SóProvas


ID
1771396
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma menina de treze anos questionou o professor de filosofia da escola sobre o desaparecimento repentino de uma cantora da mídia. Há poucos meses a artista figurava como detentora da canção mais tocada nas emissoras de rádio comerciais do país e era convidada para participar de muitos programas televisivos. A estudante observara que artistas antes desconhecidos do grande público emplacavam hit parades para, pouco tempo depois, caírem no ostracismo. O professor aproveitou então a oportunidade para introduzir o conceito de Indústria Cultural. Sobre essa indústria, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Eu sinceramente achei muito estranho, pois quando se lê: ''Sobre essa Indústria'' Facilmente pode se enter a única citada claramente - Industria Cultural e não a Indústria da Música. Não reclamei de nenhuma questão até o momento, mas essa no meu ver não é tão clara em seu questionamento. E gera ambiguidade o que não pode,

     

    Enfim Gabarito é a B

  • Na Indústria Cultural os bens culturais são produzidos a partir de uma tendência MERCADOLÓGICA e INDUSTRIAL.

     

  • Indústria Cultural

    Conceito cunhado por Theodor Adorno e Max Horkheimer (1947) para designar as indústrias da diversão e difusão de bens simbólico-culturais, em geral, veiculados por rádio, televisão, jornais, revistas, cinema etc. É esse macro-setor que assegura a produção, a programação e a distribuição dos produtos e serviços que respondem às necessidades de consumo cultural, também criando novas demandas.

    Os dois pensadores alemães e todos que, em diversos momentos e contextos, de algum modo têm compartilhado essa percepção entendem que as indústrias culturais tendem, cada vez mais, a colonizar o tempo de ócio, promover uma fragmentação e individualização social crescentes, estimulando o consumo e o hedonismo, penetrando até o mais recôndito da esfera privada para transformar os modosde vida segundo o imperativo de acumulação de capital.

    Valério Cruz Brittos e João Miguel