SóProvas



Questões de Técnicas e Instrumentos de Relações Públicas


ID
50782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Tendo em vista a boa imagem da organização e o bom relacionamento com o público, deve-se orientar os atendentes a adotarem formas de tratamento carinhosas, que estabeleçam empatia com esse público, por exemplo: meu caro ou minha amiga.

Alternativas
Comentários
  • De jeito nenhum! Meu caro e minha amiga é forçar a barra. Tem de ser simplesmente natural.


ID
50785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca de relações públicas.

Caso enfrente uma situação de silêncio constrangedor, no atendimento a um cliente ou usuário, o atendente deve conversar com ele sobre qualquer assunto, para preencher o silêncio.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O erro está em dizer "qualquer assunto". Na realidade, o atendente deve entabular conversa sobre assuntos relacionados à política externa brasileira, história da administração pública nacional ou mesmo assuntos ligados ao quotidiano, como futebol e até mesmo contar piadas em caso de clientes visivelmente mau humorados.
  • O colega abaixo, que por sinal possui um certo charme, esqueceu de mencionar que também fazer parte dos assuntos que o servidor deve comentar com a audiência os principais pontos dos editais de concursos públicos com inscrições abertas, a situação sócio-política na Síria, participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, além das principais articulações que estão ocorrendo no parlamento Soviético visando as próximas eleições ditatoriais.

ID
63052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Feedback ou retroalimentação é o processo de comunicação que se estabelece com o objetivo de oferecer a uma pessoa ou grupo informações acerca do grau de adequação de suas ações às expectativas de quem emite esse retorno.

Alternativas

ID
95890
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Orçamento é uma previsão dos custos, relacionados durante o desenvolvimento de um projeto ou programa de relações públicas, podendo ser fixo ou variável. Entre as opções abaixo, qual procedimento NÃO deve ser relacionado como custo?

Alternativas
Comentários
  • DESDE QUANDO DEFINIR ALGUMA COISA GERA CUSTO? STAKEHOLDERS GERAM CUSTOS MAS DEFINIR NÃO.
  • Alguém poderia me dizer que custo tem a elamoração de um mailing list?
  • Normalmente compra-se o Mailing List, gerando, assim, custo.
  • A escolha pela manutenção de um relacionamento constante com os stakeholders não deve ser vista como custo pelas empresas, pois faz parte do processo de planejamento estratégico de comunicação conhecer e se relacionar com os públicos estratégicos.
  • Letra B

    Gente, questão fácil, vamos lá: em qual das ações apresentadas na questão não se gasta dinheiro?
        a) Contratação de empresas terceirizadas. (custos, contratos, pagamento de engargos etc);
        b) Definição de políticas de comunicação com stakeholders. (aqui são ações estratégicas e de planejamento, não custos);
        c) Elaboração de mailing list. (pode ser gratuito (elaboração) ou como o colega falou, pago;
        d) Organização de recepção. (logicamente gera custos dos mais variados); e
        e) Produção e impressão de material gráfico. (sem comentários).

ID
113380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando que plano, projeto e programa são instrumentos do
processo de planejamento, julgue os itens a seguir.

Programas de relações públicas requerem pesquisa, levantamento de dados, estudos de viabilidade, detalhamento da proposta e dos seus objetivos, além de análise custobenefício.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    O erro é sutil, pois a questão incluiu alguns elementos que não são próprios de um programa de RP, como por exemplo os estudos de viabilidade. Em suma, um RP trabalha com assessoramento, logicamente há planejamento em suas ações. Dentro do programa de relações públicas, destacam-se a assessoria e a execução de algumas atividades básicas diretamente ligadas à alta administração da empresa, como por exemplo:
    · Formalização, divulgação e acompanhamento da utilização dos valores empresariais.
    · Definição estratégica do conceito empresarial.
    · Pesquisa junto aos diferentes segmentos do público - com vistas à definição do programa de relações públicas.
    · Assessorar e conscientizar a administração da empresa em assuntos que envolvam relações com os diferentes segmentos de seu público.
    · 
  • Considerando o comando da questão, que acentua a distinção entre os termos, o erro parece estar no uso da palavra programas.

    Programas são um desdobramento do planejamento para melhor executar atividades rotineiras da organização. Viabilidade e análise de custo/benefício são termos que estão associados com mais clareza ao conceito de projeto, que é um conjunto de ações para transformar uma situação específica.
  • São instrumentos de planejamento estratégico relacionados à tomada de decisões:

    *Planos:
    - Mais amplo
    - Estratégias Gerais
    - Definição de objetivos
    - Determinação de metas

    * Programas:
    - Subdivisão do plano ou projeto
    - Agrupa decisões por área de atuação
    - Ordena tempo e atividades
    - Logística de implantação
    - Nível operacional

    * Projetos:
    - Mais detalhado
    - Produção de um bem ou serviço específico
    - Estima vantagens e desvantagens econômicas

    A meu ver, a questão misturou conceitos relacionados a plano e projeto, ao invés de falar sobre programa.

ID
113389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com definição da Associação Brasileira de Relações
Públicas, a atuação das relações públicas no âmbito das relações
com o governo está baseada no estabelecimento de relações
confiantes entre governo e governados. A esse respeito, julgue os
próximos itens.

Meios, recursos e canais que tornem viável a comunicação entre sociedade e governo são instrumentos de relações públicas governamentais.

Alternativas

ID
145609
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção Incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a letra "D"

    O planejamento é sim uma prática do profissional de RP.

ID
145630
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Analise os textos a seguir e, ao final, assinale a resposta que contém a ordem correta dos instrumentos para os quais foram redigidos.

1. Acaba de ser assinado o convênio com a Universidade Beta que tanto esperávamos. A partir de 2009, todos os funcionários interessados em fazer um curso superior terão desconto de 30% nas mensalidades. Os interessados deverão procurar nossa colega Maria Silva, da Diretoria de Recursos Humanos, clicando no link abaixo ou ligar no ramal 4554 para obter mais informações.

2. O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem, ao final da reunião, o quarto e último processo referente à venda do grupo Madox à Brasilíssima. O processo refere-se especificamente à aquisição dos ativos de distribuição de combustíveis da Madox ao Grupo Brasilíssima nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.

O grupo Brasilíssima terá de assinar um termo de compromisso de desempenho com o Cade pelo qual ficará acordado o cumprimento de algumas exigências feitas pelo órgão para aceitar a operação. O relator do processo, conselheiro José Silva, destacou que, nas análises feitas pelos órgãos de defesa da concorrência, observou-se que os mercados do Distrito Federal, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul eram mais delicados do ponto de vista da concorrência. Assim, a principal exigência feita pelo Cade é de que a Brasilíssima venda toda a estrutura de tancagem de derivados que comprou da Madox no Distrito Federal.

A venda da Madox para o grupo Brasilíssima afeta diretamente nossa empresa, principalmente os mercados do Centro-Oeste onde esta fusão deverá tornar a Brasilíssima a empresa mais forte do mercado. A Diretoria de Mercado já está preparando os estudos necessários para uma reunião geral de Diretores e Gestores de Projetos que deverá ser realizada até o final desta semana para discutirmos as novas estratégias que deveremos seguir frente ao novo cenário.

3. Nem sempre é uma boa idéia abrir o caderno Cotidiano logo cedo. Já pulam umas notícias ruins na sua cara. Ontem, a pior coisa foi ler sobre os voluntários de Santa Catarina que estavam furtando as doações. Bem, prefiro pensar que eles faziam parte das famílias dos desabrigados e estavam levando as doações para conhecidos porque temiam que as coisas iriam demorar muito para chegar.

E hoje, já na capa do jornal, outra notícia ruim: mais enchentes em Santa Catarina e início da cobrança de pedágio no Rodoanel, a partir de hoje. Mas, como sou otimista, fiquei procurando uma notícia boa no jornal e nada. Bem não procurei em todos os cadernos. Mais tarde vou olhar nos classificados para ver se acho. Se eu fosse dono do jornal baixaria uma ordem para que todos os dias tivessem boas notícias logo na capa. Assim a gente ia se enganando um pouco mais. Escrito por João Pacheco. Às 10h15

4. O recesso das festas de final de ano começa no dia 22 próximo e vai até o dia 02 de janeiro. Neste período, a empresa estará fechada e haverá apenas uma equipe de plantão para atender às urgências. Desejamos a todos um Natal de muita paz e um Ano Novo de muita felicidade. Até 2009!

A Diretoria

Alternativas

ID
152263
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre a atuação do profissional de Relações Públicas no contexto das empresas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
199591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que se refere a planejamento e técnicas de pesquisa, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
199603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Planejamento e técnicas de relações públicas são atividades correlatas que garantem o sucesso de uma ação de comunicação. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Kunsch (2003) apresenta quatro funções essenciais para o processo de planejamento e gestão da atividade de relações públicas nas organizações. São elas: função administrativa; função estratégica, função mediadora e função política.

    Na sua função administrativa, as relações públicas apresentam-se estratégicas ao permitir, com suas ferramentas, revelar, através do desenvolvimento de uma comunicação institucional e também direta, um conceito de gerência democrática e participativa. De modo geral, algumas ações caracterizam esta função das relações públicas como: estabelecer e manter canais mútuos de comunicação, buscar aceitação e cooperação entre organização e públicos, informar e responder a opinião pública, avaliar comportamento dos públicos, planejar e executar programas de ação e comunicação para dar respostas aos questionamentos do público e associar à imagem organizacional uma postura administrativa responsável. Assim, as relações públicas, utilizando-se de sua função de administração da comunicação, devem orientar e assessorar outras áreas da organização no que tange a uma adequada condução na relação destas com os públicos.

    As relações públicas desempenham também uma função estratégica, na medida em que, na relação com os públicos, se apresenta tradutora da missão, cultura e valores da concepção administrativa, constituindo uma imagem de acordo com pressupostos éticos, buscando despertar no consumidor/cidadão um sentido de adesão à imagem conceitual proposta, através de técnicas e instrumentos específicos quanto às políticas de ações administrativas. É a partir da concepção administrativa que deve ser pensada a estratégia política de comunicação. A coerência entre a concepção e atitudes administrativas auxiliam facilmente na obtenção de credibilidade perante os públicos - o que justifica a busca em conectar relações públicas com estratégia de posicionamento da organização na sociedade. A credibilidade torna o consumidor-cidadão menos vulnerável quanto a sua condição de adesão à imagem organizacional proposta, e ao que ela significa e faz gerar, resultando assim numa maior capacidade de sustentação do conceito desta imagem.



  • A) Relações públicas, enquanto função administrativa, atuam no gerenciamento de recursos humanos da organização.

    B) Em um sistema organizacional, as relações públicas podem assumir as funções administrativa, estratégica, mediadora ou política.

    C) As relações públicas atuam em planejamento e execução e as atividades de pesquisa e avaliação são direcionadas a institutos específicos dessa frente de atuação.

    D) A principal técnica de relações públicas é o evento que estabelece em si o conceito de comunicação dirigida.

    E) Assessoria de imprensa não é uma técnica de relações públicas, sendo objeto de estudo e de atuação do jornalismo.


ID
199612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação é um elemento vital no processamento das funções administrativas da organização. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • letra a

    A comunicação horizontal ou lateral é o envio de mensagens entre funcionários do mesmo nível organizacional. Toma freqüentemente a forma de colegas do mesmo departamento falando uns com os outros. KUNSCH (2003, p. 86) destaca ainda os fluxos transversal e circular. Segundo a autora, uma tendência das organizações orgânicas e flexíveis é permitir que a comunicação ultrapasse as fronteiras tradicionais do tráfego de suas informações. Essas organizações, por incentivarem uma gestão mais participativa e integrada, criam condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir. É o fluxo transversal ou longitudinal, que se dá em todas as direções, fazendo-se presente nos fluxos descendentes, ascendente e horizontal. Trata-se da comunicação transversal, que perpassa todas as instâncias e as mais diversas unidades setoriais

  • b) O funcionário deve receber mensagens a todo momento, com todo o tipo de informação, de forma a sentir-se parte da organização. Errado. O funcionário não precisa ser bombardeado com informações para se sentir parte. Além disso, ele não receberá todo o tipo de informação.

    c) A rede formal de comunicação é o que interessa para o sistema organizacional, já que representa a fonte oficial da empresa. Errado. Dentro da empresa também existe a comunicação informal.

    d) Os fluxos comunicativos são ou ascendentes ou descendentes. Errado. Os fluxos são: Ascendente, descendente, lateral e diagonal

    e) A comunicação ascendente trata das informações emitidas pela cúpula da organização, enquanto a descendente refere-se à comunicação dos funcionários para a direção. ERRADO. As definições estão invertidas.


ID
199630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A propaganda é essencialmente um instrumento de relações públicas quando é utilizada para

Alternativas

ID
199648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A assessoria de imprensa atua com uma série de instrumentos e técnicas. Acerca do release, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
199663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne ao questionário, um instrumento de coleta de dados utilizado por diferentes tipos de pesquisa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A que poderia causar dúvidas seria a C, mas perguntas dicotômicas são aquelas que permitem apenas duas alternativas de resposta, "sim" ou "não".

ID
199684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando que o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) é um canal de comunicação entre a instituição e seus clientes que deve atuar em conformidade com as normas emanadas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e com as orientações da instituição, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

    O que pode confundir é a letra A. Lembrando que nem sempre o cliente pode ser chamado de consumidor. Clique no mapa abaixo que versa sobre a definição de consumidor.


     
  • O atendimento especializado ao cidadão na administração pública é uma das diretrizes do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA e  pode ser feito pelo profissional de RP . 

    Vale a pena consultar 
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6932.htm 
  • Marquei a letra D, mas confesso que nem sempre isso ocorre na prática. Por exemplo, há grandes organizações nas quais o profissional responsável pelo SAC sequer tem curso superior em qualquer área de conhecimento...O ideal é que fosse mesmo um relações públicas, tendo em vista que lida com o público externo e está exercendo uma função de relacionamento com clientes/cidadãos.

  • Apesar de estar correta a afirmação do colega Augusto César no sentido de nem sempre o cliente ser também consumidor, a redação da alternativa A, a meu ver, também está correta.

    É que a afirmação de que "o consumidor é a parte mais frágil da relação instituição-cliente" atrela essa relação à figura consumidor; não é, pois, o mesmo que afirmar, simplesmente, que "o cliente, na relação com a instituição, é a parte frágil".

    Conforme o microssistema jurídico de proteção ao consumidor, se é consumidor (destinatário final), a sua vulnerabilidade (fragilidade) é presumida. Além disso, conforme o enunciado (... em conformidade com as normas emanadas do Código de Defesa do Consumidor ...), há que se entender instituição como fornecedor.

    Quanto a alternativa D, repito as críticas da colega Josiele Sousa: "... confesso que nem sempre isso ocorre na prática. Por exemplo, há grandes organizações nas quais o profissional responsável pelo SAC sequer tem curso superior em qualquer área de conhecimento...O ideal é que fosse mesmo um relações públicas, tendo em vista que lida com o público externo e está exercendo uma função de relacionamento com clientes/cidadãos.

    Ademais, não encontrei qualquer norma que defina que o atendimento deve ser feito pela área de relações públicas. Se alguém puder ajudar, agradeço.


ID
215449
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As classificações dos meios e instrumentos de relações públicas são diversas. Uma das principais baseia-se no fluxo de informação e na sua função para a organização, considerando três categorias: instrumentos mistos, instrumentos de entrada e instrumentos de saída. Entre os instrumentos de entrada, ou seja, aqueles que trazem a informação para dentro da organização, encontra-se a pesquisa. Assinale a alternativa que não apresenta um objetivo da pesquisa.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    a pesquisa  confirma suposicões e palpites e serve para clarificar questões nas quais tem poucas informacões ou dados contradit'orios .



ID
215452
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A capacidade das instituições de reagirem a um sinal de crise pode ser determinante para a sua manutenção no mercado. Manter o público informado de forma ágil e plena sobre um episódio crítico pode pôr fim a boatos, além de acalmar os nervos e auxiliar na recuperação da confiança na organização. Assinale a alternativa que apresenta um fator prescindível em um tratamento de crise.

Alternativas
Comentários
  • A questão pede um fator prescindível para tratamento de crise. Vamos por partes:

    - Primeiro: atentar para o que pede a questão. Cuidado ao ler o enunciado -> numa leitura desatenta pode-se confundir prescindível com IMprescindível, palavras com significados completamente opostos. Prescindível é aquilo que se PODE DISPENSAR.

    - Entendendo corretamente o enunciado vamos à análise das alternativas, eliminando os fatores INDISPENSÁVEIS:

    a) Expor imediatamente a posição da organização. -> Pilar básico da comunicação de crise abordado por diversos autores. Também no manual de comunicação de crise da Petrobras: "Manter a opinião pública informada","Comunicar-se de forma ágil, precisa e transparente." Se você não falar pela sua empresa, alguém vai falar por você.

    b) Demonstrar que há preocupação real com o fato. -> Tal postura é essencial para a gestão do relacionamento com os públicos impactados durante a crise.

    d) Centralizar a difusão de informações em uma única pessoa, para demonstrar controle da situação. -> É uma preocupação que já começa na gestão estratégica de crise, ANTES do seu acontecimento. Deve-se estabelecer previamente quem será o porta-voz para situações de crise e assegurar que esteja preparado e municiado de informações.

    e) Tornar público tudo que for possível, não omitindo informações. -> Postura primordial frente à opinião pública em situação de crise: TRANSPARÊNCIA.

    Resposta da questão:

    c) Determinar prazo final para a conclusão de apurações.  --> Não existe prazo final para a conclusão de apurações, estas só acabam quando a crise é controlada.

    Ainda sobre o assunto -- > Regras de ouro da comunicação de crise:

    - Não minta.
    - Demonstre compaixão.
    - Esteja sempre consciente dos acontecimentos.
    - Assuma sua responsabilidade, peça desculpas.
    - Assegure-se de estar sendo compreendido.
    - Seja identificável como honesto. Credibilidade.
    - Sempre ocupe o terreno midiático.



ID
215455
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Organizações de grande visibilidade devem planejar-se para a crise. É fundamental que haja uma equipe preparada para entrar em ação nesses momentos. As atribuições de uma equipe de gerenciamento de crise não incluem

Alternativas
Comentários
  • Acho que essa questão seria passível de recurso. Eu acredito que em momentos de crise devemos manter relacionamento com a imprensa até mesmo para evitar rumores. Eu marcaria a D. 

  • Cecília, 

    seu pensamento está correto, um gerente de crise DEVE manter um relacionamento direto, aberto com a imprensa, o erro do item "E" está na palavra estreito, que significa algo restrito, limitado, que vai contra aos principios da comunicação integrada, e assim ao gerenciamento de crise. 

    Espero ter ajudado. 

  • Concordo com a colega Cecília. Estreito, em sentido figurado, pode significar próximo! A questão é anulável.

    1. Estreito

    Significado de Estreito Por josé luiz (SP) em 24-11-2009

    1- diz-se do que tem pouca largura.
    2- aquilo que é apertado demais.
    3- o que é restrito, limitado.
    4- bitolado; mesquinho; tacanho (VIDE)
    5- (Fig.) - íntimo.

    1- Caminho estreito
    2- Manga da camisa estreita.
    3- Fulano dispõe de estreitos recursos.
    4- Fulano tem um pensamento estreito.
    5- Eles têm uma amizade estreita.

  • O que eu entendi da questão é exatamento que o relacionamento não pode ser estreito (pequeno), tem que ser largo (grande).


ID
215461
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O release é reconhecido como um dos principais instrumentos de relação das organizações com a mídia. Entre as características a seguir, assinale a que não se relaciona ao release.

Alternativas

ID
221137
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É aconselhável publicar anúncios em house-organs, com mensagens voltadas para a venda de produtos e serviços aos funcionários.

PORQUE

As empresas precisam de apoio publicitário externo para financiar seus projetos de comunicação interna.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
  • Não entendi a questão. Alguém poderia explicar?
    Obrigada!
  • Marcele.

    A empresa tem que divulgar seus produtos não somente aos funcionários mas ao público que ela visa.

    A segunda frase tem nada a ver. 

    A comunicação interna é a comunicação dos funcionários da empresa. Ela é muito útil na performance de trabalho dos funcionários. Falhas na comunicação podem transformar potenciais funcionários em meros executores passivos. Uma comunicação eficaz promove satisfação e impulsiona os resultados. 
    Boa sorte e bons estudos.
  • Não concordo com o gabarito.

    De fato, o apoio publicitário externo não FINANCIA os projetos internos, uma vez que é voltado para projetos também externos e não é centro decisor das finanças, mas dependente deste.

    MAS, é recomendável SIM publicar anúncios específicos aos colaboradores, no intento de conhecer, consumir, fidelizar-se e, por fim, tornando-os "defensores de produto".

    Então gabarito C, a primeira está correta e a segunda está errada.
  • Acho que o erro da primeira afirmação é que o house-organs não apresenta mesnsagens voltadas para vendas de produtos/serviços aos seus funcionários. Normalmente o tipo de conteúdo desse veículo retrata a rotina da empresa, coisas mais triviais.
    Não seria isso colegas?
  • matéria chata... muito chata

     

  • house organ é um veículo de comunicação interna e uma das ferramentas mais antigas utilizadas no meio empresarial, a fim de alcançar uma boa comunicação com o público interno. Para quem não o conhece pelo nome, apresento com seu nome mais popular: house organ é o famoso jornal, boletim ou revista interna. Literalmente, a tradução de house organ é o “órgão da casa” e tem como objetivo traçar uma comunicação eficiente entre o topo e a base da pirâmide organizacional.

    No meu ponto de vista a primeira afirmação foi considerada errada em razão da citação "publicar anúncios em house-organs" pois seria meio estranho, por parte dos funcionários, se deparar com anúncios publicitários em um veiculo de comunicação interna.


ID
270070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito dos processos, da natureza, das funções e das técnicas
específicas das relações públicas, julgue os itens a seguir.

Diferentemente da publicidade, que faz uso da comunicação de massa, as relações públicas fazem uso da comunicação dirigida.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Segmentada é um desdobramento do modelo de Comunicação de Massa. Ela ocorre pelos meios de comunicação tradicionais como jornaisrádiosTVsCinemacartazes ou internet, porém, diferentemente do modelo de massa, atinge grupos específicos, classificados de acordo com características próprias e preferências similares. A Comunicação Segmentada tem a particularidade de atingir um número menor, porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.
    Fonte: Wikipédia

    "Ou seja, a comunicação que a Relações Públicas utiliza é a segmentada porque busca atingir públicos certos, determinados, diferente da de massa mas não necessariamente impede que utilizem a Comunicação de Massa como jornais, televisão, revistas para atingirem seus públicos determinados e segmentados. " Por exemplo, uma empresa no ramo de comésticos comumente faz propagandas institucionais na televisão. Ou uma empresa no ramo de informática que utilize o jornal, especificamente o caderno de informática para divulgar informações sobre ações da empresa, inovações, credibilidade que a empresa passa, enfime, é um meio de massa mas segmentado ao público.
  • As Relações Públicas utilizam as duas formas de comunicação, a de massa e a dirigida. A escolha dependenderá dos objetivos da comunicação e do público a que se destina a mensagem.
  • Acho que o erro, também, é falar o seguinte: Diferentemente da publicidade, que faz uso da comunicação de massa (...) dando a entender que a publicidade só faz uso desse tipo de comunicação, quando sabemos que a publicidade também utiliza-se de maneiras mais focadas de comunicação.

  • Relações públicas também faz uso da publicidade. 


ID
270073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito dos processos, da natureza, das funções e das técnicas
específicas das relações públicas, julgue os itens a seguir.

Nas relações públicas, desenvolvem-se dois tipos de planejamento; um projeto global de comunicação e outro para a produção de programas específicos, tais como publicações institucionais e de relacionamento com a comunidade.

Alternativas
Comentários
  • Em relações públicas, desenvolvemos basicamente dois tipos de planejamento. O primeiro é o de elaboração de todo um projeto global ou um plano estratégico de comunicação para determinada organização. O segundo é voltado para o planejamento e a produção de projetos e programas específicos, como eventos especiais, publicações institucionais impressas, ações com a comunidade, comunicações de crises, projetos sociais e culturais, comunicação interna, mídias digitais, etc

    fonte http://www.raco.cat/index.php/analisi/article/viewFile/55448/64580

  • Página 319 do livro Planejamento de RP na Com. Integrada


ID
270082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sabendo que as relações públicas apoiam o marketing na
comunicação com o mercado, julgue os itens subsecutivos.

A comunicação dirigida deve ser apenas oral, na forma de simpósios e conferências.

Alternativas
Comentários
  • comunicação dirigida  em Relações Públicas:
    oral, escrita, aproximativa e auxiliar

ID
270175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Em uma situação de crise, a fim de evitar impactos negativos em sua imagem, as organizações devem buscar divulgar as informações por meio da grande mídia, evitando repassá-las, com agilidade e clareza, diretamente aos públicos afetados pelo incidente.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Lógico que não. Em momentos de crise, a transparência nas informações -- mesmo que a princípio sejam negativas -- devem ser divulgadas com agilidade e clareza.
  • Em uma situação de crise, a fim de evitar impactos negativos em sua imagem, as organizações devem buscar divulgar as informações por meio da grande mídia, evitando repassá-las, com agilidade e clareza, diretamente aos públicos afetados pelo incidente. ERRADA


ID
270181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

O mailing list é um documento que contém os nomes dos veículos de comunicação, dos seus editores e(ou) jornalistas e os respectivos dados para contatá-los, como número de telefone, endereço e email.

Alternativas
Comentários
  • Questão CORRETA

    Uma mailing list é um conjunto de endereços usado para
    distribuir mensagens de e-mail entre um grupo
    de pessoas (os subscritores).  
    Fonte: nebm.ist.utl.pt/alunos/mailing


  • Segundo a definicao acima, a mailing list NAO contempla numero de telefone, nem do veiculo de comunicacao.

    Questao ERRADA, gabarito ERRADO.
  • A questão está errada.  Mailing list é sim uma lista de endereços, porém não se restringe a apenas aos veículos de comunicação, mas a todos os públicos alvo de uma empresa, é claro que ele pode (e deve) ser categorizado por público, mas não se restringe a apenas um público. A afirmação leva a crer que somente a lista com endereços ( incluindo email, telefone,etc) dos veículos de comunicação é um mailing list
  • Pessoal,
    Apesar dos comentários acima, o CESPE deixou o gabarito final como CERTO (Item 91)
    Prova: http://www.cespe.unb.br/concursos/TRE_ES2010/arquivos/TREES10_009_10.pdf
    Gabarito: http://www.cespe.unb.br/concursos/TRE_ES2010/arquivos/Gab_definitivo_TREES10_009_10.PDF

  • Mailing list: 

     É um banco de dados que reúne nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects(pessoa não consumidora de um determinado produto ou serviço que tem potencial de vir a se tornar um consumidor).


ID
323299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

O rompimento da unilateralidade no fluxo da comunicação, decorrente da contratação de jornalistas para fornecerem ao público informações selecionadas e em grande escala, caracteriza a segunda fase das relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Errado - O rompimento da unilateralidade no fluxo da comunicação, decorrente da contratação de jornalistas para fornecerem ao público informações selecionadas e em grande escala, caracteriza a segunda fase das relações públicas. (Não ocorre o rompimento da unilateralidade). O  rompimento só ocorre no terceiro modelo(Assimétrico de Duas mãos)

    Segundo modelo (Informação pública ou Difusão da informação) que se caracteriza como um modelo jornalistico,dissiminando informações relativamente objetivas por meio da midia em geral e de meios especificos. A abordagem seguem parâmentros das escolas de jornalismo

  • O primeiro modelo proposto por Grunig e Hunt é considerado o mais antigo e predominante. É o que poderíamos chamar de "agência /assessoria de imprensa", ou publicidade "divulgação jornalística" – a publicity no modo norte-americano de ver as coisas. Visa publicar notícias sobre a organização e despertar a atenção da mídia. É uma comunicação de mão única, sem troca de informações, que se utiliza de técnicas propagandísticas. Exemplifica o primeiro estágio histórico de Relações Públicas: divulgar a organização e seus produtos ou serviços.

    O segundo modelo, que se caracteriza como modelo jornalístico, dissemina informações objetivas por meio da mídia em geral e meios específicos. Pode ser chamado "difusão de informações" ou "informações ao público".

    O terceiro modelo é o "assimétrico de duas mãos" e inclui o uso da pesquisa e outros métodos de comunicação. Utiliza esses instrumentos para criar mensagens persuasivas e manipular os públicos. A expectativa de mudanças beneficia a organização e não os públicos. É uma visão mais egoísta, pois visa tão somente os interesses da organização, não se importando com os interesses dos públicos. O feedback é usado para determinar quais atitudes do público são favoráveis à organização e como podem ser modificadas.

    O quarto modelo é o "simétrico de duas mãos" e representa a visão mais moderna de Relações Públicas. Ele busca um equilíbrio entre os interesses da organização e os de seus respectivos públicos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos. Melhora o entendimento com os públicos estratégicos e, portanto, dá mais ênfase aos públicos prioritários do que à mídia. Há um engajamento nas transações entre a organização (fonte) e os públicos (receptores).

    RELAÇÕES PÚBLICAS E EXCELÊNCIA EM COMUNICAÇÃO

    Margarida Maria Krohling Kunsch

    Professora da Universidade de São Paulo



ID
323302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

A terceira fase das relações públicas, correspondente ao modelo duplo fluxo assimétrico da comunicação, foi sobrepujada, com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade entre os polos emissor e receptor.

Alternativas
Comentários
  • A terceira fase corresponde ao modelo "assimétrico de duas mãos" e não "duplo fluxo assimétrico". Neste terceiro modelo, é feito uso de pesquisa e de instrumentos para criar mensagens para manipular os públicos, beneficiando a organização e não o público. 

  • O erro da questão está em afirmar que o modelo foi sobrepujado "com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade". Primeiro, porque o modelo assimétrico de duas mãos É BILATERAL. Ele pressupõe o conhecimento sobre os públicos e suas aspirações, embora beneficie apenas a organização, por não estabelecer com esses públicos uma base de troca e diálogo, utilizando as informações apenas para persuadi-lo. Segundo porque, embora o quarto modelo (simétrico de duas mãos) seja apontado como o ideal de comunicação organizacional, ainda não conseguiu sobrepujar o assimétrico, na prática. Como diz Margarida Kunsch sobre o modelo simétrico de duas mãos, "trata-se de um relacionamento considerado ideal, ético e justo; é o modelo capaz de propiciar a excelência da comunicação nas organizações, mas o mais difícil de ser praticado na sua essência".
    Por último, o modelo de RP adotado depende muito mais da estrutura e da visão organizacional sobre os públicos do que das tecnologias em si.
  • A terceira fase das relações públicas, correspondente ao modelo duplo fluxo assimétrico da comunicação, foi sobrepujada (SUPERADA), com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade entre os polos emissor e receptor.


ID
323305
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que diz respeito às relações públicas na era digital, julgue os
itens subsequentes.

Com o advento da Web 2.0, os conteúdos produzidos pelos internautas passaram a gerar uma espécie de mídia do usuário, que se tornou importante termômetro de avaliação da imagem institucional das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Certo. 

    Em outubro de 2005, O’Reilly tentou criar uma “definição compacta” do que  seria Web 2.0: 

    Web 2.0 é a rede como plataforma, abarcando todos os dispositivos conectados.  As aplicações Web 2.0 são aquelas que produzem a maioria das vantagens  intrínsecas de tal plataforma: distribuem o software como um serviço de  atualização contínuo que se torna melhor quanto mais pessoas o utilizam,  consomem e transformam os dados de múltiplas fontes - inclusive de usuários  individuais - enquanto fornecem seus próprios dados e serviços, de maneira a  permitir modificações por outros usuários, criando efeitos de rede através de  uma ‘arquitetura participativa’ e superando a metáfora de página da Web 1.0 para proporcionar ricas experiências aos usuários4  (O’REILLY, 2005B). 


ID
323308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que diz respeito às relações públicas na era digital, julgue os
itens subsequentes.

As Relações Públicas 2.0 caracterizam-se pelas atividades de mediação e interação das organizações com seus públicos na rede, principalmente no que diz respeito a expressões e manifestações desses públicos nas mídias sociais.

Alternativas
Comentários
  • errada

    Relações Públicas 2.0 prioriza o trabalho com a imagem da empresa, orienta como deve ser a sua apresentação no ambiente da web e monitora o feedback de suas ações a partir dos seus públicos.

    WEB 2.0: comunicação bidirecional e ações da rede colaborativa de informações

  • CERTO


ID
323311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que diz respeito às relações públicas na era digital, julgue os
itens subsequentes.

Com a remodelação de técnicas e filosofias para se obter um ambiente de interações diretas e de maior transparência corporativa, há consenso, entre os formuladores de políticas de relações públicas, de que a comunicação corporativa tradicional está condenada ao desaparecimento.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em afirmar que há "consenso". Há uma certa tendência da comunicação evoluir sempre, mas afirmar que a comunicação corporativa tradicional irá desaparecer é generalizar e, consequentemente, reduzir as diversas opiniões que existem sobre esta área.





  • Parei no "há consenso".


ID
459964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Margarida Kunsch defende a necessidade de repensar não só as práticas, mas também os conceitos de relações públicas no âmbito das organizações. Para ela, o modelo das relações públicas dos anos 70 do século passado, com base nas relações governamentais e nas relações com a mídia, no desenvolvimento de estratégias de imagem e na organização de cerimonial e eventos, já não basta para a prática das relações públicas de hoje. Referindo-se aos quatro modelos de Grunig para a prática das relações públicas excelentes, Kunsch diz que o quarto modelo, ou modelo simétrico de duas mãos prevê, entre outras coisas, a atuação dos profissionais de relações públicas na administração de conflitos, representa a visão mais moderna do que se deve praticar, porque volta-se tanto aos interesses da organização quanto aos interesses dos seus públicos.
Com base no texto, julgue os itens a seguir.

De acordo com Kunsch, os interesses da instituição e os interesses do seu público, assim como eventuais crises que surjam dentro e fora da instituição e que a ela digam respeito são tarefas da moderna comunicação.

Alternativas

ID
459967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Margarida Kunsch defende a necessidade de repensar não só as práticas, mas também os conceitos de relações públicas no âmbito das organizações. Para ela, o modelo das relações públicas dos anos 70 do século passado, com base nas relações governamentais e nas relações com a mídia, no desenvolvimento de estratégias de imagem e na organização de cerimonial e eventos, já não basta para a prática das relações públicas de hoje. Referindo-se aos quatro modelos de Grunig para a prática das relações públicas excelentes, Kunsch diz que o quarto modelo, ou modelo simétrico de duas mãos prevê, entre outras coisas, a atuação dos profissionais de relações públicas na administração de conflitos, representa a visão mais moderna do que se deve praticar, porque volta-se tanto aos interesses da organização quanto aos interesses dos seus públicos.
Com base no texto, julgue os itens a seguir.

As relações públicas avaliam tanto os interesses do público interno de uma organização quanto os interesses do público externo.

Alternativas

ID
460279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

Sob o conceito de entidade, entende-se também organização, instituição, empresa.

Alternativas

ID
460282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

A coordenação da uma pesquisa de opinião pública só pode ser atribuição do profissional de relações públicas que tiver noções de estatística, de sociologia e de ciências da computação.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução: nada impede que um RP encarregado de coordenar uma pesquisa não tenha conhecimentos específicos de instrumentos dessa pesquisa. Afinal, sua função aqui é coordenar uma equipe de estatísticos, sociológos e o pessoal de TI - os "peões" que põe a mão na massa.


ID
460285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 5.377/1967, que disciplina a profissão
de relações públicas, em seu Capítulo II, art. 2.º, consideram-se
atividades específicas de relações públicas as que dizem respeito:
a) a informação de caráter institucional entre a entidade e o
público, através dos meios de comunicação; b) a coordenação e
planejamento de pesquisas de opinião pública, para fins
institucionais; c) a planejamento e supervisão da utilização dos
meios audio-visuais, para fins institucionais; d) a planejamento e
execução de campanhas de opinião pública; e) ao ensino das
técnicas de relações públicas, de acordo com as normas a serem
estabelecidas, na regulamentação da presente Lei. Com base
nessas informações, julgue os itens a seguir.

O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer qual o erro da questão? Eu marquei correto, e meu raciocínio foi o seguinte.

    Todo o profissional de RP é também um profissional de comunicação.

    Comunicação = Gênero  RP= Espécie

    Logo, se o ensino das técnicas de RP é atividade específica de RP, também é específica dos profissionais de comunicação.

    As questões do cespe são do tipo: ache o erro.

    O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de RP? Sim. Todo profissional de RP é um profissional de comunicação? SIM. Logo, o ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação. SIM

    Alguém pensou diferente?
  • O ensino das técnicas de relações públicas é atividade específica dos profissionais de comunicação.
    ERRADO


    O Relações Públicas pode ser entendido como um pensador que está em eterna dualidade entre a comunicação e a administração. 
    (
    https://medium.com/relacoes-publicas-1/7e563e8098d) =)
  • Também errei a questão e, apesar de ainda discordar da resposta, no link citado pelo colega Rodrigo é dito que "(...) Apesar de ser um profissional forrmado pelo campo da comunicação social, ele transita em grande parte do seu trabalho no campo da administração (...)".
  • Sim, o Relações Públicas utiliza técnicas de adm. Mas mesmo assim essa questão deveria ser anulada. A afirmativa implica que além dos profissionais de comunicação, outros podem ensinar as técnicas de relações públicas, o que não é verdade. O termo "Relações Públicas" a que a Lei n.º 5.377/1967 se refere diz respeito, justamente, a profissão regulamentada e exercida pelos profissionais formados exclusivamente na área de comunicação. Apenas os formados nessa área podem exercer tal atividade de ensino. O raciocínio lógico da Luana é o correto. É ilícito, por exemplo, um profissional formado em Administração sem nenhuma formação em comunicação exercer qualquer atividade específica do RP prevista em lei.

ID
532561
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Para as publicações institucionais impressas, defende-se o uso da reportagem como principal gênero jornalístico, devido ao(à):

Alternativas
Comentários
  • reportagem é um gênero de texto jornalístico que transmite uma informação por meio da televisão, rádio, revista.

    objetivo da reportagem é levar os fatos ao leitor ou telespectador de maneira abrangente. Isso implica em um fator essencial a um jornalista: falar bem e escrever bem.

    Se televisionada, a reportagem deve ser transmitida por um repórter que possui dicção pausada e clara e linguagem direta, precisa e sem incoerências. Além de saber utilizar a entonação que dá vida às palavras, uma vez que representa na fala os sinais de pontuação!

    Se impressa, a reportagem deve demonstrar capacidade intelectual, criatividade, sensibilidade quanto aos fatos e uma escrita coerente, que dinamiza a leitura e a torna fluente! Por essas questões, a subjetividade está mais presente nesse tipo de reportagem do que no outro, apontado acima!

    Atualmente, com o desenvolvimento dos softwares, os repórteres têm mais recursos visuais e gráficos disponíveis, o que chama a atenção para a notícia.

    Em meio aos fatos presenciados e que deverão ser transmitidos, cada repórter tem seu estilo próprio de conduzir ou de narrar os acontecimentos. Por isso, a reportagem pode ser a mesma, mas a maneira como é comunicada é diferente de um profissional para outro! Para o leitor ou telespectador é ótimo, pois ele poderá optar, por exemplo, por um jornal falado no qual se identifique com o tipo de linguagem!

    Qual a diferença entre notícia e reportagem? A primeira informa fatos de maneira mais objetiva e aponta as razões e efeitos. A segunda vai mais a fundo, faz investigações, tece comentários, levanta questões, discute, argumenta.

    A reportagem escrita é dividida em três partes: manchete, lead e corpo.

    Manchete: compreende o título da reportagem que tem como objetivo resumir o que será dito. Além disso, deve despertar o interesse do leitor.

    Lead: pequeno resumo que aparece depois do título, a fim de chamar mais ainda a atenção do leitor.

    Corpo: desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao público-alvo!

    Fonte:
    http://www.brasilescola.com/redacao/a-reportagem.htm
  • Veiculação da Notícia
     
    VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA- a televisão, o rádio e o jornal (de maior penetração), tratam a notícia, como matéria prima de forma idêntica (apuração da informação), mais o produto final possui características diferenciadas:
    >> Televisão- a notícia deve ser sucinta, objetiva e adequada à imagem. Existe o obstáculo do tampo de duração - “segundos no ar”.
    >> Rádio- notícia sucinta, objetiva, clara e imediata. Obstáculo produzido pelo tempo no ar, algumas notícias chegam a 1 minuto ou um pouco mais.
    >> Jornal- A notícia tem um tratamento VIP nos periódicos devido aos aspectos TEMPO, ESPAÇO e DURABILIDADE. No jornal não há velocidade, como nos meios de comunicação acima, logo, a notícia é melhor apurada.
     
    TEMPO>o repórter pode trabalhar a informação de forma mais concreta em termos de apuração dos fatos e o leitor decide quando e onde deve ler o seu periódico;
     
    ESPAÇO>  utilizado para dar profundidade e extensão às reportagens e o leitor encontra uma notícia rica em detalhes e curiosidades que os demais meios de Comunicação de grande penetração não dispõe. O espaço físico do jornal periódico e tabloides possuem esta característica;
     
    DURABILIDADE>a notícia está a disposição do leitor até a decomposição natural ou dano físico(rasgar) do jornal.

    Fonte:https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=17&ved=0CFsQFjAGOAo&url=http%3A%2F%2Fucbweb2.castelobranco.br%2Fwebcaf%2Farquivos%2F125084%2F14795%2FTecnica_de_Reportagem_larosa.doc&ei=lRMOUtSnEoqo9gTMqIC4DA&usg=AFQjCNHv9rqR3RFjX5nPRfMFQYsWDx2Kww&sig2=nNn_W9KMnISa8WP3eTo81A&bvm=bv.50768961,d.eWU&cad=rjt

ID
532564
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A relação entre repórteres e assessores de imprensa nem sempre é fácil, principalmente em situações de crise de imagem. Nesse contexto, o assessor deve:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D
    d) planejar entrevistas coletivas, orientando as fontes da empresa a fornecer informações claras e objetivas em relação às demandas dos repórteres.

    em momentos de crises é interessante tentar reunir todos os interessados para ouvir a versão oficial da empresa e responder as dúvidas dos jornalistas de modo mais objetivo e claro (isso não quer dizer que não seja enviezado)
  • Em questões assim, sempre ver a alternativa que prima pela transparência e ética.


ID
532588
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao tratar do jornalismo empresarial, afirma-se que o house organ é, antes de tudo, um jornal. Mas, ao ser um instrumento de comunicação da organização, deve fazer parte de uma estratégia.

Nesse contexto, é possível afirmar que o house organ:

Alternativas
Comentários
  • O House-Organ pode ser: boletim, jornal ou revista. A escolha desses meios depende do público que se quer atingir, das características e objetivos pretendidos, além dos recursos financeiros disponíveis.

    Boletim
    - Informações imediatas;
    - Circula a intervalos pequenos de tempo;
    - Número reduzido de páginas;
    - Pouca variedade temática.

    Jornal
    - Periodicidade média;
    - Tratamento mais apurado do texto para não perderem a atualidade e o interesse;
    - Pode abranger gêneros interpretativos, opinativos e de entretenimento.

    Revista
    - Intervalos maiores de periodicidade;
    - Apresenta matérias de interesse permanente;
    - Universo temático amplo: assuntos não só diretamente ligados à instituição, mas também de interesse geral para seus públicos.

    Quanto à tiragem dos house-organs o ideal é que respeita a proporção de um exemplar para cada dois leitores.

    Fonte: KOPPLIN, Elisa; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: Teoria e Prática. Porto Alegre: Sagra DC Luzzato, 1993
     


ID
543487
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Folder é

Alternativas
Comentários
  • Folder é um folheto de pizzaria: uma folha impressa e dobrada (pode ter mais de uma dobra).
    Letra B

ID
543508
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A mídia conhecida como outdoor possui as seguintes características:
I. Ideal para mensagens curtas.
II. Permite a personalização da mensagem.
III. Não solicita exclusividade de atenção.
IV. Permitida apenas em locais regulamentados.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
564685
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma crítica para uma revista de opinião, um jornalista escreveu que a maioria dos administradores pensa que a batalha entre as marcas baseia-se em qualidade, estilo, atributos e preço. Ele citava uma das consagradas leis do marketing para argumentar que, no entanto, o que determina o sucesso de uma marca é a(o)

Alternativas

ID
564700
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma pesquisa junto a profissionais liberais, a respeito da linha de comunicação de uma distribuidora de combustíveis, selecionou alguns comentários. Relacione cada opinião apresentada à esquerda às ferramentas do mix de comunicação da empresa, listadas à direita.
I – As notícias, na imprensa, parecem exagerar nos adjetivos para a própria organização.
II – Ganhei um lindo CD de bossa nova quando abasteci meu carro e gostei muito da seleção musical.
III – Os frentistas deveriam nos explicar as vantagens e desvantagens de cada óleo lubrificante.
IV – Vi um outdoor da companhia e achei atraente e dinâmico, mas pouco funcional.

P – Relações Públicas
Q – Propaganda
R – Promoção
S – Vendas pessoais
T – Marketing direto
A relação correta é

Alternativas

ID
564715
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um dos itens de avaliação da eficácia organizacional, na gestão contemporânea, é a capacidade de se projetar e manter uma imagem forte. Para isso, é fundamental que uma empresa conte com um(a)

Alternativas

ID
564724
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em comunicação, como em qualquer área da gestão empresarial, o planejamento é condição indispensável ao êxito. No entanto, apesar da sua importância, muitos profissionais ainda subestimam a sua real função. Para o profissional de Relações Públicas, o correto entendimento do planejamento é o de um processo que consiste, essencialmente, em

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    a)solucionar os problemas e conflitos que, eventualmente, ocorrem na relação entre a empresa e seus públicos de interesse.(RELACIONAMENTO COM STAKHOLDERS)

     b)fazer projeções de futuro, visando à antecipação e à prevenção de possíveis crises.(GESTÃO DE CRISES)

     c)elaborar planos de comunicação para resolver problemas pontuais na comunicação com os diferentes públicos. (COMUNICAÇÃO DIRIGIDA)

     d)definir a razão de ser da organização, tendo em conta que dessa definição dependem os rumos da empresa.(MISSÃO)

     e)determinar os cursos das ações de comunicação, com base em análises prévias da organização e em objetivos definidos.(PLANEJAMENTO)

    BONS ESTUDOS!!


ID
631669
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Cada empresa tem públicos específicos, conhecidos pelos profissionais encarregados de com eles manter e garantir uma comunicação sólida para a consecução dos objetivos empresariais e cumprir o dever de assegurar o direito desses públicos de serem informados de todas as ações organizacionais e suas consequências. A disseminação de informações junto a cada um desses públicos, por meio de mensagens e instrumentos específicos, é função

Alternativas
Comentários
  • A correta a letra "C"

    À "Comunicação Dirigida" cabe a elaboração da mensagem eficiente, eficaz e apta a produzir os efeitos desejados no público receptor. Evidentemente, sob este enfoque, enquadram-se todos os requisitos e elementos essenciais que integram e caracterizam a "Comunicação Dirigida". A fonte produtora da mensagem é o Órgão, o Setor, o Profissional, enfim, a unidade administrativa de Relações Públicas; o receptor é o público que se pretende constituir e estimular por meio da opção que se fizer do veículo mais adequado àquele fim.
    Essa mensagem, bem planejada e estruturada, e a correta escolha do veículo de "Comunicação Dirigida" proporcionarão rapidez no feed-back, o qual, por sua vez, permitirá uma análise mais imediata dos efeitos produzidos.

    Bons estudos!


  • House organ
    É o nome que se dá ao veículo de comunicação que circula dentro de empresas e entidades. Ele serve de porta-voz entre funcionário e patrão. Neles são divulgados eventos e fatos internos.
    FONTE: http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/midia/trint9/midia4.htm

    Intranet empresarial
    Conjunto de páginas da web cuja concepção, agregação e conteúdo objetivam a existência em ambiente digital de um sistema comunicacional voltado para o relacionamento, disseminação de mensagens e realização de atividades operacionais com o público interno da organização.
    FONTE: http://www.aberje.com.br/acervo_cmr_conceitos.asp

    Comunicação Dirigida
    É o processo que tem por finalidade transmitir ou conduzir informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e frequente com determinados números de pessoas homogêneas e identificadas.
    FONTE: ANDRADE, 1965, p.163

    Manual de Integração
    Instrumento formal que transmite aos funcionários o que a instituição espera deles e o que eles podem esperar da instituição.

    Política de Portas Abertas
    É um conceito de política externa e economia.

ID
631675
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Existem textos no formato jornalístico encaminhados às redações, que são emitidos por empresas, entidades ou instituições públicas e privadas com a finalidade de promover a própria imagem ou para descrever um fato ou dar publicidade a um produto, visando a publicação de matérias a respeito de temas de interesse do emissor. Esses textos são conhecidos por

Alternativas
Comentários
  • A correta é a letra "C"

    Press releases ou Comunicados de imprensa, ou apenas releases são documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada do assessorado.
    Geralmente, releases são usados para anúncios e lançamentos de novidades, que a Assessoria tem interesse em que virem notícia. Um release bem estruturado pode ser o mote para uma pauta.
    O release deve conter informação jornalística com objetivo promocional para o assessorado — ou seja, ser ao mesmo tempo de interesse jornalístico e institucional. Pode ser definido como o material informativo distribuído aos jornalistas para servir de pauta ou ser veiculado completa ou parcialmente, de maneira gratuita. É uma proposta de assunto, um roteiro, uma sugestão de pauta, mas do ângulo de quem o emite.
    Bons estudos!




ID
631699
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Há um tipo de reunião que tem como objetivo o detalhamento e aprofundamento prático de um determinado assunto por um ou mais expositores. Em geral há um moderador para manter o equilíbrio das três etapas básicas da reunião: a exposição, a discussão em grupos e a conclusão. Esse tipo de reunião é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Em geral, quando as questões falam em evento com cunho prático está falando de workshop.


  •  workshop - basicamente, uma palestra dividida em duas partes: teórica e prática. A primeira caracteriza-se pela apresentação teórica de um tema e a segunda pela prática, na qual os participantes testam as informações recebidas.

    Painel- Nome dado ao evento caracterizado por um quadro de apresentações, no qual um orador principal e até quatro painelistas explanam sua visão sobre um tema predeterminado. Sua organização, que soma as regras da conferência com as da mesa-redonda, permite a platéia conhecer todos os ângulos de uma questão, o que torna possível aos participantes refletir, perguntar e discutir pontos de interesse em comum.

    Fórum-Evento caracterizado pela troca de informação e debate de ideias,com a presença de grandes audiências. Seu objetivo é o de conseguir a efetiva participação da plateia, sempre numerosa, que deve ser sensibilizada e motivada. Tem cada vez mais aceitação por permitir a discussão de problemas sociais.




  • letra c

    Workshop: Evento que funciona como grupo de trabalho ou oficina na qual são apresentadas novas técnicas e os integrantes normalmente são convidados a participar de uma atividade prática.

    Briefing é o conjunto de dados fornecidos pelo anunciante, para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda.


ID
631717
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em algumas conferências para a imprensa, as assessorias distribuem, entre outras peças, um pacote com brindes, amostras de produto, fotos de divulgação e outras peças que estimulem os jornalistas a publicar matérias sobre o tema da entrevista. Esse pacote é chamado de

Alternativas
Comentários
  • o Press-Kit é o conjunto informativo composto de textos, fotografias e outros materiais destinados à divulgação do fato jornalístico.
    É mais usado em entrevistas coletivas ou eventos.


ID
631759
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A divulgação científica deve ser compreendida como

Alternativas

ID
800950
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A área de Relações Públicas, segundo Jorge Pedro Sousa (2004) vale-se de vários métodos de pesquisa, importados das Ciências Sociais e Humanas, para investigar públicos e organizações. Sobre as diferentes técnicas de pesquisa aplicadas às Relações Públicas é correto afirmar:

Alternativas

ID
829267
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

Diversas pesquisas têm demonstrado que o mapeamento prévio dos principais fatos negativos que podem acontecer e gerar uma crise e a formulação de planos de prevenção a eles não impactam a comunicação de uma crise no momento em que ela ocorre de fato.

Alternativas

ID
829270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

Um dos principais desafios do assessor responsável pela comunicação de crise é preparar o público interno para as situações de crise, uma vez que é atribuição desse profissional o planejamento de contingências, do tempo de envio de respostas à mídia e do discurso dos principais gestores.

Alternativas

ID
829276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.

A comunicação da empresa com a mídia, em momentos de crise, demanda, além do posicionamento da empresa frente à imprensa, a adoção de ações imediatas em relação aos diversos stakeholders e a divulgação dessas ações à opinião pública.

Alternativas

ID
829279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

O filme institucional, por se tratar de produto destinado à comunicação entre as empresas e o seu público interno, não pode ser utilizado em situações de crise, no apoio à comunicação da empresa com o público externo.

Alternativas

ID
829282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

São considerados produtos de comunicação anúncios em jornais, outdoors, filmes institucionais, press releases e outras peças ou campanhas elaboradas com o objetivo de resolver o problema de comunicação de uma empresa ou organização.

Alternativas

ID
829285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.

Os produtos de comunicação interna devem ser elaborados pelo departamento ou pela assessoria de comunicação da própria empresa ou organização, ao passo que os produtos de comunicação externa devem ser elaborados por empresas terceirizadas, como agências de publicidade ou birôs de criação.

Alternativas

ID
852208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a tipos de eventos.

Os fóruns são eventos de grande porte, de natureza comercial, restritos a um público determinado ou então abertos ao público em geral, realizados com o objetivo de proporcionar o contato de fornecedores e fabricantes com os canais de comercialização de seus produtos.

Alternativas
Comentários
  • "Fórum: tipo de reunião menos técnica cujo objetivo é conseguir a efetiva participação de um público numeroso, que deve ser motivado."

    Errada


ID
852214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a tipos de eventos.

Em regra, em um seminário, evento de caráter técnico- profissional, estudiosos e especialistas de diferentes áreas do conhecimento e com diferentes níveis de formação se reúnem para a discussão e o debate de temas diversos.

Alternativas
Comentários
  • "A exposição das informações pode ser feita por uma ou mais pessoas, como uma espécie de aula sobre um tema previamente estudado pelos comunicadores para tal apresentação.

    Em latim, a palavra seminário significa semente.

    É como se através de um seminário, os oradores pudessem plantar a semente do saber nos receptores da mensagem."

    Gab: E


ID
883966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considerando a interface entre as relações públicas e a
administração de empresas e organizações, julgue os itens que se
seguem.

As ações de relações públicas e as de comunicação administrativa, por serem dissociáveis em seus objetivos, não se integram no composto de comunicação organizacional de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A comunicação organizacional e a comunicação administrativa são elementos do mesmo conjunto, de um todo chamado de comunicação integrada. 


ID
974263
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a afirmação falsa.

Alternativas
Comentários
  • MEDIÇÃO DO QUE FOI PUBLICADO.


ID
974281
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Press-day é:

Alternativas
Comentários
  • Press day é uma ferramenta de relacionamento com a imprensa pela qual os jornalistas visitam, em um dia determinado, as instalações e o funcionamento da organização.

     

    GAB D


ID
974287
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O que é um House Organ?

Alternativas

ID
1036207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com relação às técnicas administrativas aplicadas a relações públicas, julgue os itens seguintes.

As organizações baseadas em informações exigem, em geral, uma estrutura hierárquica do tipo pirâmide para que o fluxo de informação possa circular em sentido descendente.

Alternativas
Comentários
  • Seria Piramide Invertida.

  • Questão errada!
    A comunicação descendente é aquela que é transmitida da chefia para os subalternos, de maneira unilateral. 

    Organizações comprometidas com a comunicação eficaz incentivam a comunicação ascendente (dos subalternos à chefia), circular (entre departamentos de maneira não hierarquizada) e transversal (onde todos se comunicam sem estruturas hierárquicas definidas).


ID
1051783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Lúcio é agente administrativo do DPF com lotação na unidade do Distrito Federal. No exercício do cargo, Lúcio deve manter contatos com seus pares, com técnicos de nível superior e com autoridades de alto nível hierárquico. Além disso, deve supervisionar trabalhos relacionados às áreas de pessoal,
orçamento, organização, métodos e material. Essas atribuições exigem que ele seja competente na comunicação interpessoal.

Em face da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes, relativos ao processo de comunicação humana nas relações internas e públicas de trabalho.

Para enviar a seus superiores informações relativas à publicação de nova legislação pertinente ao trabalho do DPF, Lúcio poderá fazer uso de e-mail, que é um canal de comunicação apropriado para esse fim.

Alternativas
Comentários
  • CANAL É O CAMINHO PELO QUAL SE TRANSMITE UMA INFORMAÇÃO. O EMAIL (CORREIO ELETRÔNICO) É UM MEIO OFICIAL PARA O ENVIO DE INFORMAÇÕES DENTRO DA REPARTIÇÃO PÚBLICA. 

     

     

     

    GABARITO CERTO


ID
1092025
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É o boletim destinado a diferentes públicos da organização, também utilizado na Comunicação Interna para a emissão de informações corporativas, com periodicidade regular. Qual a denominação correta dada a esse veículo de comunicação?

Alternativas
Comentários
  • House organ - tem periodicidade predeterminada. 

  • A newsletter também pode ser apontada com veículo de comunicação dirigida para público interno? Sei que o house organ pode...

  • Boletim informativo (newsletter em inglês) é um tipo de distribuição regular a assinantes e que aborda geralmente um determinado assunto. Generalizam-se cada vez mais os boletins informativos distribuídos como mensagem eletrônica que o usuário pode receber via Internet após efetuar um cadastramento em algum site.

    Os Boletins informativos são geralmente enviados por correio electrónico mas também podem ser enviadas por SMS, MMS ou outros tipos de comunicação electrónica.

    Certas empresas os usam para fornecer novidades e informações. Este tipo de comunicação empresarial poderá ser útil para manter todos aqueles que tenham alguma relação com a empresa atualizados. É também encarada como uma forma simples e barata de fazer publicidade, tendo a grande vantagem que se pode considerar 'publicidade solicitada', uma vez que quem a recebe se inscreveu livremente na lista de destinatários que quer receber informações não específicas (não sendo propriamente obrigatório este aspecto) sobre a empresa.

    Fonte: Wikipédia

  • Letra "b"

    a) House Organ
    House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
    b) Newsletter
    Uma newsletter possibilita um canal direto de comunicação com clientes. A newsletter é ágil, barata e eficaz. A tradução literal da palavra newsletter seria "boletim de novidades".
    A Newsletter é uma comunicação regular e periódica enviada para clientes e clientes potenciais da empresa, oferecendo conteúdo sobre assunto específico juntamente com ofertas de produtos e serviços.
    c) Press-Kit
    Um Press-kit ou Pacote de imprensa é um pacote de Press release com brindes promocionais, uma amostra/réplica do produto ou o próprio produto, fotos de divulgação, credenciais de imprensa e outros itens que facilitem a cobertura jornalística sobre o que se quer divulgar e estimulem os jornalistas a publicar a intenção do assessorado.
    d) Webmarketing
    Web Marketing, é qualquer esforço promocional realizado por meio da Web.
    e) Hotsite
    O hotsite é voltado para destacar uma ação de comunicação e marketing pontual.
    Sua diferenciação está apenas na estratégia de comunicação utilizada para concebê-lo. Usualmente os hotsites possuem tempo de vida útil determinado, isto é, são feitos para serem rápidos e são ligados a uma ação de marketing ou comunicação específica, com duração ligada a esta ação mercadológica, como lançamento de produtos, eventos, novas edições de produtos ou serviços, ações de CRM (Customer Relationship Management), entre outras.

  • Por que não poderia ser o house organ?

  • Acho que a palavra "boletim" tira o house organ da jogada


ID
1110607
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Criado em muitas instituições públicas com o objetivo de garantir a transparência, com autonomia para intervir em defesa do interesse social, pelo aprimoramento dos processos de trabalho e dos serviços oferecidos por meio da intermediação das demandas apresentadas pelo cidadão. Esse órgão é chamado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B


       

     Ouvidoria é um órgão de uma empresa ou instituição responsável por receber manifestações, como reclamações, denúncias, elogios, criticas e sugestões dos cidadãos, instituições, entidades, agentes públicos (servidores e políticos), quanto aos serviços e atendimentos prestados. Dentro da empresa ou instituição, ele se encarrega de levar adiante as manifestações e conseguir respostas adequadas, até mudanças nos procedimentos da organização.

     Controladoria, numa empresa ou organização, representa um conjunto de mecanismos de coordenação e controle das relações contratuais, internas à empresa, ou entre a empresa e terceiros, incluindo contratos simples de fornecimento, ou complexos, como joint ventures, franquias, redes e alianças. Portanto, a Controladoria atua como geradora de equilíbrio nas relações, sendo alimentada pelas informações providas pela Contabilidade.

    Corregedoria é um órgão dentro uma organização, e serve para orientação e fiscalização das atividades funcionais e da conduta dos seus membros, cabendo a ela realizar inspeções e emitir relatórios reservados. As corregedorias são órgãos que realizam atividades internas, sem contato com o público externo da organização.


ID
1110628
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O modelo de avaliação em comunicação organizacional que possui três níveis de efetividade que formam um conjunto de diretrizes ou padrões que o profissional pode seguir se quiser medir o impacto de planos e projetos de comunicação é conhecido como Modelo

Alternativas
Comentários
  • "Modelo da Régua de Efetividade"

  • a) MODELO DE VARIAÇÃO COMPENSATÓRIA – O autor sugere solicitar aos gerentes uma estimativa de quanto a organização poderia pagar para evitar ou obter determinados resultados. A quantia seria o valor da comunicação organizacional. São propostos cálculos para cooperação e conflito, o que auxilia a organização a escolher se compensa investir em ações que evitam/enfrentam conflitos ou aumentam a cooperação dos públicos para com a empresa.

    b) MODELO DE DUAS FASES – O autor propõe fórmulas que permitem calcular o valor da reputação da empresa e o quanto esse fator representa para os lucros. A avaliação verifica o impacto dos gastos totais de comunicação no valor da reputação da empresa e o impacto econômico dessa reputação nos lucros.

    c) MODELO CONTÍNUO – Avaliação para verificar os efeitos da comunicação para a organização. Foi criado para avaliar atividades de longo prazo e atender às constantes mudanças no ambiente. É contínuo porque é interativo e considera efeitos que estão sendo criados pelo programa. Admite análises formal e informal, assim como julgamento de sucesso ou fracasso de um plano ou programa.

    d) MODELO PII – Avaliação baseada em três fases: Preparação (verificação de condições existentes e planejamento); Implementação (monitoramento das ações e decisão sobre continuidade) e Impacto (comparação entre objetivos determinados e resultados alcançados). A avaliação tem por objetivo verificar se as expectativas da empresa foram atendidas.

    E) Modelo Yardstick ou Modelo da Régua de Efetividade, foi criado por Linddenmann.

    Definido como “uma ferramenta, como uma régua, com um conjunto de diretrizes ou padrões que o profissional pode seguir se quiser medir a efetividade de relações públicas”

    Constitui-se de duas etapas: primeiro, estabelece objetivos para a comunicação no planejamento e, em seguida, determina em que níveis se deseja medir a efetividade.

    O Yardstick é dividido em três níveis diferentes para avaliar efetividade: básico, intermediário e avançado.

    Nível 1, o básico - Avaliação de produtos - para medir quantidade e qualidade dos produtos de comunicação.

    Nível 2, o intermediário - Avaliação de impressões - para medir as impressões e a retenção que os produtos de comunicação causaram.

    Nível 3, o avançado - Avaliação de resultados - para medir efeitos e resultados de comunicação organizacional no comportamento dos públicos estratégicos.


ID
1110631
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Sorocaba
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A comunicação administrativa tem papel importante dentro das organizações, pois assume a função de fazer comunicar e documentar o fluxo de informações envolvidas na rotina do serviço público. Assinale a alternativa cujo documento se caracteriza, após a identificação e qualificação do interessado, por fazer uma solicitação à autoridade pública competente

Alternativas
Comentários
  • D - Requerimento!

  • Excelente questão. Inteligente. É um "peguinha" mas não é sujo, basta analisar com cuidado e separar as informações:
    "A comunicação administrativa tem papel importante dentro das organizações, pois assume a função de fazer comunicar e documentar o fluxo de informações envolvidas na rotina do serviço público."- Os termos "comunicação administrativa" e "dentro das organizações" pode nos induzir a pensar sobre a comunicação interna de um órgão, ou seja, o memorando.
    "Assinale a alternativa cujo documento se caracteriza, após a identificação e qualificação do interessado, por fazer uma solicitação à autoridade pública competente"- O primeiro enunciado apenas ilustra uma ideia, que pode complementar a segunda ideia. Mas o que se pede na questão é tão somente a segunda sentença. Existe uma palavra chave que traduz a resposta da questão, que é "solicitação".

    Solicitação- requerimento


ID
1122481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito das atividades de assessoria de imprensa.

A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre assessores e assessorados.

Alternativas
Comentários
  • Entre as fontes e os veículos de comunicação


  • É claro que assessores e assessorados precisam “conversar”, mas a assessoria de imprensa não é baseada nesse fluxo… Mas na manutenção de fluxos entre o assessorado/assessor e a imprensa.

    GABARITO: E

     

    Prof. Paolla Marletti, Estratégia Concursos

  • Estaria certo se fosse:


    A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre assessorados e imprensa.


    Aliás, é uma boa definição.

  • A atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre assessorados e Imprensa. 


ID
1122547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O contexto atual exige que as organizações desenvolvam metodologias de trabalho que considerem o equilíbrio entre seu interesse interno e os interesses do público externo. Considerando o caráter estratégico dos processos de comunicação no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes.


O profissional de relações públicas tem sua atuação centrada no diálogo da organização com a sociedade, portanto, não interfere nos processos internos de gestão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. O profissional de relações públicas pode não ter a palavra final, mas é fato que pode interferir nos processos internos de gestão.

  • Erro por redução: para o diálogo com a sociedade ser eficaz, o RP, na qualidade de intermediador, tem que interferir e ser interferido pela gestão da organização.

  • É justamente por ter sua atuação centrada no diálogo que o profissional de RP interfere nos processos internos de gestão.


ID
1134712
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A nota oficial pode ser utilizada para:

Alternativas

ID
1134724
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A entrevista coletiva é ideal para os casos de:

Alternativas

ID
1134730
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um dos subprodutos de um clipping são as sinopses resumos das principais notícias veiculadas nos jornais mais importantes. O principal objetivo deste material é:

Alternativas
Comentários
  • Permitir a montagem de um informativo rápido???

  • Gente essa prova e meia maluca...eu hein...


ID
1134742
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Muitas assessorias confeccionam manuais para padronizar os procedimentos. Entre eles está o manual de:

Alternativas

ID
1246108
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

“A agência de Fomento Paulista, também conhecida como Nossa Caixa Desenvolvimento, passa a se chamar Desenvolve SP. A nova marca reforça a vocação e o compromisso da instituição financeira com o crescimento sustentável, e também busca construir uma nova identidade, forte e objetiva, alinhada à visão de desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo”.

                                                                            (Portal do Governo do Estado de São Paulo)

Esse texto tem as características de um

Alternativas
Comentários
  • press release é um comunicado de imprensa.


ID
1296874
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Mesmo que uma empresa não esteja passando por um período de crise, ela deve ter um olhar atento para as informações que são manipuladas todos os dias, com o objetivo de sinalizar alterações positivas ou negativas na sua imagem.

Para isso, existem algumas ferramentas, tais como pesquisas

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    As empresas devem sempre estar atentas para as informações que são manipuladas todos os dias, com o objetivo de captar quaisquer alterações “positivas” ou “negativas” em sua imagem. Existem algumas  ferramentas  que  auxiliam  nessa  tarefa,  tais  como:  pesquisas  de  opinião,  atendimento (perguntas, elogios e reclamações) do SAC (serviço de atendimento ao consumidor) e as pesquisas efetuadas com varejistas. 


ID
1297363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em um momento de crise, a Assessoria de Comunicação Social de uma empresa que articula ações de várias assessorias de imprensa, simultaneamente, deve

Alternativas

ID
1297390
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Quando uma pessoa está interessada em usar um óleo lubrificante para melhorar a performance de seu carro, vai solicitar a opinião de outras pessoas, olhar anúncios na televisão, ler artigos, procurar informações na Internet e examinar os produtos em um posto de gasolina. Sabendo disso, o profissional de comunicação de um fabricante desse segmento deve

Alternativas

ID
1297405
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Uma das etapas mais importantes na elaboração de um plano de relações públicas é o diagnóstico. É nessa etapa que se obtém uma radiografia do ambiente organizacional, nas suas perspectivas micro e macro, de modo a se ter uma visão mais ampla dos fatores que condicionam a comunicação da empresa. Em um estudo diagnóstico sobre a política de comunicação de uma empresa, recomenda- se uma análise PEST quando o objetivo for

Alternativas
Comentários
  • Para quem quiser saber mais sobre a análise PEST

    http://www.marketingteacher.com/analise-pest/

  • Gab. B


    É importante ressaltar que a Análise Pest trabalha com os fatores externos, apenas. Imagine que você esteja elaborando o planejamento estratégico de sua empresa. Basicamente, os passos para a elaboração do plano incluem:

    Definir a Missão, Visão e Valores da empresa Definir os Objetivos Estratégicos Definir os Objetivos Táticos (Metas) Definir os Objetivos Operacionais (Planos de Ação) Elaborar um Orçamento Empresarial

    Você vai concordar comigo que para definir cada um dos pontos, se você estiver munido de análises sobre fatores ambientais externos e internos a empresa estará, com toda certeza, em uma posição melhor para planejar uma estratégia mais efetiva – que atinja os objetivos estratégicos, táticos e operacionais – e que minimize erros. A Análise Pest proporciona a visão externa

    https://www.treasy.com.br/blog/analise-pest/


ID
1321993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

     O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI),general Jorge Félix, embarca na madrugada desta terça-feira (26)para o Haiti. Ele vai instalar um gabinete de crise do governobrasileiro no país, devastado por um terremoto no dia 12 de janeiro.O objetivo é melhorar o fluxo de informações para que sejamdefinidas as prioridades para a ajuda humanitária aos haitianos.
     Os funcionários do governo que estiverem no Haiti terão comunicação direta com o gabinete de crise coordenado pelo GSIno Brasil e ajudarão a eleger as prioridades para a ajuda humanitária.

                                                                                         Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).

Considerando o texto apresentado, julgue o  item  a seguir.


Simulações de situações e comunicados e o desenvolvimento de mensagens preventivas são instrumentos de antecipação de crises utilizados pelas organizações que avaliam e consideram seus fatores de risco.

Alternativas

ID
1363312
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ao praticar a gestão e a operacionalização da comunicação de forma integrada, o profissional da área tem à sua disposição uma grande quantidade de ações para conseguir atingir seus objetivos.

Entre as ferramentas disponíveis, encontram-se as seguintes:

Alternativas

ID
1363351
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Muito além do objetivo primordial, que é informar, o house organ exerce um papel importante nos campos do estímulo funcional, da política de produtividade e do marketing externo porque

Alternativas

ID
1363354
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A Comunicação Interna engloba ações que estimulam o fluxo de informações dentro da empresa.

Para tal, é necessário o uso de uma determinada publicação que

Alternativas
Comentários
  • É o caso do House Organ ("jornal da casa"). É uma espécie de jornal voltado ao público interno. Logo, falando em veículo de comunicação interna, está correto afirmar que contém um jornalismo especializado para um público específico. 

    Gabarito: A


ID
1363360
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Diferenças básicas entre o jornal diário e a publicação institucional influenciam na hora em que editores e repórteres devem optar pelas matérias a serem veiculadas nos house organs.

Uma característica que exerce tanta influência a ponto de modificar a pauta dos dois veículos é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Atenção para "modificar a pauta"

  • MARGENS E MANCHA GRÁFICA

    O conceito de mancha gráfica é amplamente utilizado na área editorial (em jornais, revistas, livros, periódicos etc), ela define uma área delimitada para impressão na página.

    Geralmente os projeto gráficos editoriais mais tradicionais, como os livros de literatura, trabalham com uma mancha gráfica que apresenta um recuo de segurança em relação aos limites da página, porém não é difícil encontrar peças em que a área de impressão ocupa a página inteira e quando isso acontece chamamos de impressão sangrada

    https://projetomomotaro.wordpress.com/2013/10/28/margens-e-mancha-grafica/


ID
1487014
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O mundo do conhecimento e da informação tem provocado transformações e feito surgir uma nova cultura empresarial. O marketing one to one e a comunicação com base na internet representam assim, a parte visível do iceberg conceitual e logístico que flutua em ambiente totalmente configurado por

Alternativas

ID
1487071
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Qual a expressão em língua inglesa que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona?

Alternativas

ID
1487083
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que indica atividade vinculada às atividades de Assessoria de Imprensa ou de Assessoria de Comunicação Social; com estrutura lógico-formal que contempla as características do assessorado, as particularidades do contexto em que o mesmo está inserido e as particularidades da teia midiática para que se construa um fluxo permanente de informação quer atenda a objetivos previamente estabelecidos.

Alternativas

ID
1490242
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Na área de Relações Públicas, o instrumento que baliza as ações e práticas relacionadas à imagem nas organizações é o(a)

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa institucional visa basicamente conhecer a instituição como um todo, valendo-se de técnicas e instrumentos apropriados para chegar a uma análise completa da real situação organizacional, envolvendo os aspectos estruturais, administrativos, econômicos, políticos, sociais e históricos e os relacionados com os negócios, os sistemas de gestão, produção, os recursos humanos, os públicos e os sistemas de comunicação.  

    Com a pesquisa institucional é possível construir um diagnóstico corporativo a institucional capaz de alicerçar a proposição futura de planos, projetos e programas de relações públicas, de forma mais segura e coerente com as necessidades das organizações.

    Definição do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada.  


ID
1490332
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um laboratório de remédios possui 35% do mercado de analgésicos no Brasil, com vendas anuais de 400 milhões de reais. Em dois dias, foram registradas mortes de 7 pessoas, por envenenamento, após ingestão do analgésico desse laboratório, contaminado com a substância ativa. Por esse motivo, as receitas com a venda desse remédio caíram de 33 milhões de reais para 4 milhões de reais por mês.

Tendo a empresa recebido, por parte da imprensa, cerca de 2.500 solicitações de informações sobre o ocorrido, como a assessoria de comunicação do laboratório deve agir sob o ponto de vista do gerenciamento de crise em comunicação?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Marquei a A porque minha dúvida na B foi o final da frase.."relançar o produto com nova embalagem"

     

    Alguém pode me ajudar?

     

    No controle, Deus está!

  • Fiz exatamente a mesma coisa. A B estava ótima até essa parte do fina. 

  • Case verídico do Tylenol nos EUA.


ID
1609534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de planejamento e organização de eventos, julgue o item que se segue.


A etapa de acompanhamento e controle compreende a elaboração da descrição dos procedimentos que serão realizados desde a aprovação do projeto até o seu término.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Este é o conceito da implantação. No acompanhamento e controle são determinados o responsável pela coordenação de todo o processo da organização do evento e os procedimentos que serão adotados nesse processo.


ID
1609540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A avaliação de um evento consiste em um processo de observação, mensuração e monitoração crítica, a fim de se mensurarem seus resultados de forma precisa. Acerca da organização de eventos e dos instrumentos de controle de sua avaliação, julgue o item a seguir.


O formato do estudo de um evento deve ser pormenorizado para não reduzir a eficácia. As questões devem ser claras e objetivas.

Alternativas

ID
1609546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A avaliação de um evento consiste em um processo de observação, mensuração e monitoração crítica, a fim de se mensurarem seus resultados de forma precisa. Acerca da organização de eventos e dos instrumentos de controle de sua avaliação, julgue o item a seguir.


A monitoração do evento é usada para determinar os níveis de recursos requeridos e auxilia a organização na decisão de prosseguir ou não com o evento.

Alternativas
Comentários
  • 2.6 Pós-evento

    O processo de encerramento inicia-se logo após a realização do evento. Esse processo de encerramento consiste na avaliação técnica, administrativa e dos participantes. É nesse momento que ocorre a confrontação dos resultados esperados com os obtidos, possibilitando identificar os pontos positivos e negativos do evento.

    Para efetivação dessa fase, são necessários alguns instrumentos de controle, que foram utilizados durante a organização do evento, tais como:

    a) formulários de procedimentos formais;

    b) checklist;

    c) relatórios periódicos das atividades;

    d) atas das reuniões periódicas;

    e) questionários de avaliação dos participantes;

    f) outros.

    Análise e avaliação são fundamentais para o aprimoramento da organização de um evento. Os instrumentos que auxiliam a avaliação do evento são o cronograma básico (documento que determina tarefas, estabelece responsabilidades e prazos) e o checklist.

    As pesquisas de opinião dos participantes internos e externos também oferecem subsídios no processo de avaliação final do evento. Nesse processo a avaliação que os participantes fazem do evento é realizada por intermédio de respostas a um questionário de pesquisa de opinião aplicado durante o

    evento. A equipe deve reunir-se para avaliar o evento como um todo, seus sucessos e fracassos.

    Fonte: Organização de Eventos

    Curso Técnico em Hospedagem

    Helen Rita Menezes Coutinho

    Renato Rocha

    Relações Públicas

    Errada

    Auxilia a organização na decisão de prosseguir ou não com o evento.<<<<< Essa fase é do pré-evento. É o início de tudo. Nessa etapa, o estudo preliminar visa justamente avaliar a viabilidade econômica do evento.


ID
1609549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A avaliação de um evento consiste em um processo de observação, mensuração e monitoração crítica, a fim de se mensurarem seus resultados de forma precisa. Acerca da organização de eventos e dos instrumentos de controle de sua avaliação, julgue o item a seguir.


A avaliação pós-evento implica a compilação de dados estatísticos e informações sobre o evento e uma análise a respeito da missão e dos objetivos do evento.

Alternativas
Comentários
  • Implica isso e mais ...


ID
1609552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


No seminário, encontro de especialistas em um assunto específico, apresenta-se um estudo sobre o tema, que é, posteriormente, debatido com a plateia, que geralmente possui nível de conhecimento similar ao  dos palestrantes. O moderador deve ser um especialista.


Alternativas

ID
1609555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


No cerimonial, conjunto de formalidades específicas de um ato ou evento público, dispostas em uma ordem padrão, as normas de protocolo são rígidas e preestabelecidas, devendo ser seguidas, independentemente de regras da diplomacia ou da observância de utilização de indumentária própria e de elementos simbólicos.

Alternativas
Comentários
  • As normas de cerimonial não devem ser rígidas e preestabelecidas. Precisam ser flexíveis justamente por causa da diplomacia.


ID
1609558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


Na formação da mesa de autoridades em um cerimonial, recomenda-se um número ímpar de integrantes, sendo a principal autoridade a ocupante do lugar central da mesa, a segunda pessoa mais importante deverá ocupar a direita da maior autoridade e a terceira pessoa em hierarquia deve ficar à esquerda da autoridade principal. Os chamados devem seguir a hierarquia de forma descendente, sendo a maior autoridade a última a fazer uso da palavra.


Alternativas
Comentários
  • Normas gerais para composição de mesas:

    • A pessoa mais importante (1) fica no centro.
    • A segunda pessoa mais importante (2) fica à direita de (1)
    • A terceira pessoa mais importante (3) fica à esquerda de (1)
    • A distribuição continua nessa ordem.

    RESPOSTA: CERTO


ID
1609561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


A Bandeira Nacional deve ocupar lugar de honra no cerimonial, o centro, compondo o cenário da mesa de autoridades.

Alternativas
Comentários
  • Item ERRADO.


    Decreto 70.724/72

    Art . 31. A Bandeira Nacional em todas as apresentações no território nacional, ocupa lugar de honra, compreendido como uma posição:

      I - Central ou a mais próxima do centro e à direita deste, quando com outras bandeiras pavilhões ou estandartes, em linha de mastros, panóplias, escudos ou peças semelhantes;

      II - Destacada à frente de outras bandeiras, quando conduzida em formaturas ou desfiles;

      III - À direita de tribunais, púlpitos, mesas de reunião ou de trabalho.


  • A bandeira pode ficar no centro ou à direita, ocupando lugar de honra.


ID
1609564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Um evento pode ser incluído como um dos componentes do mix de comunicação. O que torna o evento uma atividade de relações públicas e marketing é a sua capacidade de reunir todos os públicos envolvidos em um único ambiente interativo. Do ponto de vista das organizações, há dois interesses centrais na classificação de eventos, o institucional e o promocional. Com relação a esse tema, julgue o item subsecutivo.


Um congresso é caracterizado como um encontro com grande número de especialistas e interessados no mesmo tema e possui caráter deliberativo, segundo o qual temas e propostas organizadas em teses ou por grupos de discussão são debatidos e votados.

Alternativas
Comentários
  • O congresso é um dos tipos de eventos mais comuns.

    Nele, tem-se por objetivo debater e extrair conclusões acerca de uma temática central.

    Em geral, um congresso é promovido por entidades associativas e conta com a presença de profissionais e especialistas que têm interesse em comum e atuam em uma mesma área.

    Os congressos podem ser regionais, nacionais e internacionais.

    E, dentro de um mesmo congresso, podem ocorrer vários tipos de atividades, como:

    Mesas-redondas, conferências, simpósios, palestras, comissões, painéis, cursos, são algumas delas.


ID
1609567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O planejamento de relações públicas, no contexto da comunicação das organizações na sociedade globalizada, assume novas formas e características: o caráter meramente tático e técnico do passado deu lugar ao profissional do século XXI, que passa a assumir posturas muito mais estratégicas. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


Toda organização possui diversas interfaces, funcionários com perfis e engajamentos diferenciados, assim como público-alvo nem sempre segmentado. No propósito da conquista dos objetivos institucionais, as ações de relações públicas devem seguir padrão e estilo determinados em consonância com a imagem da organização.


Alternativas
Comentários
  • Eu acho que as ações devem estar em consonância não com a imagem, mas com identidade, que é aquilo que organização de fato é ou pretende ser.

  • Complementando : identidade , conceito , repertório e planejamento estratégico 

  • Gosto muito dos seus comentários, Gláucio, mas aqui eu gostaria de alguma explicação mais abrangente, para eu entender melhor a assertiva.

  • Primeiro ponto: para atingir os objetivos estratégicos, a organização precisa segmentar seu público-alvo. Segundo, as ações de relações públicas devem estar de acordo com a estratégia e os objetivos da organização. Não faz sentido estar em consonância com a imagem, já que esta é um reflexo do que o público pensa sobre a organização e esse reflexo nem sempre está de acordo com o que a organização pretendia passar para o público. 

  • De acordo com a imagem não, de acordo com a identidade!

     

    Seguem os conceitos:

     

    IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    Aprofundando:

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos