SóProvas


ID
1771453
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um profissional de Relações Públicas (RP) atua junto ao Poder Legislativo estadual para esclarecer e influenciar questões que sejam do interesse de seu cliente. Tendo realizado apenas ações lícitas, não ferindo os preceitos éticos de RP, essa atividade é considerada:

Alternativas
Comentários
  • Lobby - função atribuída apenas aos profissionais de relações públicas, os quais praticam lobby na tentativa de influenciar políticos, como os parlamentares. Embora a expressão lobby tenha sido usada frequentemente de modo pejorativo, ligada à corrupção, nem sempre visa a fins escusos. Num regime democrático, as empresas e entidades têm o direito de defender seus interesses, sem que por isso prejudique a sociedade.

  • GAB D

    Lobby

    O lobby é uma atividade legítima, reconhecida por todos e exercida para as mais diversas finalidades nos setores governamentais por escritórios especializados. Segundo Farhat (2007, p. 50-51), “lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes”. Para o autor, a palavra é utilizada em dois sentidos principais: 

    Sentido restrito, mais preciso: designa a prática de influenciar as decisões governamentais, por meio de agentes que servem àqueles interesses, com o objetivo de levar as autoridades a fazer – ou deixar de fazer – alguma coisa a bem daqueles interesses. 

    Sentido amplo: indica todo esforço, por meio de quaisquer meios lícitos, até mesmo os de comunicação destinado a influenciar decisões governamentais (2007).

    (Fábio França)

  • Goodwill - Imagem de boa-vontade (social) provocada por ação promocional ou de patrocínio, que pode trazer reflexos institucionais positivos para o conceito de uma empresa e também reflexos comerciais, ajudando a expandir o potencial de vendas de um produto ou serviço. A principal razão para a utilização de atividades que levem à construção de uma imagem de boa-vontade é a de se estabelecer uma imagem-corporativa favorável, que sirva como lastro na preparação de um caminho positivo para atividades empresariais. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, por Rabaça & Barbosa, p. 121