-
b) A tecnologia digital vem apresentando forte impacto sobre a gestão dos documentos digitais no presente e a garantia de acesso no futuro, pois é o meio mais eficiente, durável e estável de armazenamento de informações, em comparação com os meios convencionais. (não é estável pode ter certeza. Todo dia se ver uma novidade tecnologica, mídias novas)
c) Uma das vantagens da preservação digital de informações é a economia, uma vez que demanda menor espaço físico e menos recursos humanos, investimentos em mobiliário, acondicionamento e controle ambiental. (ainda não se consegue estábilizar a preservação digital, exige um investimento alto em tecnologia e pessoal.)
d) Os rápidos avanços relacionados à tecnologia da informação levaram à constante melhoria estrutural dos sistemas eletrônicos de informação e à crescente longevidade das mídias, que garantem, hoje, a capacidade de tais sistemas para assegurar a preservação de longo prazo e o acesso contínuo às informações. (as mídias cada vez ficam obsoletas mais rapidamente)
e) As dificuldades técnicas enfrentadas para a preservação de longo prazo de informações digitais, nesse começo de século, foram todas superadas com a adoção de estratégias para a recuperação das informações, como a emulação, a migração ou a preservação da plataforma de hardware e software em que foram criados os registros. (é sempre bom tomar cuidado com TODAS, Existe muita dificuldade técnica ainda na preservação digital)
-
Posso estar errado, já que estou a pouco tempo na arquivologia, mas o final com relação à preservação da plataforma de hardware e software também estaria errado, certo? Já que temos uma constante migração para novas tecnologias e assim é mantida de maneira segura a informação no modelo digital.
Meu ponto de vista está correto?
Abraço e bons estudos!
-
A letra C está errada porque a preservação digital envolve atividade humana e tecnológica que demanda elevados custos.
Conceito de preservação digital:
“[...] um processo distribuído que envolve o planejamento, alocação de recursos e aplicação de métodos e tecnologias para assegurar que a informação digital de valor contínuo permaneça acessível e utilizável.”
Fonte: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT2--043.pdf
-
Gabarito: Letra A
Carta para a preservação do patrimônio arquivístico digital:
A preservação da informação em formato digital não se limita ao domínio tecnológico, envolve também questões administrativas, legais, políticas, econômico-financeiras e, sobretudo, de descrição dessa informação através de estruturas de metadados que viabilizem o gerenciamento da preservação digital e o acesso no futuro. Desta forma, preservar exige compromissos de longo prazo entre os vários segmentos da sociedade: poderes públicos, indústria de tecnologia da informação, instituições de ensino e pesquisa, arquivos e bibliotecas nacionais e demais organizações públicas e privadas.
Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/Carta_preservacao.pdf (pág 3)