SóProvas


ID
177016
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da Lei nº 8.112/90, assinale a assertiva correta a respeito da responsabilidade do servidor.

Alternativas
Comentários
  • A) O servidor não responde somente na esfera civil e administrativa, mas também na esfera penal.

    B) A  ação de regresso requer que haja comprovação de que agiu o servidor com dolo ou culpa.

    C) A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida. CORRETA

    D) As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    E) A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria

  • Trata-se de aplicação da letra da lei, consoante Capítulo IV - Das Responsabilidades, da Lei 8112/90, senão vejamos:

    item a) Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    item b) Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

                  § 2o  Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

    item c)  § 3o  A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    item d)  Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    item e)  Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria

    O único item correto é o c)

     

  •  

      A assertiva "E" está errada  e que diz que:

     A responsabilidade administrativa do servidor será afastada (é admissível) no caso de absolvição criminal por falta de provas)

    Súmula 18, do STF:

    "Pela falta residual, não compreendida na absolvição pelo juízo criminal, é admissível a punição administrativa do servidor público".

  • Em relação a letra (b), o erro se deve ao fato de que a ação regressiva ocorrerá quando se tratar de dano causado a terceiro e não à administração como afirma a questão.
  • Eu acertei a questão. Todavia, quanto à letra a)" O servidor só responde civil e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições", é interessante notar que, fazendo uma análise semântica da oração, e chegando à ideia de CAUSA e CONSEQUÊNCIA, na ordem inversa, estaria CORRETA a alternativa. Assim, "só responde civil e administrativamente" pelo exercício IRREGULAR de suas atribuições, porque, se forem exercidas regularmente, não responderá CIVIL E ADMINISTRATIVAMENTE. A lógica da questão permite tal conclusão. Se fosse um item do cespe, em concurso de carreira jurídica, eu marcaria falso o item. Mas, como não foi o caso, dispensa maiores elocubrações.
  • A) Errado . Pelo exercício irregular das atribuições do cargo o servidor poderá ser responsabilizado civil , administrativa , e penal

    B) Errado . A ação regressiva ocorrerá quando o servidor causar danos a terceiros , particulares . Quando causar danos contra a Administração , responderá diretamente a ela

    C) boa

    D) Errado .Poderão cumular-se , sem nenhum problema , e corretamente a assertiva diz que são independentes tais esferas

    E) Errado. Somente será afasta se a sentença absolutória penal restar comprovado a inexistência do fato ou a negativa de autoria em relação ao sujeito 

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Vejamos:

    A. ERRADO.

    Art. 121, Lei 8.112/90. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Responsabilidade Civil – prejuízos causados ao erário ou a terceiros, por dolo ou culpa.

    Responsabilidade Penal – prática de infrações funcionais definidas em lei como contravenções ou crimes.

    Responsabilidade Administrativa – infrações funcionais definidas em leis administrativas.

    B. ERRADO.

    Art. 122, Lei 8.112/90. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    § 2º Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.

    Importante lembrar que a responsabilidade civil do Estado em relação a danos causados a terceiros é objetiva, o que significa dizer que independe de dolo ou culpa. Quando um agente público vier a causar danos a terceiros, a ação de indenização deverá ser movida contra o Estado; e este, então, poderá cobrar os valores gastos em eventual indenização através de ação de regresso contra o servidor público, desde que este tenha agido com dolo ou culpa. O que significa dizer que a responsabilidade do Estado independe de dolo ou culpa, mas que a responsabilidade do servidor, em ação de regresso, apenas ocorrerá se houver dolo ou culpa.

    C. CERTO.

    Art. 122,  § 3º, Lei 8.112/90. A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    D. ERRADO.

    Art. 125, Lei 8.112/90. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    E. ERRADO.

    Art. 126, Lei 8.112/90. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    As instâncias civil, penal e administrativa são independentes. Podendo, portanto, elas serem aplicadas de forma cumulativa ou não.

    Por exemplo, um servidor que fraude licitação pública, provocando dano ao erário, poderá, cumulativamente, vir a sofrer sanção administrativa (demissão), ser obrigado a ressarcir o dano causado ao erário (sanção civil), ser condenado na esfera penal. No entanto, da mesma forma, poderia ser decretada a inocência deste servidor em uma ou mais dessas esferas, mantendo-se a responsabilização nas restantes.

    Porém, há hipóteses em que a decisão na esfera penal obrigatoriamente interfere também nas demais esferas. Vejamos:

    A condenação penal obrigatoriamente enseja a responsabilização civil e administrativo pelo mesmo fato. E a absolvição penal por negativa de autoria ou pela inexistência do fato gera a absolvição civil e administrativa pelo mesmo fato.

    Nos demais casos, não há vinculação entre as esferas. Como, por exemplo, um servidor absolvido criminalmente por falta de provas, poderá vir a ser responsabilizado civil e administrativamente pelo mesmo fato.

    ALTERNATIVA C.