SóProvas



Questões de Marketing em Relações Públicas


ID
63067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A atividade conhecida como lobby, que até então gozava de reconhecimento tácito, em 2006 foi finalmente regulamentada pelo Poder Legislativo Federal.

Alternativas
Comentários

ID
145615
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nos dias 11 e 12 de novembro, realizou-se em Brasília o "Seminário Internacional sobre Intermediação de Interesses - A regulamentação do lobby no Brasil". O Seminário foi marcado pela pluralidade de opiniões diante do tema, mas no decorrer dos seis painéis alguns consensos ficaram evidenciados, entre eles o que afirmar que o lobby é uma atividade legítima, própria de regimes democráticos, nos quais é natural que haja a intermediação de interesses.

A respeito de lobby, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e ao final marque a resposta correta.

( ) Atualmente tramita no Congresso Nacional um novo projeto sobre a regulamentação das atividades do lobby e de grupos de pressão junto ao setor público, do Deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo.

( ) Pelo projeto, as pessoas físicas e jurídicas que exercerem, no âmbito da Administração Pública Federal, atividades tendentes a influenciar a tomada de decisão administrativa ou legislativa, deverão cadastrar-se perante os órgãos responsáveis pelo controle de sua atuação.

( ) A primeira proposta de legislação sobre lobby foi encaminhada na época do governo Medici e previa o registro com informações detalhadas de todos as pessoas que representavam algum tipo de interesse, até mesmo os interesses de partidos políticos.

( ) Um dos pontos do projeto que está levantando polêmica é o fato de não haver nenhum item que coíba a oferta e a aceitação de presentes, cortesias, gentilezas e favores para agentes públicos, tema de regulamentação severa em legislação sobre lobby de outros países.

Alternativas
Comentários
  • (F) A primeira proposta de legislação sobre lobby foi encaminhada na época do governo Medici e previa o registro com informações detalhadas de todos as pessoas que representavam algum tipo de interesse, até mesmo os interesses de partidos políticos.

    O projeto de lei mais antigo que busca a legalização do lobby em tramitação no Congresso Nacional é de autoria do ex-senador Marco Maciel (DEM-PE). A proposta (PL-203/89) é simples, conta com apenas nove artigos e propõe que haja uma espécie de registro daqueles que exercem o lobby nas casas legislativas federais, dando a essas pessoas ou grupos a obrigação de especificar, entre outras coisas, os recursos que os financiam e os meios de que dispõem para a defesa dos interesses que representam. A matéria de Maciel chegou a ser aprovada no Senado, ainda no período em que foi apresentada, mas acabou ficando parada na Câmara dos Deputados.

    Fonte: 
    http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2013/03/17_03_2013/0049.html

    (F) Um dos pontos do projeto que está levantando polêmica é o fato de não haver nenhum item que coíba a oferta e a aceitação de presentes, cortesias, gentilezas e favores para agentes públicos, tema de regulamentação severa em legislação sobre lobby de outros países.

    Zarattini, por sua vez, lembrou, em entrevista concedida em dezembro passado à “Revista JC”, que a sua proposta também tenta coibir as práticas escusas. “De acordo com meu Projeto de Lei, o credenciamento de lobistas deve ser feito pela Controladoria Geral da União e cada grupo de interesse poderá indicar até dois representantes, sendo um titular e um suplente. Os lobistas ficariam impedidos de oferecer presentes, cortesias, gentilezas e favores e, por conseguinte, os agentes públicos estariam proibidos de aceitá-los. Sabemos que o lobby sempre irá existir e se não for dessa forma muita coisa obscura acontece”, enfatizou.

    Fonte: http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2013/03/17_03_2013/0049.html
  • ( ) A primeira proposta de legislação sobre lobby foi encaminhada na época do governo Medici e previa o registro com informações detalhadas de todos as pessoas que representavam algum tipo de interesse, até mesmo os interesses de partidos políticos.

    O presidente, em plena ditadura, não criara lei para regular o lobby político, atividade típica da democracia, nem registrar informações detalhadas das pessoas e dos partidos (até porque só havia dois partidos, o governo e o MDB).


    ( ) Um dos pontos do projeto que está levantando polêmica é o fato de não haver nenhum item que coíba a oferta e a aceitação de presentes, cortesias, gentilezas e favores para agentes públicos, tema de regulamentação severa em legislação sobre lobby de outros países.

    Estabelece o Código de Conduta da Alta Administração Federal:

    Art. 9o É vedada à autoridade pública a aceitação de presentes, salvo de autoridades estrangeiras nos casos protocolares em que houver reciprocidade.

      Parágrafo único. Não se consideram presentes para os fins deste artigo os brindes que:

      I - não tenham valor comercial; ou

      II - distribuídos por entidades de qualquer natureza a título de cortesia, propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos especiais ou datas comemorativas, não ultrapassem o valor de R$ 100,00 (cem reais).



ID
199630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A propaganda é essencialmente um instrumento de relações públicas quando é utilizada para

Alternativas

ID
199636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação institucional, por meio de uma gestão estratégica de relações públicas, é a responsável direta pela construção de uma imagem corporativa forte e positiva de uma organização. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explicaria o motivo de a opção B estar errada?

  • É o contrário, cara! Relações públicas que é um instrumento de comunicação institucional. De acordo com Kunsch (2003, p.166), "a modalidade da comunicação institucional é formada pelas subáreas ou pelos instrumentos que convergem para formatar uma comunicação da organização em si (...) Esses instrumentos são: as relações públicas, às quais cabe delinear e gerenciar essa comunicação, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativa, o marketing social, o marketing cultural e a editoração multimídia."

  • De acordo com a definição de Kunch, a letra D também poderia estar correta. Fui na E pelo contexto da questão, mas a questão cabe recurso.

  • Comunicação Institucional
    No composto da comunicação organizacional integrada, a comunicação institucional é a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização.
    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 164

     

    Instrumentos da comunicação Institucional
    Relações públicas
    Jornalismo empresarial
    Assessoria de imprensa
    Editoração multimídia
    Imagem corporativa
    Identidade corporativa
    Propaganda institucional
    Marketing social
    Marketing cultural

    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 166-178


ID
221152
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em suas ações de marketing cultural, o BNDES se baseia em uma política de patrocínio a eventos e publicações, que está alinhada à missão de promover o desenvolvimento socioeconômico do país. Nesse sentido, o Banco apoia a edição de publicações e a realização de eventos de caráter coletivo e de curta duração - como festivais, congressos, feiras e seminários - que possam

Alternativas
Comentários
  • Marketing cultural é o conjunto de ações de marketing que se utiliza a cultura para projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização. É um instrumento qualificador utilizado pela comunicação empresarial, por se associar a expressões e manifestações artísticas culturais. Tornar viáveis projetos culturais faz com que exista uma troca interesses entre a sociedade e a instituição. A sociedade ganha em cultura e a empresa em reconhecimento. Este trabalho tem sido muito utilizado pelas grandes empresas que além de terem um retorno financeiro apoiada nas leis de incentivo fiscal, o investimento em evento cultural fixa a imagem da marca como uma empresa atenta aos interesses da comunidade.


    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_cultural

  • Marketing Cultural é uma ferramenta de comunicação que, se aplicada com critério e seriedade, só oferece vantagens para os patrocinadores, artistas, produtores e, alvo maior, o cidadão brasileiro. De 1994 para cá o número de empresas que passaram a investir em cultura sextuplicou e cada vez mais pessoas ingressam nesse mercado anualmente. E são para esses novos navegantes - produtores, artistas, estudantes ou empresários - que preparamos esta série de informações úteis para uma melhor compreensão sobre como a cultura pode ser seu próprio agente de difusão.


ID
270094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sabendo que as relações públicas apoiam o marketing na
comunicação com o mercado, julgue os itens subsecutivos.

A direção da comunicação institucional é atribuição da área de relações públicas, ao passo que o gerenciamento da comunicação mercadológica cabe à área de marketing.

Alternativas
Comentários
  • Discordo pq não cabe somente às relações públicas ou seus profissionais cuidar da comunicação institucional, a afirmação considerada correta pela banca restringe demais tanto o papel da RP quanto do marketing.

  • Concordo com a alternativa, pois necessita de um direcionamento. A questão não fala que ‘cabe exclusivamente’

ID
270151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e
envolve os vários setores da organização e as formas como se
relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Ações de responsabilidade social não devem ser utilizadas pelo marketing corporativo, sob a pena de resultarem, para a organização, em perda de credibilidade.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA! Pelo contrário, há um aumento da credibilidade.
  • Pelo contrário, as ações de responsabilidade social devem ser pauta das ações de comunicação institucional, o que pode fortalecer a imagem da empresa junto aos stakeholders. 
  • onde a responsabilidade social e o marketing exercem um papel fundamental dentro das organizações. Neste contexto, a Responsabilidade Social tem-se refletido em extremos resultados, tanto econômicos quanto sociais, pois juntamente com o Marketing, esse modelo de gestão tem originado não só maior visibilidade da empresa, como também  tem servido para expandir as práticas adotas pelas empresas junto à sociedade, as quais são reconhecidas,pela mesma, como tendo uma utilidade acima das expectativas


     Mostra-se, assim, a credibilidade da marca e a confiança que os indivíduos têm em utilizar os produtos elaborados pela empresa. Parte dessa credibilidade foi incutida, segundo os entrevistados, devido à forte presença junto aos meios sociais e a sua constante partição em ações junto à comunidade, sendo, por vezes, confundida como uma organização governamental.


    Cardoso e Silva (2000) caracterizam a eficácia da responsabilidade social a partir do momento em que é incutida uma nova cultura dentro da empresa, sendo essa incorporada na gestão e nos principais setores organizacionais, como Marketing, Recursos Humanos, produção e finanças.


ID
270178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Lobby consiste em uma ação de pressão, persuasão e convencimento, geralmente direcionada aos agentes políticos, para que iniciativas legislativas e(ou) administrativas favoreçam ou, pelo menos, não prejudiquem os objetivos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Lobby é o nome que se dá à atividade de pressão de grupos, ostensiva ou velada, com o objetivo de interferir diretamente nas decisões do poder público, em especial do Legislativo, em favor de interesses privados.
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobby
  • Lobby nada mais é do que um grupo de pressão na esfera política, um grupo de pessoas ou organizações que tentam influenciar, aberta ou secretamente, as decisões do poder público em favor de seus interesses.

    Fazer um lobby é algo muito natural, feito por todos nós. Entre alguns exemplos de lobbyes, podemos citar a ocasião de um filho tentar convencer seu pai a lhe dar um aumento de mesada ou quando um sindicato discute melhorias nas condições de trabalho com uma empresa. Nos EUA, por exemplo, a profissão de lobista é reconhecida oficialmente, sendo até regulamentada por lei. No país, o lobby é reconhecido como uma importante parte do processo político.

    Para alguns especialistas, o lobby não pode “entrar pelo porão, pois assim se insere no conluio e precisa da barganha”. Para a secretária adjunta de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais, Maria Coeli Simões Pires, no meio político não existem anjos nem demônios, mas sim, interesses, principalmente o interesse econômico. Desta forma, o lobby precisa ser desvinculado da imagem de ilegalidade, uma vez que defender os interesses de um grupo de pessoas ou de organizações, além de ser importante, é um direito de todos.

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090724094225AAHWhMm
  • 2.

    pol atividade de pressão de um grupo organizado (de interesse, de propaganda etc.) sobre políticos e poderes públicos, que visa exercer sobre estes qualquer influência ao seu alcance, mas sem buscar o controle formal do governo; campanha, lobismo.


ID
273700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas nas organizações, julgue os
próximos itens.

As relações públicas têm em comum com o marketing o campo de atuação e o público-alvo.

Alternativas
Comentários
  • As duas atividades tem campos de atuação distintos. Marketing se direciona aos consumidores e mercados alvo e relações públicas tem uma perspectiva mais ampla,lidando com os principais stakeholders da instituição. São atividades distintas.


ID
289387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Por meio da promoção de um produto ou serviço, criam-se
estímulos para a compra e a venda, definindo-se as ferramentas do
mix de comunicação para o estabelecimento das formas de
aproximação entre a oferta e o cliente. Com relação a esse assunto,
julgue os itens seguintes.

O lobby, atividade dos profissionais de relações públicas, ajusta-se às necessidades organizacionais de buscar oportunidades e desviar-se de ameaças no ambiente da organização.

Alternativas
Comentários
  • Para quem tiver interesse no assunto, segue um artigo interessante.
    http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/ideiasetendencias01/0229.pdf
  • Lobby

    O lobby é uma atividade legítima, reconhecida por todos e exercida para as mais diversas finalidades nos setores governamentais por escritórios especializados. Segundo Farhat (2007, p. 50-51), “lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes”. Para o autor, a palavra é utilizada em dois sentidos principais: 

    Sentido restrito, mais preciso: designa a prática de influenciar as decisões governamentais, por meio de agentes que servem àqueles interesses, com o objetivo de levar as autoridades a fazer – ou deixar de fazer – alguma coisa a bem daqueles interesses. 

    Sentido amplo: indica todo esforço, por meio de quaisquer meios lícitos, até mesmo os de comunicação destinado a influenciar decisões governamentais (2007).

    (Fábio França)


ID
532552
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Enquanto as Relações Públicas devem gerenciar a comunicação institucional, o marketing tem a seu cargo a coordenação da comunicação:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra "B"

    A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.
    Para tal, as empresas ou entidades lançam mão de um amplo mix de comunicação, que inclui o esforço publicitário, o relacionamento com a mídia, o atendimento ao cliente (SAC, CRM), uma eficiente estrutura de distribuição e toda a sua competência em marketing.
    Fonte: Comunicação Empresarial on line
  • a) jornalística. ERRADA

    Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações.
    Fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed719_afinal_o_que_e_jornalismo


    b) mercadológica.

    A comunicação mercadológica corresponde a uma parcela importante do composto da comunicação corporativa e diz respeito a toda comunicação que as organizações realizam com a finalidade de vender produtos e serviços associados à imagem favorável das empresas e instituições. (...) De um modo geral, entende-se que a comunicação mercadológica se encarrega de todas as “manifestações simbólicas de um mix integrado de instrumentos de comunicação persuasiva para conquistar o consumidor e os públicos-alvo estabelecidos pela área de marketing (KUNSCH, 2003, p. 164).
    Fonte: http://comunicacaointerpessoalempresarial.blogspot.com.br/2011/12/comunicacao-mercadologica.html

    c) interna. ERRADA
    Comunicação interna é a estratégia que visa facilitar o fluxo de informações úteis a gestão, viabilizando que os interesses da liderança sejam difundidos entre todos os colaboradores.[
    Fonte: http://gestao.wordpress.com/2006/10/21/comunicacao-interna/

    d) administrativa. ERRADA
    A comunicação administrativa tem a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais, ela também ajuda a informar regras e normas da organização.
    Fonte: http://acompasso.blogspot.com.br/2009/04/comunicacao-administrativa-e-interna.html

    e) externa. ERRADA
    Comunicação Externa é a troca de informações uma organização e outras organizações, grupos ou indivíduos fora de sua estrutura formal. O objetivo da comunicação externa é facilitar a cooperação e colaboração com as outras partes interessadas a apresentar uma imagem favorável da empresa para a sociedade como um todo. Pode ser feita através de uma variedade de canais, reuniões, mídia impressa, e, principalmente mídia eletrônica.
    Fonte: http://www.terraforum.com.br/consultoria/Lists/areasdeatuacao/DispForm.aspx?ID=64

ID
532594
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A estratégia de comunicação que visa criar expectativa em torno de um lançamento iminente de um evento ou novo produto, por meio de anúncio que provoca a curiosidade do público, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Praticamente retirado do Wikipédia a questão:

    O teaser (em inglês "aquele que provoca" (provocante), do verbo tease, "provocar") é uma técnica usada em marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informação enigmáticas no início da campanha.
  • a) teaser
    Resposta correta!
    O teaser pode ser utilizado, por exemplo, como parte inicial do "mix de comunicação" do lançamento de um novo produto no mercado, criando uma determinada expectativa a seu respeito. O conteúdo da peça tem o intuito de gerar no publico indagações como: "o que será?", "que produto é esse"?

    b) recall
    Um recall é uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo fabricante do mesmo. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto.

    c) jingle
    Um jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. É uma música feita exclusivamente para um produto ou empresa. É geralmente uma peça de áudio ou vídeo utilizada por emissoras de rádio ou TV para identificação da marca, canal, frequência. Pode ser falada ou cantada.

    d) workshop
    Um workshop é uma reunião de grupos de pessoas interessados em determinado projeto ou atividade para discussão sobre o que lhes interessar e somente pelo que eles quiserem sem necessidade de discussão.

    e) reprint
    Reprodução que se tira, em papel especial, do anúncio publicado em jornal ou revista, para usos diversos.

    Fontes: Wikipédia e http://www.portaldomarketing.com.br/dicionario_de_propaganda/R.htm

ID
543505
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a estratégias para a produção de anúncios em meio impresso, a característica de romper a leitura passiva do receptor, levando-o a ser ativo na decodificação da informação, está presente nos anúncios

Alternativas

ID
543508
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A mídia conhecida como outdoor possui as seguintes características:
I. Ideal para mensagens curtas.
II. Permite a personalização da mensagem.
III. Não solicita exclusividade de atenção.
IV. Permitida apenas em locais regulamentados.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
543511
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A redação de um texto institucional, em que uma organização busque transparecer seu comprometimento com a responsabilidade social, possui os seguintes aspectos:
I. Destaque para produtos que tem melhor preço.
II. Criação de desejo para consumir os produtos.
III. Destaque para a qualidade dos produtos a partir de técnicas de manejo sustentáveis.
IV. Ênfase para a história da empresa e elevação da lembrança de marca.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
562540
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O Grupo Corpo é uma das companhias de dança mais importantes do Brasil e completa 35 anos de fundação em 2010. Desde 2000, a Petrobras patrocina o grupo através de sua política de patrocínio cultural. É muito importante para as empresas a divulgação de suas ações de patrocínio para ressaltar, perante a sociedade, o comprometimento com a responsabilidade social e o crescimento do país. Esse processo de divulgação é composto de várias etapas. A primeira delas é o planejamento, que consiste em

Alternativas

ID
564592
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma opinião minoritária que é vista como majoritária, com o auxílio da mídia, pode acabar por tornar-se dominante, já que o indivíduo, ameaçado pelo isolamento, prefere calar-se a manifestar uma opinião que julga minoritária. Essa é uma descrição do efeito da

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Espiral do silêncio é uma teoria da ciência política e comunicação de massa proposta em 1977 pela cientista alemã Elisabeth Noelle-Neumann.

    BONS ESTUDOS


ID
564619
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O fim de ano está chegando e a assessoria de comunicação de uma empresa como a Petrobras precisa definir como irá presentear os jornalistas com os quais mantém contato. O presente escolhido dever ser um

Alternativas

ID
564673
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A dimensão estratégica da responsabilidade social inclui ações planejadas de longo prazo, cujos impactos e resultados devem ser

Alternativas
Comentários
  • Dica: quando todas as alternativas parecerem erradas, tente enxergar outro significado nas alternativas. Aqui a cesgranrio foi malandra ao usar o termo "semelhante" à perspectiva econômica-financeira. O que ela quis que o candidato enxergasse é que as instituições devem encarar a responsabilidade social com o mesmo grau de importância quanto a busca pelo lucro.


ID
564676
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nos últimos anos, as mudanças nas formas como são concebidos e comercializados os produtos e serviços trazem consigo novas questões éticas com as quais as organizações têm de aprender a lidar.
PORQUE
Cada vez mais as novas tecnologias de informação e oportunidades comerciais e empresariais, abertas pela globalização, tendem a levar todas as organizações a seguir padrões globais de operação. Analisando as afirmações, conclui-se que

Alternativas

ID
564679
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No âmbito da responsabilidade social, diversas empresas vêm ocupando espaços na sociedade, antes preenchidos somente pelo Estado, como é o caso da(o)

Alternativas
Comentários
  • Fluzão

  • Concordo.


ID
564682
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A benevolência empresarial, muito comum no Brasil e ainda interpretada, em certos meios, como prática de responsabilidade social, tem suas bases nos

Alternativas

ID
564685
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma crítica para uma revista de opinião, um jornalista escreveu que a maioria dos administradores pensa que a batalha entre as marcas baseia-se em qualidade, estilo, atributos e preço. Ele citava uma das consagradas leis do marketing para argumentar que, no entanto, o que determina o sucesso de uma marca é a(o)

Alternativas

ID
564688
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma palestra para profissionais de comunicação, um professor de marketing ensina que a imagem de uma marca se refere ao plano de

Alternativas
Comentários
  • imagem= o que as pessoas pensam.

  • RESPOSTA LETRA E: simbolismos e projeção pública.

    A imagem é a percepção que as pessoas tem sobre determinada organização, uma projeção publica sobre a organização.

  • A) Aspecto relacionado a identidade da marca.

    B) Aspecto relacionado a identidade da marca.

    C) Aspecto relacionado a identidade da marca.

    D) Aspecto relacionado a identidade da marca.

    E) Aspecto relacionado a imagem da marca.


ID
564694
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Contratada por uma rede de postos para incrementar as vendas no nordeste brasileiro, uma agência de propaganda sugere a criação de uma campanha institucional, com apelos transformativos, representada por peças de comunicação que realcem

Alternativas

ID
564697
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Atuando em diversos países, uma empresa como a Petrobras enfrenta numerosos desafios ao desenvolver programas de comunicação global, com EXCEÇÃO de ter que

Alternativas

ID
564700
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma pesquisa junto a profissionais liberais, a respeito da linha de comunicação de uma distribuidora de combustíveis, selecionou alguns comentários. Relacione cada opinião apresentada à esquerda às ferramentas do mix de comunicação da empresa, listadas à direita.
I – As notícias, na imprensa, parecem exagerar nos adjetivos para a própria organização.
II – Ganhei um lindo CD de bossa nova quando abasteci meu carro e gostei muito da seleção musical.
III – Os frentistas deveriam nos explicar as vantagens e desvantagens de cada óleo lubrificante.
IV – Vi um outdoor da companhia e achei atraente e dinâmico, mas pouco funcional.

P – Relações Públicas
Q – Propaganda
R – Promoção
S – Vendas pessoais
T – Marketing direto
A relação correta é

Alternativas

ID
564703
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao realizar o planejamento anual de comunicação, um especialista deve levar em conta que a(s)

Alternativas

ID
564706
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O diretor de marketing de uma indústria petrolífera orienta a equipe a desenvolver uma estratégia de valorização da marca, explorando a associação dos consumidores aos valores da empresa. Assim, a equipe deve desenvolver campanhas para divulgar

Alternativas

ID
564712
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma reunião para se estabelecer o mix de comunicação de marketing de uma organização, são levantados os fatores a seguir.
I – A propaganda de lembrança é mais econômica do que as visitas dos vendedores.
II – Os vendedores não devem utilizar os anúncios para legitimar a empresa e seus produtos.
III – A propaganda dificilmente pode lembrar o cliente de como utilizar o produto e tranquilizá-lo quanto à compra.
IV – Os vendedores podem persuadir os revendedores a aumentar o estoque e dedicar mais exposição à marca da empresa.
São corretos os fatores

Alternativas

ID
564718
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Estudos sobre a comunicação organizacional demonstram elementos de extrema importância para as corporações, nos dias de hoje, com EXCEÇÃO de que uma reputação favorável

Alternativas

ID
564730
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Fazer o que outros fazem, ainda que com maior eficácia, não é propriamente ter uma estratégia. Já atuar de forma diferente, com inteligência e planejamento, por outro lado, requer um pensamento estratégico. No âmbito do planejamento, assinale, dentre as opções abaixo, a sentença que traduz o pensamento estratégico nos dias de hoje.

Alternativas

ID
564754
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O projeto de comunicação institucional da Petrobras inclui o apoio a projetos sociais em todo o país, envolvendo ONG, governos estaduais e municipais, fundações e universidades, entre outras instituições, em todos os estados brasileiros. Assim, todos os anos, a empresa recebe centenas de projetos e, para facilitar a sua avaliação, a Petrobras escolheu três áreas temáticas estratégicas para as quais dirige os apoios. São elas:

Alternativas

ID
564757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao elaborar um projeto voltado para o incentivo e apoio a projetos culturais, o profissional de Relações Públicas deverá ter em mente que este tipo de ação estratégica constitui uma forma direta de a empresa

Alternativas

ID
564778
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nas últimas duas décadas, o Marketing Esportivo ganhou destaque na política de comunicação de grandes empresas multinacionais e nacionais. As empresas que investem no Marketing Esportivo têm como objetivo direto a(o)

Alternativas

ID
564787
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os profissionais do Marketing Esportivo costumam sepa- rar tal modalidade em subáreas de atuação. Num plano de comunicação empresarial, a aquisição de cotas de patrocínio de um evento como a Copa do Mundo, por exemplo, classifica-se como uma ação de Marketing

Alternativas

ID
631762
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O conceito de endomarketing mais aceito pelos especialistas da área de Relações Públicas refere-se ao conjunto de ações

Alternativas
Comentários
  • Tanto a alternativa "a", quanto a "b", a depender da visão a qual o elaborador se baseia, podem estar corretas. Na visão de Kunsch, endomarketing resume-se ao fato de tratarmos os colaboradores como clientes, ou seja, consumidores internos. Nessa perspectiva, consideramos a letra B como resposta correta. Ja Wilson da Costa Bueno, em seu Site "comunicação empresarial on-line" afirma que endomarketing "Pode-se definir endomarketing como o conjunto de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.", assim, letra A. 

  • Endomarketing

    Técnicas de comunicação de marketing, utilizadas dentro de uma organização, que têm como público, seus colaboradores. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, no âmbito das áreas da administração.

    O endomarketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas para convencer seus funcionários a comprar uma ideia, e vender o produto para os funcionários é tão importante quanto para os clientes, portanto, o endomarketing é o elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário.

    O termo endomarketing foi criado pelo professor Saul Bekin, em 1995, em seu livro Conversando sobre endomarketing. 

    (Luiz Cézar Silva dos Santos)


ID
722194
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Cada vez mais presencia-se a atuação de lobistas em variados setores, principalmente na área pública. A existência desses profissionais faz o profissional de jornalismo refletir sobre o seu papel em uma sociedade moderna, e concluir que o lobby

Alternativas
Comentários
  • A prática de lobby no Brasil é associada a algo negativo, mas, em relações públicas, de acordo com o código de ética,pode ser ferramenta para pressionar grupos de interesse.
  • Art. 29 do Código de ética dos profissionais de Relações Públicas:
    "No exercício de Lobby o profissional de Relações Públicas deve se ater às áreas de sua competência, obedecendo as normas que regem a matéria emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias legislativas estaduais  e pelas câmaras municipais"


  • Padrão de Resposta de prova discursiva do TCE-PR (2016)
     

    Lobby é um conceito, uma atividade ou uma profissão.(...)

    Apesar da falta de regulamentação, a atuação dos lobistas no Brasil é antiga (...)

    Nas duas últimas décadas, numerosas
    organizações, entre elas, as organizações não-governamentais, passaram a defender interesses, não
    necessariamente privados, e a advogar mudanças sociais e políticas..
    (...)
    O exercício do lobby não se restringe ao corpo-a-corpo, embora a abordagem pessoal ainda faça parte de
    suas estratégias. Produtos de comunicação dirigida e didática, repletos de conteúdos técnicos ou de persuasão,
    geralmente voltados a legisladores, governantes, membros do Poder Judiciário, notórios e imprensa, são
    imprescindíveis para a sua prática. São instrumentos que vão desde um simples folder a relatórios e livros e, em
    especial, publicações para jornalistas.

  • Lobby

    O lobby é uma atividade legítima, reconhecida por todos e exercida para as mais diversas finalidades nos setores governamentais por escritórios especializados. Segundo Farhat (2007, p. 50-51), “lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes”. Para o autor, a palavra é utilizada em dois sentidos principais: 

    Sentido restrito, mais preciso: designa a prática de influenciar as decisões governamentais, por meio de agentes que servem àqueles interesses, com o objetivo de levar as autoridades a fazer – ou deixar de fazer – alguma coisa a bem daqueles interesses. 

    Sentido amplo: indica todo esforço, por meio de quaisquer meios lícitos, até mesmo os de comunicação destinado a influenciar decisões governamentais (2007).

    (Fábio França)


ID
801019
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas sobre a atividade de Lobby, colocando entre parênteses a letra “V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É a atividade que busca composição com as forças políticas de um ambiente, seja este da esfera administrativa, pública ou privada, representando os interesses de uma organização ou setor corporativo junto aos centros de poder.
( ) Atua através da influência exercida pela proximidade ou intimidade de uma ou algumas pessoas como o tomador de decisões.
( ) Atividade que busca atender a interesses particulares de uma empresa ou de determinados grupos.
( ) A defesa da livre manifestação do pensamento é um dos parâmetros éticos que devem nortear o exercício do Lobby na atividade de Relações Públicas.
( ) Pode concentrar-se no exercício da mobilização e/ou da pressão exercida de modo discreto ou ostensivo.

Alternativas

ID
821281
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao definirmos lobby, não podemos afirmar que se trata de

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Ele pede a errada... Muito embora tenha um certo tom pejorativo, o lobby é uma atividade geralmente política, de pressão de um grupo organizado (de interesse, de propaganda etc.) sobre políticos e poderes públicos, que visa exercer sobre estes qualquer influência ao seu alcance, mas sem buscar o controle formal do governo; pode-se referir também como campanha e lobismo. Não tem nada a ver com atividade que prevê troca entre poderes.

  • Lobby

    O lobby é uma atividade legítima, reconhecida por todos e exercida para as mais diversas finalidades nos setores governamentais por escritórios especializados. Segundo Farhat (2007, p. 50-51), “lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes”. Para o autor, a palavra é utilizada em dois sentidos principais: 

    Sentido restrito, mais preciso: designa a prática de influenciar as decisões governamentais, por meio de agentes que servem àqueles interesses, com o objetivo de levar as autoridades a fazer – ou deixar de fazer – alguma coisa a bem daqueles interesses. 

    Sentido amplo: indica todo esforço, por meio de quaisquer meios lícitos, até mesmo os de comunicação destinado a influenciar decisões governamentais (2007).

    (Fábio França)


ID
829165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a planejamento e gestão da comunicação
organizacional integrada, julgue o item seguinte.

O objetivo principal do endomarketing é fazer que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negócio da empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais atua.

Alternativas

ID
829288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

A publicação de perfil institucional em redes sociais é considerada um produto de comunicação, razão por que deve ser cuidadosamente preparada, uma vez que as informações constantes desse perfil podem repercutir na reputação corporativa da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Só para colaborar com você, na Letra D a justificativa é na verdade sobre a comissão ser permanente, e não provisória.


ID
852193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sabendo que a operacionalização de um evento se fundamenta em
um eficiente processo de planejamento, julgue os próximos itens.

O que torna o evento uma atividade de marketing é a sua capacidade de aproximar o negócio do patrocinador dos consumidores potenciais.

Alternativas

ID
1044820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de disposições contidas na Constituição Federal de 1988 (CF), no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, no Código de Ética do Profissional de Relações Públicas e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

Ao profissional de relações públicas é vedado o exercício do lobby.

Alternativas
Comentários
  • Boa pergunta.

    DAS RELAÇÕES POLÍTICAS E DO EXERCÍCIO DE LOBBY
    Art. 28º - Defender a livre manifestação do pensamento, a democratização e a popularização das informações e o aprimoramento de novas técnicas de debates é função obrigatória do Profissional de Relações Públicas. 
    Art. 29º - No exercício do lobby, o Profissional de Relações Públicas deve se ater às áreas de sua competência, obedecendo as normas que regem a matéria, emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembléias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais. 
    Art. 30º- é vedado ao Profissional de Relações Públicas utilizar-se de métodos ou processos escusos, para forçar quem quer que seja a aprovar matéria controversa ou projetos, ações e planejamento, que favoreçam os propósitos. 
  • O lobby faz parte da atividade do profissional de RP, especialmente para influenciar grupos estratégicos e com poder decisório.


ID
1122499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O marketing institucional volta-se para a imagem das organizações a fim de buscar reconhecimento público e tornar sólida sua reputação. Concernente a esse assunto, julgue os próximos itens.


O marketing institucional pode ser utilizado para melhorar a imagem de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • É justamente para isso que serve o marketing institucional; este é o conjunto de estratégias utilizadas na realização de uma troca associativa entre a imagem de um produto já consolidado no mercado e a imagem que se deseja para uma empresa ou instituição.

  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
1171864
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A natureza estratégica do patrocínio esportivo indica que esse é um investimento com grande potencial de retorno.

Sendo assim, no escopo da comunicação mercadológica, o patrocínio

Alternativas

ID
1171870
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Duas das ferramentas da comunicação integrada de marketing mais frequentemente utilizadas no universo do marketing esportivo são

Alternativas
Comentários
  • Fazem parte da comunicação integrada de marketing: 
    - promoção de vendas;
    -propaganda;
    -publicidade;
    -relações píblicas; 
    -venda pessoal.
    Como pode-se observar, somente a alternativa C apresenta possibilidades dentre as citadas.
  • Vale lembrar o caso dos estádios futebolísticos, lotados de publicidade.

  • então é só associar a imagem dos cambistas que ficam ao redor dos estádios fazendo( promoçao de vendas) de ingressos mais baratos para os torcedores ( publico)


ID
1296790
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O chamado mix de comunicação integrada é um composto que envolve, dentre outros,

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar-me esta questão?

  • Comunicação integrada - lembrar sempre de vender e promover.

  • Conforme Boone e Kurtz (2009) para incentivar a tomada de decisões do cliente a estratégia de marketing pode ser dividida em quatro grandes áreas: produto, preço, praça e promoção.  Este conjunto de estratégias forma o composto de marketing, que tem como objetivo atender às necessidades e desejos de um mercado específico. Cordeiro o define como:


    [...] um conjunto de ferramentas que tem a finalidade de criar no consumidor a consciência do valor de produtos e serviços, criando atitudes positivas por parte deste, gerando, enfim, a ação de compra. Em resumo, trata-se de um sistema de comunicação bastante persuasivo e eficaz (CORDEIRO, 2006 p30).


    Definição esta que corrobora com a ideia de Mckenna que ressalta: “A tarefa final do marketing é: servir as verdadeiras necessidades do cliente e comunicar a substância da empresa” (MCKENNA, 2005, p7). Ampliando um pouco mais o conceito do composto de marketing, Ogden e Crescitelli (2007) o dividem em: Produto, Preço, Canais de Distribuição e Comunicação Integrada de Marketing- CIM.

  • Faltou só a palavra marketing na questão né!? 


ID
1296799
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A compreensão da comunicação integrada nas empresas passa pela atuação conjugada de todos os profissionais da área de comunicação, incluindo o marketing. Com base na definição dos objetivos de marketing, decide-se de que forma cada elemento do composto de comunicação pode apoiar esses objetivos.

Essa atitude empresarial tem como meta, dentre outras,

Alternativas
Comentários
  • No próprio enunciado está a resposta. " (...) atuação CONJUGADA de todos os profissionais da área de comunicação, incluindo o marketing."

    Essa atitude empresarial tem como meta, dentre outras, CORRIGIR desvios ocorridos com a realização de ações NÃO CONJUGADAS.

  • Caráter permanente*

  • Caráter permanente*


ID
1296904
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tanto em eventos culturais ou esportivos, uma marca que adota a estratégia de patrocínio

Alternativas
Comentários
  • Atualmente é grande o número de empresas que associam suas marcas a eventos musicais, esportivos, culturais e – mais recentemente – de responsabilidade sócio-ambiental. O patrocínio é mais uma das ferramentas do Marketing que leva experiência ao consumidor com o objetivo de fidelizá-lo ou ganhar a simpatia dele. O difícil é saber qual o retorno exato que esta ação traz para o patrocinador, para a marca e, claro, para as vendas.


    Marcas como Coca-Cola, Petrobras, Fila e Lotto fazem parte do cenário de patrocínios no Brasil através de eventos e esportes e lutam para conseguir mensurar o retorno do investimento. Pesquisas, análises financeiras, mídia espontânea e aumento em vendas são opções sólidas para mensurar uma ação de patrocínio. A visibilidade da Coca-Cola ao patrocinar um evento musical no Nordeste faz com que as pessoas associem a marca a um momento divertido e lembrem que ela proporcionou uma experiência positiva.

  • gab D

    integra ações de marketing promocional, publicidade e promoção de vendas.


ID
1296910
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Durante o processo de seleção de projetos culturais, as empresas devem, antes de selecionar seu investimento, avaliar diversos aspectos, dentre os quais,

Alternativas
Comentários
  • Qual seria o erro da B?


ID
1296928
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A crise financeira internacional gera efeitos que precisam de políticas anticíclicas para ser, ao menos, suavizada. No caso da América Latina, intensificar o ritmo das obras de infraestrutura para promover uma maior integração regional é uma das políticas anticíclicas reafirmadas. Em 30 de novembro de 2011, países latino-americanos priorizaram, por meio de uma organização regional, 31 obras de infraestrutura, destinando à sua realização cerca de US$ 14 bilhões. Essa mesma organização regional, constituída como pessoa jurídica em 2011, já havia criado, em 2009, o Conselho de Defesa Sul-Americano visando ao fortalecimento estratégico-militar da região, além de outras medidas voltadas para o bem-estar dos povos.

BAVA, S. O novo papel da integração regional. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 54, jan. 2012, p. 3. Adaptado.

A organização regional diretamente responsável pelas medidas descritas acima é a(o)

Alternativas
Comentários
  • O texto refere-se claramente à IIRSA (Iniciativa para Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana):  é um programa conjunto dos governos dos 12 países da América do Sul que visa a promover a integração sul-americana através da integração física desses países, com a modernização da infraestrutura de transporteenergia e telecomunicações, mediante ações conjuntas. Pretende-se, assim, estimular a integração política, econômicasociocultural da América do SulA IIRSA surge de uma proposta apresentada em agosto de 2000 em Brasília, durante a Reunião de Presidentes da América do Sul, onde foi discutido a idéia de coordenar o planejamento para a construção de infra-estrutura dos diferentes países do continente sul-americano.


ID
1297378
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Se as propagandas de uma distribuidora de combustíveis mostram um excelente atendimento, e os consumidores, ao chegarem aos postos, encontram atendentes mal-educados e despreparados, a empresa deve se planejar para diminuir a lacuna entre a(s)

Alternativas

ID
1297387
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As ações de relações públicas são fundamentais para construção e fortalecimento das marcas. Nessa perspectiva, considere as seguintes ferramentas de comunicação: 


I – assessoria de imprensa;
II – e-mail marketing;
III – catálogos;
IV – palestras e seminários;
V– lobby;
VI – relatórios anuais;
VII – prêmios e brindes. 

As ferramentas que devem ser consideradas são, APENAS,

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão; Consideradas o quê? Acho que está mal formulada.

  • Ferramentas de RP, por isso entram atividades como o Lobby, a ass de imp, palestras e relatorios anuais.. as outras ferramentas sao das outras areas, como publicidade, propaganda e mkt.

  • Concordo com a Isabela, a questão foi mal formulada. Além disso, alguns autores consideram Assessoria de Imprensa uma função exclusiva de jornalistas. Outros já consideram que é de profissionais de RP. Então, novamente, questão mal formulada. Pois assim como as outras ferramentas são de áreas como Publicidade e Marketing, muitos autores consideram AI como ferramenta de Jornalismo, então a questão, na minha opinião deveria anulada 

  • Alguém teria mais informações sobre lobby? Alguma teoria para indicar? obrigada.


ID
1297396
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um grupo internacional pretende criar uma nova marca para uma rede de postos que comercializarão, exclusivamente, biocombustíveis. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Conquanto a questão seja de baixo nível de dificuldade, só um alerta aos amigos de caminhada: logomarca não existe. A palavra, por si só, já deixaria a alternativa incorreta, qualquer que fosse sua afirmativa.


ID
1297444
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A Petrobrás é uma das empresas que mais investe em Marketing Cultural e Esportivo no Brasil. Desde 2009, a Petrobrás patrocina a GT3 Brasil, tornando-se a fornecedora exclusiva de gasolina da categoria. O principal objetivo da parceria entre a empresa e o automobilismo brasileiro é

Alternativas

ID
1297450
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Desde a década de 80, a Petrobras tem incentivado a cultura brasileira, quer seja através de patrocínios, quer seja através da criação de projetos, como os Programas Petrobras Artes Visuais, Petrobras Cinema, Petrobras Artes Cênicas e Petrobras Música. O Programa Petrobras Cultural (PPC), que surgiu em 2003, é um bom exemplo de como a empresa aposta no Marketing Cultural. Nesse contexto, conclui-se que um programa como esse tem objetivo direto de

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Alguém explica?! Porque acho outras alternativas melhores para responder.


ID
1363306
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para atingir os objetivos de comunicação, um dos passos importantes é o briefing. Nesse documento, há o resumo das informações de mercado sobre a marca, os produtos e a empresa, com detalhamento de seu posicionamento frente à concorrência e aos públicos-alvo, bem como a explicitação de tais objetivos.

O briefing é montado a partir do(s)

Alternativas
Comentários
  • Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra inglesa que significa resumo em português. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.

    O briefing é um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e publicitários. O briefing é a base de um processo de um planejamento.

    Numa agência de propaganda o briefing é uma das etapas fundamentais de um processo publicitário. É um processo contínuo e cumulativo através de todos os estágios do planejamento de propaganda. SIgnifica a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível mas tão longo quanto necessário.

    Existem diversos modelos de briefing, mas não existe um modelo pronto, cada agência ou empresa possui o seu próprio e que melhor se adapta com as suas necessidades. Existem alguns itens que são essenciais para compor um bom briefing, como o histórico da empresa, o problema de marketing que está ocorrendo, objetivos, plano de ação, o público alvo que a organização quer atingir, áreas geográficas de interesses e limitações, como prazos e custos.

    Para o briefing ficar mais completo, ainda por ser acrescentados outro itens como uma análise do macroambiente, síntese econômica, cultura do consumo de determinado produto, benchmarking, análise de matriz SWOT e um diagnóstico completo.

    Fonte: http://www.significados.com.br/briefing/


ID
1363384
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O marketing esportivo é a aplicação dos quatro P do marketing mix em um contexto esportivo, concebido para atender às necessidades dos clientes do esporte, sejam eles consumidores individuais, jogadores ou investidores corporativos. Um produto esportivo, no entanto, tem mais características de serviço do que de mercadoria.

Nesse contexto, a variável Distribuição do marketing mix refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • "Para defininnos a melhor estratégia de distribuição, de acordo com McCarthy & Perreault (1997), é preciso entender o canal de distribuição, que é o caminho percorrido pelo produto para transferir-se do produtor ao consumidor final. Um fabricante poderá vender para um atacadista, que irá vender para um varejista, que finalmente venderá para o consumidor final. Ou qualquer outro arranjo.


    Do ponto de vista do consumidor, segundo Kotler (1999), a distribuição proporciona a utilidade de lugar e tempo. Utilidade é um conceito de economia que significa satisfação. Alguns fatores afetam as decisões sobre canais adequados de distribuição. São eles: produto, intennediários, mercado, meio ambiente e empresa. 

    Segundo Dias (2003), o objetivo da distribuição é fazer com que o produto chegue ao ciclo da venda (que vai da abordagem inicial do cliente ao pós-venda) de maneira rápida, segura, pontual e lucrativa para a empresa vendedora e de maneira acessível, confiável, pontual e segura para o cliente."

    http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3523/1409393.pdf?sequence=1

    Letra B

  • Nesse contexto, a variável Distribuição do marketing mix se refere a:

    Praça - o lugar onde colocamos os produtos e/ou serviços à disposição dos clientes. Inclui decisões sobre canais, cobertura, variedades, locais, estoque e transporte.
    Letra B


ID
1363387
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma atividade de patrocínio que combina vendas pessoais com promoção é a hospitalidade, um benefício do patrocinador, comumente associado a eventos esportivos de grande visibilidade.

Um exemplo de ação de hospitalidade é a(o)

Alternativas

ID
1487014
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O mundo do conhecimento e da informação tem provocado transformações e feito surgir uma nova cultura empresarial. O marketing one to one e a comunicação com base na internet representam assim, a parte visível do iceberg conceitual e logístico que flutua em ambiente totalmente configurado por

Alternativas

ID
1487074
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma imagem no marketing institucional passa pela criação de materiais como livros, balanços sociais, relatórios de sustentabilidade. A gerência responsável pelo marketing institucional deve estar apta a entregar esses produtos e responder por todas as partes de produção, como a geração dos textos, editoração gráfica, design e impressão, os(as) quais são denominados(as)

Alternativas

ID
1490293
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O tipo de pesquisa de marketing que envolve testes para novas mercadorias, assim como a investigação de novas utilidades para as já consolidadas no mercado, é denominada pesquisa de

Alternativas
Comentários
  • Analise preliminar: Só tem a ver com o tema letra B e C... se voce não souber nada tem 50% de chances de acertar. 
    Abaixo segue alguns slides que servem para identificar os tipos de pesquisas.

    http://pt.slideshare.net/cwfcosta/tipos-e-mtodos-de-pesquisa-de-mercado

ID
1490302
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma empresa do ramo farmacêutico precisa aumentar a retenção de seus clientes, uma vez que a concorrência do setor está cada vez mais acirrada.

Dentro dos princípios do marketing de relacionamento, que ação é mais apropriada a essa situação?

Alternativas
Comentários
  • Programas de fidelidade são métodos utilizados no marketing de relacionamento.


ID
1490326
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O marketing cultural entrou definitivamente na pauta das Relações Públicas no Brasil com a aprovação da Lei n o 7.505/1986, conhecida como Lei Sarney.

Essa Lei dispõe sobre

Alternativas
Comentários
  • A Lei n o 7.505/1986, conhecida como Lei Sarney foi uma lei de incentivos fiscais de projetos culturais, a empresa em vez de pagar seu imposto de renda ao governo poderia direcioná-lo ao financiamento de projetos culturais. Atualmente a lei está revogada e foi substituída pela Lei 8.313/91 conhecida como Lei Rouanet. 


ID
1490329
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As ações de marketing cultural são um instrumento de relacionamento e comunicação cada vez mais adotado pelas organizações.

Nesse sentido, o apoio a projetos culturais é uma estratégia de comunicação

Alternativas

ID
1551673
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

 A respeito da atuação dos lobistas, conforme Paulo Nassar e Rubens Figueiredo em O que é comunicação empresarial, é correto afirmar:


I. É legítimo empresas, instituições ou pessoas pressionarem aqueles que fazem nossas leis ou as executam.

II. Não é ético, nem legal, oferecer ou dar e receber propinas para obter favorecimentos.

III. Se a pressão é legítima, não há necessidade de divulgar para a sociedade que um lobby está sendo realizado.

IV. O chamado lobby escuso se materializa em pagamentos de viagens e contas de restaurantes, além de outros presentes dado àqueles que são pressionados.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
1599415
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre o prazo para a apresentação de propostas culturais regulado pela Instrução Normativa n°. 1, de 24 de junho de 2013, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1599427
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No verbete patrimônio cultural do seu Dicionário Crítico de Política Cultural (SP: Iluminuras, 1997), Teixeira Coelho afirma: “Outro tema de discussão para as políticas culturais patrimonialistas é o que diz respeito ao como lidar com obras (patrimônio cultural tradicionalmente considerado) e não-obras (patrimônio ambiental). O caso das cidades históricas declaradas "de patrimônio universal" ilustra bem o ponto.” Para o autor, a preservação do patrimônio deve ser pensada a partir do “princípio da imutabilidade relativa”, que significa

Alternativas

ID
1599430
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O sucesso na elaboração de um projeto cultural está ligado à coerência entre os itens que o constituem e a justificativa para a sua execução, de modo a demostrar sua exequibilidade. Sobre o tema concepção e planejamento de projetos culturais, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1609552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


No seminário, encontro de especialistas em um assunto específico, apresenta-se um estudo sobre o tema, que é, posteriormente, debatido com a plateia, que geralmente possui nível de conhecimento similar ao  dos palestrantes. O moderador deve ser um especialista.


Alternativas

ID
1609558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


Na formação da mesa de autoridades em um cerimonial, recomenda-se um número ímpar de integrantes, sendo a principal autoridade a ocupante do lugar central da mesa, a segunda pessoa mais importante deverá ocupar a direita da maior autoridade e a terceira pessoa em hierarquia deve ficar à esquerda da autoridade principal. Os chamados devem seguir a hierarquia de forma descendente, sendo a maior autoridade a última a fazer uso da palavra.


Alternativas
Comentários
  • Normas gerais para composição de mesas:

    • A pessoa mais importante (1) fica no centro.
    • A segunda pessoa mais importante (2) fica à direita de (1)
    • A terceira pessoa mais importante (3) fica à esquerda de (1)
    • A distribuição continua nessa ordem.

    RESPOSTA: CERTO


ID
1609564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


Um congresso é caracterizado como um encontro com grande número de especialistas e interessados no mesmo tema e possui caráter deliberativo, segundo o qual temas e propostas organizadas em teses ou por grupos de discussão são debatidos e votados.

Alternativas
Comentários
  • O congresso é um dos tipos de eventos mais comuns.

    Nele, tem-se por objetivo debater e extrair conclusões acerca de uma temática central.

    Em geral, um congresso é promovido por entidades associativas e conta com a presença de profissionais e especialistas que têm interesse em comum e atuam em uma mesma área.

    Os congressos podem ser regionais, nacionais e internacionais.

    E, dentro de um mesmo congresso, podem ocorrer vários tipos de atividades, como:

    Mesas-redondas, conferências, simpósios, palestras, comissões, painéis, cursos, são algumas delas.


ID
1609591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


Enquanto o lobby se restringe a uma ação junto ao poder público, as relações públicas promovem a comunicação com os diversos públicos que integram a sociedade, um dos quais, o poder público.

Alternativas
Comentários
  • Aprendi agora que o lobby se restringe a uma ação junto ao poder público. Quer dizer que se um um político promove ações de persuasão ou mesmo de pressão junto ao empresariado com fins eminentemente particulares, então isso já não é mais lobby? Concordo com quase toda a afirmativa, mas restringir lobby a ações junto aos poderes públicos pra mim torna o item errado (apenas minha humilde opinião).

  • De acordo com o Dicionário de Comunicação, Lobby pode ser definido como:

    [...] exercício de influência, pressão e persuasão para obter atitude favorável em relação a um indivíduo ou instituição, de modo a efetivar um voto legislativo ou uma posição administrativa (sic). Podem ser consideradas atividades de Lobby os meios utilizados para influenciar políticos ou funcionários governamentais de forma direta (contatos pessoais, correspondências, etc) ou indireta (através dos meios de comunicação ou de fatos capazes de sensibilizar a opinião pública), atingindo deste modo os representantes da comunidade (RABAÇA; BARBOSA, 1987, p. 371). 

  • Essa questão é, no mínimo, polêmica.

    Segundo o padrão de resposta do próprio Cespe, em uma questão dissertativa sobre o que é lobby, consta que o lobby pode ser dirigido à agentes públicos e particulares, como notórios e jornalistas.  Vejamos:

     

    Lobby é um conceito, uma atividade ou uma profissão. A origem do termo e do conceito em si remonta à atuação dos promotores de interesses que se postavam na antessala da Câmara dos Comuns, na Inglaterra, ou em algum hall de hotel, nos Estados Unidos da América. No Brasil, o lobby não é regulamentado.

    (...)

    Assim, no Brasil, se, por um lado, o lobby pode ser sinônimo de tráfico de influência, por outro lado, pode denominar a atuação de grupos de pressão em favor dos direitos humanos, como a que resultou na Lei Maria da Penha, associada, por sua vez, a outras m edidas, como as delegacias da mulher.

    (...)

    O exercício do lobby não se restringe ao corpo-a-corpo, embora a abordagem pessoal ainda faça parte de suas estratégias. Produtos de comunicação dirigida e didática, repletos de conteúdos técnicos ou de persuasão, geralmente voltados a legisladores, governantes, membros do Poder Judiciário, notórios e imprensa, são imprescindíveis para a sua prática. São instrumentos que vão desde um simples folder a relatórios e livros e, em especial, publicações para jornalistas.

     

    Dessa forma, segundo o entendimento do próprio Cespe, o gabarito dessa questão deveria ser ERRADO.

     

    Fonte

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TCE_PR_16_ANALISTA/arquivos/Padrao_Resposta/Definitivo/270TCEPR_004A01E0927_PadraoRespostaQ1C4.pdf
     


ID
1609597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de lobby, funções, atividades e relações com o governo e com a imprensa, julgue o próximo item.


As atividades de relações públicas são fundamentais para o exercício do princípio básico do regime político democrático, pautado na participação popular.

Alternativas
Comentários
  • De fato, relações públicas é um canal para ouvir a sociedade - e fazê-la ouvir também.


ID
1648597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca das relações humanas, julgue o item a seguir.


As relações humanas consistem em um modo especial de administrar e valorizar o ser humano.

Alternativas
Comentários
  • Erro por extrapolação: relações humanas é o que acontece correntemente todos os dias entre as pessoas; esse modo especial de administrar e valorizar o ser humano é só um tipo de relação humana.


ID
1771420
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na área de Comunicação Integrada, um dos objetivos é cuidar da imagem da empresa, mediante o estabelecimento de relações com a sociedade e com os funcionários. Para que essa ação seja bem-sucedida, é necessário um planejamento que integre as Relações Públicas com o Jornalismo, a Publicidade e a Propaganda e o Marketing. Quando uma empresa resolve, por exemplo, patrocinar o esporte ou a cultura, ela pode agregar valor à marca, reforçar os laços com a sociedade ou, até mesmo, recuperar a confiança do consumidor.

Contudo, antes de se decidir por uma determinada campanha, é importante observar: 

Alternativas

ID
1771453
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um profissional de Relações Públicas (RP) atua junto ao Poder Legislativo estadual para esclarecer e influenciar questões que sejam do interesse de seu cliente. Tendo realizado apenas ações lícitas, não ferindo os preceitos éticos de RP, essa atividade é considerada:

Alternativas
Comentários
  • Lobby - função atribuída apenas aos profissionais de relações públicas, os quais praticam lobby na tentativa de influenciar políticos, como os parlamentares. Embora a expressão lobby tenha sido usada frequentemente de modo pejorativo, ligada à corrupção, nem sempre visa a fins escusos. Num regime democrático, as empresas e entidades têm o direito de defender seus interesses, sem que por isso prejudique a sociedade.

  • GAB D

    Lobby

    O lobby é uma atividade legítima, reconhecida por todos e exercida para as mais diversas finalidades nos setores governamentais por escritórios especializados. Segundo Farhat (2007, p. 50-51), “lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes”. Para o autor, a palavra é utilizada em dois sentidos principais: 

    Sentido restrito, mais preciso: designa a prática de influenciar as decisões governamentais, por meio de agentes que servem àqueles interesses, com o objetivo de levar as autoridades a fazer – ou deixar de fazer – alguma coisa a bem daqueles interesses. 

    Sentido amplo: indica todo esforço, por meio de quaisquer meios lícitos, até mesmo os de comunicação destinado a influenciar decisões governamentais (2007).

    (Fábio França)

  • Goodwill - Imagem de boa-vontade (social) provocada por ação promocional ou de patrocínio, que pode trazer reflexos institucionais positivos para o conceito de uma empresa e também reflexos comerciais, ajudando a expandir o potencial de vendas de um produto ou serviço. A principal razão para a utilização de atividades que levem à construção de uma imagem de boa-vontade é a de se estabelecer uma imagem-corporativa favorável, que sirva como lastro na preparação de um caminho positivo para atividades empresariais. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, por Rabaça & Barbosa, p. 121


ID
1809970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue o próximo item a respeito do conceito de público no âmbito das relações públicas.

Stakeholders são pessoas ou grupos de pessoas que podem afetar a realização dos objetivos de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Praticamente "letra da lei" de 'Dicionário essencial de comunicação' (Carlos Alberto Rabaça & Gustavo Guimarães Barbosa):

    "Stakeholder - Qualquer indivíduo ou grupo de indivíduos que podem afetar a realização dos objetivos de uma organização, ou ser afetado por ela. Este conceito inclui pessoas, grupos e instituições em geral, como p. ex.: acionistas, empregados, clientes, consumidores, parceiros de negócios, competidores, meios de comunicação, grupos de interesse, fornecedores, órgãos do governo, organizações não governamentais e organizações da comunidade local."

  • os stakeholders são pessoas ou grupos que devem ser considerados em níveis diretos ou indiretos no planejamento da comunicação por serem capazes de afetar os objetivos da organização de alguma maneira.

  • Certo

    Stakeholder é um termo usado em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social (Relações Públicas) administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa. De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização).


ID
1837597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito da área e das técnicas de relações públicas, julgue o item que se segue.


A prática do lobby, como uma das mais fortes técnicas da área de relações públicas, é fundamental para influenciar a opinião pública.

Alternativas
Comentários
  • Mais uma casca de banana do tipo - limites entre a prática - preto no branco - e a 'colorida' teoria.

  • Eu marquei C, porque, apesar de ser de forma indireta, o lobby é um dos principais formas de influenciar a opinião pública. 

  • errado

    João Bosco Lodi, consultor na área da administração, com trabalhos também sobre o Lobby, defende a tese de que não se deve confundir lobby com Relações Públicas e explica: " Estas últimas consistem em Comunicação com os diversos públicos que integram a sociedade, um dos quais é o Poder Público. O LOBBY restringe-se a uma ação junto ao poder público, um ato de influenciar sobre a decisão, enquanto Relações Públicas realiza apenas a comunicação em si. Desta forma, não existe LOBBY junto à opinião pública, como não existe lobby junto à imprensa". (Lobby & Holding: as bases do poder, São Paulo, Pioneira, 2a.edição, 1.984, p. 50.)

    fonte: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/lobby.php


ID
1869121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a relações públicas e recursos humanos, julgue o seguinte item.

A principal função do profissional de relações públicas na área de recursos humanos consiste em preparar informativos, boletins e outros tipos de comunicação interna.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A função do profissional de RP é bem mais complexa e estratégica do que a mera produção técnica de instrumentos comunicacionais. Aliado ao RH, seu principal papel é a gestão integrada das políticas de comunicação interna da organização.


ID
2028538
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Philip Kotler, em sua obra “Administração de Marketing” afirma que o papel das Relações Públicas de Marketing vai além da simples divulgação da imagem da empresa. Relacione as funções na primeira coluna com a segunda coluna, onde estão suas definições, depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.

A. Relações com a imprensa

B. Publicidade de produto

C. Comunicação Corporativa

D. Lobby

( ) Negociação com legisladores e autoridades governamentais para promover ou alterar a legislação e regulamentações.

( ) Apresentação de Notícias e informações sobre a organização no melhor enfoque possível.

( ) Promoção da compreensão da organização mediante boletins internos e externos.

( ) Conjunção de esforços para divulgar produtos específicos.  

Alternativas

ID
2028541
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

KOTLER, afirma que o papel das Relações Públicas vai além da divulgação da imagem da organização. Qual da(s) função(s) abaixo NÃO corresponde(m) ao profissional de Relações Públicas.

I. Apoio no lançamento de novos produtos

II. Persuadir o varejista a ter em estoque mais unidades de um determinado produto que o habitual.

III. Captação do interesse por uma categoria de produtos.

IV. Construção de uma marca corporativa que se reflita favoravelmente nos produtos.

Alternativas

ID
2028544
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo sobre o que as Relações Públicas podem contribuir no estabelecimento dos objetivos de marketing. A seguir, assinale a opção com a sequência correta.

( ) Definir a verba para uma campanha publicitária.

( ) Desenvolver a conscientização para um produto, serviço, pessoa, organização ou ideia.

( ) Conter os custos da promoção.

( ) Estimular a equipe de vendas e os revendedores.

Alternativas

ID
2028559
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo KOTLER, muitas empresas atualmente não utilizam correta e suficientemente a pesquisa de marketing, por várias razões. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a estas razões.

Alternativas

ID
2157895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere às técnicas utilizadas pelo profissional de relações públicas, julgue o item que se segue.


As funções administrativa, estratégica, mediadora e política são essenciais para o planejamento e a gestão na área de relações públicas.

Alternativas

ID
2254765
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os quatro instrumentos básicos de ação de marketing.

Alternativas
Comentários
  • O marketing conta com quatro instrumentos básicos de ação:

     

    Oferecer produtos e serviços que atendam aos desejos do consumidor;

    Escolher o preço certo para esses produtos e serviços;

    Distribuí-los de forma eficiente e ágil;

    Estabelecer uma comunicação adequada com o público (propaganda na mídia, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, merchandising, mala-direta etc.).

     

     

    O profissional de marketing deve entender o comportamento dos consumidores para poder atraí-los, dentro dos limites das características individuais. Os profissionais devem se esforçar para ver os consumidores como eles são de fato, e não como gostariam que fossem.

     

     

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/as-regras-de-ouro-do-marketing,063c5de1b8e75410VgnVCM2000003c74010aRCRD

  • 4 P´S do Marketing.

     Produção de bens e serviços que atendam ao desejo dos consumidores; (produto) definição de preço (preço); distribuição eficiente (praça); e comunicação com o público  (promoção).

    Certamente a questão foi literalmente tirada do texto exposto pelo Rafael.


ID
2256778
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre o conceito de cada área abaixo, enumere corretamente a coluna da direita de acordo com a da esquerda:

1) Conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto.

2) Ferramenta responsável pela relação com a mídia que envolve áreas como publicidade, relações públicas, jornalismo e propaganda.

3) Ação de fazer com que alguma coisa (produto, serviço, instituição etc.) seja conhecido ou divulgado

4) Responsável pela organização de evento: cerimônias oficiais, pública e/ou privado

5) Responsável em apresentar e conduzir o evento do início ao encerramento.

( ) Mestre de Cerimônias

( ) Promoção

( ) Assessoria de Imprensa

( ) Cerimonialista

( ) Marketing


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Mestre de Cerimônias O Mestre de Cerimônias é o condutor do evento. A ele compete conduzir, com segurança, o evento, do início ao fim; anunciar o roteiro que foi traçado pelo Chefe do Cerimonial, em boa postura e com voz firme.A função desse profissional é ordenar e orientar a cerimônia. Em determinados tipos de solenidades, é comum usar um casal para conduzir o evento, visto que, assim, a dupla poderá dividir listas de nomes a serem chamados (agraciados, formandos, etc.), tornando a cerimônia mais atraente. Pode também o mestre de cerimônias elaborar a relação com os nomes das autoridades presentes, identificar e confeccionar as nominatas com os nomes das autoridades que deverão ser citadas pelo presidente ou anfitrião da solenidade, conferir o som, orientar as recepcionistas quanto à formação da Mesa, coordenar os garçons no serviço de água para Mesa e conduzir a cerimônia com bom desempenho. 

    Chefe do Cerimonial O Chefe do Cerimonial ou Coordenador de Eventos é responsável pelo planejamento, coordenação e organização do evento, em todas as suas fases, além do protocolo de implantação com as precedências e tratamentos de acordo com a legislação específica, planejando o roteiro da solenidade.

    https://www.unipublicabrasil.com.br/uploads/materiais/c58bab4b7954c80c874951967ba55e0f08022018103443.pdf

  • B


ID
2284663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca dos principais conceitos e teorias aplicados às relações públicas, julgue o item a seguir.

O estabelecimento de filosofias e políticas de comunicação organizacional cria um referencial para o trabalho de uma empresa em todos os níveis, inclusive no que se refere à tomada de decisões.

Alternativas

ID
2284693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das ações de relações públicas governamentais, julgue o item que se segue.

No exercício do lobby, é permitido ao relações-públicas utilizar-se de métodos escusos para persuadir a aprovação de matéria controversa ou de projetos, ações e planejamento em benefício de seus propósitos particulares.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Lobby

    O lobby é uma atividade legítima, reconhecida por todos e exercida para as mais diversas finalidades nos setores governamentais por escritórios especializados. Segundo Farhat (2007, p. 50-51), “lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes”. Para o autor, a palavra é utilizada em dois sentidos principais: 

    Sentido restrito, mais preciso: designa a prática de influenciar as decisões governamentais, por meio de agentes que servem àqueles interesses, com o objetivo de levar as autoridades a fazer – ou deixar de fazer – alguma coisa a bem daqueles interesses. 

    Sentido amplo: indica todo esforço, por meio de quaisquer meios lícitos, até mesmo os de comunicação destinado a influenciar decisões governamentais (2007).

    (Fábio França)


ID
2284723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito do papel do ombudsman como agente de relacionamento com os públicos estratégicos das organizações, julgue o item a seguir.
Uma das funções do ombudsman consiste na prevenção de situações de crise por meio de atividades de lobbying junto a públicos estratégicos (stakeholders) da organização, entre eles a imprensa.

Alternativas
Comentários
  • Ombudsman: Profissional contratado por uma organização (empresarial, governamental etc.) para observar, receber e investigar reclamações do público ou consumidor e apresentar críticas às falhas da organização. Fazendo parte do próprio quadro de empregados da organização ou atuando de modo terceirizado, o ombudsman precisa, necessariamente, de apoio e da confiança e seus superiores hierárquicos. Diz-se também ouvidor. 

    Profissional encarregado de fazer a crítica interna de uma publicação jornalística, bem como receber, avaliar e encaminhar as ponderações dos leitores. Esse profissional, contratado pela empresa que edita o jornal ou revista, surgiu na imprensa americana a partir da década de 1960, embora sua função já existisse em países como a Noruega e Suécia, com objetivos voltados para a administração pública.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Barbosa & Rabaça, p. 193/194

    GAB E


ID
2284747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação pública vem se consolidando como um importante campo para o exercício da cidadania e, consequentemente, para a promoção do desenvolvimento social. Nesse contexto, a prática da advocacia desponta como instrumento de mobilização e participação coletiva. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A diferença fundamental entre lobbying e advocacia é que esta responde basicamente a objetivos e propósitos de interesse coletivo.

Alternativas

ID
2318023
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O Marketing é uma atividade que se prende ao produto e à sua promoção, tendo, portanto, como foco de atuação a I . As Relações Públicas, por sua vez, concentram-se na identidade da organização e na forma como se comporta perante a sociedade, tendo como foco a II.
Pode-se afirmar que o profissional de Relações Públicas intermedia e fomenta o relacionamento entre a organização e seus diversos públicos. Para tanto, orienta sua atuação definindo os objetivos de comunicação, com planejamento, elaboração e implantação de III e políticas de comunicação da organização para a qual trabalha.
O planejamento estratégico de comunicação pode, assim, prever ações como: desenvolvimento de projetos de comunicação para diferentes mídias; criação e edição publicações internas e externas; eventos; pesquisas de imagem e gestão da IV em situações de crise.
As palavras que preenchem corretamente as lacunas I, II, III e IV são

Alternativas

ID
2338753
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em consonância ao que demonstramos no livro Relações Públicas no Modo de Produção Capitalista, em sua essência, as Relações Públicas nas empresas se juntam a outras estratégias político-organizacionais com a finalidade de harmonizar as relações capital-trabalho, estabelecer clima propenso ao aumento da cooperação e da produtividade do trabalhador, além de angariar o consentimento em torno das estratégias empresariais.

(PERUZZO, Cicilia M. K.: Relações Públicas no Capitalismo Cognitivo. In: Redes.Com, n. 5, p. 330)

A partir da análise de Cicilia Peruzzo, não apenas no âmbito da organização, mas considerando o conjunto da sociedade, valendo-se da mediação de organizações da sociedade civil e governos, zelando pela boa reputação das instituições, as Relações Públicas criam ou reproduzem 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    "Em consonância ao que demonstramos no livro “Relações Públicas no Modo de Produção Capitalista”, em sua essência as Relações Públicas nas empresas se juntam a outras estratégias político-organizacionais com a finalidade de harmonizar as relações capital-trabalho, estabelecer clima propenso ao aumento da cooperação e da produtividade do trabalhador, além de angariar o consentimento em torno das estratégias empresariais. No conjunto da sociedade, pela mediação de organizações da sociedade civil e dos governos, elas zelam pela boa reputação das instituições e criam ou reproduzem valores favoráveis à produção e reprodução do capitalismo, correspondendo, portanto, aos interesses da classe dominante, a burguesia." 

     

    Fonte: Relações Públicas no Capitalismo Cognitivo. Cicilia M. Krohling Peruzzo in Redes.com : revista de estudios para el desarrollo social de la Comunicación. No 5 (2009). p.330


ID
2338807
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao planejar evento para chefes de executivo nos estados e nos municípios, interessados em contratar um novo procedimento desenvolvido por uma instituição, a equipe de comunicação considerou três ações:

1. A realização seria em um local aberto, para utilizar a luz natural.

2. O brindes seriam mudas de plantas.

3. Seria feita parceria com uma cooperativa de catadores para recolher o material logo após o término das atividades.

Estas ações

Alternativas

ID
2338810
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As instituições compreenderam que, para facilitar o debate, é importante que práticas de sustentabilidade, conhecimento e experiências possam ser comparados e compartilhados. Isso requer “linguagens e métricas comuns”, ou seja, há necessidade de comparabilidade.

O trecho se refere

Alternativas

ID
2364895
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que tange à pesquisa de opinião, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A única fonte que achei: 


    À sombra das maiorias silenciosas  - O fim do social e o surgimento das massas (Jean Baudrillard)

     

    O único referente que ainda funciona é o da maioria silenciosa. Todos
    os sistemas atuais funcionam sobre essa entidade nebulosa, sobre essa
    substância flutuante cuja existência não é mais social mas estatística, e cujo
    único modo de aparição é o da sondagem
    . Simulação no horizonte do
    social, ou melhor, no horizonte em que o social já desapareceu. 

    Esse silêncio é insuportável. Ela é a incógnita da equação política, a
    incógnita que anula todas as equações políticas. Todo o mundo a interroga,
    mas nunca enquanto silêncio, sempre para fazê-la falar. Ora, a força de
    inércia das massas é insondável: literalmente nenhuma sondagem a fará
    aparecer, pois elas existem para eclipsá-la
    . Silêncio que balança o político e
    o social na hiper-realidade que conhecemos. Porque se o político procura
    captar as massas numa câmara de eco e de simulação social (os meios de
    comunicação, a informação), em compensação são as massas que se
    tornam a câmara de eco e de simulação gigantesca do social. Nunca houve
    manipulação
    . A partida foi jogada pelos dois, com as mesmas armas, e
    ninguém hoje poderia dizer quem a venceu: a simulação exercida pelo
    poder sobre as massas ou a simulação inversa
    , dirigida pelas massas ao
    poder que nelas se afunda. 


ID
2372254
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A articulação de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados para agregar valor à marca de uma organização ou para consolidar sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo, é denominada

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Integrada é um conjunto de ações, produtos de comunicação, esforços, tudo que poderá ajudar agregar ou consolidar a imagem e/ou a marca da organização empresa ou instituição junto à sociedade.
    A Comunicação Integrada pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadologica e da comunicação interna, que formam o composto da comunicação organizacional - Kunsch, 1986

  • O Marketing Institucional se vale da utilização de outros conceitos para sua efetivação.

    Essencialmente vamos lembrar modalidades que auxiliam no processo: imagem, marca, comunicação integrada de marketing, relações públicas, gerenciamento de crises.

    Comunicação Integrada de Marketing (CIM):  a organização integra e coordena cuidadosamente seus vários canais de comunicação – anúncios de mídia de massa, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto e todos os outros, a fim de enviar uma mensagem clara, coerente e poderosa sobre a organização e seus produtos (Shimp, 2002, p. 40).

  • A palavra-chave da Comunicação Integrada é articulação. Observando apenas essa, você consegue responder. Gabarito: D

  • Comunicação Integrada


    Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que forma o mix, o composto da comunicação organizacional.
    Esta deve constituir uma unidade harmoniosa, apesar diferenças e das peculiaridades de cada área e das respectivas subáreas. A convergência de todas atividades, com base numa política global, claramente definida, e nos objetivos gerais da organização, possibilitará ações estratégicas e táticas de comunicação mais pensadas e trabalhadas com vistas na eficácia.


    Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, Margarida Kunsch, p. 150


ID
2372257
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a relações públicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2372269
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação à promoção institucional, assinale a alternativa correta.

Alternativas