SóProvas



Questões de Legislação do Estado de Rondônia


ID
5851
Banca
CESGRANRIO
Órgão
MPE-RO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Adriano consultou a Lei no 68/92 para se certificar a respeito de férias. Verificou, então, que todo servidor terá direito a férias de ______ dias consecutivos e poderá converter ______ das férias em ______ pecuniário (a).

A opção que preenche, correta e respectivamente, as lacunas é:

Alternativas
Comentários
  • FÉRIAS - 30 DIAS;
    ABONO PECUNIÁRIO - 1/3 DAS FÉRIAS.
  • Art. 110 - O servidor fará jus a 30 (trinta) dias consecutivos de férias, de acordo com escala organizada.

    Art. 113 - É facultado ao servidor converter 1/3 das férias em abono pecuniário, desde que requeira com pelo menos 60 (sessenta) dias de antecedência.


ID
5854
Banca
CESGRANRIO
Órgão
MPE-RO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Paula e o marido mudarão de domicílio em caráter permanente e por necessidade de serviço, e terão direito a algumas vantagens devido à remoção para outra localidade. Entre as vantagens previstas na Lei Complementar no 68/92, está:

Alternativas
Comentários
  • O que seria "ajuda de custo para atividades de adaptação. "confesso que balancei
  • tb fiquei na dúvida e marquei a a..pq n é ela???me parece estar dentro do art 53
  • Ajuda de custo para compensar as despesas...

  • Art. 53. A ajuda de custo destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passar a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor, vier a ter exercício na mesma sede. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Acredito que o erro da alternativa A seja porque a questão menciona que os dois terão direito a algumas vantagens, e a ajuda de custo é fornecida a apenas um dos dois em casos de mudança de sede.

  • A lei não cita nada referente à adaptação. Aduz apenas que:

    Art. 73. A ajuda de custo destina-se às despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente.

    § 1º Correm por conta da administração as despesas de transporte do servidor e de sua família, compreendendo passagem, bagagem e bens pessoais.

    Logo, considerando a letra da lei a alternativa correta só pode ser D.

    A alternativa A fica por conta da nossa extrapolação, por isso gera dúvida.


ID
68386
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Lei do Estado de Rondônia no 68/92 , no exercício do poder disciplinar, a sanção aplicável a ocupantes exclusivamente de cargos em comissão ou funções de confiança é a de

Alternativas
Comentários
  • Art. 135. A destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão. Parágrafo único. Constatada a hipótese de que trata este artigo, a exoneração efetuada nos termos do art. 35 será convertida em destituição de cargo em comissão.
  • quem exerce cargo em comissão o função de confiança tem como punição apenas:
    adventencia e destituição de cargo ou função de confiança.
  • Demissão e Exoneração tem dois pontos de semelhança: Atingem servidores estáveis ou não e ambos geram a vacância, pois rompem o vínculo funcional. A diferença é a demissão é um ato punitivo, isto é, é a punição mais severa que poderá ser dada ao término de um processo administrativo disciplinar para servidores titulares de cargo efetivo, isto é, concursados. Exoneração nunca tem caráter punitivo, sempre acontecerá a critério de alguém: se for por conveniência do próprio servidor, chama-se exoneração a pedido. Se for por conveniência do administrador público, chama-se exoneração de ofício. A punição para quem ocupa cargo em comissão, chama-se destituição. A punição para quem ocupa função de confiança, chama-se dispensa.

    Fonte: 
    http://spring.me/FolhaDirigida/q/234020618398337841

ID
68389
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Tendo por base a Lei Estadual no 68/92, analise as assertivas abaixo.

I - O servidor público responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

II - As instâncias civil, penal e administrativa são independentes, mas a decisão penal absolutória por insuficiência de provas vincula as demais instâncias.

III - A responsabilidade civil decorre de procedimento doloso ou culposo que importe em prejuízo do patrimônio do Estado ou de terceiros.

IV - A ação disciplinar prescreve em cinco anos, seja qual for a natureza da infração administrativa cometida pelo servidor.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Com base na Lei 8112/90, tem-se que:I - (CERTO):Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.II - (ERRADO):Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que NEGUE A EXISTÊNCIA do fato ou sua autoria.(falta de provas não nega a existência! É necessário que seja comprovado que não houve crime)III - (CERTO):Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário(patrimônio do Estado) ou a terceiros.IV - (ERRADO):Art. 142. A ação disciplinar prescreverá: I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão; II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto á advertência.
  • Art. 160 - O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Art. 161 - A responsabilidade civil decorre de procedimento doloso ou culposo que importe em prejuízo do patrimônio do Estado ou terceiros.

    Art. 165 - A responsabilidade civil ou administrativa do servidor é afastada em caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Art. 179 Prescreve em 5 (cinco) anos a ação punitiva da Administração Pública Estadual, direta e indireta, objetivando apurar infração à legislação em vigor, contados da data prática do ato ou, no caso de infração permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado. (Alterado pela LC n.744, de 5 de dezembro de 2013)

  • Com base na Lei 8112/90, tem-se que:

    I - O servidor público responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    I - (CERTO):Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    II - As instâncias civil, penal e administrativa são independentes, mas a decisão penal absolutória por insuficiência de provas vincula as demais instâncias.

    II - (ERRADO):Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que NEGUE A EXISTÊNCIA do fato ou sua autoria.(falta de provas não nega a existência! É necessário que seja comprovado que não houve crime)

    III - A responsabilidade civil decorre de procedimento doloso ou culposo que importe em prejuízo do patrimônio do Estado ou de terceiros.

    III - (CERTO):Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário(patrimônio do Estado) ou a terceiros.

    IV - A ação disciplinar prescreve em cinco anos, seja qual for a natureza da infração administrativa cometida pelo servidor.

    IV - (ERRADO):Art. 142. A ação disciplinar prescreverá: I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão; II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto á advertência.

  • Gabarito letra "C"


ID
68395
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei Estadual no 68/92, entende-se por reintegração a(o)

Alternativas
Comentários
  • Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. § 1o Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31. § 2o Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.
  • a - readaptação (art. 24, 8112)c - recondução (art. 29, 8112)d - reversão (art. 25, 8112)e - aproveitamento (art. 37 parag. 3; art. 30 - LEI 8112)
  • a) Readaptação: ocorre quando o servidor, estável ou não, havendo sofrido uma limitação física ou mental em suas habilidades, torna-se inapto ao exercício do cargo que ocupa, mas, por não ser o caso de invalidez permanente, pode ainda exercer outro cargo para o qual a limitação sofrida não o inabilita. O cargo deverá ter atribuições afins às do anterior.b) Reintegraçãoc) Recondução: é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, podendo ocorrer de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou reintegração do anterior ocupante.d)Reversão: aplicada exclusivamente ao servidor que, aposentado por invalidez permanente, tivesse declaradas insubsistentes, por junta médica oficial, as causas que determinaram sua aposentadoria.e)Aproveitamento: trata-se de retorno do servidor posto em disponibilidade (estável) a cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado (o qual foi extinto ou declarado desnecessário).Fonte: Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo
  • Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua--- demissão---- por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. reintegração
  • Alternativa b, com fúlcro do art. 34 da referida lei.

  • APROVEITA - O DISPONIVEL

    REINTEGRA - O DEMITIDO

    REVERTE - O APOSENTADO

    RECONDUZ - O INABILITADO

    READAPTA - O INCAPACITADO

  • FORMAS DE PROVIMENTO

    ART. 8. SÃO FORMAS DE PROVIMENTO DE CARGO PÚBLICO:

    ·        Promoção: Elevação em uma classe para outra dentro da mesma carreira

    ·        Aproveitamento: Será aproveitado o servidor que se encontrar em DISPONIBILIDADE

    ·        Nomeação: A nomeação far-se-á tanto em cargo efetivo (concurso público), como em comissão.

    ·        Readaptação: Transferência para outro cargo compatível com a deficiência adquirida

    ·        Reversão: Retorno ao serviço ativo do aposentado por invalidez, quando insubsistentes os motivos da aposentadoria. Se não houver cargo vago, fica como EXCEDENTE

    ·        Reintegração: Retorno do servidor DEMITIDO, para o mesmo cargo que ocupava, quando a demissão for ANULADA ADMINISTRATIVAMENTE ou JUDICIALMENTE. Ressarcimento de todas as vantagens que o servidor deixou de receber durante o período em que esteve afastado

    ·        Recondução: Retorno ao cargo anteriormente ocupado, do servidor que não foi aprovado no estágio probatório de outro cargo para o qual foi nomeado decorrente de outro concurso.

    ·        

    * A ascensão (passagem de uma carreira para outra) e o acesso, além da transferência, a partir do ano de 1997, NÃO constituem formas de provimento.

    * O ÚNICO caso de provimento originário é a NOMEAÇÃO 

    fonte: https://sites.google.com/site/resumosconcursospublicos/direito-administrativo/lei8112-90/provimento-e-vacancia

  • A investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, devidamente verificada em inspeção médica. READAPTAÇÃO

    B reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. REINTEGRAÇÃO (GABARITO DA QUESTÃO)

    C retorno do servidor estável ao cargo por ele anteriormente ocupado, em decorrência de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo. RECONDUÇÃO

    D reingresso de servidor aposentado no serviço público, quando insubsistentes os motivos determinantes de sua aposentadoria por invalidez, verificados em inspeção médica oficial ou por solicitação voluntária do aposentado, a critério da administração. REVERSÃO

    E aproveitamento do servidor estável em outro cargo de vencimentos e responsabilidade compatíveis com o anteriormente ocupado, em decorrência da declaração de desnecessidade do cargo efetivo e conseqüente disponibilidade. APROVEITAMENTO


ID
68398
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito do regime remuneratório do servidor público, segundo a Lei Estadual no 68/92, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • CONFORME A LEI 8.112:ART. 41: remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.na questão ele acrescentou temporarias, que não muda o entedimento.
  • COMPLEMENTADO O ENTENDIMENTO ABAIXO, DO COLEGA, HJ NÃO HÁ NA PREVISÃO DE VANTAGENS PERMANENTES, SÓ HÁ PARA AQUELES QUE INGRESSARAM ATÉ 2001 NA ADM, A EX. O AD TEMPO SERVIÇO. DESTA FORMA, A QUESTÃO É CORRETÍSSIMA, E A LEI 8112 INCOMPATÍVEL COM A CF.
  • Já vi alguns autores dizerem q vencimento é o vencimento básico do cargo e vencimentos(no plural) quer dizer remuneração (vencimento+vantagens).
  • a) CERTO, conforme comentários acima.
     
    b) ERRADA, a questão fala "estabelecidas em regulamentos", e o certo é "estabelecidas em lei".

    c) ERRADA, quando o texto fala: é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, está se falando de vencimento(no singular) e quando o texto fala:  fixada em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, prêmio ou verba de representação, já está falando de subsídio, então o examinador misturou as definições.

    d) ERRADA, vencimento não é igual a remuneração, o vencimento compõe a remuneração. Quanto à iniciativa das leis, se for para:
          * cargos da estrutura do Poder Executivo é privativa ao Presidente da República;
          * cargos da estrutura da Câmara dos Deputados é privativa desta casa (Câmara); 
          * cargos da estrutura do Senado Federal é privativa desta casa (Senado);
          * No Poder Judiciário a competência é privativa de cada tribunal dos cargos integrantes de suas estruturas;
          * A fixação do subsídio dos Ministros do STF é de iniciativa do próprio STF. Deve-se registrar que o projeto de lei resultante, como qualquer outro projeto de lei, será submetido a sanção ou veto do Presidente da República;
          * a fixação do subsídio dos deputados federais, dos senadores, do Presidente e do Vice- Presidente da República e dos ministros de Estado é da competência exclusiva do Congresso Nacional, não sujeita à sanção ou veto do Presidente da República.

    e) ERRADA, os itens acima respondem ela.

  • Conforme salienta a LC 68/92 

    Art. 65. Remuneração é o vencimento do cargo acrescido das vantagens permanentes ou temporárias estabelecidas em Lei


ID
120376
Banca
FCC
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A alíquota do ICMS nas operações internas com mercadorias não especificadas pela Lei Estadual no 688/96 é de

Alternativas
Comentários
  • Conforme legislação local, seguem as alíquotas aplicáveis:
    RICMS – Decreto nº 4.365/01
    Alíquota Interna 17%
    Alíquota Interestadual 12%
  • A questão está desatualizada. A alíquota atual é 17,5%.


ID
120379
Banca
FCC
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A isenção do IPVA aplica-se à propriedade de

Alternativas
Comentários
  • segue lei 13.296/08 do estado de São Paulo

    SEÇÃO VII
    DA IMUNIDADE, DA ISENÇÃO E DA DISPENSA DO PAGAMENTO DO IMPOSTO

    Artigo 12 - O Poder Executivo disciplinará procedimento para o reconhecimento das imunidades, para a concessão das isenções e para a dispensa do pagamento do imposto.

    Artigo 13 - É isenta do IPVA a propriedade:

    I - de máquinas utilizadas essencialmente para fins agrícolas; (opção d - correta)

    II - de veículo ferroviário;

    III - de um único veículo adequado para ser conduzido por pessoa com deficiência física; (opção b - errada pois é limitado a um veículo por pessoa.)

    IV - de um único veículo utilizado no transporte público de passageiros na categoria aluguel (táxi), de propriedade de motorista profissional autônomo, por ele utilizado em sua atividade profissional;

    V - de veículo de propriedade de Embaixada, Representação Consular, de Embaixador e de Representante Consular, bem como de funcionário de carreira diplomática ou de serviço consular, quando façam jus a tratamento diplomático, e desde que o respectivo país de origem conceda reciprocidade de tratamento;

    VI - de ônibus ou microônibus empregados exclusivamente no transporte público de passageiros, urbano ou metropolitano, devidamente autorizados pelos órgãos competentes;

    VII - de máquina de terraplanagem, empilhadeira, guindaste e demais máquinas utilizadas na construção civil ou por estabelecimentos industriais ou comerciais, para monte e desmonte de cargas;

    VIII - de veículo com mais de 20 (vinte) anos de fabricação. (opção a - errado pois não é com ais de 10 anos de fabricação e sim 20.)

  • LEI ORIDNÁRIA DO ESTADO DE RONDÔNIA Nº 950/2000. Institui o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA.

    Art. 6º. É isenta do IPVA a propriedade dos seguintes veículos:
    I - máquina e trator agrícolas e de terraplenagem; (torna a alternativa d correta)
    II - aéreo de exclusivo uso agrícola; (não inclui uso comercial)
    III - destinado exclusivamente ao socorro e transporte de ferido ou doente; (e não ao transporte de médicos e enfermeiros)
    IV - fabricado especialmente para uso de deficiente físico ou para tal finalidade adaptado, limitada a isenção a 01 (um) veículo por proprietário; (o limite de isenção é de um veículo por proprietário, e não dois)
    V - ônibus de transporte coletivo urbano, que tenha rampa ou outro equipamento especial de ascenso e descenso para deficiente físico;
    VI - de aluguel (táxi), dotado ou não de taxímetro, destinado ao transporte de pessoa, limitada a isenção a 01 (um) veículo por proprietário;
    VII - de combate a incêndio;
    VIII - locomotiva e vagão ou vagonete automovidos, de uso ferroviário;
    IX - embarcação de pescador profissional, pessoa natural, por ele utilizada na atividade pesqueira com capacidade de carga até 3 (três) toneladas, limitada a isenção a 01 (uma) embarcação por proprietário;
    X - os veículos com 15 (quinze) anos ou mais de uso. (e não 10 anos)
    § 1º. Cessado o motivo ou a condição que lhe der causa, cessa a isenção.
    § 2º. A isenção deve ser previamente reconhecida pela administração tributária, conforme dispuser o regulamento.

ID
120394
Banca
FCC
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito do parcelamento, considere as seguintes afirmações:

I. O seu pedido implica o reconhecimento incondicional da infração e do crédito tributário, tendo a concessão resultante caráter decisório.

II. O acordo de parcelamento só prospera com o pagamento da última parcela.

III. O contribuinte que encerrar suas atividades e porventura tiver créditos tributários não liquidados, poderá solicitar parcelamento, desde que cumpra a exigência de fiança suficiente para liquidação do débito.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 688, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1996 DOE 30/12/96
     
    SEÇÃO V
    DO PARCELAMENTO
    Art. 52
    § 4º O contribuinte que encerrar suas atividades e porventura tiver créditos tributários não liquidados,
    poderá solicitar parcelamento desde que cumpra a exigência de fiança prevista na parte final do parágrafo
    anterior
  • Legislação estadual de Rondônia [LEI Nº 688, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1996 DOE 30/12/96]

    Art. 52. Os créditos tributários vencidos poderão ser pagos parceladamente em até 60 (sessenta) vezes, conforme disposto em Decreto do Poder Executivo. (NR dada pela Lei 1799, de 1º.11.07 – efeitos a partir de 05.12.07)
    §   1º O pedido de parcelamento implica no reconhecimento incondicional da infração e do crédito tributário, tendo a concessão resultante caráter decisório.
    § 2º O acordo de parcelamento só prospera com o pagamento da primeira parcela.
    § 3º Tratando-se de crédito tributário ajuizado, o parcelamento será autorizado desde que haja bens em garantia ou fiança suficiente para liquidação do débito.
    § 4º O contribuinte que encerrar suas atividades e porventura tiver créditos tributários não liquidados, poderá solicitar parcelamento desde que cumpra a exigência de fiança prevista na parte final do parágrafo anterior.
  • classificação incorreta. Questão trata de legislação tributária de RO.


ID
120406
Banca
FCC
Órgão
SEFIN-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Ocorre o fato gerador do IPVA na data

Alternativas
Comentários
  • Lei do Estado de Rondônia nº 950 de 22.12.2000


    Art. 3º Ocorre o fato gerador do IPVA:

    I - na data da primeira aquisição do veículo novo por consumidor final; (opção D - errada)
    II - na data do desembaraço aduaneiro, em relação a veículo importado do exterior, diretamente ou por meio de "trading", por consumidor final; (opções A e C - erradas)
    III - na data da incorporação de veículo ao ativo permanente do fabricante, do revendedor ou do importador; (opção B - correta)
    IV - na data em que ocorrer a perda da isenção ou da não-incidência; (opção E - errada)
    V - no dia 1º de janeiro de cada ano, em relação a veículo adquirido em exercício anterior.
  • passivel de recurso, pois na lei a letra B diz em veículo  e não veículo novo! Pra mim não tem resposta certa essa questão.


ID
158599
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

São penalidades disciplinares previstas na Lei Complementar Estadual nº 68/92 (que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores do Estado de Rondônia):

Alternativas
Comentários
  • O  "X" da referida questão está na palavra conjunção ou do art. 166 da LC 68/92. 
    Dispõe:  
    Art. 166. São Penalidades Disciplinares:
    I - repreensão; 
    II - suspensão; 
    III - demissão;
    IV - cassação de aposentadoria OU disponibilidade; 
     V - destituição de cargo em comissão 
    VI - destituição de função gratificada 
    VII - multa

  • Segundo a inteligência do Art. 166 da LC 68/92

    São penalidades disciplinares:
    I - repreensão;
    II - suspensão;
    III - demissão;
    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;
    V - destituição de cargo em comissão;
    VI - destituição de função gratificada;
  • Escreva seu coSegundo a inteligência do Art. 166 da LC 68/92

    São penalidades disciplinares: I - repreensão; II - suspensão; III - demissão; IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade; V - destituição de cargo em comissão; VI - destituição de função gratificada; (VII - MULTA-FOI REVOGADA)

  • A) não existe EXONERAÇÃO de cargo em comissão. Exoneração existe quando não se consegue aprovação em estágio probatório e não há possibilidade de recondução. Exoneração não é considerada uma punição;

    B) A ACUMULAÇÃO ILICITA é uma infração passível de DEMISSÃO e não CASSAÇÃO;

    C) correta

    D) Aquele que exerce função gratificada pode ser DESTITUIDO. EXONERAÇÃO não está no rol das punicoes;

    E) MULTA E REDUÇÃO DE VENCIMENTOS não fazem parte do rol das punicoes.


  • Questão desatualizada. A LC 906/16 alterou o art. 166 da Lei 68/92:

    Art. 166 - São penalidades diciplinares:

    I - repreensão;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de disponibilidade;

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função gratificada.

     

    Fonte: Prof. Cesar Nakano - Gabarito Concursos.

  • Cassação de aposentadoria está revogada.


ID
231889
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Determinado servidor público apresentou requerimento administrativo para que lhe fossem atribuídas, por analogia, vantagens inerentes a cargo distinto do seu. O pedido foi indeferido pela autoridade competente. Em relação ao direito de recorrer previsto na Lei Complementar no 68, de 09 de dezembro de 1992, pode ser

Alternativas
Comentários
  •  O pedido de reconsideração é encaminhado a mesma autoridade que proferiu a decisão.

    O recurso hierárquico é encaminhado à autoridade imediatamente superior à que tenha proferido a decisão.

    Gabarito:D

  • Correta a letra D. Segundo a lei 9784/99:

    Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

            § 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

  • Resposta: Letra D

     

     

    Segundo a Lei nº 9.784/99, das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito (art. 56). O recurso será interposto por meio de requerimento no qual o recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes (art. 60).
     
    Em regra, é de 10 dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida (art. 59). Tal recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de 5 dias, o encaminhará à autoridade superior (art. 56, §1º). Salvo exigência legal, a interposição de recurso administrativo independe de caução (art. 56, §2º).
     
    Fonte: Ética na Administração Pública - Ponto dos Concursos.
  • Gabarito D

    Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

    § 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

  • bom, estando na primeira instancia, e ter seu pedido indeferido, o requerente terá que fazer o pedido de reconsideração antes de solicitar o recurso. O que estar errado na letra a)?
  • O enunciado da questão faz referência ao Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia. A questão não tem haver com o Processo Administrativo em âmbito Federal.
  • Tem a ver com a lei 8112, não?? Na parte que fala do direito de petição (direito que é assegurado ao servidor de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo). A reconsideração e os recursos ao indeferimento da petição são  expostos na referida lei conforme a resposta da questão:


    Art. 107.  Caberá recurso:

            I - do indeferimento do pedido de reconsideração;

            II - das decisões sobre os recursos sucessivamente interpostos.

            § 1o  O recurso será dirigido à autoridade imediatamente superior à que tiver expedido o ato ou proferido a decisão, e, sucessivamente, em escala ascendente, às demais autoridades.

            § 2o  O recurso será encaminhado por intermédio da autoridade a que estiver imediatamente subordinado o requerente.

  • Pedido de reconsideração: dirigido a mesma autoridade que proferiu o ato.

    Recurso = dirigido a autoridade superior àquela que proferiu ato e em escala ascendente às demais.

    Ambos são autonomos, não há indendencia.



  • MAIS UMA QUESTÃO QUE NÃO VERSA SOBRE A LEI 9784!!!


    Conforme enunciando, a questão encontra resposta na Lei Complementar no 68, de 09 de dezembro de 1992:

    Art. 146 - Cabe recurso:

    § 1º - O recurso é dirigido à autoridade imediatamente superior à que tenha expedido o ato proferido a decisão e, sucessivamente na escala ascendente, às demais autoridades, devendo ser decidido no prazo de 30 (trinta) dias.
  • Meus amigos... vamo parar de colar essa porra: 

    Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

      § 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

    SIM É VERDADE, mas a alternativa D não fala isso, simplesmente diz: "legal a apresentação de recurso à autoridade superior à que tenha produzido a decisão desfavorável." 

    Logo, errada '-'..


    O gabarito é D mas, ao meu ver isso tá muito errado. 


  • Cuidado galera. Alguns estão comentando sem ao menos saber que se trata da lei 68/92 " Estatudo dos servidores Públicos de Rondônia"

    Art. 146 - Cabe recurso:
    I - do indeferimento do pedido de reconsideração;
    II - das decisões sobre os recursos, sucessivamente interpostos.
    § 1º  -  O recurso é dirigido à autoridade imediatamente superior à que tenha expedido o 
    ato  proferido  a  decisão  e,  sucessivamente  na  escala  ascendente,
     às  demais  autoridades, 
    devendo ser decidido no prazo de 30 (trinta) dias.


ID
248557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o que a Constituição do Estado de Rondônia dispõe sobre o MP, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "C"

    a) art. 99, §1°. A destituição do Procurador-Geral de Justiça, por iniciativa do Governador, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta da Assembléia Legislativa.

    b) art. 99. O Ministério Público do Estado tem por chefe o Procurador-Geral de Justiça, nomeado pelo Governador, dentre os Procuradores de Justiça em exercício, indicados em lista tríplice pelos integrantes de carreira que gozem de vitaliciedade, na forma prevista em lei complementar para o mandato de dois anos, permitida a recondução

    c) art. 100. Lei Complementar, cuja iniciativa é facultada ao Procurador-Geral de Justiça, estabelecerá a organização, as atribuições e o Estatuto do Ministério Público. (CORRETA)

    d) art. 101. São funções institucionais do Ministério Público:

    I – promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

    e) art. 98. São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, indivisibilidade e a independência funcional.

    Obs: Todos artigos retirados da CE de Rondônia. 

  • e) art. 98. São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, indivisibilidade e a independência funcional.

    Iguais aos da Defensoria Pública.


ID
325120
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

É modalidade de pena disciplinar, nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado deRondônia:

Alternativas
Comentários
  • Lei complementar 68/92

    Art. 166 - São penalidades disciplinares:

    I - repreensão;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função gratificada;

  • MAIA AS RESOSTA FICOU NA MINHA MENTE QUE ERA ADVESTENCIA

  • No Estatuto dos Servidores de RO não consta ADVERTÊNCIA, mas sim, REPREENSÃO.

    Então, das opções, a única que é penalidade é a DEMISSÃO.


ID
325135
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O servidor público responderá civil, penal e administrativamente pelos atos de infração cometidos no exercício de sua atividade. Desta forma, o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia prevê instrumento próprio, destinado a apurar a responsabilidade dos servidores. Qual dos instrumentos abaixo, é destinado a tal função?

Alternativas
Comentários
  • PAD é para apurar RESPONSABILIDADE

    SIDICÂNCIA apura DENÚNCIAS ou IRREGULARIDADES


ID
325141
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Os servidores públicos do estado de Rondônia que por necessidade do serviço, deixam de gozar os períodos de licença especial, na forma da Lei, ao passarem para a inatividade, terão como garantia:

Alternativas
Comentários
  • A norma que estabelecia a conversão em pecúnia, nessa hipótese, foi declarada inconstitucional pelo STF - ADI 1197. Questão desatualizada.


ID
325144
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Constituição do Estado de Rondônia garante aos servidores a redução da carga horária de trabalho, nos casos onde haja a comprovação de que sejam responsáveis legais e cuidem diretamente de portadores de necessidades especiais. Nos casos em que a deficiência for considerada irreversível, a concessão será definitiva, ficando o servidor obrigado a comprovar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 22

    § 3º Nos casos em que a deficiência for confirmadamente considerada irreversível, a concessão de que trata este artigo será definitiva, devendo o servidor comprovar, anualmente, apenas a dependência econômica.

    Resposta Letra C de Cespe rs'

  • Somente a dependencia economica.

  • Art. 22

    § 3º Nos casos em que a deficiência for confirmadamente considerada irreversível, a concessão de que trata este artigo será definitiva, devendo o servidor comprovar, anualmente, apenas a dependência econômica.

  • É meio lógica: Se a deficiência for considerada irreversível, não tem lógica estar comprovando. Logo, só resta a econômica.

  • ATENÇAO! PGE/RO!

    Constituição Estadual de Rondônia. Art. 22, § 3º Nos casos em que a deficiência for confirmadamente considerada irreversível, a concessão de que trata este artigo será definitiva, devendo o servidor comprovar, anualmente, apenas a dependência econômica.


ID
325270
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar nº 68/92 do Estado de Rondônia constitui um direito do servidor público:

Alternativas
Comentários
  • apesar de citar a  Lei Complementar nº 68/92, a questão pode ser respondida por analogia à legislação federal (Lei 8.112) e CF/88, assim sendo:

    resposta a, conforme:
    CF/88 - Art. 5ª
    LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

    demais opções são todas proibidas pelo artigo 117 da Lei 8.112
  • Gabarito: A

    Lei Complementar nº 68/92

    Art. 141 - É assegurado ao servidor, requerer, pedir reconsideração e recorrer de decisões.


  • a) CORRETA: É assegurado ao servidor, requerer, pedir reconsideração e recorrer de  decisões


    As demais alternativas estão elencadas no art. 155 da Lei 68/92 e constituem PROIBIÇÕES inerentes aos servidores:

    b) participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comandatário.c) ausentar-se do serviço durante o expediente, semprévia autorização do chefe imediato.

    d) recusar fé a documentos públicos.

    e) promover manifestações de apreço ou desapreço no recinto da repartição.

  • letra a

     

    Os demais são proibições.


ID
325282
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Artigo 186 da Constituição Estadual de Rondônia, a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e executada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua preparação e qualificação para o trabalho. Cabe aos Municípios prioritariamente:

Alternativas
Comentários
  • Baseado no Art. 211 CF: " A União, os Estados, o Df e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino."
    § 2°: " Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil."

     

  • Parágrafo único, do art. 188, da Constituição do Estado de Rondônia: 

    §ún. Os Municípios organizarão os seus sistemas de ensino, tendo em vista a sua capacidade financeira e a necessidade de seus habitantes, atuando, prioritariamente, no ensino fundamental e na pré-escola

ID
336136
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com a Lei Complementar n° 68/92, constitui uma infração disciplinar punível com demissão:

Alternativas
Comentários
  • Lei complementar 68/92

    Art. 170 - São infrações disciplinares puníveis com demissão:

    I - crime contra a administração pública;

    II - abandono de cargo ou emprego; (Alterado pela Lei Complementar nº 164 de 27/12/1996, publicada no D.O.E. nº 3663 de 27/12/96)

    III - inassiduidade habitual;

    IV - improbidade administrativa; 37

    V - incontinência pública e conduta escandalosa;

    VI - insubordinação grave em serviço;

    VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

    VIII - aplicação irregular de dinheiro público;

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio público;

    XI - corrupção em quaisquer modalidades;

    XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

    XIII – a transgressão dos incisos IX a XVII do artigo 155;

    XIV - reincidência de infração capitulada no inciso VI e VII, do artigo 169.

  • GABARITO: LETRA A

    B) conceder diárias com o objetivo de remunerar outros serviços ou encargos, bem como recebê-las pela mesma razão ou fundamento.SUSPENSÃO DE 30 DIAS

    C) obstar o pleno exercício da atividade administrativa.SUSPENSÃO DE 30 DIAS

    D) faltar à verdade, com má-fé, no exercício das funções. SUSPENSÃO DE 10 DIAS

    E) deixar de pagar dívidas ou pensões a que esteja obrigado em virtude de decisão judicial. REPREENSÃO



ID
366643
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere à disciplina normativa prevista na Lei complementar n° 76, de 27 de abril de 1993, que dispõe sobre o Estatuto da Polícia Civil do Estado de Rondônia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: " a", pois a autoridade policial poderá sim realizar novas investigações, se de outras provas tiver notícia.

    Vejamos o art.8º, parágrafo 3º da Lei completar 76/93 

    Parágrafo terceiro, do artigo 8º, da Constituição do Estado de Rondônia: 


    §3º - Depois de ordenado o arquivamento do Inquérito Policial por falta de base para denúncia, poderá a autoridade policial proceder novas investigações, se de outras provas tiver notícia

  • D) "São funções institucionais exclusivas da Polícia Civil, as de Polícia Judiciária, investigatória policial, preventiva da ordem social e dos direitos, ao combate eficaz da criminalidade e da violência."

    EXCLUSIVAS? E A POLÍCIA FEDERAL?


ID
366646
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre as regras elencadas na Lei Complementar nº 68/1992, Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    O provimento pode ser originário ou derivado. Sendo que a única modalidade de provimento originário que existe hoje é a nomeação.
  • Seu comentario está correto, portanto a alternativa certa é a E
  • Seção III
    Da Nomeação
    Art. 15. A nomeação é a forma originária de provimento dos cargos públicos.
    Parágrafo único. A nomeação para o cargo de carreira ou cargo isolado de
    provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público, obedecidos a ordem de
    classificação e o prazo de sua validade.
    Art. 16. A nomeação será feita:
    I - em caráter efetivo, para os cargos de carreira;
    II - em caráter temporário, para os cargos em comissão, de livre provimento e
    exoneração;
    III - em caráter temporário, para substituição de cargos em comissão.

  • a) A posse em cargo público independe (depende) de prévia inspeção médica, bastando a aprovação em concurso público.

    b) O gozo dos direitos políticos não se inclui dentre os requisitos básicos para investidura em cargo público.

    c) A investidura em cargo público ocorre com a nomeação. (posse)

    d) Pode (Não) a Administração Pública realizar novo concurso público, ainda que haja candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

    Gab.: Letra E.

  • GAB E

    I - nomeação; ( ORIGINARIO)

    II - promoção; DERIVADO

    III - readaptação;DERIVADO

    IV - reintegração;DERIVADO

    V - aproveitamento;DERIVADO

    VI - reintegração; DERIVADO

    VII - recondução;DERIVADO

  • letra E

    A- posse em cargo público independe de prévia inspeção médica, bastando a aprovação em concurso público.

    b- O gozo dos direitos políticos não se inclui dentre os requisitos básicos para investidura em cargo público.

    c- A investidura em cargo público ocorre com a nomeação. POSSE.

    d- Pode a Administração Pública realizar novo concurso público, ainda que haja candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

    e- A nomeação é a forma originária de provimento dos cargos públicos. 


ID
616540
Banca
FUNCAB
Órgão
DER-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando as disposições da Lei Complementar Estadual/RO68/92, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LC 68/RO/92

    Art. 49 - A remoção processar-se-á:
    I - por permuta, mediante requerimento conjunto dos interessados, desde que observada a
    compatibilidade de cargos, com anuência dos respectivos Secretários ou dirigentes de órgãos, conforme
    dispuser em regulamento; (...).
     
  • CORRETO O GABARITO...

    Apesar da questão tratar apenas de regime jurídico estadual, ainda se presta e nos auxilia ao estudo da lei 8112...porque em outras palavras os requisitos da PERMUTA ali disciplinada é praticamente a mesma da Lei Estadual utilizada na questão...
  • FORMAS DE PROVIMENTO:

    -APROVEITAMENTO;

    -PROMOÇÃO;

    -NOMEAÇÃO;

    -REINTEGRAÇÃO;

    -REVERSÃO;

    -READAPTAÇÃO;

    -RECONDUÇÃO.

    relotação não é forma de provimento

  •  1º É de 30 (trinta) dias o prazo para o servidor entrar em exercício, contados da data da posse ou do ato que lhe determinar o provimento.

    § 2º Será exonerado o servidor empossado que não entrar em exercício no prazo previsto no parágrafo anterior

  • FORMAS DE PROVIMENTO:

    APROVEITA A PROMOÇÃO NO [4]

    -APROVEITAMENTO;

    -PROMOÇÃO;

    -NOMEAÇÃO;

    -REINTEGRAÇÃO;

    -REVERSÃO;

    -READAPTAÇÃO;

    -RECONDUÇÃO.

    FONTE: ROBNEI STEFANNES - Professor do PHD concursos.


ID
665023
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, Lei Complementar n° 68/1992, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C

    (Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia) Lei Complementar n° 68/1992, art. 15 - A nomeação é a forma originária de provimento dos cargos públicos.

    Parágrafo único - A nomeação para o cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público, obedecido a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

    Art. 16 - A nomeação será feita:

    I - em caráter efetivo, para os cargos de carreira;

    II - em caráter temporário, para os cargos em comissão, de livre provimento e exoneração;

    III - em caráter temporário, para substituição de cargos em comissão.

  • De acordo com a  Lei Complementar n° 68/1992 do estado de Rondônia : 

    Art. 16 - A nomeação será feita:


    I - em caráter efetivo, para os cargos de carreira;


    II - em caráter temporário, para os cargos em comissão, de livre provimento e exoneração;


    III - em caráter temporário, para substituição de cargos em comissão.


    gabarito letra C

  • lei 8112/90 art.9º - A nomeação far-se-á:

    II- Em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

    § único : O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, INTERINAMENTE (temporariamente), em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remunerção de um delesdurante o período da interinidade.
  • a) ERRADA. Pois conforme a Lei 68/92 art. 28 § 1º São requisitos básicos a serem apurados no estágio probatório: 

    I - assiduidade; 

    II - pontualidade; 

    III - disciplina

    IV - capacidade de iniciativa; 

    V - produtividade; 

    VI - responsabilidade

    b) ERRADA. Art. 20 § 1º É de 30 (trinta) dias o prazo para o servidor entrar em exercício, contados da data da posse ou do ato que lhe determinar o provimento.  § 2º Será exonerado o servidor empossado que não entrar em exercício no 
    prazo previsto no parágrafo anterior. 

    c) CORRETA. A nomeação será feita em caráter temporário, para substituição de cargos em comissão.

    d) ERRADA. Conforme o Art. 29. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquire estabilidade no serviço público ao completar 02 (dois) anos de efetivo exercício. Mas, a jurisprudência do STF e STJ tem entendido que tal prazo é de 3 anos. Porém, se no enunciado cobrar "de acordo com a lei 68/92" vale colocar 24 meses ou 2 anos, embora, a questão seria de fácil anulação.

    e) ERRADA. Pois dentre outros requisitos, quitação com as obrigações militares e eleitorais é requisito básico para investidura em cargo público.


ID
665029
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

“É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.” Tal assertiva, segundo o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, traduz o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Embora não seja o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, dá pra matar a questão tendo como base a Lei nº 8.112/90.
    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.
    Bons estudos!!!

     
  • a)      Nomeação
    Após a nomeação, ocorrerá a posse do servidor no respectivo cargo, no prazo de 30 dias. A partir da posse o servidor tem um prazo de 15 dias para entrar em exercício. A investidura no cargo se dá com a posse, a partir da qual passa a ser servidor efetivo. Só há posse em cargo de provimento originário. 
    b) Promoção
    É aquela que ocorre dentro da carreira, quando o servidor é promovido à classe superior.
     
    c)      Reintegração
    A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
     
    d)     Reversão
    É o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez quando forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria, ficando como excedente caso o cargo esteja provido.
    Há também a possibilidade de reversão a pedido do servidor que se aposentou voluntariamente, desde que: haja cargo vago, ele já fosse estável quando se aposentou, tenha solicitado a reversão no prazo de 5 anos a partir da aposentadoria, e, em qualquer caso, haja interesse para a Administração.
  •  "Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica."
  • Readaptação é forma de provimento derivado, mediante a qual o servidor, estável ou não, tendo sofrido limitação física ou mental em suas habilidades, torna-se inapto para o exercício do cargo que ocupa, mas, não configurada a invalidez permanente, pode ainda exercer outro cargo para o qual a limitação sofrida não o incapacita. O cargo provido deverá ter atribuições afins às do anterior. Tem que ser respeitada a habilitação exigida, o nível de escolaridade e a equivalência de vencimentos. Na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga. 
  • Bem, a questão é sobre o o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, mas o conceito de recondução é o mesmo da L8112!

ID
665158
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, Lei Complementar n° 68/1992, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Seção III
    Da Nomeação
    Art. 15. A nomeação é a forma originária de provimento dos cargos públicos.
    Parágrafo único. A nomeação para o cargo de carreira ou cargo isolado de
    provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público, obedecidos a ordem de
    classificação e o prazo de sua validade.
    Art. 16. A nomeação será feita:
    I - em caráter efetivo, para os cargos de carreira;
    II - em caráter temporário, para os cargos em comissão, de livre provimento e
    exoneração;
    III - em caráter temporário, para substituição de cargos em comissão.

  • Sempre a Tania Silva salvando a pátria rsrsr. Parabens!

  • a) Errado. Requisito para estágio probatório: Assiduidade, pontualidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade.

    b) Errado. A partir da data da posse, o servidor empossado terá o prazo de 30 dias para entrar em exercício, caso não entre, será exonerado.

    c) Correto. Exatamente como diz no enunciado.

    d) Errado. Adquire-se estabilidade agora, após 3 anos de estágio probatório.

    e) Errado. A quitação com as obrigações militares e eleitorais, são requisitos básicos para investidura em cargo público.


ID
665161
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

“É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica." Tal assertiva, segundo o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, traduz o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Seção IX
    Da Readaptação
    Art. 31. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e
    responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou
    mental verificada em inspeção médica.
    § 1° Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptado será aposentado.
    § 2° A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a
    habilitação exigida.

  • Readaptação= limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental;

    Reversão= reingresso de servidor aposentado;

    Reintegração= reinvestidura do servidor estável quando invalidada a sua demissão;

    Recondução= retorno do servidor estável ao cargo por ele anteriormente ocupado.


ID
665620
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O servidor público que seja o responsável legal e cuide diretamente de portador de necessidade especial terá redução de 50% (cinquenta por cento) de sua carga horária de trabalho:

Alternativas
Comentários
  • Questão inteligente, com base na 8.112:

    Horário especial
    - é uma concessão ao servidor que possua dependente portador de deficiência física, mediante de compensação de horário, desde que comprovada a necessidade por Junta Médica Oficial.
    - A concessão é feita através de Portaria concessiva do horário especial no Boletim de Serviço. - O horário especial será concedido ao servidor que tenha cônjuge, filho ou dependente portador de deficiência física, neste caso, será exigida compensação de horário, na forma do inciso II do art. 44 da Lei nº 8.112
     -  As concessões para acompanhar o dependente com necessidades especiais deverão se limitar ao período em que se fizer imprescindível o acompanhamento.
     - Quando ambos os pais ou responsáveis pelo portador de deficiência forem servidores públicos federais, o horário especial deverá ser concedido somente a 01 (um) deles.
     - A remuneração será mantida, independente de estar ele sob tratamento médico.
  • O artigo 127 da LCRS 10.098/94, prevê: "O servidor, pai, mãe ou responsável por excepcional, físico ou mental, em tratamento, fica autorizado a se afastar do exercício do cargo, quando necessário, por período de até 50% (cinquenta por cento) de sua carga horária normal cotidiana, na forma da lei." - Mantida a sua integral remuneração, desde que seja comprovada a necessidade de assistência permanente ao portador de necessidade especial, independentemente de estar ele sob tratamento terapêutico.
  • LETRA B

    Faltou a informação na assetiva de que deverá haver compensação de horários para não haver nenhuma redução da remuneração. Mas isso não deixa a assertiva falsa.
  • atenção:
     não se trata da Lei 8112, senão na lei complementar do MPE-RO, por isso esta certa.
  • Essa questão está no assunto errado. Não é agentes públicos - disposições constitucionais. O tema nela versado em nada cobra conhecimento constitucional. Deveria estar em regime jurídico dos servidores públicos do MPE-RO.
  • ATUALIZANDO PARA A PC-RO 2021

    LETRA B - Mantida a sua integral remuneração, desde que seja comprovada a necessidade de assistência permanente ao portador de necessidade especial, independentemente de estar ele sob tratamento terapêutico. 

    CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE RONDÔNIA

    Art. 22. O servidor público que seja responsável legal e cuide diretamente de portador de necessidade especial que, comprovadamente, necessite de assistência permanente, independentemente de estar sob tratamento terapêutico, terá redução de 50% (cinquenta por cento) de sua carga horária de trabalho, sem prejuízo de sua integral remuneração:

    § 1° Para fins de concessão do benefício de que trata este artigo, considera-se portador de necessidade especial a pessoa de qualquer idade portadora de deficiência física ou mental comprovada e que tenha dependência sócio educacional e econômica do servidor público.

    § 2° A redução da carga horária de que trata este artigo perdurará enquanto permanecer a necessidade de assistência e a dependência econômica do portador de necessidade especial

    § 3º Nos casos em que a deficiência for confirmadamente considerada irreversível, a concessão de que trata este artigo será definitiva, devendo o servidor comprovar, anualmente, apenas a dependência econômica.


ID
665623
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando a Constituição Estadual de Rondônia, no que tange à ordem social, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • EMENDA CONSTITUCIONAL N° 17
    Acrescenta dispositivo ao art. 189, da Constituição Estadual.
    A MESA DIRETORA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RONDÔNIA,  nos termos do § 3° do art. 38, da Constituição Estadual, promulga a seguinte Emenda ao texto constitucional:
    Art. 1°  - Ficam acrescidos o inciso I e os §§ 5° e 6° ao art. 189 da Constituição Estadual, com a seguinte redação:
    “Art. 189 - ..........................................................................................................
    I – são considerados como integrantes da receita aplicada nos termos deste artigo as despesas empenhadas, liquidadas e pagas no exercício financeiro.
    § 1° - ...................................................................................................................
    § 5°- O Poder Executivo Estadual manterá conta especial para os efeitos financeiros definidos neste artigo.
    § 6° - O Poder Executivo Estadual encaminhará, trimestralmente, à Comissão Permanente de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembléia Legislativa e ao Tribunal da Contas do Estado, até o décimo quinto dia do mês subseqüente, demonstrativo dos recursos aplicados no período na manutenção e desenvolvimento do ensino “.
    Fonte: http://www.camara.gov.br/internet/interacao/constituicoes/constituicao_rondonia.pdf

  • A) Errada - A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.
    B) Errada - Não há tal previsão na CF. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
    C) Correta, conforme comentário do colega Paulo.
    D) Errada - Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil. Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.
    E) Errada - Não existe essa previsão.
  • ATENÇÃO! PGE/RO!

    Constituição. Estadual de Rondônia: Art. 189,§ 6:  O Poder Executivo Estadual encaminhará, trimestralmente, à Comissão Permanente de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembléia Legislativa e ao Tribunal da Contas do Estado, até o décimo quinto dia do mês subsequente, demonstrativo dos recursos aplicados no período na manutenção e desenvolvimento do ensino “.


ID
676993
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade do servidor constituem-se nos fatores a serem especialmente aferidos:

Alternativas
Comentários
  • A-) I disciplina, II capacidade de iniciativa, III produtividade, IV responsabilidade, V pontualidad, VI assiduidade
  • Lei 68/92.

     

    Art. 28 - O Servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo fica sujeito a um período de estágio probatório de 02 (dois) anos, com o objetivo de avaliar seu desempenho visando a sua confirmação ou não no cargo para o qual foi nomeado.

     

    § 1º - São requisitos básicos a serem apurados no estágio probatório:

     

    I - assiduidade;

    II - pontualidade;

    III - disciplina;

    IV - capacidade de iniciativa;

    V - produtividade;

    VI - responsabilidade.

     

    Fonte: http://www.idaron.ro.gov.br/portal/legislacao/arquivos/exibir.ashx?arquivo=73&especie=Lei&Num=68&ano=1992

  • Essa eu nem terminei de ler.. já marquei A logo kkkk

     

    Avante amigos!


ID
676996
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Número de cargos de provimento efetivo, celetista e em comissão, que representa, qualitativa e quantitativamente, a força de trabalho necessária e adequada à consecução dos objetivos do DETRAN-RO:

Alternativas

ID
676999
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Mudança do servidor de uma referência para a referência seguinte, dentro da mesma classe, dependendo, cumulativamente, da avaliação de desempenho e de cumprimento do interstício, no mínimo, de dois anos; passagem do servidor da última referência de uma classe para a primeira da classe seguinte do mesmo nível de carreira, dependendo, cumulativamente, da avaliação de desempenho, do cumprimento de interstício de dois anos e da observância do percentual fixado para a classe;

Alternativas

ID
677002
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Os servidores do DETRAN-RO regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho integram quadro:

Alternativas

ID
677005
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sistema permanente de capacitação e mérito funcional mediante critérios que proporcionem igualdade profissional e valorização dos talentos humanos são, de acordo com o Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia - DETRAN-RO, seus(suas):

Alternativas

ID
677179
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O ingresso em cargo da classe inicial de cada nível de carreira, no Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia, far-se-á exclusivamente por meio de concurso público de:

Alternativas

ID
677182
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nível salarial integrante da faixa de remuneração fixada para a classe, atribuída ao ocupante do cargo em decorrência de seu progresso funcional:

Alternativas

ID
677185
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O servidor não aprovado no estágio probatório será:

Alternativas
Comentários
  • As questôes A e D estão corretas , mas a questão A está "mais correta".

  • art. 20 da Lei n. 8.112/90§ 2º   O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.


ID
677329
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A reestruturação e a organização do Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN-RO - estão disciplinadas por:

Alternativas

ID
677332
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Conjunto de retribuições pecuniárias devidas ao servidor pelo efetivo exercício do cargo, escalonadas em classes e referências:

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia fazer algum comentário sobre a QUESTÃO

     


ID
677335
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Unidade básica do Quadro de Pessoal, remunerados pelos cofres públicos, cujo provimento individualiza os seus ocupantes:

Alternativas

ID
677731
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Quadro de Pessoal do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia compreende os cargos de provimento:

Alternativas

ID
677998
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Quadro de Pessoal do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia compreende os cargos de provimento:

Alternativas

ID
820192
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Lei Complementar Estadual nº 68/92 – Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, no Capítulo III, Título II, são formas de movimentação de pessoal:

Alternativas
Comentários
  • LEI COMPLEMENTAR Nº 68, DE 09 DE DEZEMBRO DE 1.992

     

    CAPÍTULO III

    DA MOVIMENTAÇÃO

     

    Art. 44 - São formas de movimentação de pessoal:

     

    I - remoção;

    II - relotação;

    III - cedência.

  • Lei Nº 68/92.

     

    Adendo:

     

    Art. 45 - É vedada a movimentação “ex-ofício” de servidor que esteja regularmente matriculado em Instituição de Ensino Superior de formação, aperfeiçoamento ou especialização profissional que guarde correspondência com as atribuições do respectivo cargo.

     

    Art. 46 - Nos casos de extinção de órgãos ou entidades, os servidores estáveis que não puderem ser movimentados na forma prevista no presente Capítulo serão colocados em disponibilidade, até seu aproveitamento na forma prevista nesta Lei Complementar.

     

     

    Fonte: http://www.idaron.ro.gov.br/portal/legislacao/arquivos/exibir.ashx?arquivo=73&especie=Lei&Num=68&ano=1992

  • a- promoção, readaptação e aproveitamento. (provimento de cargo público)

    b- recondução, reintegração e reversão. (provimento de cargo público)

    c- remoção, relotação e cedência. (movimentação de pessoal)

    d- exoneração, demissão e aposentadoria. (vacância)

    e- pontualidade, assiduidade e produtividade. (analise de desempenho estágio probatório)


ID
820195
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Os servidores públicos civis do estado de Rondônia possuem direito à Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família, segundo a seção II do Capítulo IV, Título III, da Lei Complementar Estadual nº 68/92, Artigo 119: “Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consanguíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por Junta Médica Oficial." Nesse caso, a licença será concedida na seguinte condição:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Art. 119 - Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou 
    companheiro,  padrasto  ou  madrasta,  ascendente,  descendente,  enteado  e  colateral 
    consangüíneo  ou  afim  até  o  segundo  grau  civil,  mediante  comprovação  por  Junta  Médica 
    Oficial.
    §  1º  -  A  licença  somente  será  deferida  se  a  assistência  direta  do  servidor  for 
    indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo. (questao c)
    § 2º  -  A  licença será concedida sem prejuízo de remuneração do cargo efetivo, até 90 
    (noventa) dias, podendo ser prorrogada por até 90 (noventa) dias, mediante parecer da Junta 
    Médica e, excedendo estes prazos, sem remuneração.
    §  3º  -  Sendo  os  membros  da  família  servidores  públicos  regidos  por  este  Estatuto,  a 
    licença será concedida, no mesmo período, a apenas um deles.
    § 4º  -  A licença pode ser concedida para parte da jornada normal de trabalho, a pedido 
    do servidor ou a critério da Junta Médica Oficial. 
    30
    §  5º  -  A  licença  fica  automaticamente  cancelada  com  a  cassação  do  fato  originador, 
    levando-se à conta de falta as ausências desde 08 (oito) dias após a cessação de sua causa até o 
    dia útil anterior à apresentação do servidor ao serviço.

  •  a)Somente em período integral (ERRADO... PODE SER PARCIAL, CASO O SERVIDOR PREFIRA) da jornada normal de trabalho, inviabilizando servidores com carga horária diminuta.

     b)Em situações de doenças terminais,( ERRADO) os servidores ficam isentos de apresentar parecer da Junta Médica nos seis primeiros meses.

     c)Se a assistência direta do servidor for indispensável e não puder ser prestada simultaneamente como exercício do cargo. (CORRETA)

     d)Sem prejuízo de remuneração do cargo efetivo, até dois anos, (ERRADO... até 90 dias, prorragáveis por mais 90. passado este período da prorrogação, daí será sem remuneração. esta licença não poderá passar de 24 meses)podendo ser prorrogada por até um ano,mediante parecer da Junta Médica.

     e)Sendo os membros da família servidores públicos regidos por este Estatuto, a licença será concedida para os dois (ERRADO. SOMENTE PARA UM) e prorrogada somente para um deles


ID
822391
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a Lei Complementar Estadual nº 68/92 – Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, no Capítulo III, Título II, são formas de movimentação de pessoal:

Alternativas
Comentários
  • Capítulo III

    DA MOVIMENTAÇÃO

    Art. 44. São formas de movimentação de pessoal:

    I - remoção

    II - relotação

    III - cedência


  • remoção, relotação e cedência.


ID
822394
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Os servidores públicos civis do estado de Rondônia possuem direito à Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família, segundo a seção II doCapítulo IV, Título III, da Lei Complementar Estadual nº 68/92, Artigo 119: “Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consanguíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por Junta Médica Oficial.” Nesse caso, a licença será concedida na seguinte condição:

Alternativas
Comentários
  • Seção II
    Da Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família
    Art. 119. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do
    cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral
    consangüíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por Junta Médica Oficial.
    § 1° A licença somente será deferida se a assistência direta do servidor for
    indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo.
    § 2° A licença será concedida sem prejuízo de remuneração do cargo efetivo, até
    noventa dias, podendo ser prorrogada por até noventa dias, mediante parecer da Junta Médica e,
    excedendo estes prazos, sem remuneração.
    § 3° Sendo os membros da família servidores públicos regidos por este Estatuto, a
    licença será concedida, no mesmo período, a apenas um deles.
    § 4° A licença pode ser concedida para parte da jornada normal de trabalho, a
    pedido do servidor ou a critério da Junta Médica Oficial.
    § 5° A licença fica automaticamente cancelada com a cassação do fato originador,
    levando-se à conta de falta as ausências desde oito dias após a cessação de sua causa até o dia
    útil anterior à apresentação do servidor ao serviço.

  • Gabarito letra "A"


ID
825607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere à posse, assinale a opção correta, com base no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia.

Alternativas
Comentários
  • A norma segue o padrão do Regime juridico dos servidores da Uniao, Lei. 8.112/90:

    Art. 13...

    § 4o Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Abraços a todos

  • A) ERRADA, neste caso, a posse será dada pelo Diretor Geral da Polícia Civil (Art. 19, III).

    B) ERRADA, é permitida por previsão expressa do art. 17, § 3º. 

    C) ERRADA, não há previsão desse caso na lei.

    D) CORRETA, Art. 17, § 4º in verbis.

    E) ERRADA, o prazo é prorrogável por mais trinta dias (art. 17, § 1º).

  • Lei Estadual

    Em breve logo você será 1° nomeado (até 30 dias) e 2° tomar a posse (até 30 dias) e sendo prorrogáveis.

    Estabilidade: 2 anos

    Lei Federal

    Em breve logo você será 1° nomeado (até 30 dias) e 2° tomar a posse (até 15 dias) e sendo prorrogáveis.

    Estabilidade: 3 anos


ID
825610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, o reingresso de servidor aposentado no serviço público, quando insubsistentes os motivos determinantes de sua aposentadoria por invalidez, verificados em inspeção médica oficial ou por solicitação voluntária do aposentado, a critério da administração, é denominado

Alternativas
Comentários
  • REVERSÃO: é o retorno do servidor aposentado por invalidez quando os motivos causadores da inatividade desapareceram. A cessação das causas do ato de aposentadoria deverá ser comprovada por junta médica oficial.

    A efetivação da reversão: efetiva-se a reversão com o retorno do servidor no mesmo cargo ou no cargo transformado. Caso inexista vaga para que se dê esse retorno, o servidor será posto em disponibilidade remunerada.

    Prazo a ser respeitado para o retorno do servidor: a reversão deverá ocorrer no prazo de 30 dias, a contar da publicação do ato. Caso o servidor não observe esse prazo limite, estará sujeito à cassação da aposentadoria.
    Bons estudos :)

  • REINTEGRAÇÃO: É a reinvestidura, volta do servidor estável no cargo anteriormente ocupado por ele, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial por ter sido a demissão ou rescisão dada de forma ilegal. Nesse caso há ressarcimento de todas as vantagens.

    RECONDUÇÃO: É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, por ter sido retirado do cargo em decorrerá de, por exemplo:

    a) Inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    b) Reintegração do anterior ocupante.

    REVERSÃO: é o retorno do servidor aposentado por invalidez quando os motivos causadores da inatividade desapareceram. A cessação das causas do ato de aposentadoria deverá ser comprovada por junta médica oficial.

     APROVEITAMENTO – Neste caso é o retorno ao Serviço Ativo do Servidor que se encontrava em disponibilidade e foi aproveitado – E deve realizar-se somente em cargo semelhante àquele anteriormente ocupado pelo servidor que estava em disponibilidade. 

    READAPTAÇÃO: servidor efetivo que apresentar limitações físicas ou psíquicas para o desempenho de suas funções, poderá requerer ou ser encaminhado por indicação médico-pericial para a readaptação funcional, para aproveitamento em atribuições diferentes, compatíveis com o cargo ocupado e a condição funcional do servidor.

    (http://jus.com.br/artigos/35306/comparacoes-e-conceitos)



ID
825751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Constituição do Estado de Rondônia estabelece as ações e as funções dos setores público e privado do estado. Com relação ao Poder Judiciário, assinale a opção correta, tendo como base a Constituição do Estado de Rondônia.

Alternativas
Comentários
  • Os magistrados do estado de Rondônia são nomeados, promovidos, removidos, aposentados e colocados em disponibilidade pelo Tribunal de Justiça do Estado.

  • a) Errado. Passa por várias tramitações.

    b) Errado. O deputado estadual é o único processado e julgado apenas por crime COMUM, e não por de responsabilidade, pelo TJ.
    c) Errado. O Juízes de paz realmente integram a adm. da justiça, porém não tem caráter jurisdicional.
    d) Correto. Exatamente o que diz no trecho.
    e) Errado. Art. 88 - São partes legítimas para propor ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal, em face desta Constituição: I - o Governador; II - a Mesa da Assembléia Legislativa; III - o Procurador-Geral de Justiça; IV - o Prefeito e a Mesa da Câmara do respectivo Município, em se tratando de lei ou ato normativo local; V - o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil; VI - os partidos políticos com representação na Assembléia Legislativa ou em Câmara de Vereadores; VII - as federações sindicais e entidades de classe de âmbito estadual;
    Refere-se ao governador e outros, mas não ao vice-governador.

ID
825757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito das licenças, assinale a opção correta, com base no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia.

Alternativas
Comentários
  • Art. 116. Conceder-se-á ao servidor licença:
    I - por motivo de doença em pessoa da família;
    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;
    III - para o serviço militar;
    IV - para atividade política;
    V - prêmio por assiduidade;
    VI - para tratar de interesse particular;
    VII - para desempenho de mandato classista;
    VIII - para participar de cursos de especialização ou aperfeiçoamento;
    IX - VETADO.


    § 3º É vedado o exercício da atividade remunerada durante o período da licença
    prevista do inciso I deste artigo.

  • b) De acordo com a LC, o servidor será remunerado por até 180 dias, após esse prazo não haverá mais remuneração...
    A Questão está desatualizada.
    § 2º - A licença será concedida sem prejuízo de remuneração do cargo efetivo, até 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogada por até 90 (noventa) dias, mediante parecer da Junta Médica e, excedendo estes prazos, sem remuneração. 
  • ALTERNATIVA A: ERRADA. A concessão, ao servidor, de licença por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro poderá ser pelo prazo de até dois anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

    Art. 120 - O servidor terá direito à licença para acompanhar o cônjuge ou companheiro que for deslocado para outro Estado da Federação, para o exterior ou para o exercício eletivo.

    § 2º - A licença será concedida mediante pedido e poderá ser renovada de 02 (dois) em 02 (dois) anos.

    ALTERNATIVA B: CERTA. O servidor público civil que estiver em gozo de licença por motivo de doença em pessoa da família não poderá, durante o período da licença, exercer atividade remunerada.

    Art. 119 - Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consangüíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por Junta Médica Oficial.

    Art. 116 - Conceder-se-á ao servidor Licença: I - por motivo de doença em pessoa da família;

    § 3º - É vedado o exercício da atividade remunerada durante o período da licença prevista no inciso I deste artigo.

    ALTERNATIVA C: ERRADA. O servidor que estiver em estágio probatório poderá entrar em gozo de licença para tratar de interesse particular após um ano de exercício da função.

    Art. 128, § 3º - O disposto nesta seção não se aplica ao servidor em estágio probatório.

    ALTERNATIVA D: ERRADA. O prazo da licença de um servidor que requereu a concessão de licença e, antes da concessão, ficou impedido de comparecer ao serviço por motivo de doença comprovada começará a correr a partir da data em que for publicada a concessão.

    Art. 118 - O servidor deverá aguardar em exercício a concessão de licença, salvo doença comprovada que o impeça de comparecer ao serviço, hipótese em que o prazo de licença começará correr a partir do impedimento.

    ALTERNATIVA E: A concessão, ao servidor, de licença para tratar de interesse particular poderá ser renovada de dois em dois anos, sem intervalo de tempo entre uma licença e outra.

    Art. 128 - O servidor pode obter licença sem vencimento para tratar de interesse particular.

    § 1º - A licença de que trata o "caput" deste artigo terá duração de três anos consecutivos, prorrogável por igual período, vedada a sua interrupção, respeitado o interesse da administração.

    Fonte: LC 68/92.


ID
825760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o que dispõe o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, assinale a opção correta no que concerne ao direito de petição.

Alternativas
Comentários
  • Art. 146. Cabe recurso:
    I - do indeferimento do pedido de reconsideração;
    II - das decisões sobre os recursos, sucessivamente interpostos.
    § 1° O recurso é dirigido à autoridade imediatamente superior à que tenha
    expedido o ato ou proferido a decisão e, sucessivamente na escala ascendente, às demais
    autoridades, devendo ser decidido no prazo de trinta dias.
    § 2° Nenhum recurso pode ser dirigido mais de uma vez à mesma autoridade.

  • Princípio da Irrepetibilidade

  • LC 68/92, Art. 143 - Cabe pedido de reconsideração, que não pode ser renovado, à autoridade que tenha expedido o ato ou proferido a primeira decisão. 

  • B) O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30d, a contar da publicação ou da ciência pelo interessado, da decisão decorrida (NÃO CONSTITUI OBICE)
    C) Sob pena de responsabilidade, será assegurado ao servidor a obtenção de certidões requeridas para defesa de seus direitos e esclarecimentos de situações, salvo se o interesse público impuser sigilo. (NÃO É VEDADA);

    D) Os pedidos de reconsideração e os recursos (não) têm efeito suspensivo; os que sejam providos, porém, dão 

    lugar às retificações necessárias, retroagindo seus efeitos à data do ato impugnado. 

    E) O pedido de reconsideração e o (recurso), quando cabíveis, interrompem a prescrição


  • Art. 146 - Cabe recurso:

    § 2º - Nenhum recurso pode ser dirigido mais de uma vez à mesma autoridade.

    acertiva: A


ID
827383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Constituição do Estado de Rondônia estabelece as ações e as funções dos setores público e privado do estado. Com relação ao Poder Judiciário, assinale a opção correta, tendo como base a Constituição do Estado de Rondônia.

Alternativas

ID
827386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo o plano de carreiras, cargos e salários dos servidores do Poder Judiciário do estado de Rondônia, o conjunto de atribuições, responsabilidades e prerrogativas que a administração confere a servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo denomina-se

Alternativas
Comentários
  • b) função gratificada

    Definição:

    Ato de investidura do servidor no exercício de função gratificada integrante do quadro da Instituição, com remuneração prevista em lei.

    Requisitos Básicos:
    Ser ocupante de cargo público em caráter efetivo do quadro próprio da Instituição, possuir experiência administrativa concernente à área das atribuições da função.
  • Art. 2º. São definidos os seguintes conceitos para os fins desta Lei Complementar:

    I – carreira: a organização estruturada dos cargos constituída por padrões salariais;

    II - cargo público: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional e cometidas a servidor público, com denominação própria e quantidade certa, previsto em Lei e pago pelos cofres públicos, para provimento efetivo ou em comissão, considerando:

    a) cargo efetivo: o cargo provido por meio de concurso público;

    b) cargo em comissão: o cargo público de livre nomeação e exoneração, de natureza gerencial e de assessoramento.

    III - padrão: simbologia dos vencimentos básicos representada por números cardinais dispostos em ordem crescente;

    IV - função: conjunto de atividades específicas que caracterizam a área em que o servidor desenvolverá suas habilidades;

    V - função gratificada: o conjunto de atribuições, responsabilidades e prerrogativas que a Administração confere a servidores ocupantes do cargo de provimento efetivo;

    VI - progressão funcional: a passagem do servidor efetivo de um padrão para outro superior, dentro da mesma carreira;

    VII - quadro de pessoal: o conjunto de cargos pertencentes à estrutura organizacional do Poder Judiciário.

  • Função gratificada: o conjunto de atribuições, responsabilidades e prerrogativas que a Administração confere a servidores ocupantes do cargo de provimento efetivo.


ID
827392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito das licenças, assinale a opção correta, com base no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia.

Alternativas
Comentários
  • O servidor público civil que estiver em gozo de licença por motivo de doença em pessoa da família não poderá, durante o período da licença, exercer atividade remunerada.

  • Lei complementar nº 68, de 09 de dezembro de 1992 (Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia)


    A)CORRETA: ART.116 SS 3º E vedado o exercício da atividade remunerada durante o periodo da licença prevista no inciso I deste artigo.( licença por motivo de doença).


    B) ERRADA: ART.127 SS3º O dispositivo nesta seção não se aplica ao servidor em estágio probatório.


    C) ERRADA: ART 118. O servidor deverá aguardar em exercicio a concessão da licença , salvo doença comprovada que o impeça de comparecer ao serviço, hipótese em que o prazo de licença começará correr a partir do impedimento.


    D) ERRADA: ART128 SS 1º A licença que trata o caput deste artigo terá duração de tres anos consecutivos, prorrogável por igual período, vedada a sua interrupção,respeitado o interesse da administração.


    E) ERRADA: ART 120 SS 2º A licença será concedida mediante pedido e poderá ser renovada de dois em dois anos.

  • GABARITO LETRA - A: ART.116 SS 3º E vedado o exercício da atividade remunerada durante o periodo da licença prevista no inciso I deste artigo.( licença por motivo de doença).


ID
827395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o que dispõe o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, assinale a opção correta no que concerne ao direito de petição.

Alternativas
Comentários
  • Art. 146. Cabe recurso:
    I - do indeferimento do pedido de reconsideração;
    II - das decisões sobre os recursos, sucessivamente interpostos.
    § 1° O recurso é dirigido à autoridade imediatamente superior à que tenha
    expedido o ato ou proferido a decisão e, sucessivamente na escala ascendente, às demais
    autoridades, devendo ser decidido no prazo de trinta dias.
    § 2° Nenhum recurso pode ser dirigido mais de uma vez à mesma autoridade.

  • QUESTÃO REPETIDA - 

  • a) Indeferimento de pedido de reconsideração interposto por servidor constitui óbice à interposição de recurso. ERRADA

    Art. 146 - Cabe recurso:

    I - do indeferimento do pedido de reconsideração;

    b) Fornecimento, pelos órgãos públicos, de certidão para defesa de direitos e esclarecimento de situação constitui direito do servidor, cuja negativa de entrega é vedada sob a alegação de sigilo em razão do interesse público. ERRADA

    Art. 144 - Sob pena de responsabilidade, será assegurado ao servidor:

    (...)

    III - A obtenção de certidões requeridas para defesa de seus direitos e esclarecimentos de situações, salvo se o interesse público impuser sigilo

    c) Recurso interposto por servidor, contra determinada decisão administrativa, tem efeito suspensivo. ERRADA. Art. 146, § 4º - Os pedidos de reconsideração e os recursos não têm efeito suspensivo;...

    d) Diferentemente do recurso, pedido de reconsideração interrompe a prescrição, cujo prazo total volta a correr no dia em que cessar a interrupção.ERRADA. Art. 149 - O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição. PARÁGRAFO ÚNICO: Interrompida a prescrição, o prazo começa a corre pelo restante, no dia em que cessar a interrupção

    e) Correta

  • ATENÇÃO! PGE/RO!

    Art. 146. Cabe recurso:

    I - do indeferimento do pedido de reconsideração;

    II - das decisões sobre os recursos, sucessivamente interpostos.

    § 1° O recurso é dirigido à autoridade imediatamente superior à que tenha

    expedido o ato ou proferido a decisão e, sucessivamente na escala ascendente, às demais

    autoridades, devendo ser decidido no prazo de trinta dias.

    § 2° Nenhum recurso pode ser dirigido mais de uma vez à mesma autoridade.


ID
827398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, o servidor público civil que fizer afirmação falsa como testemunha em processo disciplinar estará sujeito à punição disciplinar de

Alternativas
Comentários
  • Art. 167 - São infrações disciplinares puníveis com pena de repreensão, inserta nos assentamentos funcionais:
    V - fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade, como testemunha ou perito em processo disciplinar; 
  • Gabatiro E;

    O artigo correto seira  o 168 - V.

    O artigo 167, traz casos de infrações punidas com reprensão.

  • GAB: E

    Art. 168 - São infrações disciplinares puníveis com suspensão de até 10 (dez) dias:
    I - a reincidência de qualquer um dos itens do artigo 167;
    II - dar causa à instauração de sindicância ou processo disciplinar, imputando a qualquer 
    servidor infração da qual o sabe inocente;
    III - faltar à verdade, com má fé, no exercício das funções;
    IV  -  deixar,  por  condescendência,  de  punir  subordinado  que  tenha  cometido  infração 
    disciplinar;
    V  -  fazer  afirmação  falsa,  negar  ou  calar  a  verdade,  como  testemunha  ou  perito  em 
    processo disciplinar;

    VI  -  delegar a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, atribuição 
    que seja de sua competência e responsabilidade ou de seus subordinados;
    VII - indisciplina ou insubordinação;
    VIII - reincidência do inciso IV do artigo 167;
    IX - deixar de atender:
    a) a requisição para defesa da Fazenda Pública;
    b) a pedido de certidões para a defesa de direito subjetivo, devidamente indicado.
    X  -  retirar,  sem  autorização  escrita  do  superior,  qualquer  documentos  ou  objeto  da 
    repartição.

  • Art. 168 - São infrações disciplinares puníveis com suspensão de até 10 (dez) dias:

     

    I - a reincidência de qualquer um dos itens do artigo 167;

     

    Art. 167 - São infrações disciplinares puníveis com pena de repreensão, inserta nos assentamentos funcionais:

     

    I - inobservar o dever funcional previsto em lei ou regulamento;

     

    II - deixar de atender convocação para júri ou serviço eleitoral;

     

    III - desrespeitar, verbalmente ou por atos, pessoas de seu relacionamento profissional ou público;

     

    IV - deixar de pagar dívidas ou pensões a que esteja obrigado em virtude de decisão judicial;

     

    V - deixar de atender, nos prazos legais, sem justo motivo, sindicância ou processo disciplinar.

     

     

    Fonte: http://www.idaron.ro.gov.br/portal/legislacao/arquivos/exibir.ashx?arquivo=73&especie=Lei&Num=68&ano=1992

     

     

  • Art. 169 - São infrações disciplinares puníveis com suspensão de até 30 (trinta) dias:

     

    I - a reincidência de qualquer um dos itens do artigo 168;

     

    II - ofensa física, em serviço, contra qualquer pessoa, salvo em legítima defesa;

     

    III - obstar o pleno exercício da atividade administrativa;

     

    IV - conceder diárias com o objetivo de remunerar outros serviços ou encargos, bem como recebê-las pela mesma razão ou fundamento;

     

    V - atuar, como procurador ou intermediária, junto à repartições públicas, salvo quando se tratar de parentes até segundo grau, cônjuge ou companheiro;

     

    VI - aceitar representação ou vantagens financeiras de Estado estrangeiro;

     

    VII - a não atuação ou a não notificação de contribuinte incurso de infração de lei fiscal e a não apreensão de mercadorias em trânsito nos casos previstos em lei, configurando prática de lesão aos cofres públicos pelo servidor responsável.

     

    Fonte: http://www.idaron.ro.gov.br/portal/legislacao/arquivos/exibir.ashx?arquivo=73&especie=Lei&Num=68&ano=1992


ID
827401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito da seguridade social, consoante o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão encontra-se desatualizada, o § 1º do art. 233 da LC 68/92 foi Revogado pela LC nº 228, de 10 de janeiro de 2000.


    Questão sem Resposta.

  • CAPÍTULO II DOS BENEFÍCIOS SEÇÃO I DA APOSENTADORIA Art. 232 – (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 233 - (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 234 - (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 235 - (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 236 – (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 237 – (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 238 - (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 239 - VETADO; 

    http://www.idaron.ro.gov.br/portal/legislacao/arquivos/exibir.ashx?arquivo=73&especie=Lei&Num=68&ano=1992


  • Exatamente, questão desatualizada. Está tudo revogado a partir de seguridade social!


ID
827917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Constituição do Estado de Rondônia estabelece as ações e as funções dos setores público e privado do estado. Com relação ao Poder Judiciário, assinale a opção correta, tendo como base a Constituição do Estado de Rondônia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA  E


    A) Errada: Art. 88. São partes legítimas para propor ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou
    municipal, em face desta Constituição:
      I - o Governador;
      II - a Mesa da Assembléia Legislativa;
      III - o Procurador-Geral de Justiça;
      IV - o Prefeito e a Mesa da Câmara do respectivo Município, em se tratando de lei ou ato normativo local;
      V - o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil;
      VI - os partidos políticos com representação na Assembléia Legislativa ou em Câmara de Vereadores;
      VII - as federações sindicais e entidades de classe de âmbito estadual;

    VIII – o Defensor Público-Geral


    B) Errada: Não será AUTOMATICAMENTE suspensa. Art 88. § 2°. Declarada a inconstitucionalidade, a decisão será comunicada à Assembléia Legislativa ou à Câmara Municipal para suspensão da execução da lei ou ato impugnado. 

    C) Errada: Os DEPUTADOS, só serão julgados por crimes comuns, e não os de responsabilidade. Art. 87. Compete ao Tribunal de Justiça: IV - processar e julgar originariamente:   b) nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Juízes de Direito, os membros do Ministério Público e da Defensoria Pública e os Secretários de Estado, observando-se, neste caso, o disposto no inciso XVI do artigo 29 desta Constituição.

    D) Errado: Art. 96 - . Os Juizes de Paz, sem caráter jurisdicional, integrarão a administração da Justiça.

    E) CORRETA: Art. 87. Compete ao Tribunal de Justiça: III - nomear, prover, promover, remover, aposentar e colocar em disponibilidade seus magistrados; 



    Resumindo, essa questão cobrou a letra da Lei...

  • Mais uma questão repetida.


ID
880468
Banca
IESES
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Gerais Extrajudiciais, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
881185
Banca
IESES
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a afirmação correta:

Alternativas
Comentários
  • Art. 20 - As Subzonas da Zona 3 são áreas institucionais, constituídas pelas Unidades de Conservação de uso restrito e controlado, previstas e instituídas pela União, Estado e Municípios, a seguir definidas.

  • Art. 12 - As Subzonas da Zona 1 são áreas utilizadas, principalmente, para exploração agropecuária, com grau variável de ocupação, vulnerabilidade ambiental e aptidão de uso, a seguir definidas.

  • Art. 17 - As Subzonas da Zona 2 são áreas destinadas à conservação dos recursos naturais, passíveis de uso sob manejo sustentável, a seguir definidas.


ID
881188
Banca
IESES
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Quanto à organização e funcionamento do Tribunal Justiça do Estado de Rondônia, assinale a afirmação verdadeira:

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito B

    Lembrando que o TJ de RO compõe-se de, no mínimo, nove desembargadores.

  • Art. 3º O Tribunal de Justiça, com sede na Capital, é o órgão máximo do Poder Judiciário do Estado de Rondônia e compõe-se de 21 (vinte e um) Desembargadores. (Nova redação dada pela Lei Complementar n. 553-A, de 6 de janeiro de 2010 - D.O.E. de 3/2/2010. Efeitos a partir da publicação) 

  • Art. 19. O Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, eleito por 2 (dois) anos, substituirá o Presidente em suas ausências e impedimentos e terá sua competência estabelecida no Regimento Interno. 


ID
1012351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Estaduais, à licitação pública e à ética no serviço público, julgue os itens seguintes.

O servidor público que não punir, por condescendência, o subordinado que tenha cometido infração disciplinar poderá ser suspenso por até dez dias.

Alternativas
Comentários
  • Certo. 

    REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS  CIVIS DO ESTADO DE RONDÔNIA

    Art. 168. São infrações disciplinares puníveis com suspensão de até dez dias:
    IV - deixar, por condescendência, de punir subordinado que tenha cometido  infração disciplinar; 
    Lembrando que a questão NÃO versa sobre a 8112/90!
  • Caso se tratasse de servidor público federal, à Comissão de Ética apenas caberia aplicar a pena de advertência. Para a aplicação de outras penalidades, deveriam ser observados os requisitos insertos na Lei 8.112/90.
  • Ive, 

    Boa tarde, mas você está equivocada, a comissão de ética pública apenas puni com censura e nada mas, todas as outras penalidades inclusive a de advertência fazem parte da lei 8.112. 

    Grande abraço, a Paz de Cristo
  • Ive,

    Salvo engano a comissão de ética aplica pena de censura apenas.

    Bons estudos

  • Esta correto!

    O significado de condescendência é o mesmo de complacência, tolerância, transigência. Ou seja, o servidor que deixa passar as ações errôneas de um subordinado e é tolerante a elas, está contribuindo para novos e mais graves problemas com esse mesmo servidor. Nesta situação de não-punidade, o servidor receberá dez dias de suspensão, conforme a afirmativa com base no regime dos servidores públicos, comentado pelos colegas abaixo.

    Espero ter auxiliado!

  • Comissão de Ética aplica PENA apenas de CENSURA. 

  • Galera, atenção no enunciado!!!

    "Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Estaduais, à licitação pública e à ética no serviço público, julgue os itens seguintes."
    O CESPE tem cobrado a lei 8112 dentro de Ética na Administração Pública.

    Item Correto.

  • Os comentários dos colegas estão equivocados, pois o enunciado diz respeito ao Regime Jurídico dos servidores e não ao código de ética cuja pena é a de censura. Lei 8112/90.

  • Questão de 8.112/98 em Ética? 

  • Cai nessa casca ai...

  • Assim diz o texto associado:

    Com relação ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Estaduais, à licitação pública e à ética no serviço público, julgue os itens seguintes.


    Meus colegas, se você estuda para 8112 não deveria perder tempo com outros estatutos. Além da perda de tempo enche o mural de comentários insignificantes para quem de fato tem o interesse na questão.
  • Leiam o enunciado!


    GABARITO: CERTA.

  • Pessoal, foi o qconcursos que misturou as questões. Essa não versa sobre o código de ética do profissional do servidor civil do poder executivo federal.

    Vão deparar com muitas questões misturadas aqui.

  • Quando virem uma questão com classificação errada notifiquem através da opção: "notificar erro"

  •  qconcursos classificação errada! 

    Esse site j[a foi mais organizado.

  • A questão cobra o conhecimento da Lei Complementar Estadual n° 68/1992 - Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia, e não da 8112. Está corretamente clssificada.  Gabarito Correta.

  • Art. 168 - São infrações disciplinares puníveis com suspensão de até 10 (dez) dias:

     

    I - a reincidência de qualquer um dos itens do artigo 167;

     

    II - dar causa à instauração de sindicância ou processo disciplinar, imputando a qualquer servidor infração da qual o sabe inocente;

     

    III - faltar à verdade, com má fé, no exercício das funções;

     

     IV - deixar, por condescendência, de punir subordinado que tenha cometido infração disciplinar;

     

    V - fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade, como testemunha ou perito em processo disciplinar;

     

    VI - delegar a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, atribuição que seja de sua competência e responsabilidade ou de seus subordinados;

     

    VII - indisciplina ou insubordinação;

     

    VIII - reincidência do inciso IV do artigo 167;

     

    IX - deixar de atender: a) a requisição para defesa da Fazenda Pública; b) a pedido de certidões para a defesa de direito subjetivo, devidamente indicado.

     

    X - retirar, sem autorização escrita do superior, qualquer documentos ou objeto da repartição.

     

    Art. 167 - São infrações disciplinares puníveis com pena de repreensão, inserta nos assentamentos funcionais:

     

    I - inobservar o dever funcional previsto em lei ou regulamento;

     

    II - deixar de atender convocação para júri ou serviço eleitoral;

     

    III - desrespeitar, verbalmente ou por atos, pessoas de seu relacionamento profissional ou público;

     

    IV - deixar de pagar dívidas ou pensões a que esteja obrigado em virtude de decisão judicial;

     

    V - deixar de atender, nos prazos legais, sem justo motivo, sindicância ou processo disciplinar.

     

    Fonte: http://www.idaron.ro.gov.br/portal/legislacao/arquivos/exibir.ashx?arquivo=73&especie=Lei&Num=68&ano=1992


ID
1155430
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos ao Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Rondônia.

Segundo o Decreto-Lei, Nº 09-A, de 09/03/1982, a Polícia Militar, dentre os vários tipos de policiamento, se utiliza do policiamento geral, urbano e rural; do policiamento de radiopatrulha terrestre e aérea; além do policiamento de trânsito, para cumprir suas obrigações de polícia ostensiva e da preservação da ordem pública.

Alternativas
Comentários
  • errei a questão, porque misturou todo, modalidade, processos e lugar.



ID
1155433
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos ao Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Rondônia.

Com a nova redação do Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Rondônia, mediante a alteração oferecida pela LC Nº 128 DE 13/02/2014 – DOE Nº3169, 17/02/2014, passa a ser requisito para ingresso na carreira Policial Militar: “possuir, no mínimo, diploma de conclusão do ensino superior”.

Alternativas

ID
1155436
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos ao Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Rondônia.

O Decreto-Lei, nº 09-A, de 09/03/1982 especifica que “o cargo policial-militar é considerado vago a partir de sua criação ou desde o momento em que o Policial-Militar exonerado, dispensado ou que tenha recebido determinação expressa da autoridade competente o deixa, até que outro Policial-Militar nele tome posse(...).

Alternativas

ID
1155439
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos ao Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Rondônia.

Segundo Estatuto dos Policiais Militares de Rondônia, são manifestações essenciais do valor policial-militar:

I - o patriotismo traduzido pela vontade inabalável de cumprir o dever policial- militar e solene juramento de fidelidade à Pátria;
II - o civismo e o culto das tradições históricas,
III - a fé na missão elevada da Polícia Militar;
IV - o amor à profissão e o entusiasmo com que a exerce;
V - o aprimoramento técnico-profissional;
VI - o espírito de corpo e orgulho pela Corporação.

Alternativas

ID
1155442
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos ao Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Rondônia.

Segundo o Decreto-Lei 9-A, de 09/03/1982, o Comandante-Geral, no interesse da salvaguarda da dignidade dos policiais-militares, além das demais medidas legais, poderá determinar a abertura de uma Sindicância Regular, para apurar a origem e natureza dos seus bens, sempre que houver razões que recomendem tal medida.

Alternativas

ID
1155445
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos ao Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Rondônia.

Pelo Estatuto dos Policiais Militares de Rondônia, têm-se que o Policial-Militar, presumivelmente incapaz de permanecer na ativa da Polícia Militar do Estado, será, na forma da legislação peculiar submetido:

I - ao Conselho de Disciplina Superior, quando Oficial PM;
II - ao Conselho de Justificação, quando Aspirante-a-Oficial PM e Praça com estabilidade assegurada;
III - a Processo Administrativo Disciplinar, quando Aspirante-a- Oficial PM e Praça sem estabilidade assegurada.

Alternativas
Comentários

  • I -  ao Conselho de Justificação, quando Oficial PM;

    II - ao Conselho de Disciplina, quando Aspirante-a-Oficial PM e Praça com estabilidade assegurada; 

    III - a Processo Administrativo Disciplinar, quando Aspirante-a- Oficial PM e Praça sem estabilidade assegurada


ID
1155448
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens , relativos às Diretrizes de Ação Operacional vigentes na Polícia Militar do Estado de Rondônia (D-3-PM).

São consideradas técnicas policiais militares: Emprego de algemas; Busca; Abordagem e Vistoria; Escoltas e Perseguição.

Alternativas

ID
1155451
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens , relativos às Diretrizes de Ação Operacional vigentes na Polícia Militar do Estado de Rondônia (D-3-PM).

Os principais grupos vulneráveis elencados nas Diretrizes de Ação Operacional – DAO, são: Mulheres; Crianças e adolescentes; Idosos; Gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais; Deficientes físicos ou mentais.

Alternativas

ID
1155454
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens , relativos às Diretrizes de Ação Operacional vigentes na Polícia Militar do Estado de Rondônia (D-3-PM).

São considerados tipos de policiamento: Policiamento ostensivo a pé; Policiamento ostensivo motorizado; Policiamento ostensivo com embarcação; Policiamento ostensivo com bicicleta e Policiamento ostensivo aéreo.

Alternativas
Comentários
  • Processos! 


  • Tipos: policiamento ostensivo Geral, de transito, rodoviário, florestal e de mananciais, de guarda.

  •  A Polícia Militar, força auxiliar, reserva do Exército e instituição permanente, baseada na hierarquia e na disciplina, subordinada diretamente ao Governador do Estado, cabe a polícia ostensiva, a preservação da ordem pública e execução de atividade de defesa civil, através dos seguintes tipos de policiamento. ( Alterado pela Lei nº 305, de 7 de janeiro de 1991 - D.O.E. de 9 de janeiro de 1991 - Efeitos a partir de sua publicação.)

     I - ostensivo geral, urbano e rural; 

    II - de trânsito;

     III - florestal e de mananciais;

     IV - rodoviário e ferroviário, nas estradas estaduais; 

    V - portuário; 

    VI - fluvial e lacustre;

     VII - de radiopatrulha terrestre e aérea;

     VIII - de segurança externa dos estabelecimentos penais do Estado;

     IX - prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento;

  • GABARITO CORRETO É CERTO.

     

    EXPLICAÇÃO ABAIXO:

    SEGUNDO A DIRETRIZ DE AÇÃO OPERAÇÃO Nº 06/CPO 2007
    ASSUNTO: POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL

    EM SEU CONCEITO: TODAS AS MODALIDADES DE POLICIAMENTO APRESENTADAS NA QUESTÃO FAZEM PARTES DO TIPO DE POLICIAMENTO PORTANTO: O GABARITO É CERTO

    http://www.pm.ro.gov.br/images/admin/downloads/dao.zip


ID
1155457
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens , relativos às Diretrizes de Ação Operacional vigentes na Polícia Militar do Estado de Rondônia (D-3-PM).

A guarnição de serviço ao chegar no local do crime, em ocorrência policial com vítima gravemente ferida, deve, antes de adotar qualquer outra medida, prestar socorro à vítima, se o caso exigir.

Alternativas

ID
1155460
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens , relativos às Diretrizes de Ação Operacional vigentes na Polícia Militar do Estado de Rondônia (D-3-PM).

A Primeira intervenção em ocorrências de alta complexidade é a ação desenvolvida pela primeira guarnição que chega ao local do evento a qual muitas vezes, pela sua eficiência, torna a montagem do gabinete de gerenciamento de crise desnecessária pela resolução precoce do evento.

Alternativas

ID
1155463
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens seguintes à luz do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

Os alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar - CFO, oriundos do meio civil, ou seja, não eram militares por ocasião do ingresso no Curso, sendo admitidos temporariamente para frequentar o CFO, não estão sujeitos ao Regulamento Disciplinar da Polícia Militar – RDPM, somente às regras do manual do aluno estabelecidas pela Diretoria de Ensino.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º do RDPM

     Estão sujeitos a este regulamento os policiais militares da ativa, da reserva

    remunerada e, naquilo que couber, os admitidos temporariamente para freqüentar curso de

    formação.


ID
1155466
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens seguintes à luz do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

Segundo o grau de intensidade, a natureza da transgressão disciplinar poderá ser: leve, média, grave ou gravíssima.

Alternativas
Comentários
  • Art. 14. A natureza da transgressão disciplinar, segundo o grau de intensidade, pode ser: 71 

    Coletânea de Leis do CBMRO 

    I – leve (L); 

    II – média (M); 

    III – grave (G).



ID
1155472
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens seguintes à luz do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

O Secretário de Segurança do Estado é competente para aplicar punição disciplinar a todos policiais militares com até 10 (dez) dias de prisão, exceto se o cargo de Secretário estiver sendo ocupado por Delegado de Polícia Civil ou Delegado de Polícia Federal.

Alternativas
Comentários
  • RDPM

    art 50 

    I ...

    II - O Secretário de Segurança do Estado, é competente para aplicar punição disciplinar, a todos aqueles que estiverem sujeitos ao RDPM, excetuando-se os que estiverem sob a subordinação direta do Governador do Estado e do Chefe da Casa Militar, até dez dias de prisão.


ID
1155475
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens seguintes à luz do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

O Processo Apuratório Disciplinar Sumário - PADS, poderá ser instruído por Sargento, desde que seja possuidor do Curso de Aperfeiçoamento.

Alternativas

ID
1155481
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens seguintes à luz do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

O policial militar será classificado em um dos seguintes comportamentos: excepcional, quando possuir mais de 40 pontos positivos; ótimo, quando possuir entre 30 e 40 pontos positivos; bom, quando possuir entre 10 e 29 pontos positivos ou insuficiente, quando possuir menos de 10 pontos positivos.

Alternativas

ID
1155484
Banca
PM-RO
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens seguintes à luz do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

As praças sem estabilidade, quando submetidas a Processo Administrativo Disciplinar – PAD, ficam sujeitas ao mesmo rito processual do Conselho de Disciplina – CD, que é aplicado as praças com estabilidade.

Alternativas

ID
1248148
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando as definições trazidas pela Lei nº 1.638/2006, que dispõe sobre a reestrutura e reorganização do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RO, analise.

I. O Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração é o conjunto de normas e procedimentos que regulam a vida funcional do servidor e é estruturado em Grupo Ocupacional, Carreira, Categoria, Níveis, Classes, Referências e Especialidades.
II. Carreira é o conjunto de categorias funcionais ou cargos públicos de natureza permanente, reunido segundo a correlação e afinidades, quanto à natureza do trabalho ou o grau de conhecimento.
III. Vantagem de natureza especial é o conjunto de retribuição pecuniárias devidas ao servidor pelo efetivo exercício do cargo, escalonadas em classes e referências.
IV. Progressão funcional é a passagem do servidor de uma para outra referência imediatamente posterior, dentro da classe ou outra classe imediatamente posterior do mesmo grupo ocupacional. 

 
Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
1249324
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Lei nº 68/1992 elenca os seguintes requisitos básicos para a investidura em cargos públicos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • LC 68/92: Art. 8º 

    VII – habilitação em concurso público, salvo quando se tratar de cargos para os quais a lei assim não o exija.


  • Nem todos os casos serão de concurso público, a exemplo os cargos em comissão e de contratação temporária. 

  • Art. 8º - São requisitos básicos para investidura em cargo público:

     

    I - a nacionalidade brasileira;

     

    II - o gozo dos direitos políticos;

     

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

     

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

     

    V - a idade mínima de dezoito anos;

     

    VI - aptidão física e mental, comprovada em inspeção médica;

     

    VII - habilitação em concurso público, salvo quando se tratar de cargos para os quais a lei assim não o exija.

     

     

    Fonte: http://www.idaron.ro.gov.br/portal/legislacao/arquivos/exibir.ashx?arquivo=73&especie=Lei&Num=68&ano=1992

  • Lembrar: Brasileiro Cidadão Capaz e Estudado.


ID
1249327
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

São formas de provimento previstas na Lei nº 68/1992, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia:

Alternativas
Comentários
  • "Ascenção" e "Transferência" foram vetadas, inexistindo atualmente,

  • Art. 11. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    III - readaptação;

    IV - reintegração;

    V - aproveitamento;

    VI - reintegração;

    VII - recondução;


  •  GAB "E"

    4 RANP

    I - N omeação;

    II - P romoção;

    III - R eadaptação;

    IV - R eintegração;

    V - A proveitamento;

    VI - R eintegração;

    VII - R econdução;

  • Formas de Provimento:

    LEMBRAR: Nelson Pique Assistiu a 4 Rachas

    -Nomeação: provimento originário, antes dela não havia vínculo com a administração;

    -Promoção: progredir na carreira dentro do próprio cargo;

    -Aproveitamento: quando o cargo é extinto, o servidor exerce função em DISPONIBILIDADE, aparecendo novo cargo ele será  APROVEITADO;

    -Readaptação (limitações físicas), Reintegração (decisão judicial), Recondução (retorno do servidor estável) e Reversão (aposentado).

     

    Fonte: Anotações das aulas do Professor Júlio César.

  • pronoa4re promoção nomeação aproveitamento 4R 1Readaptação 2Reintegração 3Reversão 4Recondução
  • Provimento - ANP 3R's

    Aproveitamento

    Nomeação

    Promoção

    Recondução

    Reintegração

    Readaptação

    Ascensão e transferência não temos.


ID
1249330
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos termos da Lei nº 68/1992, a movimentação do servidor a pedido ou “ex-ofício” de uma unidade administrativa para outra dentro do mesmo órgão, por ato do titular do órgão, com ou sem alteração do domicílio ou residência, respeitada a existência de vagas no quadro lotacional, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    CORRETO É REMOÇÃO

  • Art. 47. Remoção é a movimentação do servidor, a pedido “ex-ofício” de um para outro

    órgão ou unidade, sem alteração de situação funcional, respeitada a existência de vagas no

    âmbito do respectivo quadro lotacional, com ou sem mudança de sede, por ato do Chefe do

    Poder Executivo.


    Art. 52. Relotação é a movimentação do servidor a pedido ou “ex-ofício”, de uma

    unidade administrativa para outra dentro do mesmo órgão, por ato do titular do órgão, com ou

    sem alteração do domicílio ou residência, respeitada a existência de vagas no quadro

    lotacional.


    Art. 53. Cedência é o ato através do qual o servidor é cedido para outro Estado, Poder,

    Município, Órgão ou Entidade.


  • Gab: C

    E está correto! Pois, de acordo com a Lei 68/92 há três formas de movimentação. Que como o colega Rafael Pereira colocou são: Remoção, Relotação e Cedência. 


    A recondução e o aproveitamento são formas de provimento. 

ID
1265530
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando as definições trazidas pela Lei nº 1.638/2006, que dispõe sobre a reestrutura e reorganização do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RO, analise.

I. O Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração é o conjunto de normas e procedimentos que regulam a vida funcional do servidor e é estruturado em Grupo Ocupacional, Carreira, Categoria, Níveis, Classes, Referências e Especialidades.

II. Carreira é o conjunto de categorias funcionais ou cargos públicos de natureza permanente, reunido segundo a correlação e afinidades, quanto à natureza do trabalho ou o grau de conhecimento.

III. Vantagem de natureza especial é o conjunto de retribuição pecuniárias devidas ao servidor pelo efetivo exercício do cargo, escalonadas em classes e referências.

IV. Progressão funcional é a passagem do servidor de uma para outra referência imediatamente posterior, dentro da classe ou outra classe imediatamente posterior do mesmo grupo ocupacional.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
1266508
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre as regras aplicáveis aos militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado de Rondônia na hipótese de processo administrativo por danos ao erário, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1266511
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O documento de identificação dos policiais militares da Polícia Militar do estado de Rondônia:

Alternativas

ID
1266514
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A remuneração dos policiais militares compreende:

Alternativas

ID
1266517
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em relação à participação de um policial militar em eleições, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver questão passível de recurso, pois tanto a letra B quanto a D dão o mesmo entendimento, sendo que:

    Se contar com menos de 10 anos será excluído o mesmo se aplica a menos de 8 anos também.

     se contar com mais de 10 anos, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

    Se eu estiver confundindo algo por favor me corrijam, estamos todos em busca de conhecimento.


ID
1266520
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No tocante às licenças dos policiais militares, é correto que:

Alternativas

ID
1266523
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No caso de um policial militar se encontrar em situação de flagrante delito, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1266526
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que concerne a demissão e declaração de indignidade, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1266529
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

É computável, para efeitos de tempo de efetivo serviço ou de anos de serviço:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (C)

    Art 122 - ESTATUTO DOS POLICIAIS.


ID
1266532
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Ao policialmilitar da ativa, é vedado(a):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO (E)

    ESTATUTO DOS POLICIAIS-MILITARES

    Art 30 - Ao policial-militar da ativa é vedado comerciar ou tomar parte na administração ou gerência de sociedade ou deIa ser sócio ou participar, exceto como acionista ou quotista em sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada.

    § 1º - Os integrantes da reserva remunerada, quando convocados ou designados para o serviço ativo, ficam proibidos de tratar nas Organizações Policiais-Militares e nas repartições civis, de interesse de organizações ou empresas privadas de qualquer natureza.

    § 2º - Os policiais-militares, em atividade, podem exercer diretamente a gestão de seus bens, desde que não infrinjam o disposto no posto no presente artigo.

    § 3º - No intuito de desenvolver a prática profissional, é permitido aos Oficiais titulados no Quadro de Saúde o exercício de atividade técnico-profissional, no meio civil, desde que tal prática não prejudique o serviço e não infrinja o disposto neste artigo.


ID
1266535
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

É(são) prerrogativa(s) dos policiaismilitares:

Alternativas
Comentários
  • Art, 68, II,  "Honras, tratamentos e sinais de respeito que lhes sejam asseguradas em leis ou
    regulamentos".


ID
1266538
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A exclusão a bem da disciplina será aplicada ao aspirante a oficial ou à praça com estabilidade assegurada:

Alternativas

ID
1266541
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Entre os deveres dos policiais militares, pode-se destacar:

Alternativas

ID
1300807
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

“Joaquim, servidor público estável do estado de Rondônia, em razão da extinção do cargo que ocupava, foi colocado em disponibilidade remunerada até seu adequado aproveitamento em outro cargo.” Considerando a situação hipotética, à luz da Lei nº 68/1992, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    Lei 68/92

    SEÇÃO XIV 

    DA DISPONIBILIDADE E DO APROVEITAMENTO 

    Art. 37. Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, seu titular, desde que estável, fica em disponibilidade remunerada até seu adequado aproveitamento em outro cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado. 


    Art. 38. Havendo mais de um concorrente à mesma vaga, tem preferência o de maior tempo de disponibilidade e, no caso de empate, o de maior tempo de serviço público

  • Lei 68/92.

     

    DA DISPONIBILIDADE E DO APROVEITAMENTO

     

    Art. 39 - Fica sem efeito o aproveitamento e cessada a disponibilidade, se o servidor não entrar em exercício no prazo legal, salvo doença comprovada pelo órgão médico oficial.

     

    Fonte: https://www.sefin.ro.gov.br/portalsefin/anexos/339.20872041180473LC92_068_REG_JUR_UNICO_SERV_PUBL.PDF

  • LETRA B

     

    Lei complementar nº 68, de 09 de dezembro de 1992.

    Art. 38 - Havendo mais de um concorrente à mesma vaga, tem preferência o de maior tempo de disponibilidade e, no caso de empate, o de maior tempo de serviço público.​

    Sem prejuízo de remuneração.

    Sendo que as atribuições do cargo e vencimento devem ser compatíveis com o anteriormente ocupado.

    Fica sem efeito o aproveitamento e cessada a disponibilidade caso o servidor não entrar em exercício no prazo legal, salvo por motivo de doença comprovada pela JMO.


ID
1300810
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Dispõe o art. 57 da Lei nº 68/1992 que “ao servidor matriculado em estabelecimento de Ensino Superior será concedido, sempre que possível, horário especial de trabalho que possibilite a frequência normal às aulas, mediante comprovação mensal por parte do interessado do horário das aulas, quando inexistir curso correlato em horário distinto ao do cumprimento de sua jornada de trabalho”. Acerca de tal possibilidade, analise.

I. O horário especial de que trata este artigo somente será concedido quando o servidor não possuir curso superior.

II. Para os integrantes do Grupo Magistério, o benefício deste artigo poderá ser concedido, também, aos servidores possuidores de curso de Licenciatura Curta, para complementação de estudos até o nível de Licenciatura Plena.

III. Durante o período de férias escolares, o servidor fica obrigado a cumprir jornada integral de trabalho, exceto no derradeiro ano, em que tenha de apresentar trabalho final de conclusão de curso.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • LEI COMPLEMENTAR Nº 68, DE 09 DE DEZEMBRO DE 1.992

     

    Art. 57 - Ao servidor matriculado em estabelecimento de Ensino Superior será concedido, sempre que possível, horário especial de trabalho que possibilite a freqüência normal às aulas, mediante, comprovação mensal por parte do interessado do horário das aulas, quando inexistir curso correlato em horário distinto ao do cumprimento de sua jornada de trabalho.

     

    § 1º - O horário especial de que trata este artigo somente será concedido quando o servidor não possuir curso superior.

     

    § 2º - Para os integrantes do Grupo Magistério, o benefício deste artigo poderá ser concedido, também, aos servidores possuidores de curso de Licenciatura Curta, para complementação de estudos até o nível de Licenciatura Plena.

     

    § 3º - Durante o período de férias escolares o servidor fica obrigado a cumprir jornada integral de trabalho.

  • Alternativa: C

    A afirmação III está errada pq não existe essa exceção na LC 68/1992 

    III. Durante o período de férias escolares, o servidor fica obrigado a cumprir jornada integral de trabalho, exceto no derradeiro ano, em que tenha de apresentar trabalho final de conclusão de curso.

  •  III-Durante o período de férias escolares, o servidor fica obrigado a cumprir jornada integral de trabalho. (ponto final)


ID
1300813
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Lei nº 68/1992 permite a concessão de licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consanguíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por Junta Médica Oficial. Sobre tal possibilidade, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 119 - Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consangüíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por Junta Médica

    Oficial.

    ...

    § 3º - Sendo os membros da família servidores públicos regidos por este Estatuto, a licença será concedida, no mesmo período, a apenas um deles.

  • Art. 119 - Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, padrasto ou madrasta, ascendente, descendente, enteado e colateral consangüíneo ou afim até o segundo grau civil, mediante comprovação por Junta Médica Oficial.

     

    § 1º - A licença somente será deferida se a assistência direta do servidor for indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo.

     

    § 2º - A licença será concedida sem prejuízo de remuneração do cargo efetivo, até 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogada por até 90 (noventa) dias, mediante parecer da Junta Médica e, excedendo estes prazos, sem remuneração.

     

    § 3º - Sendo os membros da família servidores públicos regidos por este Estatuto, a licença será concedida, no mesmo período, a apenas um deles. 

     

    § 4º - A licença pode ser concedida para parte da jornada normal de trabalho, a pedido do servidor ou a critério da Junta Médica Oficial.

     

    § 5º - A licença fica automaticamente cancelada com a cassação do fato originador, levando-se à conta de falta as ausências desde 08 (oito) dias após a cessação de sua causa até o dia útil anterior à apresentação do servidor ao serviço.

     

    Fonte: http://www.idaron.ro.gov.br/portal/legislacao/arquivos/exibir.ashx?arquivo=73&especie=Lei&Num=68&ano=1992

  • letra C

     

    A licença será concedida no mesmo período a apenas um deles. 


ID
1300816
Banca
IDECAN
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Os grupos ocupacionais são divididos segundo a correlação, a afinidade e a natureza das atividades e o nível de conheci- mento aplicado, com cargos de provimento efetivo e quantitativo definidos no Anexo I da Lei nº 1.638/2006. Acerca do tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O cargo de administrador compõe o grupo ocupacional administrativo.

( ) O cargo de desenhista compõe o grupo ocupacional técnico-administrativo.

( ) O cargo de programador de computador compõe o grupo ocupacional técnico superior.

( ) O cargo de motorista compõe o grupo ocupacional de serviços operacionais.

A sequência está correta em

Alternativas