SóProvas


ID
1771282
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em tema de controle da Administração Pública, é correto afirmar que o Poder Executivo Estadual de Rondônia:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.


    § 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.


  • Procuradoria-Geral é um órgão do Poder Executivo vinculado diretamente ao governador e responde pelas atividades de advocacia do Estado. A função da PGE é assessorar a Administração Pública Estadual quanto às decisões na área jurídica. Este trabalho abrange desde a orientação de gestores para a assinatura de contratos relacionados à realização de obras e de outros serviços para a sociedade até a defesa judicial do patrimônio e dos recursos públicos. O controle da administração pública, da atuação administrativa em si, internamente ao Poder Executivo, é feito pela Corregedoria-Geral do referido ente federativo.

  • Vamos analisar cada alternativa:

    a) ERRADA. O Poder Executivo Estadual de Rondônia se submete sim a controle externo pelos Poderes Judiciário ou Legislativo.

    b) ERRADA. O Poder Executivo Estadual de Rondônia se submete sim ao controle externo pelo Poder Legislativo.

    c) CERTA. Nos Estados, o controle externo é exercido pelo Poder Legislativo com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado.

    d) ERRADA. Quem auxilia o Poder Legislativo no exercício do controle externo é o Tribunal de Contas, e não a Procuradoria-Geral do Estado.

    e) ERRADA. O controle externo, segundo a Constituição, é exercido pelo Poder Legislativo com o auxílio do Tribunal de Contas. Se considerada a posição do órgão controlador em relação ao controlado, o Poder Judiciário também exerce controle externo, mas sem o auxílio de ninguém.