SóProvas


ID
1770418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito à gestão de processos, especialmente ao mapeamento de processos para criar uma cultura de eficiência e eficácia operacional que promova ganhos de desempenho e resultados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta LETRA C.

  • a) Não acentua o comando e controle, pois na gestão por processos a estrutura organizacional é horizontal e não vertical funcinal.

     

    b) Diagrama é mais simples e omite detalhes, mapa tem maior precisão e detalhes que o diagrama, o modelo é o que tem maior precisão, mais dados do processo e mais dados dos fatores que afetam seu desempenho.

     

    c)Correta

     

    d) Tarefas e atividades são partes de um processo, não são por si só processos. A hierarquia dos tipos de processos é: macroprocessos, processos, subprocessos, atividades, taredas/operações.

     

    Se eu estiver errada me corrijam por favor

  • Essa letra E não tem nada a ver com o resto da questão...

  • PERMITAM-ME MEU POSICIONAMENTO:

     

     

    A - ERRADO - A definição de uma gestão orientada por processos acentua as atividades de comando e controle dos gestores em relação às pessoas e equipes que realmente executam os processos. AS CADEIAS DE PROCESSOS SÃO HORIZONTAIS, FORANDO UMA REDE COM LIGAÇÕES MULTIFUNCIONAIS E INTERFUNCIONAIS, INTERDEPENDENTES E INTERCONEXAS, QUE GERAM VALOR PARA O CLIENTE.

     

     

    B - ERRADO - Diagramas, mapas e modelos possuem a mesma finalidade em uma modelagem de processos, sendo, portanto, considerados termos sinônimos e podendo ser aplicados em todas as fases do mapeamento. OS DIAGRAMAS SÃO APENAS REPRESENTAÇÕES VISUAIS, ESTRUTURADAS E SIMPLIFICADAS. OS MAPAS SÃO UM CONJUNTOS DE IDEIAS MAIS ESPECÍFICAS. 

     

     

    C - CORRETO - Colher informações, realizar cálculos, verificar probabilidades e analisar dados são relevantes para o estabelecimento de estratégias de melhoria de processos.

     

     

    D - ERRADO - Todas as tarefas e atividades independentes, se devidamente mapeadas e identificadas como imprescindíveis para a instituição, são consideradas processos. AS ATIVIDADES/ TAREFAS DE UM PROCESSO ESTÃO INTELIGADAS, OU SEJA, SÃO INTERDEPENDENTES. O ATRASO DE UMA DELAS PREJUDICA AS DEMAIS.

     

     

    E - ERRADO - As leis, doutrinas e as jurisprudências referentes aos assuntos de um tribunal são recursos materiais utilizados para elaboração dos serviços prestados ao cidadão. LEIS, DOUTRINAS, JURISPRUDÊNCIA... SÃO RECURSOS FORMAIS (O REGIME JURÍDICO). OS RECURSOS MATERIAIS É A EXECUÇÃO DO SERVIÇO EM SI (NECESSIDADE DO INTERESSE PÚBLICO). 

     

     

     

    GABARITO ''C''

  • quanto a letra E, pensei assim:

    Lei,doutrina e jurisprudencia  são INSUMOS e  não Recursos.

    Recursos incide diretamente no processo de produção e  faz  parte dele;

     Insumo é usado no processo de produção mas não faz parte dele.

    ex: fazer uma torta. usa a caneta para fazer o pedido de açucar; a caneta é insumo( não é usada no processo de produção do bolo), já o açucar é recurso, pois será usado no processo de produção.

  • Simone Vieira sempre com uns comentários excelentes! :-)

  • Modelagem de Processos de Negócio: Diferenças entre diagrama, mapa e modelo de processos

     

    Fatores como a precisão e nível de detalhamento influenciam a forma como o processo é modelado. O nível de detalhe define o quanto cada processo, sub-processo, atividades, tarefas, procedimentos, atributo ou aspecto é descrito. A escolha do nível de representação de processos dependerá do propósito da modelagem, em muitos casos, o diagrama ou mapa já são suficientes para representar o processo. 

    O Diagrama é uma representação inicial do processo. Ele demonstra o fluxo básico focando as principais atividades. Não trata exceções ou falhas no processo.

    O mapa é uma evolução do diagrama, acrescentado de atores, eventos, regras, resultados e um detalhamento do processo. 

    O modelo é a versão final da evolução do processo. Esta representação traz um alto grau de precisão e detalhamento do processo. Este nível de execução requer uma descrição detalhada dos atributos do processo, descrevendo propriedades e características das entradas/saídas, procedimentos/passos, recursos, custos, alocação, simulação, parâmetros de duração, etc. 

    A partir do modelo é possível executar as próximas etapas do ciclo de gestão por processos, como a análise, redesenho, reengenharia, melhoria continua e medição do processo.

    http://blog.iprocess.com.br/2014/02/modelagem-de-processos-de-negocio-diferencas-entre-diagrama-mapa-e-modelo-de-processos

    #ForçaFocoFé

  • Colher informações, realizar cálculos, verificar probabilidades e analisar dados são relevantes para o estabelecimento de estratégias de melhoria de processos.

  • A definição de uma gestão orientada por processos SUAVIZA as atividades de comando e controle dos gestores em relação às pessoas e equipes que realmente executam os processos. 

  • LETRA C

     

    EM RELAÇÃO À LETRA B:

    OS TERMOS NÃO SÃO SINÔNIMOS.

     

    MODELO = ALTAMENTE DETALHADO.

     

    MAPA = VISÃO ABRANGENTE, MAIS DETALHADO QUE O DIAGRAMA.

     

    DIAGRAMA = TEM POUCOS DETALHES.

     

    BONS ESTUDOS!!!