SóProvas


ID
1771996
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A escolha de testes psicológicos a serem utilizados em avaliações psicológicas deve obedecer a determinados critérios para que se assegure a qualidade dessas avaliações. Em relação a esses critérios, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Também acertei na prova, acertei novamente, foi boa pois por exclusão pode-se perceber qual a mais correta. 

     

  • Validade

    É considerada a característica mais importante na avaliação de um teste. A validade refere-se genuinamente à característica de um teste de estar mensurando os atributos do mundo real que ele se propõe a mensurar. A validade é a verdadeira medida de quão útil é o teste. O processo de validação de um teste é realizado acumulando evidências que suportam tais inferências feitas a partir dos resultados deste teste. Validade, portanto, não é um conceito unitário e há várias formas de estimá-la.

    Fidedignidade (confiabilidade, precisão)

     A fidedignidade refere-se a replicabilidade e consistência dos escores dos testes. Quanto mais fidedigno o teste menor a margem de erro, poderá ser replicado com resultados de maior exatidão.

    Se um teste não for fidedigno torna-se impossível avaliar a sua validade, de forma que seria logicamente impossível ter um teste que seja válido mas completamente não confiável. Portanto, um bom teste psicológico deve ser tanto fidedigno quanto válido, embora a validade seja considerada como a verdadeira medida da utilidade do teste.

    Padronização

    É a uniformidade da aplicação dos testes. Os aplicadores devem aplicar o teste da mesma forma, ambiente controlado, duração do teste, tom de voz, explicação sobre o teste.

    Normatização

    É a uniformidade da interpretação dos testes. Relativa a interpretação dos escores e percentis, o desempenho do testando em relação à outras pessoas e outros testes. As normas não são permanentes, absolutas ou universais.

    C) Na avaliação da qualidade de um teste, a validade é assegurada quando se consegue reunir o máximo de evidências que garantam que, de fato, o teste mede o que propôs medir.