- ID
- 46945
- Banca
- ESAF
- Órgão
- ANA
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Arquivologia
- Assuntos
A obsolescência de hardware e software é resolvida com
A obsolescência de hardware e software é resolvida com
Com relação à microfilmagem, à digitalização e à preservação de
documentos de arquivo, julgue os itens de 106 a 111.
A degradação do suporte e a obsolescência tecnológica não comprometem a preservação dos documentos digitais. Os metadados garantem, por seus requisitos, a autenticidade, a integridade e a acessibilidade desses documentos digitais.
Com as mudanças tecnológicas e a rápida obsolescência dos recursos computacionais, os documentos armazenados em meio digital são transferidos de determinados suportes, plataformas ou formatos para outros mais modernos. Esse processo, conhecido como migração, pode ser feito por três procedimentos:
O registro das informações que permitem o rastreamento das tentativas de intervenção ou das intervenções efetivamente realizadas nos documentos digitais recebe o nome de
. Nos arquivos de grandes bancos é comum encontrar documentos em formato eletrônico e documentos em formato convencional (papel). Enquanto a autenticidade da documentação convencional é assegurada a partir da manutenção das características de criação da referida documentação, os documentos eletrônicos mantêm sua autenticidade por meio de processos contínuos de
A gestão de documentos engloba, entre outras, as fases de
Assinale a opção correta com relação à microfilmagem e ao uso das novas tecnologias.
Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os itens
de 109 a 120.
A manutenção e a atualização do ambiente tecnológico relacionado a software, hardware, formatos de arquivo e mídias de armazenamento digital estão relacionadas diretamente com a questão da preservação digital.
Os documentos eletrônicos
Para a mudança de suporte com vistas à guarda prolongada de documentos, a literatura arquivística recomenda o uso de
Assinale a opção correta acerca da preservação de informação em formato digital.
Com relação à legislação arquivística brasileira, julgue os itens de
49 a 56.
O estabelecimento de uma política de preservação digital com sustentação legal é requisito que deve ser atendido para que o Arquivo Nacional possa receber documentos arquivísticos digitais do Ministério da Saúde.
Acerca da microfilmagem aplicada aos arquivos, julgue os itens
que se seguem.
A emulação, que consiste na geração de uma cópia de segurança do suporte, é uma técnica adequada para preservar o microfilme.
Julgue os próximos itens a respeito de preservação e conservação
documental.
A preservação da informação em formato digital é apenas um problema tecnológico, que será solucionado com o desenvolvimento, pela indústria de tecnologia da informação, de ferramentas capazes de garantir a segurança física dos dados.
Julgue os próximos itens a respeito de preservação e conservação
documental.
A exposição de mídias magnéticas a campos magnéticos pode causar distorção ou perda de dados, portanto, devem ser armazenadas em mobiliário de aço tratado com pintura de efeito antiestático.
Quanto às tipologias documentais e aos suportes físicos, julgue os próximos itens.
O problema relacionado à obsolescência dos equipamentos e dos programas de informática, que compromete a preservação de documentos digitais, pode ser resolvido com o uso de laminação.
No que se refere aos documentos arquivísticos convencionais, a manutenção do suporte garante a preservação do documento, uma vez que o conteúdo e o suporte estão intrinsecamente ligados. Nos documentos digitais, o foco da preservação é a manutenção do(a)
Sabe-se que certos materiais são mais ou menos resistentes às variáveis que influenciam seus elementos físicos. Por isso, um aspecto determinante na durabilidade e na confiabilidade das mídias é a(o)
julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.
Embora pertençam a um mesmo fundo, os documentos produzidos em vários suportes devem ser armazenados em locais diferentes, conforme suas características físicas.
A principal justificativa para as políticas de digitalização de arquivos é
A estratégia de preservação digital que se baseia na utilização de recursos computacionais para fazer uma tecnologia atual funcionar com as características de outra que se tornou obsoleta, aceitando as mesmas entradas e produzindo as mesmas saídas, é conhecida como
O conjunto de informações registradas que permite o rastreamento de intervenções ou tentativas de intervenções nos documentos digitais ou no sistema computacional de uma entidade é conhecido como
Com relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de
documentos (SIGAD) e à microfilmagem de documentos, julgue os
itens a seguir.
A trilha de auditoria deve registrar o movimento e o uso dos documentos arquivísticos dentro de um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos, informando quem operou, a data, a hora e as ações realizadas.
Entende-se por refreshing a técnica pela qual
Julgue os seguintes itens, que tratam de tipologias documentais e suportes físicos.
A preservação dos documentos digitais tem como foco a manutenção da possibilidade de acesso a eles, o que, no entanto, pode implicar mudança de suporte e formato desses documentos, bem como atualização do seu ambiente tecnológico.
De acordo com a legislação arquivística brasileira, julgue os
próximos itens.
No processo eletrônico, a conservação dos autos do processo deve ser efetuada totalmente por meio eletrônico.
O uso da informática como apoio para o desempenho das funções
arquivísticas tem sido um aliado, no entanto, também apresenta
desafios para o arquivista, sobretudo no que se refere à manutenção
das características essenciais dos arquivos. Considerando a
automação aplicada aos arquivos, julgue os próximos itens.
Nos casos em que os documentos eletrônicos dependam de programas (software) específicos para a sua conservação, a migração desses documentos para outros suportes ou formatos pode ser uma solução viável.
Um documento eletrônico arquivístico autêntico é aquele que é transmitido de maneira segura, cujo status de tramisssão pode ser determinado, que é preservado de maneira segura, e cuja proveniência pode ser determinada. Dentro deste contexto, podemos dizer que contribuem para a autenticidade o modo, a forma e o status da transmissão.
Para que a forma de transmissão seja bem sucedida é necessário utilizar o seguinte recurso:
O conjunto de atividades necessárias para transferir a informação digital de suportes obsoletos ou deteriorados para outros mais novos é conhecido como
Acerca da automação e da microfilmagem aplicadas aos arquivos, julgue os próximos itens.
Um dos principais obstáculos para a preservação de documentos arquivísticos digitais é a emulação de mídias.
Julgue os itens de 52 a 60, relativos à preservação e à
conservação de documentos arquivísticos.
A utilização de novas tecnologias digitais nos arquivos favorece a preservação e a conservação, uma vez que os suportes são comprovadamente mais duráveis e mais estáveis para o armazenamento, em comparação com os meios convencionais de registrar informações.
Julgue os itens de 52 a 60, relativos à preservação e à
conservação de documentos arquivísticos.
Os documentos arquivísticos digitais precisam ser fidedignos e autênticos. Preservá-los de modo que permaneçam disponíveis, recuperáveis e compreensíveis é um desafio que requer a adoção de ações arquivísticas em todas as fases do ciclo vital, mesmo antes da criação do documento, e deve incluir o planejamento dos sistemas eletrônicos, a fim de garantir a integridade da informação.
Julgue os itens de 52 a 60, relativos à preservação e à
conservação de documentos arquivísticos.
Em termos de uso e preservação, existem muitas vantagens em fazer a migração de documentos convencionais de arquivo para meios digitais, como, por exemplo, a rapidez no acesso à informação, a economia de espaço, uma maior durabilidade das mídias por não haver manuseio direto, entre outras, que reduzem significativamente os gastos com infraestrutura e recursos humanos.
Acerca de microfilmagem, digitalização de documentos e gestão eletrônica de documentos, julgue o item que se segue.
Quando da microfilmagem de documentos de arquivo é possível aparecer, nas matrizes de primeira geração, o chamado craquelamento da emulsão. Tal defeito deve-se a
Julgue os seguintes itens, que tratam de políticas, planejamento e técnicas de microfilmagem aplicadas aos arquivos.
Para a preservação de documentos históricos, recomenda-se a utilização de filmes de sais de prata, nos quais a camada fotossensível é composta de halogenetos de prata, permitindo reproduções mais duráveis.
Em relação às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue os itens de 82 a 91.
A função principal das trilhas de auditoria de um sistema é, a partir de um conjunto de informações registradas, rastrear todas as intervenções feitas em um documento.
Em relação às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue os itens de 82 a 91.
Definir e utilizar formatos padronizados na elaboração de documentos digitais facilita a definição de técnicas de preservação digital e reduz custos, embora esses padrões não sejam perenes.
Em relação às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue os itens de 82 a 91.
O Open Archival Information System é um projeto de pesquisa que se baseia na arquivologia e na diplomática com o objetivo de garantir métodos seguros de gestão e preservação de documentos digitais de valor histórico.
Julgue os itens de 92 a 100, referentes a preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos.
Partículas magnéticas, aglutinante e suporte são fontes potenciais de falha para um meio de fita magnética.
Julgue os itens de 92 a 100, referentes a preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos.
O suporte óptico, assim como o suporte magnético, sofre influência das ondas magnéticas; portanto, não pode ser exposto a campos magnéticos.
Num sistema informatizado de gestão arquivística de documentos, o conjunto de dados que permite monitorar todas as operações nele praticadas (natureza, autoria, data e circunstância da intervenção) é conhecido por
“O processo de reprodução de documentos denominado ________________ objetiva fundamentalmente a preservação ________________ e não deve ser aplicado de forma exclusiva para ganhar espaços destinados à guarda/custódia de documentos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Com relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de bdocumentos e à gestão e preservação de documentos digitais, julgueos próximos itens.
Um dos aspectos a serem considerados na preservação de documentos são os formatos dos arquivos, visto que diferentes formatos e versões apresentam especificação técnica própria, que inclui a determinação das informações e da ordem de gravação no arquivo físico, composto por códigos binários.
Uma política de conservação de documentos públicos armazenados em sistema informatizado de gestão depende, entre outros fatores,
A fim de rastrear intervenções e garantir a integridade de um sistema informatizado de gestão de documentos, é preciso lançar mão
Considerando as medidas adequadas para a preservação e o acesso aos documentos, julgue os itens seguintes
Considerando o estado de conservação, a preservação dos documentos e o acesso a eles, a migração de suportes pode ser uma medida a ser adotada nos arquivos.
No que se refere à microfilmagem e à digitalização aplicada aos arquivos, julgue o item a seguir.
A política de backup para a preservação dos documentos digitais garante a restauração de cópias dos documentos e dos sistemas.
No que se refere à microfilmagem e à digitalização aplicada aos arquivos, julgue o item a seguir.
A migração contínua de mídia aumenta a possibilidade de adulteração e diminui a garantia de fidedignidade e da autenticidade do documento digital.
Com relação à preservação e ao gerenciamento eletrônico de documentos digitais, julgue os itens a seguir.
A encapsulação requer que os metadados sejam agrupados ou inseridos no objeto digital.
Com relação à preservação e ao gerenciamento eletrônico de documentos digitais, julgue os itens a seguir.
A conversão utiliza um software que simula o ambiente operacional do documento original, de forma a permitir o uso do programa original no sistema de computador corrente, preservando o formato de dados original do documento.
Com relação à preservação e ao gerenciamento eletrônico de documentos digitais, julgue os itens a seguir.
Na conversão de um formato obsoleto para um formato de dados arquivístico, devem-se utilizar formatos de fonte aberta, sem restrições por patentes, os quais fornecem longevidade e menos restrições.
Com relação à preservação e ao gerenciamento eletrônico de documentos digitais, julgue os itens a seguir.
A migração pode ser feita por meio da alteração do suporte, da atualização ou da alteração do programa ou pela conjugação dos dois anteriores. Na segunda opção, não há alteração do documento.
Com relação à preservação e ao gerenciamento eletrônico de documentos digitais, julgue os itens a seguir.
No ambiente eletrônico, as instituições arquivísticas assumem a custódia física dos documentos, cumprindo o papel de controlar e de proteger os documentos.
Dentre as estratégias de preservação e manutenção que garantem a possibilidade de acesso a documentos arquivísticos digitais, o uso de software que faz com que uma tecnologia se comporte como outra é conhecido como
Com o objetivo de evitar os riscos provenientes da obsolescência tecnológica, é possível realizar uma técnica de simulação de determinado hardware ou software por intermédio de software, permitindo que um computador moderno possa executar programas antigos, desenvolvidos originalmente para outra plataforma.
Essa técnica é conhecida como
É um método de codificação de objetos digitais segundo um código secreto (chave), de modo que não possam ser apresentados de forma legível ou inteligível por uma aplicação e somente usuários autorizados sejam capazes de restabelecer sua forma original. Trata-se da definição de:
Com relação à gestão de documentos e informações, julgue os
itens de 61 a 68.
No arquivo permanente, a alteração do suporte da informação, devido à microfilmagem ou digitalização, pode ser utilizada como medida para a preservação do acervo, pois possibilita a redução do manuseio dos documentos originais. No entanto, de acordo com a legislação, esses documentos não podem ser eliminados, mesmo após terem sido digitalizados ou microfilmados.
No que se refere à microfilmagem, uma das técnicas modernas a
serviço dos arquivos, julgue os itens seguintes.
Uma forma simples de contribuir para a longevidade e a preservação das microformas é evitar tocar a parte da imagem do microfilme ou microficha.
A certificação digital e os conceitos a ela associados representam
um marco na gestão de documentos arquivísticos digitais. Acerca
desse tema, julgue os itens de 54 a 60. Nesse sentido, considere
que o termo ICP-Brasil, sempre que empregado, refere-se à
Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras.
As condições de preservação e custódia dos documentos arquivísticos também constituem elementos de autenticidade. Nesse sentido, a autenticidade, tanto para documentos convencionais quanto para documentos eletrônicos, é assegurada na medida em que o arquivista preserve-os com as mesmas características em que foram criados, inclusive quando houver processos de migração e cópias dos documentos eletrônicos.
Com base nos documentos e resoluções elaborados pelo Conselho
Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os itens seguintes,
relativos ao tratamento de documentos arquivísticos digitais
e digitalizados.
A preservação de documentos digitais tem a finalidade de manter o acesso contínuo à informação, garantindo sua autenticidade mediante o uso de diversas estratégias, tais como a prevenção da obsolescência tecnológica de hardware, software e formato, e os procedimentos de migração, atualização e conversão.
Considerando as diretrizes para a gestão arquivística do correio eletrônico corporativo, elaboradas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os itens a seguir.
As instituições que possuem política de preservação digital devem prever a inserção das mensagens de correio eletrônico como documento digital.
A respeito da gestão e digitalização de documentos arquivísticos, julgue os itens subsequentes.
A autenticidade dos documentos eletrônicos é mantida por migração de suporte e criação de cópias e métodos não invasivos que asseguram a forma física do documento.
Com relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
Uma das fases básicas do programa de gestão de documentos é a emulação dos documentos.
Julgue os próximos itens, acerca da preservação e conservação de documentos de arquivo.
A definição de um formato para os documentos de arquivo digitais é uma importante medida para a preservação a longo prazo desses documentos.
Um dos mandamentos da preservação digital diz respeito à replicação de documentos em locais fisicamente separados. Isso é necessário porque;
O programa de gestão de documentos constitui um dos elementos do(a)
Na fase arquivística de criação, é desenvolvida, entre outras, a atividade de
Com referência à alteração do suporte da informação, assinale a opção correta.
Uma das estratégias utilizadas pela Arquivística visando à Preservação Digital de documentos é a criação e manutenção de metadados específicos. Nesse sentido, entende-se por metadados
A fim de assegurar a autenticidade dos documentos digitais e enfrentar as contínuas mudanças tecnológicas que os afetam e a fragilidade dos suportes neles empregados, é preciso lançar mão de um sistema de controle que se estenda por todo o seu ciclo de vida, configurando uma verdadeira;
No que diz respeito a documentos digitais, julgue os próximos itens.
A fim de garantir a integridade e a acessibilidade dos documentos arquivísticos por longo prazo, deve-se prever a implantação de sistemas informatizados na gestão arquivística de documentos digitais.
Os métodos de preservação de documentos digitais, são a migração,
Olá Vanessa, acredito que é importante mostrar o quanto as questões se repetem, por isso comento questões com outras questões, quando a questão acima diz "Para o armazenamento de documentos digitais de acervos de grandes dimensões que envolvam grande quantidade de dados" associei ao conceito de microfilmagem que ao meu ver seria mais adequando do que o proposto pela questão " recomenda-se a utilização de datawares privados, que são mais seguros.".
Não coloquei toda essa explicação no meu comentário por que acredito que como a maioria das questões do Cespe essa é mais uma de interpretação em relação a questão perguntada e a que eu dei como resposta, é o meu modo de ver o raciocínio da banca. Se não entendeu meu comentário poderia ter deixado um recado lá no meu perfil, não me importaria em ajudar.
Isabela, MUITO OBRIGADA pelos seus comentários!!!!! Deus abençoe sua generosidade!!!
Isabel, parabéns ! A forma que vc usa para comentar as questões sem a menor sombra de dúvida é mais didático e objetiva . Concurso nao é para quem sabe mais e sim para quem melhor usa os mecanismos de chegar mais rápido sem deixar de ser eficiente e eficaz .
Isabela, acho que nessa questão vc comentou de maneira equivocada. As questões que você colocou não fazem sentido relacionadas a esta. A questão não trata nada de microfilmagem e nem se pode fazer um paralelo. A questão é somente sobre digitalização.
A justificativa para o gabarito ser errado é essa:
"ARMAZENAMENTO
Para o armazenamento de representantes digitais de acervos de grandes dimensões e que envolvam grande quantidade de dados e portanto maiores dimensões de volume em bytes recomenda-se preferencialmente a utilização de memórias secundárias e terciárias. O mercado apresenta soluções de hardware específicos para armazenamento de massa (data storage / mass storage). "
Fonte:
http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/recomenda/recomendaes_para_digitalizao.pdf
Não cuspa no seu prato "vanessa"
gab. e - Virou modinha não mais é só vê quantas curtidas têm as postagens da Isabela em várias questões e quantas tem na sua reclamando.
ISABELA CONTINUE ASSIM VOCÊ AJUDA 90% DOS USUÁRIOS.
BOM, vamos a resposta:
Para o armazenamento (=arquivamento no corrente/e guarda em depósito no intermediário, isto para documentos analógicos/tradicionais)
de documentos digitais (ATENÇÃO! o cespe sempre tenta confundir. Com exceção da preservação e do suporte, na maioria dos casos, o tratamento de doc. digital e convencional é igual)
de acervos de grandes dimensões que envolvam grande quantidade de dados, recomenda-se a utilização de datawares
privados (ERRO! Trata-se de uma forma de armazenamento/ depósito, o qual segundo o Conarq NÃO pode ser TERCEIRIZADO, embora a questão não tenha falado isso claramente),
que são mais seguros (ERRO! o fato de ser "privado" em si não torna a guarda mais segura).
Art. 2º A guarda dos documentos públicos é exclusiva dos órgãos e entidades do Poder Público [NÃO PODE SER TERCEIRIZADA], visando garantir o acesso e a democratização da informação, sem ônus, para a administração e para o cidadão.
http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=57&sid=46
Modinha é no facebook, Vanessa Brito. O que temos aqui é um instrumento de estudo e a colega Isabela nos ajuda imensamente com as questões relacionadas. Nem sei como agradecer, Isabela. Obrigada mesmo!
Eu indiquei essa questão para comentários do professor. Li alguns textos, conceitos, os comentários de vocês e ainda não ficou claro. Se alguém puder comentar ou ajudar a indicar essa questão para comentários seria ótimo. :D
Perfeito ponto de vista Isabella, obrigado.
ERRADA.
Recomenda-se a utilização da microfilmagem.
A microfilmagem é o resultado do processo de reprodução em filme de documento, dados e imagens fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução. Ou seja, o objetivo do microfilme é "a redução dos espaços utilizados pelos documentos".
Perfeito, Sgualdo Netto. A Isabela tentou ajudar, mas de fato, se equivocou, natural. Avante, estamos aqui para somar!
Só para completar:
O data warehouse serve para recolher informações de uma empresa para que essa possa controlar melhor um determinado processo, disponibilizando uma maior flexibilidade nas pesquisas e nas informações que necessitam.
Fonte: https://www.significados.com.br/data-warehouse/
ISABELA TOP, SALVA-ME EM MUITAS QUESTÕES
Gabarito C: 10. (Polícia Federal/2004 – UnB/Cespe) O arquivista responsável pelo gerenciamento das informações deverá identificar as similaridades e as antinomias existentes nos acervos arquivísticos que os distinguem dos acervos biblioteconômicos e museológicos. Nesse contexto, julgue os itens subsequentes.
1. Em relação ao tipo de suporte, os acervos arquivísticos assemelham-se aos biblioteconômicos pelo fato de apresentarem documentos manuscritos, impressos, audiovisuais e exemplares múltiplos.
2. O objetivo do arquivo é provar e testemunhar.
3. Os documentos de arquivo são produzidos para atender as finalidades administrativas, jurídicas, funcionais e legais.
4. No processamento técnico dos acervos arquivísticos, incluem-se a identificação, a classificação, a catalogação, a avaliação, o arranjo e a descrição.
5. Em relação ao tipo de conjunto, os documentos arquivísticos são reunidos pelo conteúdo.
6. O crescimento do acervo arquivístico resulta da acumulação dos documentos no âmbito da instituição.
Resposta:
ITEM 1: ERRADO. Os acervos arquivísticos são produzidos e conservados em um “único exemplar ou em número limitado de cópias”, e não em exemplares múltiplos.
ITEM 2: CERTO. O objeto do arquivo é servir de prova, de testemunho. O objetivo da biblioteca é instruir, educar.
ITEM 3: CERTO. Estas finalidades estão relacionadas com o valor primário do documento (quando ele é utilizado baseando-se nos fins de sua criação).
ITEM 4: ERRADO. Processamento técnico dos arquivos: registro, arranjo e descrição.
Processamento técnico das bibliotecas: tombamento, classificação e catalogação.
ITEM 5: ERRADO. Os documentos arquivísticos são reunidos pela sua proveniência ou origem. Os de biblioteca são reunidos pelo seu conteúdo.
ITEM 6: CERTO. Os documentos são produzidos e recebidos pelos vários setores de uma instituição. Vários desses documentos serão preservados por um determinado tempo (enquanto durar o seu prazo prescricional), e outros serão preservados definitivamente (devido ao seu valor secundário). Logo, a documentação vai se acumular, resultando, portanto, no crescimento do acervo arquivístico da instituição.
11. (UFRJ/2004 – NCE/UFRJ) A necessidade de comunicação
furto é crime instantâneo - É aquele que se consuma em apenas um instante, de imediato, sem produzir um resultado que se prolongue no tempo, embora a ação possa perdurar. É o que ocorre no crime de furto, previsto no art. 155 do Código Penal, que se consuma no instante em que a coisa é retirada da esfera de vigilância da vítima.
Não entendi a sua resposta para o item I
Com base na Resolução n° 37/2012, do CONARQ, a autenticidade dos documentos arquivísticos digitais é ameaçada sempre que eles são transmitidos através de
Matheus, valeu pelo esclarecimento. Minha ideia de "espaço" estava equivocada. Não erro mais!
A partir de uma política de preservação digital de uma instituição, algumas ações devem ser tomadas, visando a garantir a autenticidade e a acessibilidade dos documentos arquivísticos digitais pelo tempo que for necessário ou permanentemente.
Essas ações, de acordo com a Resolução n° 36/2012 do CONARQ, incluem o monitoramento das(os)
Resolução 36 do CONARQ, pág. 31:
6. Preservação da mensagem de correio eletrônico
...Cabe ressaltar que a preservação digital compreende ações tomadas para garantir aautenticidade e a acessibilidade dos documentos arquivísticos digitais pelo tempo que sefizerem necessários, ou mesmo, permanentemente. Tais ações incluem monitoramento dosformatos da mensagem e dos anexos, bem como do conjunto de software e hardware dosistema de correio eletrônico.
Questão IDIOTA!!! Banca de 5 categoria!!!
Sabe-se que a degradação do suporte da informação e a obsolescência tecnológica são os fatores principais de comprometimento de preservação de documentos digitais. Assim, um dos critérios para a preservação é a passagem de antigos para novos sistemas.
Esse critério refere-se ao processo de
Gabarito C. Segundo a obra Arquivologia Facilitada: "Para assegurar que as imagens digitais dos documentos digitalizados sejam preservadas e acessadas no futuro, é imprescindível a adoção de metodologias de migração dessas informações digitais para novas mídias e suportes, no sentido de evitar a ação da obsolescência tecnológica. Tais processos de migração são também conhecidos como conversão, atualização e reformatação."
DICA DO APROVADO
CUIDADO: Em oposição à microfilmagem, que possui legislação específica regulamentando o conjunto de suas atividades, como observado no capítulo anterior, o GED não permite que a instituição elimine completamente seus arquivos em suporte papel. Mesmo digitalizados, os originais em suporte papel devem ser arquivados para fins de prova em juízo, pois a digitalização não é totalmente aceita pela legislação brasileira vigente. Além disso, os documentos considerados de valor histórico, mesmo digitalizados, não podem ser objeto de eliminação, de forma semelhante ao que acontece no âmbito da microfilmagem.
Acho que caberia recurso uma vez que migração também pode ser conhecida por atualização...
Concordo, Natacha!
"Muitas vezes, nas instituições, há a necessidade de se alterar o suporte de determinados conjuntos de documentos. Tal alteração de suporte é também conhecida como atualização de arquivo, isto é, a informação de documentos originais é migrada para outros tipos de suporte, como o microfilme, por exemplo."
Fonte: Arquivologia Facilitada - Leonardo Reis
Migração- Conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem acessados face às mudanças tecnológicas
Atualização de suporte- Técnica de migração que consiste em copiar os dados de um suporte para outro, sem mudar sua codificação, para evitar perdas de dados provocadas por deterioração do suporte.
Fonte: RDC-ARQ
Gabarito "C"
Para selecionar as opções de armazenamento no caso dos documentos digitais que podem envolver armazenamento on-line (acesso imediato) ou off-line, nas chamadas “mídias removíveis” de armazenamento (disco óptico, fita magnética) em diferentes graus de disponibilidade e velocidade, o que deve ser levado em consideração é:
"frequência de uso: o uso mais ou menos frequente dos documentos deve ser levado em conta na
seleção das opções de armazenamento. No caso dos documentos convencionais, as opções envolvem
acondicionamento (pastas suspensas, caixas) e localização dos depósitos (próximos ou distantes da
área de trabalho). Já em relação aos documentos digitais, as opções podem envolver armazenamento
on-line (acesso imediato) ou off-line, nas chamadas “mídias removíveis” de armazenamento (disco
óptico, fita magnética), em diferentes graus de disponibilidade e velocidade."
Referência: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf pg 37
Tem a ver com a frequência de uso porque o acesso online é imediato, mais rápido. Já o acesso offline é mais lento.
Exemplo:
acesso online: rede que comporta documentos e que possui sistema online de busca
acesso offline: pendrive guardado dentro de uma gaveta
Dessa forma, se um documento é pouco acessado, ele pode ficar guardado dentro de um pendrive. Mas se ele é muito utilizado, é melhor que fique disponível na própria rede online.
Com relação aos arquivos informatizados, analise as assertivas abaixo.
Não entendi o comentário da Rosi.
I. Disquetes e cartões perfurados são documentos acessíveis por meio eletrônico e outros meios.
Disquetes e cartões são suportes, o conceito de documento é a toda informação processada e registrada em um suporte, logo, este é o erro da questão, dizer que o suporte em si é um documento.para começo de conversar companheiros, por favor o que são cartões perfurados?
Gente, cartão perfurado é um antigo método de armazenamento de dados, bem ancestral, usado em computadores, era um cartão mesmo, furado e de acordo com o arranjo dos furos, o pc lia a informação.
Olha, acho que disquete e cartão são o suporte apenas.
Letra: E.
O uso de padrões amplamente disponíveis é uma das estratégias de preservação de documentos digitais, como recomenda o Conselho Nacional de Arquivos. Constituem exemplos de padrão de jure e padrão de facto, respectivamente,
Padrões
– Regras pré-acordadas;
– Garantir a inter-conectividade no mercado atual. Isso é interessante para: governo, academia e iniciativa privada;
Tipos
• Padrão de jure – São os padrões que foram regulamentados por um órgão oficial: CONARQ (padrão indicado pelo CONARQ para documentos digitais é o PDF/A, tendo diversas outros padrões indicados pelo CONARQ de acordo com o documento: PDF/X - ISO 15930 Print Publishing + PDF/A - ISO 19005 - Long Term Archiving + PDF/E ISO 24517 - Engineering + PDF/UA - ISO 14289 - Universal Accessibility);
• Padrão de facto – Padrões não aprovados por um órgão regulador, mas foram adotados por possuírem grande utilização (DOC, TIFF, JPEG, ZIP...);
Fonte: http://www.tse.jus.br/tempsites/seminario-gestao-eletronica-documentos/arquivos/pdfa-doutor-Joao-lima.pdf;Sobre digitalização e microfilmagem, analise as assertivas abaixo.
I. O disco ótico, também chamado de disco laser, permite o registro de sinais visuais, sonoros e audiovisuais.
II. Os documentos digitais encontram-se codificados em dígitos binários.
III. Se utilizado de maneira genérica, o termo “manuscrito” pode ser empregado aos documentos digitais.
É correto o que se afirma em
Resposta letra A. Não da pra entender o item III.
Errei.
III - Se utilizado de maneira genérica, o termo “manuscrito” pode ser empregado aos documentos digitais??
Manuscrito em documentos digitais... NUNCA ouvi nada sobre isso. Meu intelecto não conseguiu alcançar a afirmação. rs
manuscrito
obra escrita ou copiada à mão.
"seus m. perderam-se nas incontáveis mudanças"
É esse o gabarito mesmo?? Se for, era passível de recurso...
Pessoal, é preciso ter um jogo de cintura para entender o item III. O que o examinador quis dizer é que os documentos textuais digitais podem ser nomeados genericamente de manuscritos. De modo genérico, os documentos digitais textuais são como os documentos textuais em suporte convencional, pois ambos são documentos de leitura. Diferente dos documentos digitais videográficos ou sonoros, que são assimilados de outra forma que não a leitura.
Infelizmente não encontrei nenhuma bibliografia que possa nos esclarer melhor.
Se o documento foi escrito à mão, sua cópia ou seu representante digital também podem ser considerados manuscritos ;)
Acerca das funções arquivísticas, julgue o item que se segue.
A definição de um formato para os documentos arquivísticos digitais é tema das discussões atuais acerca da preservação de documentos de arquivo.
Outra questão ajuda, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - STF - Técnico Judiciário - Área AdministrativaDisciplina: Arquivologia
A definição de um formato para os documentos de arquivo digitais é uma importante medida para a preservação a longo prazo desses documentos.
GABARITO: CERTA.
GAB.: C
É de suma importância observar o formato que irá salvar o arquivo para que possa ter acesso futuro.
Julgue o item subsequente com referência aos sistemas informatizados de gestão arquivística e à microfilmagem de documentos de arquivo.
A questão relacionada à preservação do documento arquivístico não está prevista na concepção que se tem do metadado utilizada pelo e-ARQ Brasil, o que representa uma fragilidade desse modelo de requisitos.
http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/earq_oficina_2013.pdf
errado, e-arq: metadados: eventos de preservação
Errada
Complementando...
Metadados: De acordo com o dicionário de terminologia arquivística, são dados estruturados e codificados que descrevem e permitem acessar, gerenciar, compreender Dados e/ou preservar outros dados ao longo do tempo.
Gab: Errado
Um SIGAD é um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos e, como tal, sua concepção
tem que se dar a partir da implementação de uma política arquivística no órgão ou entidade.
Um SIGAD tem que gerir metadados relativos à preservação dos documentos
e seus respectivos componentes.
FONTE: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/e-arq.pdf
Gab: Errado.
O e-arq Brasil se preocupa com a preservação dos metadados.
"As estratégias de preservação de documentos digitais e dos respectivos metadados devem ser formuladas e integradas ao SIGAD desde a fase de elaboração do projeto do sistema." (pág 36)
"Um SIGAD tem que gerir metadados relativos à preservação dos documentos e seus respectivos componentes." (pág 84)
"Foram definidos metadados para as entidades: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação." (pág 92)
Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf
Preservadores digitais devem certificar-se de que os recursos de preservação digital tenham como objetivo principal a proteção de cópias oficiais de documentos digitais, em vez da preservação de cópias de documentos análogos remanescentes.
Essa lógica baseia-se na idéia de que a maioria dos documentos análogos sobreviverá sem a necessidade de
LETRA A.DIGITALIZAÇÃO
Uma vez que o remanescente já foi produzido eletronicamente, é dispensada a necessidade de digitalização. LETRA A
Os documentos digitais são suscetíveis à degradação física dos seus suportes, a intervenções não autorizadas e à obsolescência tecnológica.
O resultado disso é a sua
Eu achei que a gestão ou a administração má empregada poderia resultar à degradação do suporte. Pelo visto é só mais uma questão que a banca explora a decoreba e não a capacidade de reflexão do candidato. O trecho a seguir é a inspiração da assertiva.
"A informação em formato digital, porém, é extremamente suscetível a intervenções não autorizadas (perda, adulteração e destruição), degradação física e obsolescência tecnológica (hardware, software e formatos), o que compromete sua qualidade e integridade. É necessário, portanto, que osarquivos facilitem o estabelecimento de políticas,procedimentos e práticas para assistir às organizações e apoiá-las a criarem e manterem documentos fidedignos, autênticos, acessíveis e preserváveis. "
http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/gt_gestao_arquivistica__pagina_web_corrigido3.pdf
Garantir o acesso contínuo a seus conteúdos e funcionalidades por meio de recursos tecnológicos disponíveis à época em que ocorreu a sua utilização, é o desafio
O desafio da preservação dos documentos arquivísticos digitais está em garantir o acesso contínuo a seus conteúdos e funcionalidades, por meio de recursos tecnológicos disponíveis à época em que ocorrer a sua utilização.
Fonte: Conarq - Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso
Os procedimentos de transferência e recolhimento de arquivos digitais para instituição arquivística que implicam a transposição desses documentos de um SiGAD para outro sistema informatizado, deverão adotar algumas providências no que diz respeito à compatibilidade de suporte e formato, de acordo com as normas previstas pelo(a):
Os procedimentos de transferência e recolhimento de arquivos digitais para instituição arquivística que impliquem na transposição desses documentos de um SIGAD para outro sistema informatizado devem adotar providências no que diz respeito a:
· compatibilidade de suporte e formato, de acordo com as normas previstas pela instituição arquivística recebedora;
· documentação técnica necessária para interpretar o documento digital (processamento e estrutura dos dados);
· instrumento descritivo que inclua os metadados atribuídos aos documentos digitais e informações que possibilitem a presunção de autenticidade dos documentos recolhidos à instituição arquivística;
· informações sobre as migrações realizadas no órgão produtor.
Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, e Resolução do CONARQ n. 2 do CONARQ, de 1995. 40
http://ged.net.br/suspensao-sigad.html
ALTERNATIVA D.
Recolhimento
[...] Os procedimentos de transferência e recolhimento de arquivos digitais para instituição arquivística que impliquem na transposição desses documentos de um SIGAD para outro sistema informatizado devem adotar providências no que diz respeito a:
• compatibilidade de suporte e formato, de acordo com as normas previstas pela instituição arquivística recebedora;
FONTE: e-ARQ BRASIL, p. 31.
Basicamente: quem decide sobre o formato vai ser a instituição recebedora (ou custodiadora). Eu sei que a resposta encontra-se no e-arq Brasil, mas ela tbm pode ser achada na Resolução CONARQ nº 24:
Art. 1º Os documentos arquivísticos digitais a serem transferidos ou recolhidos às instituições arquivísticas públicas, deverão:
a) ser previamente identificados, classificados, avaliados e destinados;
b) ter asseguradas a sua integridade e confiabilidade;
c) vir acompanhados de termo de transferência ou de recolhimento;
d) vir acompanhados de listagem descritiva que permita a identificação e controle dos documentos transferidos ou recolhidos;
e) vir acompanhados de declaração de autenticidade, emitida pelo órgão ou entidade responsável pela transferência ou recolhimento;
f) estar no (s) formato (s) de arquivo digital previsto(s) pelas normas da instituição arquivística responsável pela sua custódia; e
g) ser enviados em mídia(s) ou protocolo(s) de transmissão previsto(s) pelas normas da instituição arquivística.
Eu dei só uma resumida para a resposta não ficar mto grande. Quem quiser, só acessar a Resolução :)
Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/resolucoes-do-conarq/resolucao-no-24-de-3-de-agosto-de-2006
As funções de um repositório digital e os metadados necessários para a preservação e o acesso dos materiais digitais gerenciados pelo repositório constituem objeto
O modelo de referência OAIS (Open Archival Information System16) é uma recomendação
internacional desde 2003 (ISO 14721). Trata-se de um modelo conceitual que define um repositório
digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os
objetos de dados e informações. No Brasil, foi adaptado e publicado como norma ABNT NBR
15472: 2007, sob o título “Sistema Aberto de Arquivamento de Informação – SAAI”.
Gab. D do Sistema Aberto de Arquivamento de Informação - SAAI.
O modelo de referência (recomendação internacional) é a norma mais importante da área OAIS Open Archival Information System é uma da ISO 14721. No Brasil, foi adaptado e publicado como norma ABNT NBR 15472: 2007, sob o título SAAI Sistema Aberto de Arquivamento de Informação.
Para a preservação de arquivos em meio digital, os arquivistas devem estar atentos a algumas questões fundamentais. Com esse fim, a seguinte providência é fundamental:
Em informática, cópia de segurança (em inglês: backup) é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.
FONTE: WIKIPEDIA.ORG
As novas tecnologias trouxeram desafios para a Arquivologia. Dentre elas, pode-se citar o gerenciamento eletrônico de documentos, no qual um problema é o da preservação, que depende de outros fatores do suporte. Um dos critérios para a seleção do suporte documental é a:
O acesso à informação arquivística
Os arquivos são instituições voltadas aos serviços de custódia, conservação e divulgação de sua documentação e desta são responsáveis pela preservação da memória e testemunho (HENRIQUES, 2003). Os usuários consultam os arquivos como forma de sanar suas necessidades e na busca por direitos. Desta forma, as instituições arquivísticas devem dispor de suas informações de maneira a valorizar o interesse dos seus consulentes e garantir que os serviços prestados sejam cada vez mais valorizados. O acesso é a finalidade maior dos arquivos, é preciso ressaltar que isso independe de idade documental (BELLOTTO, 1989) e mais independe do meio arquivístico em que está inserido. Ele pressupõe garantia constitucional e os arquivistas, enquanto profissionais da informação, devem dispor de meios para este acesso, como forma de democratizar o conhecimento. Frente a esta concepção, o que importa não é o lugar onde se encontra a informação, mas sim o acesso que se tem a ela, relevando o fluxo informacional e as redes onde ele opera. Desta maneira, as instituições arquivísticas renovam suas funções. As tecnologias da informação, por sua vez, provocam novas demandas e novos espaços informacionais, os chamados espaços virtuais (JARDIM, 1999). Cabe ao profissional da informação direcionar os serviços à sociedade, propagando o conhecimento nas mais diversas formas e lugares .
GABARITO C
BONS ESTUDOS =)
Compressão, decifração, verificação de fixidade, cálculo hash e replicação constituem, para os documentos digitais, metadados relacionados com sua
Seria quanto a identificação, não?
Se o hash do documento criptografado não
conferir com o hash esperado, a autenticação está incorreta, o que pode indicar ou
que o documento foi alterado, ou que o usuário que o gerou não é o mesmo, ou
várias outras coisas. Mas o que resta provado é que o documento não é ou não está
do jeito que deveria estar .
Os termos "compressão" e "replicação" nos remetem a algo ao qual pretende-se preservar.
Para evitar perdas provocadas por deterioração do suporte em documentos digitais, utiliza-se técnica de migração que consiste em copiar dados de um suporte para outro, sem mudar sua codificação. Tal técnica é conhecida como
Há uma outra questão que a FCC considera o item comoo EMULAÇÃO. Aqui ela adota outro posicionamento. Alguém pode comentar?
a) Atualização - Técnica de migração que consiste em copiar os dados de um suporte para outro, sem mudar sua codificação, para evitar perdas de dados provocadas por deterioração do suporte. RESPOSTA CORRETA
b) Reformatação - Técnica de migração que consiste na mudança da forma de apresentação de um documento para fins de acesso ou preservação dos dados, como, por exemplo, a impressão ou transformação de documentos digitais em microfilme (tecnologia COM) ou a transferência de documentos de um sistema computacional para uma mídia móvel (tecnologia COLD).
c) Conversão - Técnica de migração que pode se configurar de diversas formas, tais como: a) conversão de dados: mudança de formato; b) conversão de sistema computacional: mudança do modelo de computador e de seus periféricos.
d) Emulação - Estratégia de preservação digital que se baseia na utilização de recursos computacionais para fazer uma tecnologia atual funcionar com as características de uma obsoleta, aceitando as mesmas entradas e produzindo as mesmas saídas.
e) Autenticação - Declaração de que um documento é autêntico, ou de que uma cópia reproduz fielmente o original, feita num determinado momento por pessoa jurídica com autoridade para tal (servidor público, notário, autoridade certificadora).
Fonte: E-arq Brasil, p. 123 - 132
A migração de objetos digitais ameaçados de obsolescência ocorre por
Migração
Conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem
acessados face às mudanças tecnológicas.
A migração consiste na transferência de um objeto digital:
a) de um suporte que está se tornando obsoleto, fisicamente deteriorado ou instável para um suporte
mais novo; CONVERSÃO
b) de um formato obsoleto para um formato mais atual ou padronizado; ATUALIZAÇÃO
c) de uma plataforma computacional em vias de descontinuidade para outra mais moderna. REFORMATAÇÃO
A migração pode ocorrer por conversão, por atualização ou por reformatação.
LETRA A
Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/publicacoes.html
Publicaçãoes do CONARQ -> Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais confiáveis - RDC-arq pág: 7
Q23150
Ano: 2009
Banca: FCC
Órgão: TRT - 3ª Região (MG)
Prova: Analista Judiciário - Arquivologia
Com as mudanças tecnológicas e a rápida obsolescência dos recursos computacionais, os documentos armazenados em meio digital são transferidos de determinados suportes, plataformas ou formatos para outros mais modernos. Esse processo, conhecido como migração, pode ser feito por três procedimentos: conversão, atualização ou reformatação.
conservacao da disponibilidade
gabarito A
ERRADA. É um documento digital como os outros.
nada a ver... sem logica!!
comentário do prof. para os não assinantes:
O documento é definido como sendo uma informação registrada em um suporte físico. O documento digital tem a mesma definição, mas com a peculiaridade de que sua informação está em código binário, e seu suporte é eletrônico. Ou seja, é um documento que necessita de aparelho especial para sua leitura.
O e-mail então é um documento digital, pois possui uma informação em código binário (que se traduz em texto, imagem ou áudio) e está registrada em um suporte físico (os servidores da empresa provedora), e podem ser acessadas remotamente. Sua análise deve considerar os meios de tramitação utilizados sim, contudo ele não é um documento especial, e não merece tratamento diferenciado dos demais documentos digitais apenas por este motivo.
Gabarito do professor: Errado
Todo documento eletrônico é digital mas nem todo digital é eletrônico
Vanderlei Batista dos Santos:
"O correio eletrônico (e-mail) é um arquivo eletrônico como qualquer outro e deve ser avaliado como tal. Essa avaliação, contudo, pode ocorrer sob dois prismas: um pessoal e outro institucional. O primeiro assemelha-se a cartas e anotações que são parte do arquivo pessoal de um indivíduo ou família. No segundo caso, o e-mail é produzido ou recebido em decorrência das atividades de uma instituição e é tido como evidência de sua realização (NATIONAL LIBRARY, 2001). Ainda sobre essa segunda abordagem, algumas vezes o e-mail relaciona-se a uma atividade, por exemplo, uma mensagem comunicando a realização de uma reunião ou encaminhando um documento tem valor efêmero, de guarda provisória e a curto prazo (NATIONAL ARCHIVES, 2001 - Archives Advices 20)."
Ou seja, o erro consiste em dizer que o e-mail não se compara a outro documento digital. De acordo com o autor, é um documento como qualquer outro.
Acredito que o resto da questão esteja correto.
Fonte: Livro Gestão de Documentos Eletrônicos: uma visão arquivística (ed 1, pág 53)
Complementando...CORRETA
Autenticidade, em segurança da informação, refere-se à capacidade de provar a identidade de uma determinada pessoa ou instituição que prestou uma informação. Servindo, assim, como fonte de prova. Pode-se mencionar como exemplo de autenticidade a Certificação Digital.
Autenticidade: a criação de um documento arquivístico é relacionada a uma escala de procedimentos técnico administrativos para cumprir uma determinada função. Se a produção do documento estiver relacionada a estas rotinas, ficará fácil de comprovar a autenticidade do documento. Por isso que o documento de arquivo é autêntico, pois ele é elaborado para uma missão, independentemente se o conteúdo for verídico ou não;
Fonte: Roselene Candida - Estratégia
Esses procedimentos de segurança utilizados na concepção, na tramitação e no armazenamento do documento, não estão ligados a integridade do doc.?
Alguém esclarece?!
È só lembrar da certificação digital. lá em Redação oficial já diz isso.
Colega Ivaldete Silva, as características que você citou também estão ligadas à integridade dos documentos no que tange à preservação dos documentos.
Os conceitos arquivísticos quase sempre mantêm relações entre si.
Certo
"...a presunção de autenticidade do documento arquivístico digital é realizada por meio da análise da sua forma e do seu conteúdo, bem como do ambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento, e não apenas com base em suas características físicas ou em soluções tecnológicas"
Fonte: Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais - Conarq
Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser considerado como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente.
Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/conarq_presuncao_autenticidade_completa.pdf
Fonte: http://www.conarq.gov.br/perguntas-mais-frequentes.html
Uma mensagem eletrônica (e-mail) pode ser aceita como prova jurídica em função da sua autenticidade. A autenticidade de um documento digital (eletrônico) está diretamente ligada ao nível dos procedimentos de segurança utilizados na concepção, na tramitação e no armazenamento do documento.
Pois é difícil garantir a autenticidade de documentos produzidos, tramitados ou armazenados sem a devida segurança !
A autenticidade de um documento é a capacidade de o mesmo "provar ser quem diz ser", isto é, através de seus elementos ele deve mostrar que observou e seguiu todas as normas, regras e padrões para sua confecção (formatação, cores, tamanhos, fontes, sinais gráficos, assinaturas, etc), e que se manteve a salvo de alterações indevidas ao londo de sua trajetória.
Para os documentos digitais, os procedimentos de segurança são os elementos que garantem a sua autenticidade, à medida que seja possível provar que durante a produção, envio e armazenamento do mesmo foram observadas e seguidas todas as orientações necessárias e não houve qualquer alteração indevida, especialmente em seu conteúdo.
Portanto, sendo capaz de se provar que durante a produção, envio e armazenamento do email, o mesmo não sofreu qualquer adulteração, o mesmo poderá ser perfeitamente admissível como prova e terá todos os seus valores legais assegurados, em juízo e fora dele.
Gabarito do professor: Certo
Por: Mayko Gomes
Um documento arquivístico autêntico é aquele que é o que diz ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.
A autenticidade está ligada à transmissão do documento e à sua preservação e custódia. Um documento autêntico é aquele que se mantém da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção.
Resposta: certa
→ Autenticidade Documento original (Confiável). Visa-se o conteúdo/informação. Diz respeito à criação, à manutenção e à custódia de arquivos, para servirem como prova das atividades da empresa
Uma das formas de verificar essa autenticidade é a rastreabilidade.
atualização de equipamentos
A Obsolescência rápida dos equipamentos de informática é um fator que dificulta a eficácia da preservação digital.
GABARITO E
C) está errada porque não é fonte e sim FORMATO.
Consiste em uma técnica de reprodução que possibilita o acesso amplo e simultâneo às informações:
2. Automação
O gerenciamento eletrônico dos documentos funciona com softwares e hardwares específicos e usa, geralmente, as mídias ópticas para armazenamento. A sua finalidade é otimizar e racionalizar a gestão documental.
Os documentos são preparados, no GED, para serem digitalizados em “escâners especiais”. Depois de digitalizados, eles são conferidos e gravados em meios magnéticos ou discos ópticos.
No GED, podemos listar as seguintes tecnologias relacionadas com a Arquivologia:
• Document Management – DM (Gerenciamento de documentos)
É a tecnologia que permite gerenciar a produção, revisão, aprovação e eliminação de documentos eletrônicos. O setor de protocolo se beneficiou bastante com ela.
• Document Imaging – DI (Gerenciamento da imagem dos documentos)
É a tecnologia mais divulgada do GED. Converte papel em imagem (meio físico para o digital), através do processo de digitalização, com o uso de scanners.
• Record and Information Management – RIM
É o gerenciamento do ciclo vital de um documento, não importando a mídia em que ele se insira.
• Workflow (Gestão do fluxo de trabalho)
Controla e gerencia processos dentro de uma organização, garantindo que as tarefas sejam executadas por pessoas capacitadas, e no espaço de tempo previsto.
Valenntini (2014)
gostei
Agora entendi
Conciso.
Muito bem complementado!
Muito bem complementado!
Cirúrgica!
Com relação à perda de informações no ambiente digital, que é uma das preocupações da Arquivística contemporânea, foram identificados alguns fatores que provocariam tais perdas. Deste modo, marque a opção que apresenta um destes fatores.
b) documentos eletrônicos – são aqueles elaborados por meio de um computador, sendo seu autor identificável por meio de um código, chave e outros procedimentos técnicos, e conservados, grande parte deles, em memórias eletrônicas de massa.
Vantagens dos documentos digitais:
• economia de espaço físico;
• ganho de produtividade;
• facilidade de acesso aos estoques.
Desvantagens dos documentos digitais:
• os documentos processados por computador podem ser manipulados com facilidade, sendo instáveis e extremamente vulneráveis à intervenção humana e à obsolescência tecnológica.
2.1. Metadados
Os metadados são imprescindíveis para assegurar autenticidade, compreensão e uso dos documentos digitais.
Os dados descrevem como a informação foi registrada (hardware, software, formato, linguagem, estrutura de dados) e identificam o documento (autor, data, assunto, hora transmissão etc.
Gabarito C.