
Gabarito: Letra B
Ao se otimizar a armazenagem, obtém-se:
a) Máxima utilização do espaço (ocupação do espaço);
b) Efetiva utilização dos recursos disponíveis (mão-de-obra e equipamentos);
c) Pronto acesso a todos os itens (seletividade);
d) Máxima proteção aos itens estocados;
e) Boa organização;
f) Satisfação das necessidades dos clientes.
Fonte: Ronaldo Fonseca (Estratégia)
-
Gabario Letra B
-->As estratégias de utilização dos diferentes tipos de unidades de armazenagem dependem dos objetivos organizacionais. Assim, alguns cuidados essenciais devem ser observados:
a) Determinação do local;
b) Definição adequada do layout;
c) Definição de uma política de preservação, com embalagens plenamente convenientes aos materiais;
d) Ordem, arrumação e limpeza, de forma constante;
e) Segurança patrimonial, contra furtos, incêndio, etc. Ao se otimizar a armazenagem, obtém-se:
a) Máxima utilização do espaço (ocupação do espaço);
b) Efetiva utilização dos recursos disponíveis (mão-de-obra e equipamentos);
c) Pronto acesso a todos os itens (seletividade);
d) Máxima proteção aos itens estocados;
f) Satisfação das necessidades
-
A professora enrrolou para justificar a banca!
-
Um dos objetivos da armazenagem de materiais é apresentar um arranjo físico que possibilite o uso eficiente da mão de obra e equipamentos.
Isso aliado ao acesso facilitado e maximização da utilização dos espaços, proporcionará maior agilidade nos trabalhos da gestão de almoxarifado.
-
A armazenagem de materiais pode ser entendida como a atividade de planejamento
e organização das operações destinadas a manter e a abrigar adequadamente os itens
de material, mantendo-os em condições de uso até o momento de sua demanda efetiva
pela organização.Uma armazenagem racional tem por objetivo principal a minimização
dos custos a ela inerentes. De forma não exaustiva, podemos relacionar da seguinte
forma os objetivos da armazenagem:
• maximizar a utilização dos espaços, ou, conforme Viana (2000), utilizar o espaço
nas três dimensões, da maneira mais eficiente possível;
• prover acesso facilitado a todos os itens de material;
• prover proteção aos itens estocados, de forma que sua manipulação não incorra
em danos;
• prover um ambiente cujas características não afetem a qualidade e a integridade
dos itens estocados;
• apresentar um arranjo físico que possibilite o uso eficiente de mão de obra e
de equipamentos.
FONTE: ENAP didáticos, gestão de materiais
-
O objetivo primordial do armazenamento é utilizar o espaço nas três dimensões, da maneira mais eficiente possível.
As instalações do armazém devem proporcionar a movimentação rápida e fácil de suprimentos desde o recebimento até a expedição. Ao se otimizar a armazenagem, obtém-se:
a) Máxima utilização do espaço (ocupação do espaço);
b) Efetiva utilização dos recursos disponíveis (mão-de-obra e equipamentos);
c) Pronto acesso a todos os itens (seletividade);
d) Máxima proteção aos itens estocados;
e) Boa organização;
f) Satisfação das necessidades dos clientes.
Assim, maximizar o uso da mão-de-obra seria a mesma coisa que dizer: evitar desperdícios, ociosidade, usar ao máximo dos recursos que se tem. Vale lembrar que usar ao máximo, não necessariamente se traduz em uma exploração do trabalhador, mas sim, conseguir utilizar a sua oferta de trabalho (dentro do tempo em que ele fica à disposição da organização) da maneira mais otimizada possível.
-
Dadas as funções, o processo de armazenagem tem como objetivo maximizar:
A utilização de mão de obra;
A utilização de equipamentos;
A utilização do espaço;
O giro de estoques;
O acesso às mercadorias;
A proteção dos pertences;
O controle de perdas e avarias;
O serviço aos consumidores;
A minimização dos custos
gab= B
-
A armazenagem se trata de uma denominação genérica e ampla que envolve todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais.
-
São objetivos da armazenagem:
•Maximizar o uso dos espaços;
•Facilitar o acesso aos itens do Depósito;
•Proteger e abrigar os materiais;
•Facilitar a movimentação interna do Depósito;
•Maximizar a utilização de mão – de – obra e equipamentos.
https://adminlogistica.wordpress.com/conteudo/armazenagem/
-
Não consigo entender certas pessoas vcs postam uns comentários que não tem nada com a pergunta, a questão não está pedindo a definição de armazenagem!!!!! eu continuei sem entender qual é o erro da letra A?
Em órgãos públicos, a armazenagem dos materiais por agrupamento é mais vantajosa que a armazenagem por frequência de uso, pois facilita a localização dos materiais.
é orgãos públicos? porque a armazenagem por agrupamento ela facilita a arrumação e a localização de materiais.
-
LETRA B
-
Em órgãos públicos, a armazenagem dos materiais por agrupamento é mais vantajosa que a armazenagem por frequência de uso, pois facilita a localização dos materiais. ERRADA
É exatamente o contrário:
* armazenagem por agrupamento---> facilita a arrumação e busca;
*armazenagem por frequência---> facilita a localização dos materiais mais utilizados.
-
Segui o raciocínio do colega Paulo Rocha. Ao ver "mão de obra" achei estranho, porque preza-se hoje pelas máquinas.