Gabarito: letra D.
CESPE já cobrou o tema antes. Vejamos.
Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Arquivista
Se for necessário elaborar um instrumento mais abrangente e com linguagem adequada para atingir o grande público, a opção será feita pelo instrumento denominado guia.
Gabarito: certo.
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: SERPRO Prova: Analista - Arquivologia
O guia, principal instrumento de pesquisa, permite uma visão ampla do acervo, disponibiliza dados institucionais do arquivo e informações sobre a documentação.
Gabarito: certo.
Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Arquivista
Quando se precisa elaborar um instrumento de descrição mais genérico, que contenha informações sobre todos os acervos existentes no arquivo, deve-se optar pelo guia.
Gabarito: certo.
Gab. D
INSTRUMENTOS DE PESQUISA: Meio que permite a identificação, localização ou consulta a documentos. Eles podem ser básicos ou auxiliares.
Básicos
Guia --> Serve para orientar os usuários no conhecimento e utilização dos fundos integrantes do acervo de um arquivo permanente. É O MAIS ABRANGENTE DOS INSTRUMENTOS DE PESQUISA, pois utiliza uma linguagem simples, capaz de atingir pessoas com os mais variados interesses. O guia dá ao pesquisador uma visão de conjunto dos serviços arquivísticos. Na hierarquia dos instrumentos de pesquisa, o guia se sobrepõe aos demais, DEVENDO SER O 1º INSTRUMENTO A SER ELABORADO, por ser o único genérico e globalizante (considerado geral).
Inventário --> As unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas de forma sucinta (sumário) ou pormenorizada (analítico). O inventário descreve a composição do fundo ou parte dele. O sumário é de suma importância e deve ser o 1º instrumento (dos parciais) a ser criado para os fundos dos arquivos públicos e privados. O analítico exige pleno conhecimento do tema a ser descrito.
Catálogo --> Criado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, descreve unitariamente os documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma resumida ou analítica.
Repertório (ou catálogo seletivo) --> Descreve, detalhadamente, documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico. No repertório há um juízo de valor, determinando a inclusão ou não de documento específico. Os itens são descritos minuciosamente, cabendo, como apoio, a apresentação de parte desse instrumento pelo critério cronológico.
Auxiliares
Índice --> Lista sistemática e minuciosa “dos elementos do conteúdo de um documento ou grupo de documentos, disposta em determinada ordem a fim de indicar sua localização no texto”.
Tabela de equivalência ou concordância --> Estabelece uma correspondência entre diferentes notações, por ter havido mudanças no sistema de arranjo