SóProvas


ID
1771702
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A sensação térmica pode chegar a 38°C neste sábado (5) na capital de Rondônia. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o tempo deve ser firme em todo o estado no final de semana".

A previsão é de céu claro sem chuvas em todo o centro sul. Já nas demais regiões, incluindo Porto Velho, céu claro a parcialmente nublado com pancadas de chuvas e trovoadas em áreas isoladas, podendo ser acompanhada de rajadas de ventos no período da tarde e noite.

(Fonte: http://g1.globo.com/, 05/09/2015. Acesso em 20/09/2015).

A descrição do tempo apresentada na notícia revela características de temperatura e pluviosidade comuns na região norte do Brasil, onde predomina o clima:

Alternativas
Comentários
  • As alternativas A e D são bastante semelhantes, mas avaliando o índice pluviométrico, conclui-se que a alternativa correta é o item D.

  • Nas regiões Norte do País, principalmente na área amazônica, há uma incidência muito grande de precipitações e seu nível de temperatura se mantém basicamente estável em todo ano. Na verdade, diz-se por lá que não há alteração de estações. No entanto, o que se pode afirmar é que existem sim as diferentes estações no decorrer do ano. O que não há é a percepção das mesmas, devido ao clima natural da região local. RESPOSTA LETRA D. 

  • Na leitura rápida quase que escorrego com "centro sul". Achei que a segunda afirmação era relativa ao centro sul, mas percebi que as alternativas não fechavam. Só para registrar a importância de ler com muito cuidado e sem os pré-julgamentos. Bons estudos

  • Gab. D

    o clima que prevalece ao longo da região é o equatorial úmido, caracterizado por elevadas temperaturas e grande quantidade de chuvas durante todo o ano



     Tem uma amplitude térmica muito baixa (amplitude térmica é a variação entre a temperatura máxima e a temperatura mínima). Isso se explica pela presença de calor e de muita água. Essa combinação causa a evaporação; por isso, o ar tende ficar mais úmido. Não à toa, a região norte é a mais úmida do Brasil.

    Fonte: http://regiao-norte.info/clima-e-vegetacao-da-regiao-norte.html

    DEUS é contigo!
  • A descrição das cidades levam  a conclusão de que o enunciado trata da Amazônia ocidental, a qual fica sob influência da massa Equatorial Continental ao longo de todo o ano. Por se tratar de uma massa úmida e quente, ocorrerá precipitação ao longo de todo o ano.
    Letra D

  • Parceiro, eu vivo isso, Belém do Pará

  • Letra D está correta pois naquela região da Amazônia o clima é equatorial, ou seja está próximo da linha do equador então suas temperaturas são quentes mas ao mesmo tempo úmida, influenciadas pela mata atlântica. E é uma região que não possui muita variação de temperaturas e ocorrem muitas chuvas devido umidade que se concentra nas florestas.

  • D

    A Região Norte do Brasil possui o clima Equatorial, com pequenas variações na temperatura (baixa amplitude térmica), índice pluviométrico alto ao longo do ano.

  • GABARITO D


    CLIMA EQUATORIAL
    , que se caracteriza por temperaturas elevadas durante todo o ano e pequena amplitude térmica.
    Isso se deve à localização da região amazônica, ou seja, proximidade ao Equador (latitude zero, onde a incidência de raios solares é a mais intensa do globo).
    Por se tratar de uma floresta densa, também não podemos esquecer da ALTA PLUVIOSIDADE região amazônica.

    É lá também que ocorre o fenômeno da friagem, quando a massa de ar POLAR (úmida e fria) chega, após atravessar grande parte do território,  trazendo consigo baixa nas temperaturas.

  • Olá amigos


    Equatorial Umido é predominante na regiao Norte do Brasil


    Tropical --> centro oeste -> MATO GROSSO, MS


    Tropical de altitude -> SP, MG, RJ


    Tropical UMIDO -> Litoranea -> nordeste do Brasil


    Subtropical -> sul


    Semiarido -> algumas partes do Nordeste. Lá chove muito pouco


    fonte-> aula do EUVOUPASSAR


    NAO VOU DESISTIR



  • CLIMA NO BRASIL - O critério utilizado no Brasil para classificar os diferentes tipos de clima relaciona-se à origem, natureza e, principalmente, movimentação das massas de ar existentes no país (equatoriais, tropicais e polares). Conforme análises climáticas realizadas no território brasileiro, foi possível estabelecer seis tipos de climas diferentes, são eles:

    1) Equatorial – Presente na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão,  sofre ação direta das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, de ar quente e úmido. Apresenta temperaturas médias elevadas (de 25 °C a 27 °C), chuvas durante todo o ano e reduzida amplitude térmica (inferior a 3 °C);

    2) Tropical – Clima do Brasil central, também presente na porção oriental do Maranhão, extensa parte do território do Piauí, na porção ocidental da Bahia e de Minas Gerais, além de ser encontrado também no extremo norte do país, em Roraima. Caracteriza-se por temperatura elevada (18 °C a 28 °C), com amplitude térmica de 5 °C a 7 °C, e estações bem definidas (uma chuvosa e outra seca);

    3)Tropical de Altitude – É encontrado nas partes mais elevadas, acima de 800 metros, do planalto Atlântico do Sudeste. Abrange principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Está sob influência da massa de ar tropical atlântica, que provoca chuvas no período do verão;

    4) Tropical Atlântico – Conhecido também como tropical úmido, compreende a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Paraná. Sofre a ação direta da massa tropical atlântica, que, por ser quente e úmida, provoca chuvas intensas;

    5) Subtropical – Ocorre nas latitudes abaixo do trópico de Capricórnio. Está presente no sul do estado de São Paulo e na maior parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É influenciado pela massa polar atlântica, possui temperatura média anual de 18 °C e amplitude térmica elevada (10 °C). As chuvas não são muito intensas, mil milímetros anuais, porém, ocorrem de forma bem distribuída na região. Nessa região climática do Brasil são comuns as geadas e nevadas. O verão é muito quente e a temperatura pode ultrapassar os 30 °C. O inverno, bastante frio, apresenta as temperaturas mais baixas do país, inferiores a 0 °C; e

    6) Semiárido – Ocorre no interior do Nordeste, na região conhecida como Polígono das Secas. Corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (média de 27 °C) e chuvas escassas e mal distribuídas, em torno de 700 milímetros anuais. Há períodos em que a massa equatorial atlântica (superúmida) chega ao litoral norte da região Nordeste e atinge o sertão, causando chuvas intensas nos meses de fevereiro, março e abril.

  • O clima que prevalece na região Norte do País é o equatorial, caracterizado por elevadas temperaturas e grande quantidade de chuvas durante todo o ano.
    A resposta correta é a letra D. 
  • O clima equatorial  ocorre na Amazônia,norte de Mato Grosso e oste do Maranhão, com características

    de clima quente e úmido durante todo o ano  e temperatura média entre 25 e 27 graus.

  • PERCEBA O ERRO NA ALTERNATIVA 'A' estações bem diferenciadas em termos de precipitação

  • a)     As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, não havendo uma estação possa ser considerada seca. Item incorreto.

    b)     A pluviosidade é regular e clima na região não é mesotérmico, conforme pode ser observado no mapa a seguir. Item incorreto.

    c)      O clima na região é bastante úmido. Item incorreto.

    d)     Item correto.

     

     

     

    Resposta: D