SóProvas


ID
1769038
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Na avaliação de um programa de transferência de renda, é considerado o número de famílias que saíram da pobreza como um indicador de impacto, que se refere a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E)  Efetividade são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral. Esta classe de indicadores, mais difícil de ser mensurada (dada a natureza dos dados e o caráter temporal), está relacionada com a missão da instituição. Por exemplo, se uma campanha de vacinação realmente imunizar e diminuiu a incidência de determinada doença entre as crianças, a campanha foi efetiva. Indicadores de efetividade podem ser encontrados na dimensão estratégica do Plano Plurianual (PPA);


    FONTE: http://www.gespublica.gov.br/Tecnologias/pasta.2010-05-24.1806203210/guia_indicadores_jun2010.pdf
  • Letra (e)


    Encontrei duas referências ao termo. Uma do autor Mathias-Pereira relacionado à área de Ciência Política e outro do autor Antônio Cury de Organização e Métodos, vejamos:


    Mathias-Pereira


    Efetividade – A efetividade é a soma da eficiência e da eficácia. Assim, a efetividade ocorre quando os bens e serviços resultantes de determinada ação alcançam os resultados mais benéficos para a sociedade.


    Antônio Cury


    Efetividade – termo adotado para traduzir o comportamento gerencial quando, manipulado de forma adequado seus insumos (eficiência), o executivo atinge seus produtos (eficácia), com valor social, isto é, tendo tais produtos ampla aceitação do mercado


    Chiavenato faz referência ao termo excelência como se fosse um sinônimo de Efetividade, mas não este termo ao afirmar que “O sucesso administrativo consiste em obter simultaneamente eficiência e eficácia na utilização dos recursos organizacionais. Isso significa excelência.

  • bizu:


    Efetividade ---> Se vc vir na prova: RESULTADO, IMPACTO, CONSEQUENCIA. marca. por isso que acertei essa questao

    nao desistammmm
  • Efetividade, visto que gerou um impacto social.

  • Eficiência se relaciona com o uso dos recursos que temos disponíveis para atingir nossos objetivos. Portanto, quando falamos que alguém foi eficiente é porque esta pessoa utilizou os recursos que tinha de forma adequada9 . Seria então a maneira como fazemos algo buscando atingir um objetivo! Lembre-se de que estes recursos podem ser vários, como o tempo, as pessoas, o dinheiro, as matérias-primas, etc.

     

    Eficácia é fazer a coisa certa! O conceito é relacionado não com a utilização dos recursos, mas se atingimos realmente o objetivo que traçamos. Por exemplo, se Maria planejou fazer uma viagem de carro de Belo Horizonte a Brasília e levou três dias para chegar, dizemos que ela foi eficaz (atingiu o objetivo de chegar a Brasília), mas não foi eficiente (levou muito mais tempo – recurso - que seria normalmente necessário). Se Maria tivesse levado sete horas, mas ao invés de Brasília tivesse chegado ao Rio de Janeiro, teria sido eficiente (sua viagem durou o tempo planejado), mas ineficaz (não atingiu o objetivo).

     

    A Efetividade refere-se ao impacto das ações! Como a execução de um programa pode ou não alterar uma realidade10 . Imagine que a prefeitura de sua cidade deseja diminuir a mortalidade infantil. Buscando atingir este objetivo, a Prefeitura comprou 10.000 vacinas para poder imunizar o mesmo número de crianças do município no ano de 2010, tendo em vista este objetivo de reduzir a mortalidade. Se no final do programa todas as dez mil crianças do município foram vacinadas, o programa foi eficiente (utilizou de forma adequada os recursos, como vacinas, médicos, etc.) e eficaz (as crianças foram vacinadas como planejado).

    Para sabermos se o programa foi efetivo, teremos de pesquisar se realmente a mortalidade infantil foi reduzida, pois pode ser que a vacina não seja a adequada, ou que na verdade a causa das mortes seja outro problema, etc( Rodrigo Rennó).

  • Eficácia : Fazer o proposto.

    Eficiência : Fazer o proposto de maneira apropiada, com qualidade e agilidade.

    Efetividade : Atingir o  objetivo traçado, impacto gerado.

     

    E).

  • EFETIVIDADE:

     

    impactos ;

    satisfazer ;

    transformação ;

    mudança

  • Sintetizando;Mudou a realidade é efetividade!

  • Numa empresa sou EFETIVADO quando faco alem do pedido, quando faco mais, quando transformo, quando gero impacto. 

  • EFETIVIDADE = impacto, mudança, resposta/solução desejada pela população.

  • GABARITO: LETRA E

    Na administração, efetividade é a habilidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo, ou seja, de atingir as metas definidas no prazo e orçamento estabelecidos e conseguir apresentar um resultado final satisfatório para a empresa.

    Efetividade representa, portanto, a capacidade de reduzir os custos operacionais de determinado projeto, mas ainda assim garantir que o produto final seja o melhor possível.

    Ou seja, aliar os dois conceitos anteriores de maneira que, no fim, o trabalho tenha gerado uma economia de recursos e tempo para a organização, mas sem perder em nada no quesito qualidade.

    O objetivo final desse conceito é, portanto, a otimização dos recursos disponibilizados, gerando um impacto positivo para a empresa e possibilitando o alcance das metas traçadas inicialmente — garantindo que os resultados alcançados sejam, de fato, reconhecidos.

    FONTE: ROCKCONTENT.COM.

  • → Eficiência - relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados; relação custos – produtividade (maneira correta )→Relação produto e insumos.

    →capacidade de produzir o máximo resultado com a mínima quantidade de recursos disponíveis. (maneira correta)- (gerencialismo) →Realizado

     → Eficácia - quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário. Foco: metas, independe de custos e impactos esperados  (fazer a coisa certa )→Orçado

     → Efetividade impactos gerados pelos produtos/serviços, processos, projetos. (satisfação)

    → indica se o projeto tem efeitos (positivos) ou negativos no ambiente externo em que interveio, em termos técnicos, econômicos, socioculturais, institucionais e ambientais.