SóProvas



Questões de Testes Psicológicos - Testes Psicométricos e Testes Projetivos


ID
45199
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os testes de personalidade são amplamente utilizados por psicólogos em diagnósticos clínicos, seleção de pessoal, pesquisas psicológicas e

Alternativas
Comentários
  • D. aconselhamentos individuais sobre uma diversidade de problemas normais e cotidianos.


ID
45202
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos ? SATEPSI do Conselho Federal de Psicologia ? CFP indica que o Teste de Apercepção Infantil com Figuras de Animais ? CAT-A está entre os testes que, para sua aplicação, receberam parecer

Alternativas
Comentários
  • http://www2.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm?lista1=sim
  • http://www2.pol.org.br/satepsi/sistema/pareceres/TESTE_APERCEPCAO_INFANTIL_COM_FIGURAS_ANIMAIS_CAT-A(Parecer_apos_recurso).pdf

    Conforme o site do CFP o teste foi considerado  desfavorável.

  • Cuidado!! No site SATEPSI em 2015 já possui a lista atualizada dos testes psicológicos considerados favoráveis, dentre os quais encontra-se o CAT ( Teste Apercepção Infantil - Figuras de Animais CAT-A). Vejam o link http://satepsi.cfp.org.br/listaTeste.cfm?status=1. 

  • 2016 ambos os testes considerados favoráveis!

  • Essa questão deve ser retirada. O cat está com parecer favorável. 


ID
45205
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Teste Gestáltico Bender é um teste

Alternativas
Comentários
  • Para Casullo (1998), o Bender tem sido considerado como uma prova de percepção visual por alguns investigadores; de coordenação motora, por outros. Koppitz (1989) afirma que avalia a integração visomotora.Como já foi salientado, Bender (1955) se preocupou em analisar o desenvolvimento maturacional da criança quanto aos aspectos visomotores. Estes dependem de processo maturacional adequado, sendo que a criança os desenvolve até a idade de 12 anos, segundo ela. Sendo assim, no momento em que a criança aprende a ler e a escrever deve possuir experiências visomotoras desenvolvidas para tal ato.
  • O Bender está associado a medidas de inteligência (como fator g) e também mostra relação com a aprendizagem (aquisição da escrita e diferenciação de séries). O teste é composto por 9 desenhos modelos. A criança reproduz cada um dos desenhos apresentados. A correção é realizada pelo total de pontos atribuídos aos desenhos realizados e pela análise quantitativa e qualitativa. Quanto maior a pontuação do desenho, mais erros foram cometidos pela criança.
    Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis e quartis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo.
  • Olá, venho compartilhar com todos vocês esté método, que me fez obter um rendimento insano em pouco tempo.

     é do Professor Marlon Souza, Especialista em técnica de estudos e métodos de aprendizagem acelerada.

    https://go.hotmart.com/Q8744867J

    Confiram, eu comprei e vale muitoooo a pena.

  • O Teste Gestáltico Bender é um teste visomotor e consiste em 9 figuras que são apresentadas uma de cada vez, para serem copiadas pelo sujeito em uma folha branca.

    Visomotor: Desenho em formas com um marcador, de forma a que a criança possa “traçar por cima”

    Gabarito C


ID
45208
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo John N. Buck, no desenho da árvore, quando as raízes estão obviamente abaixo do solo, mas mesmo assim são visíveis, sugerem:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que "raízes visíveis abaixo do solo" pode ser classificado como TRANSPARÊNCIA no desenho, que conforme Jurema Alcides Cunha, no livro Psicodiagnóstico-V, está associado a problemas nos limites com a realidade.

ID
63256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito do psicodiagnóstico.

A abordagem clínica frente aos testes psicológicos pode causar equívocos e excessos que inviabilizam a validade do método. Nesse sentido, seria um equívoco, por exemplo, a decisão de se interromper o teste se a criança dissesse estar cansada por ter que fazer muitos desenhos.

Alternativas
Comentários
  • Errado, devemos respeitar o tempo de cada paciente e o que ele está preparado para o momento. Sem obrigar ninguém, se a criança estava cansada poderia invalidar o resultado do teste, melhor seria interromper e propor outra atividade... ou retornar em outro dia, avaliando o caso sempre.


ID
63259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito do psicodiagnóstico.

O psicodiagnóstico pode ser encerrado, antes da realização de todos os testes previstos, uma vez que já se tenha a confirmação das hipóteses levantadas.

Alternativas

ID
69634
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Bateria de testes designa um conjunto de testes ou de técnicas incluídos no processo psicodiagnóstico para fornecer subsídios que permitam confirmar ou infirmar

Alternativas
Comentários
  • as hipóteses iniciais, atendendo ao objetivo da avaliação.

  • "Bateria de testes designa um conjunto de testes ou de técnicas incluídos no processo psicodiagnóstico para fornecer subsídios que permitam confirmar ou infirmar as hipóteses iniciais, atendendo ao objetivo da avaliação".

  • não há medida cautelar em ADO? sério?

  • Da Medida Cautelar em Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão

    Art. 12-F.  Em caso de excepcional urgência e relevância da matéria, o Tribunal, por decisão da maioria absoluta de seus membros, observado o disposto no art. 22, poderá conceder medida cautelar, após a audiência dos órgãos ou autoridades responsáveis pela omissão inconstitucional, que deverão pronunciar-se no prazo de 5 (cinco) dias.

  • Geralmente um dos itens opostos é a resposta da questão: "hipóteses finais" <> "hipóteses iniciais".

    b. as hipóteses finais, atendendo ao objetivo do cliente.

    e. as hipóteses iniciais, atendendo ao objetivo da avaliação.

    ITEM CORRETO E


ID
69712
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os testes psicológicos podem ser divididos em psicométricos e de personalidade. Os testes psicométricos são aqueles que medem as

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o método, os testes dividem-se em psicométricos e projetivos. Tem-se denominado método psicométrico ao procedimento estatístico sobre o qual se baseia a construção dos testes, assim como a elaboração dos dados da investigação. Entretanto, quando se trata da metodologia empregada para a obtenção de dados, diz-se que um teste que um teste psicométrico é aquele cujas normas gerais utilizadas são quantitativas, o que quer dizer que o resultado é um número ou medida. Os itens do teste são objetivos e podem ser computados de forma independente uns dos outros, seguindo uma tabela ( ex.: testes de inteligência).
  • Os testes psicológicos podem ser divididos em psicométricos e de personalidade:

                a) Os testes psicométricos são os que medem as aptidões individuais, determinando um índice que é comparado com escores examinados e validados anteriormente. É o caso do testes de inteligência.
                b) Os testes de personalidade são úteis como instrumentos para compreender melhor os comportamentos mais prováveis do indivíduo em relação as suas experiências anteriores.


    http://www.ideau.com.br/upload/artigos/art_75.pdf 

  • Guilherme está totalmente certo, não tem essa divisão Piscométricos e de Personalidade, afinal existem diversos testes psicométricos com o objetivo de aferir contrutos da personalidade. Questão mal formulada.

  • Os testes psicológicos podem ser divididos em psicométricos e de personalidade. Os testes psicométricos são aqueles que medem as aptidões individuais, determinando um índice comparado com escores ponderados e validados anteriormente.

    Os testes psicológicos podem ser divididos em psicométricos e de personalidade:

               a) Os testes psicométricos são os que medem as aptidões individuais, determinando um índice que é comparado com escores examinados e validados anteriormente. É o caso do testes de inteligência.

               b) Os testes de personalidade são úteis como instrumentos para compreender melhor os comportamentos mais prováveis do indivíduo em relação as suas experiências anteriores.


ID
76159
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Art. 10 da Resolução CFP Nº 002/2003 dispõe que será considerado teste psicológico em condições de uso, seja ele comercializado ou disponibilizado por outros meios, aquele que

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFP N.º 002/2003

    Art. 10 - Será considerado teste psicológico em condições de uso, seja ele comercializado ou disponibilizado por outros meios, aquele que, após receber Parecer da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica, for aprovado pelo CFP.

  • Res 002/2003 (revogada pela Res 09/2018)

    Art. 10 - Será considerado teste psicológico em condições de uso, seja ele comercializado ou disponibilizado por outros meios, aquele que, após receber Parecer da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica, for aprovado pelo CFP.


ID
76162
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Henry A. Murray formulou uma teoria da personalidade e criou a técnica do TAT - Teste de Apercepção Temática. Segundo Murray (1977), o primeiro passo na análise de uma história é a identificação

Alternativas
Comentários
  • LETRA BO primeiro passo na análise das histórias é identificar se há um protagonista em comum.
  • O TAT é a técnica de construção de história mais utilizada e tem sido largamente aplicado em pesquisas de personalidade, principalmente, pelas suposições implícitas na sua interpretação, como por exemplo, a auto-identificação com o herói e o significado pessoal de respostas comuns. Trata-se de um teste projetivo temático que revela conteúdos da personalidade, tais como: a natureza dos conflitos, desejos, reações ao ambiente externo e mecanismos de defesa (ANASTASI, 1976).

    O referido Teste é composto por 31 pranchas, que apresentam figuras em preto e branco, e uma prancha em branco. As imagens são representadas por reproduções de quadro ou gravuras com significado sempre ambíguo, a exceção da prancha de número 16 que está completamente em branco, favorecendo, dentre outras, a projeção da imagem ideal que o sujeito tem de si mesmo. Ao sujeito é solicitado criar uma história para cada uma dessas pranchas, relatando como o acontecimento apresentado surgiu, o que ocorre no momento, o que pensam e sentem os personagens, qual o final da história e seu título.

    Exposto a esse material, o indivíduo, sem perceber, identifica-se com uma personagem por ele escolhida (o protagonista) e, com total liberdade, comunica, por meio de uma história completa, sua experiência perceptiva, mnêmica, imaginativa e emocional. É a partir da identificação do protagonista que é possível conhecer quais situações e relações sugerem ao indivíduo temor, desejos, dificuldades, assim como as necessidades e pressões fundamentais na dinâmica subjacente de sua personalidade.


  • "o primeiro passo na análise de uma história é a identificação do protagonista"

  • A suposição básica de avaliação de Murray era que o herói ou personagem central da história representa a pessoa que está contando a história, e que as necessidades, as pressões e o tema do herói de fato caracterizam a pessoa que cria o relato.

    HALL, Calvin Springer; LINDZEY, Gardner; CAMPBELL, John B. Teorias da personalidade. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.


ID
76165
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo John N. Buck, autor do HTP ? Manual e Guia de Interpretação, o desenho da pessoa desperta sentimentos tão intensos que indivíduos paranóides ou psicopatas podem

Alternativas
Comentários
  • gabarito: C

    Se recusar a faze-los.

  • Segundo John N. Buck, autor do HTP ? Manual e Guia de Interpretação, o desenho da pessoa desperta sentimentos tão intensos que indivíduos paranóides ou psicopatas podem se recusar a fazê-los.


ID
76168
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os testes gráficos adquirem um papel central dentro do psicodiagnóstico porque detectam níveis profundos de integração e estruturação e apóiam-se no fato de que o desenho surge, na evolução, como expressão da necessidade infantil de recriação dos objetos internos e do mundo interno, sentido profundo que conserva na vida

Alternativas
Comentários
  • alguem poderia comentar sobre a questão?
  • Os testes gráficos podem ser entendidos como uma representação dos estilos de respostas  através de comportamentos projetivos e expressivos. Entende-se por este aspectos que nos testes gráficos a folha de papel representa o mundo no qual o indivíduo se coloca afetivamente e isso sem se dar conta disso, ou seja inconscientemente, através de movimentos instintivos contidos na vivência interior, e portanto, conservando-se também estes instintos inconscientes na vida adulta.

  • Os testes gráficos, ou seja, os que envolvem desenhos que são utilizados para avaliação psicológica, são caracterizados pela simplicidade e rapidez de aplicação e pela economia de material, geralmente folha, papel, lápis e lápis coloridos.
     Podem ser divididos entre os expressivos e os projetivos. Os expressivos envolvem cópias de modelos ou realização de traçados repetidos. 
    Os projetivos são caracterizados pela realização mais livre de desenhos e acompanhados por complementação verbal. A avaliação e a interpretação destes materiais requerem mais preparo e estudo do profissional que os utiliza. São necessários conhecimentos dos aspectos do desenho a serem avaliados, dos conceitos psicanalíticos, do desenvolvimento psicológico e noções de psicopatologia. Os testes são úteis em avaliações clínicas, escolares, hospitalares e na área judicial e são de uso específico do psicólogo.  
    Partindo de tal explicação breve, sobre o que são testes gráficos, fica mais fácil compreender a questão da FCC. Em suma, Ana Madruga, a questão aponta como característica dos testes gráficos, a possibilidade do sujeito ao realizá-los exteriorizar seu mundo interno (externalizando sua necessidade infantil) quando realiza tais testes em seu momento adulto atual.

  • Esta questão se resolve pela mera interpretação de texto, sem nenhum conhecimento de psicologia. Se ele conserva, é porque conservou AGORA o que havia ANTES. "Conserva" remete à vida adulta, nesta questão.

  • Os testes gráficos adquirem um papel central dentro do psicodiagnóstico porque detectam níveis profundos de integração e estruturação e apóiam-se no fato de que o desenho surge, na evolução, como expressão da necessidade infantil de recriação dos objetos internos e do mundo interno, sentido profundo que conserva na vida adulta

    Os testes gráficos, ou seja, os que envolvem desenhos que são utilizados para avaliação psicológica, são caracterizados pela simplicidade e rapidez de aplicação e pela economia de material, geralmente folha, papel, lápis e lápis coloridos.

     Podem ser divididos entre os expressivos e os projetivos. Os expressivos envolvem cópias de modelos ou realização de traçados repetidos. 

    Os projetivos são caracterizados pela realização mais livre de desenhos e acompanhados por complementação verbal. A avaliação e a interpretação destes materiais requerem mais preparo e estudo do profissional que os utiliza. São necessários conhecimentos dos aspectos do desenho a serem avaliados, dos conceitos psicanalíticos, do desenvolvimento psicológico e noções de psicopatologia. Os testes são úteis em avaliações clínicas, escolares, hospitalares e na área judicial e são de uso específico do psicólogo.  

    Partindo de tal explicação breve, sobre o que são testes gráficos, fica mais fácil compreender a questão da FCC. Em suma, Ana Madruga, a questão aponta como característica dos testes gráficos, a possibilidade do sujeito ao realizá-los exteriorizar seu mundo interno (externalizando sua necessidade infantil) quando realiza tais testes em seu momento adulto atual.


ID
76174
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Teste Gestáltico Bender para crianças, cada categoria de pontuação foi cuidadosamente definida, pontuando-se somente as irregularidades grosseiras das respostas, uma vez que a escala foi planejada para crianças pequenas cuja coordenação muscular fina ainda não está completamente amadurecida. O teste possui uma lista de vinte desvios e distorções salientes nos protocolos de crianças pequenas. A categoria de pontuação denominada "Com- pressão" corresponde a

Alternativas
Comentários
  • categoria compressão, está presente quando todas as figuras são colocadas na metade da folha de papel ou todas as figuras aderem à borda da folha.
  • O Teste Gestáltico Bender para crianças ficou composta por 30 itens distribuídos entre quatro categorias quais sejam:


     distorção de forma: compreendida como desrespeito aos aspectos estruturais do desenho;


     rotação: que diz respeito a modificações na orientação do desenho em 45° ou mais a partir do eixo da figura; 


    perseveração, que está presente quando um aumento do número de elementos desenhados em comparação com a figura original é evidenciado;


     integração, que se refere à perda da configuração da figura quer seja por fracasso na união de suas partes, omissão, acréscimo, substituição dos elementos ou por perda da sua posição relativa. 

    Os itens eram pontuados em razão de sua ausência nos desenhos, sendo que, altas pontuações indicam um pior desempenho. No caso de dúvida, a autora ressaltava que não se deveria atribuir pontuação (Koppitz, 1989; Sisto, Noronha e Santos, 2005).

  • categoria compressão, está presente quando todas as figuras são colocadas na metade da folha de papel ou todas as figuras aderem à borda da folha.

    O Teste Gestáltico Bender para crianças ficou composta por 30 itens distribuídos entre quatro categorias quais sejam:

     distorção de forma: compreendida como desrespeito aos aspectos estruturais do desenho;

     rotação: que diz respeito a modificações na orientação do desenho em 45° ou mais a partir do eixo da figura; 

    perseveração, que está presente quando um aumento do número de elementos desenhados em comparação com a figura original é evidenciado;

     integração, que se refere à perda da configuração da figura quer seja por fracasso na união de suas partes, omissão, acréscimo, substituição dos elementos ou por perda da sua posição relativa. 

    Os itens eram pontuados em razão de sua ausência nos desenhos, sendo que, altas pontuações indicam um pior desempenho. No caso de dúvida, a autora ressaltava que não se deveria atribuir pontuação (Koppitz, 1989; Sisto, Noronha e Santos, 2005).


ID
78691
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tendo em vista a importância da avaliação de testes psicológicos para a comunidade, o CFP - Conselho Federal de Psicologia elaborou o SATEPSI - Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos, reunindo as principais informações referentes ao assunto. Os seguintes testes estão incluídos na lista dos testes atualmente aprovados:

Alternativas
Comentários
  • http://www2.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm?lista2=sim
  • Atenção: Esta questão é de 2008.A lista de testes aprovados foi atualizada em novembro de 2010.
  • No mês de dezembro de 2011, 4 testes obtiveram parecer desfavorável:

    - Teste de Habilidade Mental;
    - Inventário de Expectativas e Crenças Pessoais a cerca do Alcool;
    - Questionário de Geral de Goldberg,
    - Tesde do Desenho de Silver.
    O Teste de Fábula já tem parecer desfavorável desde 2010.
     

  • E agora recentemente (2012) o PMK obteve parecer desfavorável! 
  • Tendo em vista a importância da avaliação de testes psicológicos para a comunidade, o CFP - Conselho Federal de Psicologia elaborou o SATEPSI - Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos, reunindo as principais informações referentes ao assunto. Os seguintes testes estão incluídos na lista dos testes atualmente aprovados: HTP; Palográfico e Rorschach Sistema Compreensivo.


ID
78694
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como todas as técnicas projetivas, o teste HTP estimula a projeção de elementos

Alternativas
Comentários
  • já que se trata de teste projetivo, então é teste de personalidade.
  • O que tem de errado na B? Esse gabarito tá certo mesmo?
  • O mais básico dos testes é o HTP, House, Tree e Person, onde se pede para desenhar uma casa, depois uma árvore, e depois uma pessoa. Não se faz pergunta nenhuma nesse teste sobre o que a pessoa quer ser.
  • d. da própria identidade, ao se solicitar o desenho de uma pessoa inteira [A], sendo a escala utilizada para avaliar o desenho constituída por 73 itens [B]

    [A] A instrução não sugere que seja desenhada uma pessoa inteira, conforme as instruções abaixo.

    Ao entregar o papel para ser desenhada a casa dizer: “Eu quero que você desenhe uma casa. Você pode desenhar o tipo de casa que quiser. Faça o melhor que puder. Você pode apagar o quanto quiser e pode levar o tempo que precisar.
    Apenas faça o melhor possível”. [...] 
    Recolha o desenho, entregue a folha seguinte, na posição correta, seguindo as mesmas instruções para a árvore, pessoa, pessoa do outro sexo, família e livre.

    B. A avaliação do teste é feita de forma qualitativa e quantitativa [é avaliada a perspectiva, proporção, detalhes, cor] e não há a referência à escala. O inquérito - fase de perguntas - é numerado e todos os itens [casa, árvore e pessoa] totalizam 68 e não 73.  

  • O HTP foi criado por John N. Buck, em 1948, e tem como objetivo compreender aspectos da personalidade do indivíduo bem como a forma deste indivíduo interagir com as pessoas e com o ambiente. O HTP estimula a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapêutica e proporciona uma compreensão dinâmica das características e do funcionamento do individuo (Buck, 2003). O instrumento é destinado a indivíduos maiores de oito anos e propõe a realização de três desenhos seqüenciais - uma casa, uma árvore e uma pessoa, os quais devem ser desenhados em folhas separadas, utilizando lápis e borracha. A aplicação propõe, também, que se realize um inquérito acerca de características e descrições de cada desenho realizado (Buck, 2003).

    O HTP é uma das técnicas mais utilizadas por psicólogos brasileiros (Lago & Bandeira, 2008; Noronha, 2002) e é um dos testes mais ensinados nos cursos de formação em Psicologia (Freitas & Noronha, 2005; Noronha, Oliveira & Beraldo, 2003). A popularidade do HTP pode estar relacionada ao baixo custo e à facilidade de sua aplicação (Lago & Bandeira, 2008). Ao mesmo tempo, trata-se de uma das técnicas mais questionadas no que se refere à validade e fidedignidade (Anastasi & Urbina, 2000; Cunha, 2000). Por se tratar de uma técnica projetiva gráfica, em que aspectos pessoais são projetados sobre o estímulo do desenho, o HTP permite que o avaliador realize interpretações frente ao conteúdo trazido. Em virtude da ambiguidade dos estímulos, as respostas são determinadas pelo conteúdo idiossincrático trazido pelo indivíduo (Hammer, 1991, Machover, 1967).

  • Como todas as técnicas projetivas, o teste HTP estimula a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapêutica.

    O HTP foi criado por John N. Buck, em 1948, e tem como objetivo compreender aspectos da personalidade do indivíduo bem como a forma deste indivíduo interagir com as pessoas e com o ambiente. O HTP estimula a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapêutica e proporciona uma compreensão dinâmica das características e do funcionamento do individuo (Buck, 2003). O instrumento é destinado a indivíduos maiores de oito anos e propõe a realização de três desenhos seqüenciais - uma casa, uma árvore e uma pessoa, os quais devem ser desenhados em folhas separadas, utilizando lápis e borracha. A aplicação propõe, também, que se realize um inquérito acerca de características e descrições de cada desenho realizado (Buck, 2003).

    O HTP é uma das técnicas mais utilizadas por psicólogos brasileiros (Lago & Bandeira, 2008; Noronha, 2002) e é um dos testes mais ensinados nos cursos de formação em Psicologia (Freitas & Noronha, 2005; Noronha, Oliveira & Beraldo, 2003). A popularidade do HTP pode estar relacionada ao baixo custo e à facilidade de sua aplicação (Lago & Bandeira, 2008). Ao mesmo tempo, trata-se de uma das técnicas mais questionadas no que se refere à validade e fidedignidade (Anastasi & Urbina, 2000; Cunha, 2000). Por se tratar de uma técnica projetiva gráfica, em que aspectos pessoais são projetados sobre o estímulo do desenho, o HTP permite que o avaliador realize interpretações frente ao conteúdo trazido. Em virtude da ambiguidade dos estímulos, as respostas são determinadas pelo conteúdo idiossincrático trazido pelo indivíduo (Hammer, 1991, Machover, 1967).


ID
78697
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Teste de Bender, na criança e no adolescente, Koppitz considera que, no item da linha ondulada, quando há duas ou mais mudanças abruptas na direção da linha de pontos ou círculos, a interpretação corresponde à presença de

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "D"

    a) expressão típica de crianças bem ajustadas, com desejo de agradar aos adultos e um sentimento de liberdade na escola. (Se refere ao item rasura. A definição operacional é o número de reproduções às quais foi aplicada a borracha).

     b) timidez e retraimento.(Se refere ao item linha fina. A definição operacional é traço tão fino que é preciso esforço para ver o desenho completo). 

     c) impulsividade, agressividade, possível atuação.(Se refere ao item repassamento.a definição operacional é  todo desenho repassado ou reforçado).

     d) instabilidade na coordenação motora e na personalidade, por fatores orgânicos e/ou emocionais.( Se refere ao item linha ondulada. A definição operacional são duas ou mais mudanças abruptas na direção da linha de pontos ou circulos). 

     e) comportamento desajustado, sendo expressão de criança com personalidade egocêntrica. (Se refere ao item direção do desenho. Definição operacional, parte oblíqua desenhada para dentro em relação ao corpo da criança). 

    Jurema Alcides Cunha. Psicodianóstico V. 2000. páginas 297,298, 299

  •  d) instabilidade na coordenação motora e na personalidade, por fatores orgânicos e/ou emocionais.( Se refere ao item linha ondulada. A definição operacional são duas ou mais mudanças abruptas na direção da linha de pontos ou circulos). 

    a) expressão típica de crianças bem ajustadas, com desejo de agradar aos adultos e um sentimento de liberdade na escola. (Se refere ao item rasura. A definição operacional é o número de reproduções às quais foi aplicada a borracha).

     b) timidez e retraimento.(Se refere ao item linha fina. A definição operacional é traço tão fino que é preciso esforço para ver o desenho completo). 

     c) impulsividade, agressividade, possível atuação.(Se refere ao item repassamento.a definição operacional é todo desenho repassado ou reforçado).

    e) comportamento desajustado, sendo expressão de criança com personalidade egocêntrica. (Se refere ao item direção do desenho. Definição operacional, parte oblíqua desenhada para dentro em relação ao corpo da criança). 

    Fonte: Jurema Alcides Cunha. Psicodianóstico V. 2000. páginas 297,298, 299


ID
100087
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o Manual e Guia de Interpretação da técnica projetiva de desenho H-T-P (Casa ? Árvore ? Pessoa) de John N. Buck, em relação ao uso das cores, quando um indivíduo usar apenas um crayon preto ou marrom e usá- lo como um lápis, isto sugere que ele possui uma tendência para

Alternativas
Comentários
  • Tendência para evitar emoções

  • Quando um indivíduo usar apenas um crayon preto ou marrom e usá- lo como um lápis, isto sugere que ele possui uma tendência para evitar fortes emoções.


ID
100090
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Resolução CFP nº 007/2003 institui o Manual de Elabo- ração de Documentos Decorrentes de Avaliação Psicológica produzidos pelo psicólogo. Quanto aos princípios norteadores na elaboração de documentos, encontra-se neste Manual que o psicólogo, na elaboração de seus documentos, deverá adotar como princípios norteadores as técnicas da linguagem escrita e os princípios

Alternativas
Comentários
  • I - PRINCÍPIOS NORTEADORES NA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS
    O psicólogo, na elaboração de seus documentos, deverá adotar como princípios norteadores as técnicas da linguagem escrita e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão.


ID
164749
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O uso de testes em seleção de pessoal também é uma técnica tradicional, porém necessita de muitos cuidados. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. A resolução do CFP 002/2003 define que os testes psicológicos são de uso privativo do psicólogo, sendo assim, o profissional pode utilizar qualquer instrumento disponível no mercado como ferramenta para a seleção de pessoas.

II. Ao escolher um instrumento de avaliação psicológica, o psicólogo deve buscar dados sobre suas qualidades essenciais, como manual completo com informações pertinentes sobre sua construção, características da população, instruções para aplicação, precisão, padronização e normatização.

III. O psicólogo deve sempre utilizar testes para seleção de pessoal, independentemente do cargo, pois são instrumentos que trazem informações importantes para o processo de escolha.

IV. O psicólogo deve estar sempre atento às atualizações e mudanças técnico-científicas dos instrumentos, para manter a qualidade e a fidedignidade do processo.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa I está INCORRETA pois o Psicólogo deve prestar atenção em quais são os testes liberados pelo CFP para seleção. Assim, não pode utilizar "qualquer instrumento disponível no mercado" para seleção.

    A Alternativa III também está INCORRETA, pois o termo "sempre" caracteriza a presença obrigatória de um psicólogo para aplicação e levantamento do teste. Além do que, "amarra" o processo seletivo a um teste psicológico.

    Assim, as alternativas II e IV são corretas. Resposta certa: Letra B


ID
165883
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo desempenha um papel importante nos processos de recrutamento e seleção organizacionais. Para que seja obtido sucesso nessa atividade, é imprescindível que esse profissional conheça algumas técnicas que possibilitam identificar melhor o perfil dos candidatos. Sobre essas técnicas, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A   São Técnicas de seleção: - Entrevistas (Comunicação e exploração) - Provas de conhecimento (Avaliar nível de conhecimento) - Testes psicométricos (Identificar APTIDÕES DE PERSONALIDADE; padrões de comportamento; aptidão perceptiva; raciocínio) - Testes de personalidade (identificar emoções e atitudes) Tipos: 1) psicodiagnósticos: traços gerais e  2) específicos. Teste de expressão corporal: PMK - inicia-se vendo e depois tampa-se a visão - diagnostica tensão, rapidez, agresividade. Teste de apercepção temática : TAT - pranchas com quadros, usados na área médica Teste de HTP (árvore, casa, pessoa) - análise de relação com o poder, personalidade, visão, primitivismo. Teste D48 - dominó - inteligência Teste D30 - figuras - inteligência Teste de Wartpeg - 8 quadrinhos para completar - análise de ambição, atenção às normas - Técnicas de simulação (psicodramas) São técnicas de simulação: Dinâmicas de grupo  

ID
165991
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito aos testes psicológicos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) DFH: Desenho da Figura Humana: personalidade

    B)Bateria TSP (Teste de Seleção Profissional)

    C) HTP - personalidade


ID
166810
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Maria Esther Garcia Arzeno acredita que é importante, em um Psicodiagnóstico, incluir testes padronizados, pois dão margem de segurança diagnóstica maior, e pensa que a bateria de testes utilizada deve incluir instrumentos que permitam obter ao máximo

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da A) ???? Alguém pode me ajudar? Grata!
  • A projeção de si mesmo?????

  • Arseno acredita que se deva incluir ao psicodiagnóstico instrumentos que mostrem os mecanismos de defesa utilizados pelo indivíduo.

  • Esses autores que eles usam... 

    Aí eles falam sobre testes, colocam uma autora que é da psicanálise e todo mundo se enrosca! =)))

    Pelo que tenho visto, boa parte das questões que eles trazem sobre Psicodiagnóstico é de base psicanalítica. 

  • Em 02/05/2018, às 01:36:48, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 16/03/2017, às 22:21:04, você respondeu a opção A.Errada!

  • Trecho do Livro: ARZENO, M. E. G. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artmed, 1995. ARZENO, M. E. G. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artmed, 1995.

    Página 07 "A bateria de testes utilizada deve incluir instrumentos que permitam obter o máximo a PROJEÇÃO DE SI MESMO." 

  • Trecho do Livro: ARZENO, M. E. G. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artmed, 1995. 

    Página 07 "A bateria de testes utilizada deve incluir instrumentos que permitam obter o máximo a PROJEÇÃO DE SI MESMO." 

     

    X

  • o tipo da questão que pra acertar tinha que saber o que a autora falou no livro, e não pela lógica
  • A bateria de testes utilizada deve incluir instrumentos que permitam obter o máximo a projeção de si mesmo

    Fonte: Pg. 7. Livro:  ARZENO, M. E. G. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artmed, 1995.


ID
166822
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Conselho Federal de Psicologia ? CFP divulgou os pareceres dos testes psicológicos considerados favoráveis ou desfavoráveis, segundo os critérios estabelecidos na Resolução CFP no 002/2003. O psicólogo deve manter-se atualizado e utilizar somente instrumentos que tenham obtido parecer favorável do CFP para uso. Os testes que podem ser utilizados, tendo por referência as tabelas disponíveis e divulgadas no site do CFP em janeiro de 2008 são:

Alternativas
Comentários
  • c. Rorschach - Sistema Compreensivo; Teste de Apercepção Temática - TAT.

  • Atual: Resolução 09/2018 - Define e regulamenta o uso, elaboração e comercialização de testes psicológicos

    Revoga: Resolução 02/2003


ID
166825
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A técnica projetiva de desenho da Casa-Árvore-Pessoa (House-Tree-Person, HTP) tem sido utilizada para obter informação sobre como uma pessoa experiencia sua individualidade em relação aos outros e ao ambiente do lar. Segundo John N. Buck, autor do Manual e Guia de Interpretação do teste, o HTP

Alternativas
Comentários
  •  O HTP estimula a projeção de elementos da personalidade


ID
166828
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Bateria de Piaget-Head corresponde a uma bateria de testes

Alternativas
Comentários
  • Objetivo
    Verificar o grau de desenvolvimento da orientação direita-esquerda de crianças em si mesmas, no examinador e entre os objetos, e a reprodução de movimentos lateralizados.
    Público-alvo
    Crianças com idade de 6 a 13 anos.
    Aplicação
    Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 10 a 15 minutos.
    Descrição
    Pode ser utilizada na avaliação neuropsicológica e psicopedagógica, para investigação em crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem A bateria é composta por duas partes distintas, que correspondem cada qual à compilação de testes anteriores: Piaget “direita-esquerda” e Head “mão-olho-orelha”. No total são 48 itens, divididos em 6 subtestes, no qual a criança executa a atividade e exercício proposto. A correção é realizada pelo total de acertos, pela avaliação quantitativa e qualitativa.
    Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade.

    Fonte: Editora Vetor
  • AS QUESTÕES SÃO MUITO BEM ELABORADAS, E NOS PREPARA PARA QUALQUER CONCURSO. VALEU...

  • de orientação direita-esquerda (orientação espacial), que consiste em propor à criança uma série de perguntas cada vez mais complexas, em que as noções de direita-esquerda têm que se revelar como firmemente estabelecidas.

  • A Bateria de Piaget-Head corresponde a uma bateria de testes de orientação direita-esquerda (orientação espacial), que consiste em propor à criança uma série de perguntas cada vez mais complexas, em que as noções de direita-esquerda têm que se revelar como firmemente estabelecidas.

    Objetivo

    Verificar o grau de desenvolvimento da orientação direita-esquerda de crianças em si mesmas, no examinador e entre os objetos, e a reprodução de movimentos lateralizados.

    Público-alvo

    Crianças com idade de 6 a 13 anos.

    Aplicação

    Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 10 a 15 minutos.

    Descrição

    Pode ser utilizada na avaliação neuropsicológica e psicopedagógica, para investigação em crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem A bateria é composta por duas partes distintas, que correspondem cada qual à compilação de testes anteriores: Piaget “direita-esquerda” e Head “mão-olho-orelha”. No total são 48 itens, divididos em 6 subtestes, no qual a criança executa a atividade e exercício proposto. A correção é realizada pelo total de acertos, pela avaliação quantitativa e qualitativa.

    Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade.

    Fonte: Editora Vetor


ID
166831
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na visão de Elsa Grassano, os testes gráficos adquirem um papel central dentro do psicodiagnóstico porque são os que detectam, com maior precisão, os níveis profundos de integração e estruturação, uma vez que a possibilidade de controle intelectual e de disfarce, consciente ou inconsciente, diminui marcadamente nesses testes em relação com os testes verbais. Segundo Grassano, são os primeiros que detectam desordens psicóticas. Ao pensar a adequação ou inadequação lógico-forma das figuras gráficas, Grassano afirma que os traços adaptativos se referem a figuras centradas e de tamanho médio. Na patologia com qualidades psicóticas ou psicopáticas, os gráficos

Alternativas
Comentários
  • Testes gráficos

    --> adquirem um papel central dentro do psicodiagnóstico

    --> detectam, com maior precisão, os níveis profundos de integração e estruturação, uma vez que a possibilidade de --> ----> controle intelectual e de disfarce, consciente ou inconsciente, diminui marcadamente nesses testes em relação com os testes verbais.

    -->são os primeiros que detectam desordens psicóticas

    Adequação ou inadequação lógico-forma das figuras gráficas

    --> os traços adaptativos se referem a figuras centradas e de tamanho médio

    --> na patologia com qualidades psicóticas ou psicopáticas, os gráficos adquirem um tamanho desmedidamente grande

    em relação com a folha, que representa o mundo com o qual se incluem

    --> adquirem um tamanho desmedidamente grande em relação com a folha, que representa o mundo com o qual se incluem


ID
166864
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos processos de seleção, os testes psicológicos são utilizados como uma medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados sob condições padronizadas. Os testes psicológicos apresentam três características que as entrevistas e provas tradicionais objetivas não têm: preditor, validade e precisão. Por validade entende-se a capacidade do teste de

Alternativas
Comentários
  • Validade: capacidade do teste de aferir exatamente aquela variável humana que se pretende medir.


ID
168076
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o Manual e Guia de Interpretação da técnica projetiva de desenho H-T-P (Casa-Árvore-Pessoa), de John N. Buck, em relação ao desenho da árvore, quando ela se apresenta grande e vigorosa, fundamentalmente implica que o indivíduo tem fortes necessidades para

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Manual e Guia de Interpretação da técnica projetiva de desenho H-T-P (Casa-Árvore-Pessoa), de John N. Buck, em relação ao desenho da árvore, quando ela se apresenta grande e vigorosa, fundamentalmente implica que o indivíduo tem fortes necessidades para dominação e exibicionismo.


ID
168079
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Teste que corresponde a um teste visomotor é o Teste

Alternativas
Comentários
  • O nome completo é Teste Gestáltico Visomotor de Bender.
  • O Teste Gestaltico Visomotor de Bender é um teste de inteligencia não verbal, indicado p crianças de 6 a 10 anos. A criança

    reproduz cada um dos 9 desenhos apresentados.

  • O Teste Gestáltico Visomotor de Bender é um teste de inteligencia não verbal, indicado para crianças de 6 a 10 anos.


ID
168112
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os testes de seleção devem ser sempre elaborados com base nas exigências do cargo a ser preenchido pelo candidato, aferindo seus conhecimentos, habilidades e

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha, né? A banca quis confundir o candidato com o conceito clássico de competência (Conhecimentos = saber / Habilidades = saber fazer / Atitudes = querer fazer). Os itens "a" e "e" já estão incluídos na idéia de conecimentos e habilidades. Na seleção, os testes não dão conta de captar os valores do candidato, o que importa mais diretamente é detectar suas aptidões, a fim de que estas sejam desenvolvidas ao máximo naquilo que ele venha a fazer na organização.

  • Os testes de seleção devem ser sempre elaborados com base nas exigências do cargo a ser preenchido pelo candidato, aferindo seus conhecimentos, habilidades e aptidão


ID
177880
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os testes psicológicos, no ambiente de seleção, são divididos em psicométricos e de personalidade. Os testes psicométricos medem

Alternativas
Comentários
  • Os testes psicológicos são mais uma opção de técnica seletiva. São, segundo França (2007), instrumentos padronizados que servem de estímulo a um comportamento por parte do entrevistado. Visam analisar características comportamentais e de personalidade.
                Seguindo com o entendimento de França (2007), os testes psicológicos podem ser divididos em psicométricos e de personalidade:
                a) Os testes psicométricos são os que medem as aptidões individuais, determinando um índice que é comparado com escores examinados e validados anteriormente. É o caso do testes de inteligência.
                b) Os testes de personalidade são úteis como instrumentos para compreender melhor os comportamentos mais prováveis do indivíduo em relação as suas experiências anteriores.

    http://www.ideau.com.br/upload/artigos/art_75.pdf


  • Uma divisão correta seria psicométricos e projetivos.

    Não se pode dizer que um teste se divide em psicométricos e personalidade pois estas classificações não pertencem a mesma categoria. A prova disso é a existência de alguns testes psicométricos que avaliam a personalidade como o CPS - Escala de Personalidade de Comrey.

  • Mas Alex Leocadio, você não se atentou a um detalhe bem relevante no enunciado da questão, que diz: Em um AMBIENTE DE SELEÇÃO, os testes psicológicos são divididos em PSICOMÉTRICOS E DE PERSONALIDADE. Ou seja, EM UM AMBIENTE DE SELEÇÃO eles possuem essa divisão. Os detalhes fazem toda a diferença.

     

  • Testes Psicométricos

    --> medem aptidões individuais, determinando um índice que é comparado com escores examinados e validados anteriormente. É o caso do testes de inteligência

             

    Testes de Personalidade

    --> instrumentos para compreender melhor os comportamentos mais prováveis do indivíduo em relação as suas experiências anteriores


ID
187522
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria multifuncional de Thrustone é a abordagem mais conhecida das aptidões. Para Thurstone, a estrutura mental é constituída por fatores

Alternativas
Comentários
  • Relativamente independentes

  • A teoria multifuncional de Thrustone é a abordagem mais conhecida das aptidões. Para Thurstone, a estrutura mental é constituída por fatores relativamente independentes entre si, sendo cada qual responsável por uma aptidão.


ID
187579
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A temática mais frequente da Prancha 1 (O menino e o violino) do Teste de Apercepção Temática - T.A.T., criado por Henry A. Murray, refere-se

Alternativas
Comentários
  • lO menino e o violino: é sempre a primeira prancha a ser aplicada, pois, em geral, não representa uma situação muito ameaçadora. A personagem é uma criança, percebida como distante do sujeito, e a situação é relativamente estruturada.

    l

    lA temática mais freqüente refere-se à relação com a autoridade (pais, professor), atitude frente ao dever e também ideal de ego (capacidade de realização, de atingir objetivos propostos). Freqüentemente, o discurso reflete, ainda, a atitude do indivíduo frente à situação de teste. Por ser o primeiro estímulo a ser apresentado, dá margem à investigação da capacidade de adaptação do sujeito a uma nova situação.

  • A temática mais frequente da Prancha 1 (O menino e o violino) do Teste de Apercepção Temática - T.A.T., criado por Henry A. Murray, refere-se à relação com a autoridade (pais, professor), atitude frente ao dever e também ideal de ego (capacidade de realização, de atingir objetivos propostos).


ID
187582
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Manual e Guia de Interpretação da técnica projetiva de desenho H-T-P (Casa - Árvore - Pessoa) de John N. Buck, encontra-se que sombreamentos indicativos de patologia na forma de ansiedade e conflito são produzidos

Alternativas
Comentários
  • No Manual e Guia de Interpretação da técnica projetiva de desenho H-T-P (Casa - Árvore - Pessoa) de John N. Buck, encontra-se que sombreamentos indicativos de patologia na forma de ansiedade e conflito são produzidos em bom ritmo, preocupando-se com a precisão e adequação das formas sombreadas.


ID
207772
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para criar o Teste de Apercepção Temática ? T.A.T., Henry A. Murray partiu do princípio de que diferentes indivíduos, frente a uma mesma situação vital, experimentamna cada um a seu modo, de acordo com sua perspectiva

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi copiada o Livro de Jurema Cunha. Vale salientar que a Personologia de Murray procura considerar o indivíduo naquilo que tem de mais próprio na sua relação consigo e com o mundo. Essa singularidade é o que o TAT procura revelar,
  • Murray

    partiu da pressuposição de que pessoas diferentes,

    frente à mesma situação vital, experimentá-

    la-ão cada uma ao seu modo, de acordo

    com sua perspectiva pessoal. Essa forma

    pessoal de elaborar uma experiência revela a

    atitude e a estrutura do indivíduo frente à realidade

    experienciada.

  • Para criar o Teste de Apercepção Temática ? T.A.T., Henry A. Murray partiu do princípio de que diferentes indivíduos, frente a uma mesma situação vital, experimentam-na cada um a seu modo, de acordo com sua perspectiva pessoal, sendo que essa forma particular de elaborar a experiência revela a atitude e a estrutura do indivíduo frente à realidade experimentada pessoal, sendo que essa forma particular de elaborar a experiência revela a atitude e a estrutura do indivíduo frente à realidade experimentada.


ID
207775
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o Manual e Guia de Interpretação da técnica projetiva de desenho H-T-P (Casa ? Árvore ? Pessoa) de John N. Buck, os desenhos coloridos feitos após os desenhos acromáticos e o inquérito posterior ao desenho evocam um nível

Alternativas
Comentários
  • Trecho do livro de Jurema Cunha:

    Hammer (1991) faz a complementação dos desenhos acromáticos com a fase cromática, que constitui um recurso para explorar "camadas mais profundas da personalidade" permitindo obter um quadro "da hierarquia de conflitos e defesas do paciente"
  • Trecho do livro de Jurema Cunha:

    Hammer (1991) faz a complementação dos desenhos acromáticos com a fase cromática, que constitui um recurso para explorar "camadas mais profundas da personalidade" permitindo obter um quadro "da hierarquia de conflitos e defesas do paciente"

     "Os desenhos coloridos feitos após os desenhos acromáticos e o inquérito posterior ao desenho evocam um nível mais profundo de experiência do que os desenhos acromáticos."


ID
207850
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os testes psicológicos apresentam três características que as entrevistas e provas tradicionais ou objetivas aplicadas em processos de seleção não têm: preditor, validade e

Alternativas
Comentários
  • Os instrumentos voltaram a ser valorizados a partir da década de 1980, e esse resgate da legitimidade dos instrumentos será consolidado quando houver uma maior preocupação científica com a construção, correção e interpretação dos resultados. Van Kolck (1981, p. 20) afirma que validade e precisão são exigências essenciais para um bom teste “e este deve medir exatamente aquilo que pretende, mas realizar essa medida com acuidade, sem erros”.
     

  • Todo teste psicológico para ser eficaz deve possuir três atributos: predição, validade e precisão.
    Predição: ser preditor é a capacidade do teste de oferecer resultados prospectivos capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo.
    Validade: ser válido é a capacidade do teste de aferir exatamente a variável que se pretende.
    Precisão ou Fidedignidade: ser  preciso é a capacidade de o teste apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa sob as mesmas condições.
    ROCHA, E.; ROCHA, K.; DURAN, C. Gestão de Pessoas para concursos. v. 02 Rio de Janeiro: Elservier, 2009.
  • Colegas, acho que esta questão caberia recurso. Pois existem duas alternativas corretas: a letra A e a letra D.
     Inclusive muitos autores colocam como caracteristicas dos testes o termo FIDEDIGNIDADE E PRECISÃO como uma coisa só.
    Qual a diferença entre Fidedignidade e precisão? nenhuma, os dois termos referem-se a mesma coisa...ate a colega acima postou estes dois termos juntos...e com a devida referencia bibliografica!!!
  • está correta,cunha diz que fidegnidade é quando usamos o palmo como medida para medir uma mesa, mas a fita metrica é mais precisa. ambas sao válidas, mas a fita métrica é precisa.

  • E precisão e fidedignidade num são a mesma coisa?

  • E não foi anulada? Brincadeira...

  • pela estatística a maioria das pessoas marcaram a letra A. Pra mim fidedignidade e precisão são a mesma coisa....

  • Penso que a questão deveria ter sido anulada. Vejamos:

    Cunha (2009),diz: "outra observação importante, no contexto da lingua portuguesa, é a utilização do termo "fidedignidade" para representar precisão, consistência das escalas". pág. 160

     Ainda aqui:

    http://www2.pol.org.br/satepsi/CD_testes/pdf/relatoriotestes_cap4.pdf

    Precisão Outra característica ligada aos fundamentos científi cos dos instrumentos é a precisão. Como toda avaliação é vulnerável ao erro, uma questão de ordem prática é saber o tamanho do erro que geralmente ocorre nas avaliações. Os estudos de precisão criam uma nova oportunidade de avaliação, procurando garantir que, na segunda oportunidade, o atributo avaliado não tenha mudado, buscando-se, com isso, verifi car as fl utuações dos escores de um teste em condições nas quais deveriam permanecer constantes. São, portanto, maneiras sistemáticas de se estudar os erros de medida. A precisão, ou fidedignidade, como às vezes é chamada, refere-se ao quanto os escores de um teste são imunes às fl utuações geradas por fatores indesejáveis, isto é, os fatores incontroláveis que inevitavelmente interferem nos escores, mas que não possuem nenhuma relevância para o que é avaliado. Esses fatores são chamados fontes de erro. Várias fontes de erro podem interferir na avaliação, produzindo ruídos ou erros nos escores dos testes, dentre elas a subjetividade no processo de correção, fl utuações entre diferentes situações de avaliação ou problemas no conteúdo das tarefas usadas na avaliação. As medidas psicológicas sempre estarão vulneráveis ao erro, sendo que a questão de ordem prática colocada pelos estudos de precisão é que a magnitude de erro é tolerável antes que a medida se torne inútil. Delineamentos de estudo da precisão dos instrumentos tentam estimar a magnitude das fl utuações dos escores de um teste em condições nas quais deveriam permanecer constantes, separando, portanto, a variabilidade, que pode ser considerada “real”, isto é, associada às características de interesse da variação de “erro”, ou seja, associada a fatores irrelevantes. Nesse sentido, a Resolução CFP n° 002/2003 considera como estudos de precisão a utilização dos seguintes delineamentos: equivalência (formas paralelas), consistência interna, estabilidade (teste-reteste) e precisão de avaliadores. Não obstante, também é analisado se os coefi cientes decorrentes desses estudos são calculados para diferentes grupos de sujeitos

     

     

  • Fidedignidade e precisão são a mesma coisa...essa questão deveria ter sido anulada!!

     

  • Os resultados dos testes psicológicos de uma pessoa são comparados com padrões de resultados em amostras representativos para obter resultados em percentis. Por isso, os testes psicológicos apresentam três características que as entrevistas e provas tradicionais ou objetivas não têm. 

     

    1.      Preditor. Significa a capacidade de um teste de oferecer resultados prospectivas capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo.

    2.      Validade. Significa a capacidade de aferir exatamente aquela variável humana que se pretende medir. Validade representa a relação entre um esquema de seleção com algum critério relevante.

    3.      Precisão significa a capacidade do teste de apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa. Precisão representa a consistência da mensuração e ausência de discrepâncias na medida.

  • Os resultados dos testes psicológicos de uma pessoa são comparados com padrões de resultados em amostras representativos para obter resultados em percentis. Por isso, os testes psicológicos apresentam três características que as entrevistas e provas tradicionais ou objetivas não têm. 

     

    1.      Preditor. Significa a capacidade de um teste de oferecer resultados prospectivas capazes de servir como prognósticos para o desempenho do cargo.

    2.      Validade. Significa a capacidade de aferir exatamente aquela variável humana que se pretende medir. Validade representa a relação entre um esquema de seleção com algum critério relevante.

    3.      Precisão significa a capacidade do teste de apresentar resultados semelhantes em várias aplicações na mesma pessoa. Precisão representa a consistência da mensuração e ausência de discrepâncias na medida.


ID
213715
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O teste das matrizes progressivas de Raven foi desenvolvido por John C. Raven, em 1938. A forma original, denominada Matrizes Progressivas Standard (Standard Progressive Matrices - SPM), é conhecida no Brasil como Escala Geral. Em 1947, foram desenvolvidas mais duas escalas, as Matrizes Progressivas Coloridas (Coloured Progressive Matrices - CPM) e as Matrizes Progressivas Avançadas (Advanced Progressive Matrices - APM). Dessas duas escalas, a primeira destina-se a

Alternativas
Comentários
  • Em 1947, o autor desenvolveu mais duas escalas, as Matrizes Progressivas Coloridas (Coloured Progressive Matrices — CPM) e as
    Matrizes Progressivas Avançadas (Advanced Progressive Matrices — APM).
    A primeira, para ser empregada com crianças pequenas, pessoas idosas e deficientes mentais, destina-se à faixa de 5 a 11 anos, no que se refere a crianças.
    A segunda, para testar pessoas com capacidade intelectual superior à média, é mais usada para pessoas com escolaridade universitár

    A escala colorida recebe este nome porque a maior parte de seus itens são impressos com um fundo colorido, cujo objetivo é atrair a atenção e motivar as crianças pequenas.

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722004000300016&script=sci_arttext 






ID
213718
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O teste de Rorschach é um dos mais aplicados no mundo. É um teste projetivo, conhecido por sua capacidade descritiva. Assinale a alternativa que apresenta uma situação em que ele deve ser aplicado.

Alternativas
Comentários
  • RORSCHACH

    Indicação
    Avaliação Clínica e Psicodiagnóstico.
     
    Objetivo
    O teste de Rorschach visa fornecer um perfil multidimensional dos traços mais marcantes da personalidade. Trata-se de um instrumento projetivo vastamente reconhecido tanto por sua capacidade descritiva como também por sua multiplicidade de Escolas Interpretativas.
     

ID
219691
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Antonio obteve escore 45 no teste de QI. Ele vive em uma clínica com profissionais especializados e precisa de muito auxílio em várias tarefas. Ele está começando o treinamento para ingressar em um emprego na comunidade. Seu nível de retardo mental é classificado como

Alternativas
Comentários
  • qi: entre 50 e 69 => leve

                     entre 35 e 49 = > moderado

    entre 20 e 40 => grave

    abaixo de 20 => profundo

  • F70-F79 Retardo mental

    Parada do desenvolvimento ou desenvolvimento incompleto do funcionamento intelectual, caracterizados essencialmente por um comprometimento, durante o período de desenvolvimento, das faculdades que determinam o nível global de inteligência, isto é, das funções cognitivas, de linguagem, da motricidade e do comportamento social. O retardo mental pode acompanhar um outro transtorno mental ou físico, ou ocorrer de modo independentemente.

    Usar código adicional, se necessário, para identificar as afecções associadas, por exemplo, autismo, outros transtornos do desenvolvimento, epilepsia, transtornos de conduta ou uma incapacidade física grave.

    As seguintes subdivisões de quarto caractere devem ser usadas com as categorias F70-F79 para identificar a extensão do comprometimento comportamental:

    .0 Menção de ausência de ou de comprometimento mínimo do comportamento

    .1 Comprometimento significativo do comportamento, requerendo vigilância ou tratamento

    .8 Outros comprometimentos do comportamento

    .9 Sem menção de comprometimento do comportamento

    F70.- Retardo mental leve

    [Ver subdivisões no início do agrupamento]

    Amplitude aproximada do QI entre 50 e 69 (em adultos, idade mental de 9 a menos de 12 anos). Provavelmente devem ocorrer dificuldades de aprendizado na escola. Muitos adultos serão capazes de trabalhar e de manter relacionamento social satisfatório e de contribuir para a sociedade.

    Inclui:

    atraso mental leve

    debilidade mental

    fraqueza mental

    oligofrenia leve

    subnormalidade mental leve

    F71.- Retardo mental moderado

    [Ver subdivisões no início do agrupamento]

    Amplitude aproximada do QI entre 35 e 49 (em adultos, idade mental de 6 a menos de 9 anos). Provavelmente devem ocorrer atrasos acentuados do desenvolvimento na infância, mas a maioria dos pacientes aprendem a desempenhar algum grau de independência quanto aos cuidados pessoais e adquirir habilidades adequadas de comunicação e acadêmicas. Os adultos necessitarão de assistência em grau variado para viver e trabalhar na comunidade.

    Inclui:

    atraso mental médio

    oligofrenia moderada

    subnormalidade mental moderada

    F72.- Retardo mental grave

    [Ver subdivisões no início do agrupamento]

    Amplitude aproximada de QI entre 20 e 40 (em adultos, idade mental de 3 a menos de 6 anos). Provavelmente deve ocorrer a necessidade de assistência contínua.

    Inclui:

    atraso mental grave

    oligofrenia grave

    subnormalidade mental grave

    F73.- Retardo mental profundo

    [Ver subdivisões no início do agrupamento]

    QI abaixo de 20 (em adultos, idade mental abaixo de 3 anos). Devem ocorrer limitações graves quanto aos cuidados pessoais, continência, comunicação e mobilidade.

    Inclui:

    atraso mental profundo

    oligofrenia profunda

    subnormalidade mental profunda

    F78.- Outro retardo mental

    [Ver subdivisões no início do agrupamento]

    F79.- Retardo mental não especificado

    [Ver subdivisões no início do agrupamento]

    Inclui:

    deficiência mental SOE

    oligofrenia SOE

    subnormalidade mental SOE

  • Q.I.

    entre 50 e 69 => leve

    entre 35 e 49 = > moderado

    entre 20 e 40 => grave

    abaixo de 20 => profundo


ID
219760
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os testes projetivos de personalidade está o Teste de Apercepção Temática - TAT, que consiste em

Alternativas
Comentários
  • Técnica pro­jetiva, originalmente descrita por Morgan e Murray em 1935, a qual se concentra primor­dialmente na dinâmica das relações interpes­soais. Em sua forma atual (o terceiro jogo de quadros, usado depois de 1935 e publicado em 1943), consiste numa série de 31 quadros que retratam certo número de situações sociais e relações interpessoais. Na prática clínica, o examinador geralmente seleciona 10 a 12 quadros que, segundo ele, terão maior pro­babilidade de fornecer informações sobre os problemas do sujeito. Os quadros selecionados são então apresentados ao examinando, que é soli­citado a contar uma história sobre o que está acontecendo em cada um. As histórias são interpretadas em função das relações do sujeito com figuras de autoridade, com pessoas suas contemporâneas de ambos os sexos e em termos dos ajustes entre o id, o ego e o superego, e as necessidades de cada uma dessas instâncias. Existem vários métodos de interpretação dos resultados; o defendido por Murray é o método de necessidade e pressão. Bellak recomenda a interpretação em função das catorze catego­rias seguintes: tema principal, herói principal, atitudes para com figuras parentais, figuras introduzidas, objetos introduzidos, objetos omi­tidos, atribuição de culpa, conflitos significa­tivos, punição por crime, atitude para com o herói, sinais de inibição (em agressão, sexo etc.), desfecho, padrão de satisfação de neces­sidade e enredo.

    Note-se que o TAT só constitui um instrumen­to acessório de diagnóstico e não foi designado primordialmente para classificação nosológica. 



    Fonte: http://www.redepsi.com.br/portal/modules/wordbook/entry.php?entryID=669
  • O TAT compreende 30 lâminas com gravuras e uma em branco. Dessas, 11 são universais, no sentido que são aplicadas a todos os sujeitos. Para homens e mulhers adultos, existem mais nove lâminas específicas para cada sexo e assim para jovens do sexo masculino e feminino. Desta forma, a administração abrange 20 lâminas para cada sujeito, o que inclui as 11 chamandas universais e mais uma série de nove, selecionadas conforme  o sexo e a faixa etária. (Fonte: JUREMA CUNHA)
  • 31 pranchas, mas aplicamos 20 estímulos para cada sujeito, perfazendo 20 histórias.

  • TAT- Incluir nos seus procedimentos, a técnica para a investigação da dinâmica da personalidade, composto por 31 pranchas que abrangem situações humanas clássicas, em cujas instruções originais, a cada sujeito devem ser aplicados 20 estímulos, perfazendo o total de vinte histórias

  • TAT - Teste de Apercepção Temática

    --> contém 30 lâminas com gravuras e 1 em branco (dessas, 11 são universais)

    --> para homens e mulheres adultos existem mais nove lâminas (específicas para cada sexo)

    --> para jovens também existem nove lâminas (específicas para cada sexo)

    --> a administração abrange 20 lâminas para cada sujeito, o que inclui as 11 chamadas universais e mais uma série de nove, selecionadas conforme o sexo e a faixa etária (19 quadros impressos e um cartão em branco, totalizando 20 histórias)

    --> as lâminas retratam certo número de situações sociais e relações interpessoais

    --> o examinador geralmente seleciona 10 a 12 quadros que, segundo ele, terão maior pro­babilidade de fornecer informações sobre os problemas do sujeito

    --> os quadros selecionados são então apresentados ao examinando, que é soli­citado a contar uma história sobre o que está acontecendo em cada um.

    --> as histórias são interpretadas em função das relações do sujeito com figuras de autoridade, com pessoas suas contemporâneas de ambos os sexos e em termos dos ajustes entre o id, o ego e o superego, e as necessidades de cada uma dessas instâncias


ID
219763
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos desenhos acromáticos do teste HTP - Casa Árvore Pessoa, se o indivíduo quiser usar régua para auxílio no desenho, o psicólogo deve ressaltar que

Alternativas
Comentários
  • Nos desenhos acromáticos do teste HTP - Casa Árvore Pessoa, se o indivíduo quiser usar régua para auxílio no desenho, o psicólogo deve ressaltar que o desenho deve ser à mão livre


ID
219766
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em estudo sistemático das respostas do teste Bender, dadas pelas crianças em idade escolar, observou-se que as crianças diferem no tempo de maturação e na sequência na qual aprendem as diversas funções

Alternativas
Comentários
  • O próprio nome completo do teste indica a resposta: Teste Gestáltico Visomotor de Bender. Conhecido popularmente como teste Bender.
  • - TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER: consiste em nove figuras que são apresentadas separadamente para que a pessoa as copie da melhor maneira que conseguir em uma folha em branco. O teste, freqüentemente, é mais usado para fazer a triagem de pacientes com a possibilidade de terem déficit cognitivo, também chamado de deficiência mental. Observou-se, neste teste, que as crianças diferem no tempo de maturação e na seqüência na qual aprendem as diversas funções GESTÁLTICAS VISOMOTORAS.
  • - TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER: consiste em nove figuras que são apresentadas separadamente para que a pessoa as copie da melhor maneira que conseguir em uma folha em branco. O teste, freqüentemente, é mais usado para fazer a triagem de pacientes com a possibilidade de terem déficit cognitivo, também chamado de deficiência mental. Observou-se, neste teste, que as crianças diferem no tempo de maturação e na seqüência na qual aprendem as diversas funções GESTÁLTICAS VISOMOTORAS.

    Em estudo sistemático das respostas do teste Bender, dadas pelas crianças em idade escolar, observou-se que as crianças diferem no tempo de maturação e na sequência na qual aprendem as diversas funções gestálticas visomotoras.


ID
221203
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O tipo de validade de testes que, apesar de frequentemente citado na literatura, não pode ser utilizado para satisfazer requisitos oficiais é a validade

Alternativas
Comentários
  • 3. Métodos para determinar a validade

    Validade aparente é o grau em que um instrumento de medida parece medir acuradamente uma variável.

    Validade de Conteúdo é o grau em que um instrumento de medida mede acuradamente o conteúdo de um comportamento. É realizado pela análise dos itens mediante a opinião de juízes. Ex. Teste de conhecimento.

    Validade de critério é grau em que um instrumento de medida de prever acuradamente o comportamento numa medida critério. É expressa em termos de coeficiente de correlação entre a medida investigada e a medida critério. A validade de critério pode ser dividida em:

    a) Validade convergente (ou preditiva) é a determinação da validade de uma medida, demonstrando que ela relaciona-se com outras variáveis da forma prevista.
    b) Validade discriminante é a determinação da validade de uma medida, demonstrando que ela não se relaciona com outras variáveis com os quais não deveria estar teoricamente relacionada.

    Fonte: http://avaliapsy.wordpress.com/psicometria/validade/

  • A noção de "validade aparente" já fora amplamente rejeitada, desde as primeiras análises sobre o assunto, por sua falta de fundamentação como processo científico (Cattell, 1964; Cureton, 1951; Mosier, 1947). A chamada "validade aparente" – tão cara a autores de questões de provas educacionais – não serve de suporte à interpretação dos resultados observados em relação ao que se pretende avaliar. Por exemplo: no caso das questões de provas educacionais em que se usa um parágrafo introdutório sobre o tema focalizado, antes de formular cada pergunta, supõe-se que se está apresentando a questão em um contexto temático.


ID
222490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do psicodiagnóstico realizado no contexto de avaliação
psicológica para obtenção da carteira nacional de habilitação,
julgue os itens a seguir.

A avaliação da personalidade é obrigatória e tem como objetivo gerar dados para a prevenção de acidentes de trânsito decorrentes de comportamentos humanos.

Alternativas
Comentários
  • AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - É um exame de caráter eliminatório para avaliar a personalidade, as aptidões percepto-motoras e racionais e o nível mental do motorista. Ele é exigido para a concessão da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e da Carteira Nacional de Habilitação, e também na renovação de carteira de motorista que exerce serviço remunerado de transporte de pessoas ou bens, e na substituição do documento de habilitação obtido em país estrangeiro. A avaliação psicológica também pode ser solicitada pela perícia do Detran.
    Fonte: http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=128

  • Resolução CFP nº 007/2009 - institui normas e procedimentos para a avaliação psicológica no contexto do trânsito.


    II - DAS HABILIDADES MÍNIMAS DOS CANDIDATOS À CNH E DO CONDUTOR DE VEÍCULOS AUTOMOTORES


    1. Tomada de informação


    2. Processamento de informação e tomada de decisão


    3. Comportamento


    4. Traços de personalidade - Equilíbrio entre os diversos aspectos da personalidade, em especial os relacionados a controle emocional, ansiedade, impulsividade e agressividade. 


    Os resultados dos itens supracitados dever ser compatíveis com as exigências para condutores remunerados e não remunerados.


ID
222493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do psicodiagnóstico realizado no contexto de avaliação
psicológica para obtenção da carteira nacional de habilitação,
julgue os itens a seguir.

O psicodiagnóstico miocinético é um teste de expressão gráfica que revela, segundo o princípio da dissociação miocinética, as tendências de reações temperamentais e caracterológicas do indivíduo, associadas aos lados dominado e dominante do cérebro, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Teste psicodiagnóstico miocinético (PMK)

    Um teste desen­volvido por Mira y Lopez, que consiste em desenhar padrões com a mão direita e com a esquerda com um anteparo que não permite ao examinando ver o que está desenhando. Acredita-se que os desenhos da mão esquerda revelam reações genotípicas e os da mão direita reações fenotípicas mais superfi­ciais. A comparação dos desenhos é feita para diagnosticar várias condições e traços de caráter.

     

  • Vale ressaltar que no comentário da colega, onde se lê "mão esquerda" o adequado é mão dominada, e onde está escrito "mão direita" o correto é mão dominante. Isso é necessário, pois nos indivíduos canhotos a interpretação fenótipo/genótipo é invertida.
  • Vale lembrar que o PMK não faz mais parte dos aprovados pelo CFP.
  • Segue relação dos testes aprovados pelo CFP: http://www2.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm?lista1=sim


  •  

    O PMK VOLTOU A SER APROVADO PELO CFP EM OUTUBRO DE 2014.

    Fonte: http://satepsi.cfp.org.br/listaTesteFavoravel.cfm

     


ID
222496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do psicodiagnóstico realizado no contexto de avaliação
psicológica para obtenção da carteira nacional de habilitação,
julgue os itens a seguir.

De acordo com a teoria motriz da consciência, ou princípio da cinesia, a intenção ou propósito de um indivíduo se manifesta pelo tônus muscular, que é um dos fundamentos do psicodiagnóstico miocinético para a avaliação da personalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    PMK significa Psicodiagóstico Miocinético que é um teste de expressão gráfica que avalia as características estruturais e reacionais de personalidade. Sua natureza não-verbal, associada à falta de controle do examinando sobre as tarefas realizadas e ao fato de sua execução não ser susceptível de aprendizagem o tornam um instrumento que oferece condições para a realização de uma avaliação mais fidedigna da personalidade.

    Sua fundamentação teórica é baseada na Teoria Motriz da Consciência, que postula que toda intenção ou propósito de reação acompanha-se de uma modificação do tônus postural (tônus: nível de tensão muscular que indica sempre uma polaridade entre dois extremos: entre contração e relaxamento), que propende a favorecer os movimentos à obtenção dos objetivos e a inibir os movimentos contrários.


ID
222499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do psicodiagnóstico realizado no contexto de avaliação
psicológica para obtenção da carteira nacional de habilitação,
julgue os itens a seguir.

As máscaras e as tabelas de normatização do psicodiagnóstico miocinético são instrumentos essenciais para a avaliação qualitativa dos traçados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As máscaras e as tabelas são essenciais para a avaliação quantitativa.

  • Na verdade a máscara não é um elemento essencial. Ela facilita a correção, contudo ela pode ser feita manualmente, ou seja, sem o uso das máscaras. 
  • As máscaras consistem em 5 fôlhas de papel vegetal com os desenhos- ... modelos impressos correspondentes aos modelos do teste padrolllzado. J unto a cad.a modêlo, encontra-se a escala de tetronagem correspondente à padronização realizada em adultos mrusculinos do Rio de Janeiro. As explicações para o uso das máscaras acham-se anexas a elas, onde, cuidadosamente,se indica o objetivo, uso e interpretação de cada fôlha do P.M.K.

    Fonte: bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/abpt/article/download/14696/13593


ID
222502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do psicodiagnóstico realizado no contexto de avaliação
psicológica para obtenção da carteira nacional de habilitação,
julgue os itens a seguir.

O princípio da miocinese no espaço descreve a total neutralidade do espaço psíquico.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    É justamente o contrário. Tal princípio baseia-se na concepção de que corpo e mente não são instâncias separáveis ,e sim que se inter-relacionam.

  • Essa foi fácil, afinal existe "total neutralidade" em psi?
  • Muito bom seu comentario Lorena!
  • "O espaço psíquico não é neutro; todos os movimentos executados - voluntária ou involuntariamente - pelo homem, adquirem uma significação peculiar, de acordo com a direção em que são realizados"

    FONTE: Revista de Psicologia, jul/dez 1984, p. 33.

     

     

    * GABARITO: ERRADO

     

    Abçs.


ID
222505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luís, de 38 anos de idade, foi detido após bater seu
veículo contra outros dois e se envolver em briga na qual agrediu
fisicamente um outro motorista. Segundo o relato dos envolvidos
e de testemunhas, Luís forçou passagem pela direita dos dois
veículos nos quais ele bateu e parou na frente de um terceiro
veículo que o havia ultrapassado momentos antes, obrigando o
motorista a parar no meio da via e lhe dar satisfações por tê-lo
ultrapassado. Quando o motorista questionado quis argumentar,
Luís o socou no rosto e lhe desferiu pontapés até que ele caísse.
Uma viatura da polícia passava pelo local e levou os envolvidos
para a delegacia, onde se soube que Luís já tinha envolvimentos
anteriores em brigas de trânsito com indícios de muita
agressividade e também já havia ameaçado sua mulher de morte.
Ao delegado, Luís disse que ultrapassou pela direita porque os
dois veículos à sua frente estavam muito lentos e ele tinha
compromissos inadiáveis. Disse ainda que o terceiro motorista o
teria ultrapassado em uma provocação que considerou
inaceitável, pois não leva desaforo para casa. Assim, Luís quis
mostrar ao delegado que foi vitimizado pela desconsideração dos
demais motoristas envolvidos no episódio. Ao tomar
conhecimento dos fatos, a família de Luís foi unânime em
reconhecer que ele é sempre muito agressivo, impulsivo e
extrapunitivo, não assumindo sua própria responsabilidade
quando alguma coisa contraria seus desejos ou expectativas.
Todos reconheceram também que conversar com Luís é muito
difícil, por ele ser fechado, introspectivo, pouco comunicativo, de
difícil relacionamento e explosivo. Luís, que é destro, foi
encaminhado para o serviço de psicologia onde foi submetido ao
teste de PMK, e todos os resultados foram compatíveis com essas
descrições e relatos.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir
relativos aos resultados da mão direita obtidos por Luís no
teste de PMK.

Os desvios primários dos lineogramas sagitais, dos Us sagitais e das paralelas egocípetas ficaram todos entre !2 DP (dois desvios padrões negativos) e !3 DP (três desvios padrões negativos).

Alternativas
Comentários
  • Alguém pra explicar? pergunta muito específica que precisa do manual do teste
  • Questão realmente para quem tem contato com o manual do teste...

  • Para estudantes essa questão é chute na certa, porque é impossível saber a resposta sem ter tido contato com o manual do teste.

    Sabe-se que as cadeiras praticas de testes psicológicos ainda deixam muito a desejar...

    Peçam comentários do professor!


ID
222508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luís, de 38 anos de idade, foi detido após bater seu
veículo contra outros dois e se envolver em briga na qual agrediu
fisicamente um outro motorista. Segundo o relato dos envolvidos
e de testemunhas, Luís forçou passagem pela direita dos dois
veículos nos quais ele bateu e parou na frente de um terceiro
veículo que o havia ultrapassado momentos antes, obrigando o
motorista a parar no meio da via e lhe dar satisfações por tê-lo
ultrapassado. Quando o motorista questionado quis argumentar,
Luís o socou no rosto e lhe desferiu pontapés até que ele caísse.
Uma viatura da polícia passava pelo local e levou os envolvidos
para a delegacia, onde se soube que Luís já tinha envolvimentos
anteriores em brigas de trânsito com indícios de muita
agressividade e também já havia ameaçado sua mulher de morte.
Ao delegado, Luís disse que ultrapassou pela direita porque os
dois veículos à sua frente estavam muito lentos e ele tinha
compromissos inadiáveis. Disse ainda que o terceiro motorista o
teria ultrapassado em uma provocação que considerou
inaceitável, pois não leva desaforo para casa. Assim, Luís quis
mostrar ao delegado que foi vitimizado pela desconsideração dos
demais motoristas envolvidos no episódio. Ao tomar
conhecimento dos fatos, a família de Luís foi unânime em
reconhecer que ele é sempre muito agressivo, impulsivo e
extrapunitivo, não assumindo sua própria responsabilidade
quando alguma coisa contraria seus desejos ou expectativas.
Todos reconheceram também que conversar com Luís é muito
difícil, por ele ser fechado, introspectivo, pouco comunicativo, de
difícil relacionamento e explosivo. Luís, que é destro, foi
encaminhado para o serviço de psicologia onde foi submetido ao
teste de PMK, e todos os resultados foram compatíveis com essas
descrições e relatos.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir
relativos aos resultados da mão direita obtidos por Luís no
teste de PMK.

O desvio secundário dos lineogramas horizontais foi maior que +1 DP (um desvio padrão positivo).

Alternativas

ID
222511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luís, de 38 anos de idade, foi detido após bater seu
veículo contra outros dois e se envolver em briga na qual agrediu
fisicamente um outro motorista. Segundo o relato dos envolvidos
e de testemunhas, Luís forçou passagem pela direita dos dois
veículos nos quais ele bateu e parou na frente de um terceiro
veículo que o havia ultrapassado momentos antes, obrigando o
motorista a parar no meio da via e lhe dar satisfações por tê-lo
ultrapassado. Quando o motorista questionado quis argumentar,
Luís o socou no rosto e lhe desferiu pontapés até que ele caísse.
Uma viatura da polícia passava pelo local e levou os envolvidos
para a delegacia, onde se soube que Luís já tinha envolvimentos
anteriores em brigas de trânsito com indícios de muita
agressividade e também já havia ameaçado sua mulher de morte.
Ao delegado, Luís disse que ultrapassou pela direita porque os
dois veículos à sua frente estavam muito lentos e ele tinha
compromissos inadiáveis. Disse ainda que o terceiro motorista o
teria ultrapassado em uma provocação que considerou
inaceitável, pois não leva desaforo para casa. Assim, Luís quis
mostrar ao delegado que foi vitimizado pela desconsideração dos
demais motoristas envolvidos no episódio. Ao tomar
conhecimento dos fatos, a família de Luís foi unânime em
reconhecer que ele é sempre muito agressivo, impulsivo e
extrapunitivo, não assumindo sua própria responsabilidade
quando alguma coisa contraria seus desejos ou expectativas.
Todos reconheceram também que conversar com Luís é muito
difícil, por ele ser fechado, introspectivo, pouco comunicativo, de
difícil relacionamento e explosivo. Luís, que é destro, foi
encaminhado para o serviço de psicologia onde foi submetido ao
teste de PMK, e todos os resultados foram compatíveis com essas
descrições e relatos.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir
relativos aos resultados da mão direita obtidos por Luís no
teste de PMK.

A diferença entre o maior e o menor comprimento linear das paralelas foi inferior a 3 mm.

Alternativas

ID
222514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luís, de 38 anos de idade, foi detido após bater seu
veículo contra outros dois e se envolver em briga na qual agrediu
fisicamente um outro motorista. Segundo o relato dos envolvidos
e de testemunhas, Luís forçou passagem pela direita dos dois
veículos nos quais ele bateu e parou na frente de um terceiro
veículo que o havia ultrapassado momentos antes, obrigando o
motorista a parar no meio da via e lhe dar satisfações por tê-lo
ultrapassado. Quando o motorista questionado quis argumentar,
Luís o socou no rosto e lhe desferiu pontapés até que ele caísse.
Uma viatura da polícia passava pelo local e levou os envolvidos
para a delegacia, onde se soube que Luís já tinha envolvimentos
anteriores em brigas de trânsito com indícios de muita
agressividade e também já havia ameaçado sua mulher de morte.
Ao delegado, Luís disse que ultrapassou pela direita porque os
dois veículos à sua frente estavam muito lentos e ele tinha
compromissos inadiáveis. Disse ainda que o terceiro motorista o
teria ultrapassado em uma provocação que considerou
inaceitável, pois não leva desaforo para casa. Assim, Luís quis
mostrar ao delegado que foi vitimizado pela desconsideração dos
demais motoristas envolvidos no episódio. Ao tomar
conhecimento dos fatos, a família de Luís foi unânime em
reconhecer que ele é sempre muito agressivo, impulsivo e
extrapunitivo, não assumindo sua própria responsabilidade
quando alguma coisa contraria seus desejos ou expectativas.
Todos reconheceram também que conversar com Luís é muito
difícil, por ele ser fechado, introspectivo, pouco comunicativo, de
difícil relacionamento e explosivo. Luís, que é destro, foi
encaminhado para o serviço de psicologia onde foi submetido ao
teste de PMK, e todos os resultados foram compatíveis com essas
descrições e relatos.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir
relativos aos resultados da mão direita obtidos por Luís no
teste de PMK.

Um indicador da agressividade do sujeito é os desvios secundários dos ziguezagues egocífugos e egocípetos estarem todos voltados para o centro da folha.

Alternativas
Comentários
  • O desvio voltado para o centro da folha é indicador de auto-agressividade, o que não é o caso de Luís. Ele apresenta hetero-agressividade, o que é indicado pelo desvio para a borda da folha.

ID
222517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luís, de 38 anos de idade, foi detido após bater seu
veículo contra outros dois e se envolver em briga na qual agrediu
fisicamente um outro motorista. Segundo o relato dos envolvidos
e de testemunhas, Luís forçou passagem pela direita dos dois
veículos nos quais ele bateu e parou na frente de um terceiro
veículo que o havia ultrapassado momentos antes, obrigando o
motorista a parar no meio da via e lhe dar satisfações por tê-lo
ultrapassado. Quando o motorista questionado quis argumentar,
Luís o socou no rosto e lhe desferiu pontapés até que ele caísse.
Uma viatura da polícia passava pelo local e levou os envolvidos
para a delegacia, onde se soube que Luís já tinha envolvimentos
anteriores em brigas de trânsito com indícios de muita
agressividade e também já havia ameaçado sua mulher de morte.
Ao delegado, Luís disse que ultrapassou pela direita porque os
dois veículos à sua frente estavam muito lentos e ele tinha
compromissos inadiáveis. Disse ainda que o terceiro motorista o
teria ultrapassado em uma provocação que considerou
inaceitável, pois não leva desaforo para casa. Assim, Luís quis
mostrar ao delegado que foi vitimizado pela desconsideração dos
demais motoristas envolvidos no episódio. Ao tomar
conhecimento dos fatos, a família de Luís foi unânime em
reconhecer que ele é sempre muito agressivo, impulsivo e
extrapunitivo, não assumindo sua própria responsabilidade
quando alguma coisa contraria seus desejos ou expectativas.
Todos reconheceram também que conversar com Luís é muito
difícil, por ele ser fechado, introspectivo, pouco comunicativo, de
difícil relacionamento e explosivo. Luís, que é destro, foi
encaminhado para o serviço de psicologia onde foi submetido ao
teste de PMK, e todos os resultados foram compatíveis com essas
descrições e relatos.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir
relativos aos resultados da mão direita obtidos por Luís no
teste de PMK.

A diferença de comprimento entre a maior e a menor linha dos ziguezagues foi superior a 3 mm.

Alternativas

ID
222520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luís, de 38 anos de idade, foi detido após bater seu
veículo contra outros dois e se envolver em briga na qual agrediu
fisicamente um outro motorista. Segundo o relato dos envolvidos
e de testemunhas, Luís forçou passagem pela direita dos dois
veículos nos quais ele bateu e parou na frente de um terceiro
veículo que o havia ultrapassado momentos antes, obrigando o
motorista a parar no meio da via e lhe dar satisfações por tê-lo
ultrapassado. Quando o motorista questionado quis argumentar,
Luís o socou no rosto e lhe desferiu pontapés até que ele caísse.
Uma viatura da polícia passava pelo local e levou os envolvidos
para a delegacia, onde se soube que Luís já tinha envolvimentos
anteriores em brigas de trânsito com indícios de muita
agressividade e também já havia ameaçado sua mulher de morte.
Ao delegado, Luís disse que ultrapassou pela direita porque os
dois veículos à sua frente estavam muito lentos e ele tinha
compromissos inadiáveis. Disse ainda que o terceiro motorista o
teria ultrapassado em uma provocação que considerou
inaceitável, pois não leva desaforo para casa. Assim, Luís quis
mostrar ao delegado que foi vitimizado pela desconsideração dos
demais motoristas envolvidos no episódio. Ao tomar
conhecimento dos fatos, a família de Luís foi unânime em
reconhecer que ele é sempre muito agressivo, impulsivo e
extrapunitivo, não assumindo sua própria responsabilidade
quando alguma coisa contraria seus desejos ou expectativas.
Todos reconheceram também que conversar com Luís é muito
difícil, por ele ser fechado, introspectivo, pouco comunicativo, de
difícil relacionamento e explosivo. Luís, que é destro, foi
encaminhado para o serviço de psicologia onde foi submetido ao
teste de PMK, e todos os resultados foram compatíveis com essas
descrições e relatos.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir
relativos aos resultados da mão direita obtidos por Luís no
teste de PMK.

As linhas das paralelas eram fortes, chegando a fazer marcas visíveis no verso da folha.

Alternativas
Comentários
  • O PMK focaliza alguns aspectos grafológicos e outros relacionados a movimentos musculares expressivos. Pressupõe que cada indivíduo tem facilidade em produzir um certo conjunto de movimentos, que, por lhe serem típicos, refletem sua atitude mental e traços caracterológicos. Desta maneira, podem ser analisados através de traçados do sujeito, em diferentes dimensões espaciais. A técnica, portanto, investiga a relação mensurável entre fatores de personalidade e tônus muscular. É geralmente classificado como um técnica expressiva, tendo também potencial como método projetivo.
    Indicações:
    1) Avaliação clínica da personalidade (especialmente no que se refere à agressividade, emocionalidade, extra e intratensão, tônus psicomotor, tendência à inibição ou excitação, aspectos psicopatológicos, etc.)
    2) Avaliação de condições para orientação e seleção profissional.
    Psicodiagnótico V - Jurema Alcides Cunha

    Traçado - Pressão com que o indivíduo escreve.
    Muito forte - indício de insegurança ou primitivismo (personalidade rude)
    Interpretação qualitativa do PMK - Edmary Urpia

ID
222523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luís, de 38 anos de idade, foi detido após bater seu
veículo contra outros dois e se envolver em briga na qual agrediu
fisicamente um outro motorista. Segundo o relato dos envolvidos
e de testemunhas, Luís forçou passagem pela direita dos dois
veículos nos quais ele bateu e parou na frente de um terceiro
veículo que o havia ultrapassado momentos antes, obrigando o
motorista a parar no meio da via e lhe dar satisfações por tê-lo
ultrapassado. Quando o motorista questionado quis argumentar,
Luís o socou no rosto e lhe desferiu pontapés até que ele caísse.
Uma viatura da polícia passava pelo local e levou os envolvidos
para a delegacia, onde se soube que Luís já tinha envolvimentos
anteriores em brigas de trânsito com indícios de muita
agressividade e também já havia ameaçado sua mulher de morte.
Ao delegado, Luís disse que ultrapassou pela direita porque os
dois veículos à sua frente estavam muito lentos e ele tinha
compromissos inadiáveis. Disse ainda que o terceiro motorista o
teria ultrapassado em uma provocação que considerou
inaceitável, pois não leva desaforo para casa. Assim, Luís quis
mostrar ao delegado que foi vitimizado pela desconsideração dos
demais motoristas envolvidos no episódio. Ao tomar
conhecimento dos fatos, a família de Luís foi unânime em
reconhecer que ele é sempre muito agressivo, impulsivo e
extrapunitivo, não assumindo sua própria responsabilidade
quando alguma coisa contraria seus desejos ou expectativas.
Todos reconheceram também que conversar com Luís é muito
difícil, por ele ser fechado, introspectivo, pouco comunicativo, de
difícil relacionamento e explosivo. Luís, que é destro, foi
encaminhado para o serviço de psicologia onde foi submetido ao
teste de PMK, e todos os resultados foram compatíveis com essas
descrições e relatos.

A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir
relativos aos resultados da mão direita obtidos por Luís no
teste de PMK.

Caso o sujeito examinado tenha características de personalidade esquizotímica ou epileptoide, ou seja usuário regular de substâncias tóxicas, o traçado deverá trazer indicadores qualitativos dessas condições.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA,

    A análise qualitativa avalia os tipos de personalidade que o sujeito pode apresentar, dentre outras coisas.

ID
226906
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A história psiquiátrica é uma transição entre a história da doença atual e a história pregressa pessoal do paciente. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:

Na anamnese, idealmente, se dá um relato detalhado dos substratos psicológicos e biológicos preexistentes e subjacentes, sendo oferecidos importantes indícios e evidências de áreas vulneráveis no funcionamento do paciente.

PORQUE

A maioria dos instrumentos usados habitualmente são padronizados em relação a controles normais, que respondem ao mesmo conjunto de estímulos ou ao mesmo conjunto de questões.

Com base no texto produzido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essa questão devia ser anulada.
    O que tem errado com a primeira?
  • De acordo com Cunha, na anamnese seu foco é mais voltado ao desenvolvimento, acredito que o que a parte I fala é da história clínica. 

  • O que há de erro do item I? 

  • não entendi o erro da primeira afirmativa...

  • Na anamnese, idealmente, se dá um relato detalhado dos substratos psicológicos e biológicos preexistentes e subjacentes, sendo oferecidos importantes indícios e evidências de áreas vulneráveis no funcionamento do paciente. 
     

  • Alguém entendeu por que a alternativa 1 está errada?

  • Talvez o erro na primeira assertiva esteja no fato de as avaliações dos Substratos Psicológicos (SACOMPLICA - Mnemônico para: Sensopercepção, atenção, consciência, orientação, memória, pensamento, linguagem, inteligência, conduta, afetividade) sejam avaliados, geralmente, no EEM (Exame do Estado Mental) e não na anamnese, esta ultima foca no histórico o desenvolvimento do sujeito com a finalidade de uma compreensão global.

    Fonte : Hutz. Psicodiagnóstico. Cap. O Exame do estado Mental.


ID
229219
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A estereotipia encontrada nos testes gráficos indica uma

Alternativas
Comentários
  • Os testes gráficos, ou seja, os que envolvem desenhos que são utilizados para avaliação psicológica, são caracterizados pela simplicidade e rapidez de aplicação e pela economia de material, geralmente folha, papel, lápis e lápis coloridos. Podem ser divididos entre os expressivos e os projetivos. Os expressivos envolvem cópias de modelos ou realização de traçados repetidos. Os projetivos são caracterizados pela realização mais livre de desenhos e acompanhados por complementação verbal. A avaliação e a interpretação destes materiais requerem mais preparo e estudo do profissional que os utiliza. São necessários conhecimentos dos aspectos do desenho a serem avaliados, dos conceitos psicanalíticos, do desenvolvimento psicológico e noções de psicopatologia. O aprendizado destas técnicas também necessita de treino e supervisão de um profissional mais experiente. Os testes são úteis em avaliações clínicas, escolares, hospitalares e na área judicial e são de uso específico do psicólogo. A vantagem que oferecem é obter informações da pessoa avaliada em menos tempo do que o necessário através de entrevistas e auxiliar em decisões que cercam seu futuro. Hoje os aprovados pelo CFP são o DFH, o HTP, o Bender, o PMK e o Palográfico.

    Fonte: http://www.psicologiananet.com.br/testes-psicologicos-testes-graficos/1874/

  • A estereotipia encontrada nos testes gráficos indica uma falha em aspectos estruturais da personalidade; rigidez.


ID
229222
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Se um determinado teste psicológico está sendo utilizado em condições de pesquisa, mas teve seu uso considerado como desfavorável pelo Conselho Federal de Psicologia, um psicólogo poderá utilizá-lo em alguma instituição por exemplo, até que a pesquisa termine e o parecer possa vir a ser favorável. Esta afirmação está

Alternativas
Comentários
  • Segundo a resolução 002/2003-CFP, um teste psicológico estará em condição de uso (seja para ser comercializado ou disponibilizado por outros meios) apenas após receber parecer da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica, sendo aprovado pelo CFP.
  • errada, pois os testes psicológicos apenas estarão em condições de uso quando aprovados pelo CFP (Avaliação Final - Favorável), conforme disposto no Art. 10 da Resolução CFP nº 002/2003, uma vez que não há garantia de que a pesquisa que está sendo realizada encontrará resultados positivos para que o instrumento possa ser utilizado.

    GABARITO: C

  • Se um determinado teste psicológico está sendo utilizado em condições de pesquisa, mas teve seu uso considerado como desfavorável pelo Conselho Federal de Psicologia, um psicólogo poderá utilizá-lo em alguma instituição por exemplo, até que a pesquisa termine e o parecer possa vir a ser favorável. Esta afirmação está errada, pois os testes psicológicos apenas estarão em condições de uso quando aprovados pelo CFP (Avaliação Final - Favorável), conforme disposto no Art. 10 da Resolução CFP nº 002/2003, uma vez que não há garantia de que a pesquisa que está sendo realizada encontrará resultados positivos para que o instrumento possa ser utilizado.

    Resolução 02/2003 - revogada

    Resolução 09/2018- atual


ID
229225
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo o Manual e Guia de Interpretação do H-T-P de John Buck ao surgirem transparências no desenho da Árvore tem-se um indicativo de

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Manual e Guia de Interpretação do H-T-P de John Buck ao surgirem transparências no desenho da Árvore tem-se um indicativo de falha patológica no contato com a realidade.


ID
229228
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O objetivo das provas projetivas é

Alternativas
Comentários
  • Teste é uma palavra de origem inglesa que significa “ prova”; deriva do latim testis e é usada internacionalmente para denominar uma modalidade de medição bastante conhecida hoje em dia em diversos campos científicos e técnicos. “ Uma medição só é chamada de teste se for usada, primordialmente, para se descobrir algo sobre o indivíduo, em vez de responder a uma questão geral.( Tyler, 1973).

    Os testes projetivos são aqueles cujas normas são qualitativas, ou seja, são testes menos objetivos. O resultado se expressa através de uma tipologia. Por terem uma avaliação qualitativa, evidentemente que seus elementos ( itens de teste) não podem ser medidos em separado. E a constância de certas características avaliadas no teste como um todo que dará a relativa certeza de um diagnóstico ( ex.: testes de personalidade em geral).

    Mais informações em:
    http://www.estacio.br/site/psiconsult/cursos/2003_1/visaogeral_testepsicologicos.pdf
  •  a) constituir uma etapa da cura do paciente, já que permite soltura e leveza no setting da aplicação, tanto da parte do aplicador psicólogo, quanto do sujeito.

     b) permitir um estudo do funcionamento mental alicerçado em uma rígida conceituação teoricopsicanalítica, já que os testes projetivos possuem sempre a necessidade de avaliar as estruturas de personalidade neuróticas.

     c) avaliar os sujeitos a elas submetidos sem a preocupação de apurar-se aspectos cognitivos e/ou psicopatológicos.

     d) construir um objeto de pesquisa já que o psicólogo não trabalha com o campo relacional na situação desse tipo de teste e também não pode ver a prova como representando um objeto mediador.

     e) permitir um estudo do funcionamento psíquico individual numa perspectiva dinâmica, ou seja, apreciar tanto as condutas psíquicas possíveis de serem localizadas, como suas articulações singulares e suas potencialidades de mudança.

  • O objetivo das provas projetivas é permitir um estudo do funcionamento psíquico individual numa perspectiva dinâmica, ou seja, apreciar tanto as condutas psíquicas possíveis de serem localizadas, como suas articulações singulares e suas potencialidades de mudança.


ID
229231
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A principal virtude do Método de Rorschach Clínico é

Alternativas
Comentários
  • Esse método tem sido identificado como um ótimo instrumento para avaliação de personalidade. O motivo de destaque entre outros métodos equivalentes é a sua grande sensibilidade para avaliar a personalidade de uma maneira integrada, profunda e dinâmica, refletindo os dinamismos da pessoa, da maneira mais próxima de suas manifestações, ao mesmo tempo em que garante muita segurança nos seus resultados, em virtude de seus índices de fidedignidade, confiabilidade e validade. As contribuições do Rorschach no campo da psicoterapia referem-se a: alguns indicadores que podem nos ajudar de uma forma mais objetiva a tomar decisões quanto à seleção de um tratamento; identificação de obstáculos para um bom aproveitamento terapêutico; avaliação do processo terapêutico; e, ainda, uma atividade muito pouco difundida em nosso meio, que é o uso do Rorschach para planejamento do tratamento.

    retirado de :
    http://www.mackenzie.br/fileadmin/Editora/Revista_Psicologia/Teoria_e_Pratica_Volume_3_-_Numero_1/v3n1_art6.pdf
  • A principal virtude da prova de Rorschach está em seu poder de fornecer um padrão integrado de personalidade global e articular este padrão de maneira qualitativa específica em varias dimensões da personalidade. 

    CAP. 2 do livro: “Porte de Armas de Fogo”

    Considerações sobre a Prova de Rorschach


  • De maneira "Quantitativa"?

  • pois é, não seria qualitativa, em vez da quantitativa?

  • RESPOSTA "E"

    De acordo com Jurema Alcides Cunha, Psicodiagnóstico V,

    No teste de Rorschach a interpretação leva em conta aspectos quantitativos e qualitativos. Pág. 256.

  •  a) dispensar qualquer tipo de sistematização ou codificação das variáveis envolvidas na coleta das respostas dos examinandos.

     b) identificar imagens e classificá-las de forma a encontrar marcadores unicamente na esfera psicopatológica da personalidade.

     c) que suas respostas decorrem da mobilização de um único processo psíquico superior, ou seja, da percepção.

     d) o entendimento que o modo como cada examinando vive e interpreta suas experiências quando se defronta com situações novas é sempre inabalável e rígido.

     e) poder fornecer um padrão integrado de personalidade global e articular esse padrão de maneira quantitativa específica em numerosas dimensões da personalidade.

  • A principal virtude do Rorschach é poder fornecer um padrão integrado de personalidade global e articular esse padrão de maneira quantitativa específica em numerosas dimensões da personalidade.


ID
229234
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando um psicólogo aplicar um determinado teste psicológico, ao corrigi-lo e analisá-lo deve seguir rigorosamente as normatizações apresentadas no manual oficial do material aplicado e manter-se atualizado com a legislação específica divulgada

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a questão!
  • O CFP é o órgão que divulga quais testes estão aptos para uso. 

  • fizeram pegadinha!!! conselho de classe?? código de ética? marquei essa e erreiii. confuso pra mim.

  • Conselho de classe = CFP

  • Quando um psicólogo aplicar um determinado teste psicológico, ao corrigi-lo e analisá-lo deve seguir rigorosamente as normatizações apresentadas no manual oficial do material aplicado e manter-se atualizado com a legislação específica divulgada pelo conselho de classe


ID
231250
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A técnica projetiva de teste psicológico criado pelo médico e psicólogo Mira y López (1896-1964) utilizado em alguns Estados do Brasil para se obter a Carteira Nacional de Habilitação, que visa avaliar aspectos da personalidade como depressão e elação, tônus vital, impulsividade e ansiedade é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Prova de expressão gráfica que se propõe a explorar a personalidade através da análise das tensões musculares involuntárias que revelam as tendências fundamentais de reação, constituídos por suas peculiaridades temperamentais e caracterológicas. Trata-se de uma prova psicomotora baseada na simbiose dos músculos com os movimentos. O PMK é um dos poucos testes de personalidade que pelas suas próprias características permitiu a elaboração de dados quantitativos, que apóiam substancialmente a interpretação dos dados qualitativos. Apresenta tabelas estatísticas elaboradas na população brasileira para adolescentes, população em geral e motoristas, entre outras. Existem várias pesquisas que estudaram a validade do PMK sob diversos aspectos, com diferentes amostras e em situações específicas. O teste tem validade lógica na medida em que se baseia em uma teoria consistente, com termos definidos e conceitos próprios e coerentes. Usada em Seleção de Pessoal, Psicodiagnóstico, Avaliações Periciais etc. Faz-se necessário para sua aplicação uma mesa especialmente desenhada e planejada para tal e o uso e folhas impressas, padronizadas, anteparos e lápis especiais. Existem duas formas de aplicação: completa e abreviada, ambas individuais e aceitas pelos autores do teste. Nos trabalhos clínicos, o teste deve ser aplicado em duas fases, completo, isto é, com todos os traçados contidos nas 6 folhas que compõem o teste e com um intervalo mínimo de 48 horas. Em sua forma abreviada, aplicada em só sessão, devem ser usados os Lineogramas, Zigue-Zagues, Escadas ou Círculos, Cadeias Sagitais, Paralelas Egocífugas, Us Verticais, Paralelas Egocípetas e Us Sagitais. Pode ser utilizado para todos os níveis de escolaridade e com tempo de aplicação livre, dependendo das características de cada pessoa. Adaptação para cegos: a fundamentação teórica do teste é a mesma. Foram criados moldes nos lineogramas, zigue-zagues, escadas, paralelas e us. O sujeito apóia a ponta do lápis no vazado do molde e treina. O aplicador o retira e deixa o sujeito realizar o traçado normalmente. A avaliação é feita de acordo com as normas gerais. O kit contém os moldes, um manual, e um modelo impresso em braile, para o sujeito “ver” como são os traçados.
    RESOLUÇÃO CFP Nº 002/2003

    http://www.magopsi.com.br/novo/index.html
  • Vale lembrar que o PMK saiu da lista dos aprovados pelo CFP.

ID
234763
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O teste psicológico é uma amostra de comportamento que possibilita a medida padronizada de determinado construto estudado. Quando o psicólogo escolhe os instrumentos de avaliação, ele deve atentar para as características psicométricas do teste e do grupo normativo. Sobre o teste psicológico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    A avaliação objetiva dos testes psicológicos inclui, em geral, a determinação da sua validade e da sua precisão em situações específicas. Segundo Pasquali (2001), costuma-se definir a validade de um teste dizendo que ele é válido se de fato mede o que supostamente deve medir (p.112). A validade é a questão mais importante a ser proposta com relação a qualquer teste psicológico, uma vez que, apresenta uma verificação direta do teste satisfazer sua função.

    Pasquali (2001) considera que o conceito de precisão ou fidedignidade se refere ao quanto o escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito num traço qualquer. O termo precisão, quando usado em psicometria, sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando retestado com o mesmo teste, ou com uma forma equivalente. Antes de um teste psicológico ser apresentado para o uso geral, é preciso realizar uma verificação completa e objetiva de sua precisão.

  • A técnica teste e reteste é utilizada para verificar a fededignidade de um teste, e não a validade.

    "Diversos métodos para obter a fidedignidade das escalas e testes são sugeridos na literatura. Os métodos são alternativos, em geral, mas mais de um método pode ser utilizado, principalmente quando queremos estabelecer a fidedignidade em relação aos dois conceitos principais: consistência interna e estabilidade no tempo. São os seguintes os métodos de fidedignidade:

    • Método do teste-reteste

    • Método das formas paralelas

    • Método das metades

    • Coeficientes de consistência interna"


  • Vejo que depois da resposta correta a maioria massacrante respondeu a letra B como a correta. Aos que marcaram letra B certamente confundiram os conceitos de Validade e Fidedignidade. Para que isto não mais aconteça (já que é recorrente questões que exigem do candidato tal diferenciação) vamos a uma pequena revisão dos termos:

    Validade

    DEFINIÇÃO CLÁSSICA - O teste mede aquilo a que ele se propõe?

    DEFINIÇÃO ATUAL - o grau em que todas as evidências acumuladas corroboram a interpretação pretendida dos escores de um teste para os fins propostos.

    A validade é uma questão de julgamento que diz respeito aos escores dos testes, como são empregados para um determinado objetivo em um dado contexto.

    Todos os procedimentos para determinar validade tratam das relações entre o valor obtido no teste ou escala e outros fatores (critérios) observáveis, independentes, sobre as características do comportamento em consideração.


    Fidedignidade (confiabilidade)


    Qualidade dos escores do teste. Ele mede bem, com acurácia, aquilo a que se propõe? Estão relativamente livres de erros de mensuração?

    A qualidade da fidedignidade não pertence ao teste e sim aos escores deles obtidos.

    Não é absoluta nem imutável. Por isso, as possíveis fontes de erro na mensuração e o grau em que estas influenciam qualquer uso específico de um teste devem ser levados em consideração, estimados e relatados sempre que escores de testes forem empregados.





  • Na verdade o coeficiente de fidedignidade de um instrumento, para que seu uso seja recomendado, deve ser menor ou igual a 0,60


ID
240187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um processo seletivo para o cargo de produtor de
eventos, foram realizadas duas atividades. A primeira consistiu em
um teste em que o selecionador apresentou uma folha branca
dividida em oito quadrados delimitados por uma moldura negra e
que, no centro de cada quadrado, havia sinais gráficos que deveriam
ser completados pelos candidatos como eles quisessem. No segundo
teste dessa primeira etapa, os candidatos deveriam apresentar frases
que descreviam suas características pessoais.
A segunda atividade consistia em uma entrevista em que
deveria ser respondida a seguinte pergunta: "Imagine que você seja
responsável pela produção de um famoso evento e que, uma hora
antes do início do evento, você receba a notícia de que a top model
internacional contratada pelo evento está doente e não virá. O que
você faria nesta situação?".


A respeito dessa situação hipotética e da avaliação comportamental,
julgue os itens subsequentes.

Na situação em apreço, a validade dos testes aplicados pode ser avaliada mediante a análise da consistência das respostas ou dos resultados em várias aplicações ao mesmo grupo durante um período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Na situação em apreço, a validade dos testes pode ser avaliada mediante a análise da consistência das respostas ou dos resultados em várias aplicações ao mesmo grupo (diferentes grupos) durante um período de tempo (em vários momentos diferentes)
  • A questão refere-se à precisão e não à validade.

    "Para Alchieri e Cruz (2003, p.59), os instrumentos psicométricos estão basicamente fundamentados em valores estatísticos que indicam sua sensibilidade (ou adaptabilidade do teste ao grupo examinado), sua precisão (fidedignidade nos valores quanto à confiabilidade e estabilidade dos resultados) e validade (segurança de que o teste mede o que se deseja medir).
    Segundo Pasquali (2001), costuma-se definir a validade de um teste dizendo que ele é válido se de fato mede o que supostamente deve medir. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando retestado com o mesmo teste, ou com uma forma equivalente."

    fonte: http://www.algosobre.com.br/psicologia/os-testes-psicologicos-e-as-suas-praticas.html



  • A questão está se referindo a Fidedignidade e não a Validade

ID
240196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um processo seletivo para o cargo de produtor de
eventos, foram realizadas duas atividades. A primeira consistiu em
um teste em que o selecionador apresentou uma folha branca
dividida em oito quadrados delimitados por uma moldura negra e
que, no centro de cada quadrado, havia sinais gráficos que deveriam
ser completados pelos candidatos como eles quisessem. No segundo
teste dessa primeira etapa, os candidatos deveriam apresentar frases
que descreviam suas características pessoais.
A segunda atividade consistia em uma entrevista em que
deveria ser respondida a seguinte pergunta: "Imagine que você seja
responsável pela produção de um famoso evento e que, uma hora
antes do início do evento, você receba a notícia de que a top model
internacional contratada pelo evento está doente e não virá. O que
você faria nesta situação?".


A respeito dessa situação hipotética e da avaliação comportamental,
julgue os itens subsequentes.

Na situação descrita, o primeiro teste realizado é um teste projetivo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Um teste projetivo é um tipo de teste psicológico que se baseia na chamada hipótese projetiva. De acordo com essa hipótese, a pessoa a ser testada, ao procurar organizar uma informação ambígua (ou seja, sem um significado claro, como as pranchas do teste de Rorschach), projeta aspectos de sua própria personalidade. O intérprete (ou seja, o psicólogo que aplica o teste) teria assim a possibilidade de, trabalhando por assim dizer "de trás para frente", reconstruir os aspectos da personalidade que levaram às respostas dadas.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_projetivo

  • O Teste de Wartegg é uma prova gráfica projetiva de personalidade que, mediante uma série de traços ou estímulos iniciais, leva o indivíduo a produzir desenhos. Seu objetivo diagnóstico é o de explorar a estrutura da personalidade em relação às funções básicas de emoção, imaginação, dinamismo, controle e realidade que são encontradas em diferentes intensidades e interações em todas as pessoas. Sua principal característica é a liberdade de expressão, pois não pressupõe padronização de respostas ou escalonagem (Freitas, 1993). A fundamentação teórica do Teste de Wartegg assenta-se na teoria dos arquétipos de Jung, de acordo com a qual o testando projeta, em suas produções gráficas, aspectos de sua personalidade associados aos estímulos que supostamente estão ligados a uma herança vivencial coletiva. Experiências do passado ou do presente, esquecidas ou ignoradas, poderão vir à tona e se revelar graficamente, manifestando-se como imagem simbólica.
    http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v6n1/v6n1a06.pdf
     
  • Mas foi considerado inviável para utilização pelo CFP.


ID
240199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um processo seletivo para o cargo de produtor de
eventos, foram realizadas duas atividades. A primeira consistiu em
um teste em que o selecionador apresentou uma folha branca
dividida em oito quadrados delimitados por uma moldura negra e
que, no centro de cada quadrado, havia sinais gráficos que deveriam
ser completados pelos candidatos como eles quisessem. No segundo
teste dessa primeira etapa, os candidatos deveriam apresentar frases
que descreviam suas características pessoais.
A segunda atividade consistia em uma entrevista em que
deveria ser respondida a seguinte pergunta: "Imagine que você seja
responsável pela produção de um famoso evento e que, uma hora
antes do início do evento, você receba a notícia de que a top model
internacional contratada pelo evento está doente e não virá. O que
você faria nesta situação?".


A respeito dessa situação hipotética e da avaliação comportamental,
julgue os itens subsequentes.

Na situação sob análise, o segundo teste é o de aptidão, que avalia a capacidade da pessoa de manter-se atenta durante determinado período.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    Aptidão não tem nada haver com, manter-se atenta durante determinado período.
  • Errada

    Na segunda fase é um Teste de Potência ou de Nível e não de Aptidão, pois mede a qualidade da execução, avalia a potencialidade do indivíduo em relação a alguma caracteristica.

  • Errada: Teste situacional, pois é uma situação problema apresentada na qual o candidato deve analisar e propor uma solução, ou seja, deve descrever como agiria naquela situação. Passos, et al. Atração e seleção de pessoas. 

  • Não entendi os comentários já feitos... O segundo teste é: "No segundo teste dessa primeira etapa, os candidatos deveriam apresentar frases que descreviam suas características pessoais." Acho que o pessoal que comentou se referiu à ultima parte, mas não foi isso que a questão pediu...
  • Lembrando que o primeiro teste à qual ele faz referencia é o teste Wartegg(WZT)

    Teste de WarteggWZTTeste de Complemento de Desenhos ou ainda Wartegg-Zeichen-Test é um teste psicológicomuito utilizado em recrutamento pessoal, realizado por psicólogos em empresas de diversos ramos.[1] Pesquisa de Tomazia e Pereira (1998), revelaram que este teste é o segundo mais utilizado na seleção de pessoal.[2] Tem como princípio a complementação de um desenho já iniciado. O teste WZT foi inicialmente apresentado no 15° Congresso de Psicologia de Jena, em 1937, por Ehrig Wartegg.[1]

    O teste consiste em uma folha com 8 quadrados de tamanho de 16 cm² cada. Quem faz o teste da continuidade a um desenho já iniciado; são relatadas a ordem em que estes foram feitos; são dados nomes aos desenhos; é dito pelo o grau de dificuldade de execução de cada desenho; e qual desenho o candidato mais gostou e menos gostou.

    É importante lembrar que de acordo com as avaliações dos testes psicológicos realizados pelo Conselho Federal de Psicologia do Brasil, alguns testes como Wartegg, e IAT, foram considerados desfavoráveis para aplicação, segundo os critérios estabelecidos na Resolução CFP n.º 002/2003.

  • conceito apresentado pela questão está errado, e o tipo de avaliação também incorreto.


ID
240202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação de perfil comportamental e aos
instrumentos psicológicos dos testes, julgue os itens que se seguem.

A adoção de protocolos de descrição e a observação comportamental são atividades fundamentais para a efetividade da avaliação das dinâmicas de grupo.

Alternativas
Comentários
  • A adoção de protocolos de descrição e a observação comportamental são atividades fundamentais para a efetividade da avaliação das dinâmicas de grupo.


ID
240205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação de perfil comportamental e aos
instrumentos psicológicos dos testes, julgue os itens que se seguem.

A validade preditiva diz respeito à avaliação do apoio que as consequências sociais, reais ou potenciais da interpretação e do uso do teste prestam àquilo que foi planejado como objetivo.

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão é necessário saber o que é validade relacionada ao critério.  Validade relacionada ao critério refere-se a quanto um preditor se relaciona a um critério. Ex: Quanto um resultado em uma prova de concurso prediz o futuro desempenho no cargo :)

    Os dois tipos principais de validade relacionada ao critério são:  concorrentes e preditivos.

    A principal diferença entre validade concorrente e a preditiva é o intervalo de tempo entre a coleta dos dados. Quando é medida a validade concorrente relacionada ao critério, queremos saber quão bem um preditor pode predizer um critério ao mesmo tempo, ou concorrentemente. Ex: fazer uma avaliação de desempenho entre concursados e terceirizados. Se os concursados tiverem um melhor resultado do que os terceirizados, então o critério prova de concurso é um bom preditivo. Ao medir a validade preditiva relacionada ao critério, coletamos informações preditivas e as usamos para predizer o desempenho futuro do critério.

  • Errado


    Validade é um julgamento avaliativo integrado do grau em que evidência empírica e racionalizações teóricas apóiam a adequação e propriedade de inferências e ações baseadas em escores de teste ou outros modos de avaliação.
     T
    ipos de validades que um teste pode ter. Vejamos alguns deles:

    4) Validade preditiva (predictive validity): variedade da validade de critério, em que este é medido temporariamente depois de obtidos os dados do teste(Cronbach & Meehl, 1955).

    http://www.scielo.br/pdf/ptp/v23nspe/18.pdf



     



     

     

     



  • Questão mal escrita de modo a confundir o candidato mais que testar conhecimento. Acredito que o erro está em "... à avaliação do apoio que as consequências sociais, reais ou potenciais da interpretação e do uso do teste...", pois o objetivo não medir o apoio dessas consequências.

    "A validade preditiva busca estabelecer relações entre o desempenho em um teste e outros fatores independentemente observáveis do comportamento, de modo que se possa estabelecer a probabilidade de ocorrência deste em função dos resultados do teste (Anastasi & Urbina, 2000)."
  • A validade preditiva é um aspecto da validade que busca estabelecer relações entre o desempenho em um teste e outros fatores independentemente observáveis do comportamento, de modo que se possa estabelecer a probabilidade de ocorrência deste em função dos resultados do teste (Anastasi & Urbina, 2000).


ID
240208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação de perfil comportamental e aos
instrumentos psicológicos dos testes, julgue os itens que se seguem.

Para avaliar a validade de critério é necessário comparar o desempenho em um teste aos registros reais da produção, às classificações da supervisão, aos resultados de treinamento e a outras medidas de sucesso que sejam adequadas a cada tipo de função.

Alternativas
Comentários
  • Validade de critério - medida até onde um teste prevê um critério ou está estatisticamente relacionada a ele
  • "Apenas a título de revisão, deixo um arquivo sobre Validade de Construto do Professor Heraldo Vianna. Achei o texto bastante esclarecedor.

     E só para revisar: em Psicometria temos algumas formas de subclassificar a Validade de um teste. 

    Basicamente, utilizamos o modelo Trinitário, onde a validade se divide em:

    1) Construto (ou de conceito)

    2) Conteúdo

    3) Critério


    Em relação a essas três divisões de validade, deixo as palavras do Professor Pasquali abaixo. 


    A validade de Constructo "é considerada a forma mais fundamental de validade dos instrumentos psicológicos e com toda a razão, dado que ela constitui a maneira direta de verificar a hipótese da legitimidade da representação comportamental dos traços latentes e, portanto, se coaduna exatamente com a teoria psicométrica aqui defendida" (Pasquali, 2009). [Pode ser acessado em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000500002]



    A validade de Conteúdo "consiste em verificar se o teste constitui uma amostra representativa de um universo finito de comportamentos (domínio). É aplicável quando se pode delimitar a priori e com clareza um universo de comportamentos, como é o caso em testes de desempenho, que pretendem cobrir um conteúdo delimitado por um curso programático específico" (Op. cit.).



    A validade de critério "consiste no grau de eficácia que ele tem em predizer um desempenho específico de um sujeito. O desempenho do sujeito torna-se, assim, o critério contra o qual a medida obtida pelo teste é avaliada. Evidentemente, o desempenho do sujeito deve ser medido/avaliado por meio de técnicas que são independentes do próprio teste que se quer validar" (Op. cit.)."


    http://www.nenc.com.br/blog/psicometriatiposdevalidadeempsicometriaclassica




ID
240325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a testes psicológicos indicados para avaliação comportamental, julgue o item abaixo.

O teste D2, o teste pictórico de memória visual e o teste Wisconsin de classificação de cartas são indicados para avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes, não sendo adequados, portanto, para a avaliação técnico-comportamental de profissionais em organizações.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Gente, a princípio eu achei que o gabarito desta questão deveria ter sido alterado para ERRADO, principalmente porque o D2 é costumeiramente utilizado para avaliação de profissionais em organizações.

    Contudo, lendo e relendo a questão, cheguei a conclusão de que a questão está certa, em virtude do D2 ser um teste que mede a atenção concentrada de uma pessoa, não avaliando assim seu conhecimento técnico ou seu comportamento.

    O que vocês acham? Será que é isso mesmo? Seria uma pegadinha do CESPE ou mais uma questão com gabarito errado, e que a banca não considera os recursos enviados para mudança de gabarito?

  • Acredito que cabe recurso sim a essa questão. Se uma das características do perfil do candidato for possuir certo nivel de atençao concentrada, por exemplo um controlador de voo, o teste avalia eficientemente tal característica. Muitos psicólogos utilizam o teste nas organizações e nos próprios certames de órgãos públicos como uma das ferramentas de avaliação de perfil.
  • O teste D2 não afere a memória, mas a atenção.
  • Agoraaa que entendi o erro. Boa observação...nesta o CESPE foi bem malvado...
  • Meu questionamento é quanto a utilização do teste píctório de memória visual para crianças, uma vez que em seu manual, há a recomendação para aplicação em um público alvo entre 17 e 97 anos.
  • com certeza o D2 avalia a questão técnica, em muitas áreas organizacionais, como a atenção. Essa não entendi CESPE!

  • Parece que todos os testes apontados na questão podem ser aplicados em adultos. Não compreendi oque há de certo nessa afirmativa.

  • D2 é a partir de 07 anos porém é um teste de atenção concentrada e não memória.


ID
240370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca de intervenção psicossocial.

Em projetos de intervenção psicossocial, as dinâmicas de grupo e os jogos substituem os testes psicológicos, instrumentos considerados inadequados para esse tipo de intervenção.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada principalmente pelo seu caráter impositivo.


ID
269740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao processo de psicodiagnóstico e às técnicas
projetivas, julgue os itens a seguir.

Os objetivos do psicodiagnóstico incluem a descrição e a compreensão, da forma mais completa possível, da personalidade de um indivíduo ou de um grupo familiar.

Alternativas
Comentários
  • Para Ocampo et al. (2005), o psicodiagnóstico é um processo que envolve quatro etapas. A primeira vai do contato inicial à primeira entrevista com o paciente; a segunda é a fase de aplicação dos testes e técnicas projetivas; a terceira é o encerramento do processo, com a devolução oral ao paciente (e/ou aos pais); e a quarta consiste na elaboração do informe escrito (laudo) para o solicitante.

    Fonte: http://psicologiadeluxo.blogspot.com/2010/04/estrategias-de-diagnostico-e-avaliacao.html
  • Certo

    Do meu ponto de vista, o objetivo do psicodiagnóstico é chegar a uma descrição e compreensão da personalidade total do paciente e/ou de seu grupo familiar, da maneira o mais completa e profunda possível, por meio de uma abordagem dinâmica, complexa e integrada. Essa atividade está sendo compreendida, segundo sua concepção mais corrente, como uma prática de duração limitada (NASCIMENTO, 2001).

    http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/ptp/article/viewFile/1102/813


     

  • O objetivo do processo psicodiagnóstico segundo OCAMPO (1981), é descrever e compreender a personalidade total do paciente, os aspectos do passado, presente e futuro. É um processo limitado no tempo que enfatiza a investigação dos sintomas e as características da indicação, através de técnicas como: entrevista semidirigida, técnicas projetivas, entrevista de devolução.

  • A assertiva traz a conceituação exata de psicodiagnóstico proposta por OCampo e cols(2009),segundo o qual o psicodiagnóstico tem como expectativa o alcance da descrição e comprreensão, o mais profunda e completamente possível da personalidade do paciente ou do grupo familiar, abarcando os aspectos pretéritos , presentes (diagnóstico) e futuros (prognósticos) dessa personalidade.

    Gabarito:CERTO


ID
295072
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em novembro de 2001, o Conselho Federal de Psicologia-CFP editou a resolução nº 25/2001 que regulamentou a elaboração, a comercialização e o uso de testes psicológicos, pormenorizada, em 2003, por intermédio da resolução nº 2/2003. Em decorrência desses documentos legais,

Alternativas
Comentários
  • Art. 16 - Será considerada falta ética, conforme disposto na alínea c do Art. 1º e na
    alínea m do Art. 2º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, a utilização de testes
    psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo CFP, salvo os casos de
    pesquisa.
  • As resoluções a que se refere a questão foram alteradas pela Resolução CFP n° 005/2012 (Altera a Resolução CFP n° 002/2003, que define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos).

    Desta forma, a questão está atualmente desatualizada.

  • A questão não está desatualizada, visto que a referida resolução de 2012 apenas alterou (não revogou) a 2003, não mudando em nada os critérios avaliadores da presente questão.

    No entanto, existe um erro grotesco no enunciado da questão:
    A 02/2003 não veio para "pormenorizar" a 23/2001 como afirma a questão.
    A 02/2003 veio para revogar a 23/2001.

    http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2003/03/resolucao2003_02_Anexo.pdf


ID
313825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da avaliação psicológica, julgue os itens que se seguem.

A natureza da medida psicológica implica em problemas como isomorfismo, unicidade e erro em avaliação psicológica.

Alternativas
Comentários

ID
313831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da avaliação psicológica, julgue os itens que se seguem.

Os testes psicológicos referentes a critério permitem a diferenciação entre grupos distintos em relação a um fenômeno que se deseja medir.

Alternativas
Comentários
  • validade de critério 

    grau de eficácia que ele tem em predizer um determinado desempenho de um sujeito. Fachel & Camey (2000) consideram que o teste pode ser um preditor presente ou futuro. Isso quer dizer que se podem distinguir dois tipos de validade de critério: preditiva e concorrente. De acordo com Pasquali (2001), a diferença entre os dois é o tempo que há entre a coleta de informações pelo teste e a coleta de informações sobre o critério. Se for ao mesmo tempo, é validade concorrente. Se os dados de critério forem coletados depois das informações sobre o teste, é validade preditiva.

     


ID
313834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da avaliação psicológica, julgue os itens que se seguem.

A escala psicométrica é um instrumento de medida utilizado para medir um atributo físico de natureza individual ou social.

Alternativas
Comentários
  • Errado: Medir atributo psicológico

  • As escalas psicométricas “têm como objetivo estabelecer uma relação de função entre estímulos ambientais (físicos, sociais) e o comportamento do indivíduo”, ao avaliar em que medida um dado estímulo consegue imprimir respostas sobre esse, possibilitando, como no caso da EPEA, a mensuração das atitudes dos enfermeiros diante de fatores que podem predispor à ocorrência de eventos adversos.


ID
313837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da avaliação psicológica, julgue os itens que se seguem.

A mensuração de atributos sociais deve ser realizada por meio de instrumentos psicofísicos de avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Psicométricos

  • Gabarito: ERRADO

    Os atributos da realidade que são medidos nas ciências sociais não permitem medida fundamental. Portanto, só poderão ser medidos através de Leis (Relação estabelecidas por variáveis, por exemplo, Lei do reforço) e teorias.

    A Psicometria também chamada de Teoria Clássica dos Testes, ela representa a teoria e a técnica de medida de processos mentais, aplicadas nas áreas das ciências sociais/ humanas. Ela está fundamentada na teoria da medida em ciências geral, ou seja, no método quantitativo. A TCT tem origens na psicofísica através dos psicólogos Ernst Weber, Gustav Fechner, Francis Galton e Leon Louis Thurstone, sendo este último considerado o maior contribuidor, pois fez a diferenciação da TCT (Psicometria) com a Psicofísica.

    https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/principais-consideracoes-sobre-medida-em-psicologia/19811


ID
314077
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É exemplo de teste de personalidade projetivo:

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!
  • Comentário com fins pedagógicos 

     

    G 36  -   Avaliar o fator "g" de inteligência 

     

    G 38 - Avaliar o fator "g" de inteligência

     

    PMK - é teste psicológico gráfico e expressivo que permite inferir aspectos da personalidade, variações do estado emocional/humoral e aspectos atitudinais. (PROJETIVO)

     

    DISC - o teste DISC avalia o comportamento das pessoas em um certo ambiente e é baseado na teoria desenvolvida pelo psicólogo Wiliam Moulton Marston (o criador da mulher maravilha)

     

    QUANTUM - o método quantum está estruturado na forma de avaliação comportamental 

     

     

    https://www.vetoreditora.com.br/produto/1807370/colecao-g-36-teste-nao-verbal-de-inteligencia

    https://www.vetoreditora.com.br/produto/1807371/colecao-g-38-teste-nao-verbal-de-inteligencia

    https://www.vetoreditora.com.br/produto/1817623/colecao-pmk

    https://blog.runrun.it/teste-disc-que-estilo-de-profissional-e-voce/

    https://www.personare.com.br/mapeie-suas-caracteristicas-comportamentais-m2064

  • Comentário com fins pedagógicos 

     

    G 36 -  Avaliar o fator "g" de inteligência 

     

    G 38 - Avaliar o fator "g" de inteligência

     

    PMK - é teste psicológico gráfico e expressivo que permite inferir aspectos da personalidade, variações do estado emocional/humoral e aspectos atitudinais. (PROJETIVO)

     

    DISC - o teste DISC avalia o comportamento das pessoas em um certo ambiente e é baseado na teoria desenvolvida pelo psicólogo Wiliam Moulton Marston (o criador da mulher maravilha)

     

    QUANTUM - o método quantum está estruturado na forma de avaliação comportamental 

  • Excelente!


ID
314095
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria multifuncional de Thrustone é a abordagem mais conhecida das aptidões. Para ele o fator inteligência geral é o fator G, composto pelo agrupamento dos demais fatores que são aptidão verbal (V); fluência verbal (W); aptidão numérica (N); aptidão espacial (S); memória associativa (M); aptidão perceptiva (P) e raciocínio

Alternativas
Comentários
  • A partir da teoria fatorial, L. L. Thurstone desenvolveu nos Estados Unidos a teoria multifatorial. A estrutura mental, segundo essa teoria, é formada de um número relativamente pequeno de grandes fatores, mais ou menos independentes entre si, cada um responsável por uma determinada aptidão. Thurstone definiu sete fatores e organizou uma série de testes para medi los, aos quais denominou Testes de Habilidades Primárias.

    Os sete fatores de Thurstone são os seguintes:

    1. Fator V ou Compreensão Verbal, que é o principal fator encontrado em testes, que envolvem leitura, analogias verbais, sentenças desordenadas, vocabulário etc. É também chamado de aptidão verbal; e envolve relações e raciocínio verbais.

    2. Fator W ou Fluência de Palavras (Word Fluency), que é encontrado em testes de anagramas, rimas, testes em que se escrevem palavras que começam com a mesma letra etc. É a fluência verbal ou extensão de vocabulário.

    3. Fator N ou Numérico, que é diretamente relacionado com a rapidez e exatidão em cálculos aritméticos simples.

    4. Fator S ou Relações Especiais (Space Relations), que é a habilidade para visualizar relações espaciais em duas e três dimensões.

    5. Fator M ou Memória Associativo, que é identificado principalmente através de testes de memória mecânica e associação de pares; envolve memorização.

    6. Fator P ou Rapidez Perceptual, que é a habilidade para perceber rápida e exatamente detalhes visuais ou reconhecer rapidamente similaridades e diferenças; é também denominada aptidão burocrática, atenção concentrada ou percepção de detalhes; e

    7. Fator R ou Raciocínio, inicialmente Thurstone postulou a existência de dois fatores: raciocínios indutivo e dedutivo; todavia, não encontrando evidência empírica da distinção entre ambos, propôs um único fator de raciocínio.

  • Os sete fatores de Thurstone são os seguintes:

    1. Fator V ou Compreensão Verbal, que é o principal fator encontrado em testes, que envolvem leitura, analogias verbais, sentenças desordenadas, vocabulário etc. É também chamado de aptidão verbal; e envolve relações e raciocínio verbais.

    2. Fator W ou Fluência de Palavras (Word Fluency), que é encontrado em testes de anagramas, rimas, testes em que se escrevem palavras que começam com a mesma letra etc. É a fluência verbal ou extensão de vocabulário.

    3. Fator N ou Numérico, que é diretamente relacionado com a rapidez e exatidão em cálculos aritméticos simples.

    4. Fator S ou Relações Especiais (Space Relations), que é a habilidade para visualizar relações espaciais em duas e três dimensões.

    5. Fator M ou Memória Associativo, que é identificado principalmente através de testes de memória mecânica e associação de pares; envolve memorização.

    6. Fator P ou Rapidez Perceptual, que é a habilidade para perceber rápida e exatamente detalhes visuais ou reconhecer rapidamente similaridades e diferenças; é também denominada aptidão burocrática, atenção concentrada ou percepção de detalhes; e

    7. Fator R ou Raciocínio, inicialmente Thurstone postulou a existência de dois fatores: raciocínios indutivo e dedutivo; todavia, não encontrando evidência empírica da distinção entre ambos, propôs um único fator de raciocínio.


ID
314149
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um psicodiagnóstico, o psicólogo optou por utilizar o teste H-T-P (Casa - Árvore - Pessoa) de John N. Buck. Ele consultou o Manual e Guia de Interpretação desta técnica projetiva de desenho para verificar o tempo sugerido para a aplicação do teste e encontrou que a aplicação do H-T-P requer de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A é a correta!

    Considerei esta deviso ao número 3 de desenhos, as outras categorizam como se houvessem mais de 3 desenhos. 



  • HTP investiga o fluxo de personalidade à medida em que invade área da criatividade artística. Pode ser aplicado ranto em crianças, adolescentes e adultos, como em deficientes mentais/intelectuais, pessoas sem escolaridade, estrangeiros que não dominam perfeitamente o idioma, mudos, tímidos e bloqueados emocionalmente na área verbal.

    Os desenhos devem ser executados na seguinte ordem: CASA, ARVORE, FIGURA HUMANA e FIGURA HUMANA DO SEXO OPOSTO AO DA PRIMEIRA DESENHADA.

  • Em um psicodiagnóstico, o psicólogo optou por utilizar o teste H-T-P (Casa - Árvore - Pessoa) de John N. Buck. Ele consultou o Manual e Guia de Interpretação desta técnica projetiva de desenho para verificar o tempo sugerido para a aplicação do teste e encontrou que a aplicação do H-T-P requer de 30 a 90 minutos, dependendo do número de desenhos solicitados pelo examinador e que, no mínimo, podem ser pedidos 3 desenhos e conduzido um inquérito sobre cada desenho.


ID
314155
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo foi nomeado para realizar um diagnóstico para inspeção de saúde e, considerando a Resolução CFP no 002/2003, com o intuito de escolher recursos para auxiliá-lo nesta tarefa, consulta

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D - o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI do Conselho Federal de Psicologia – CFP e verifica que, na atualização realizada em novembro de 2010, o Rorschach Sistema Compreensivo está entre os testes que, para sua aplicação, receberam parecer favorável.
  • Um psicólogo foi nomeado para realizar um diagnóstico para inspeção de saúde e, considerando a Resolução CFP no 002/2003, com o intuito de escolher recursos para auxiliá-lo nesta tarefa, consulta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI do Conselho Federal de Psicologia – CFP e verifica que, na atualização realizada em novembro de 2010, o Rorschach Sistema Compreensivo está entre os testes que, para sua aplicação, receberam parecer favorável.

    Resolução 02/2003 - revogada

    Resolução 09 /2018 - atual


ID
314158
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Foi solicitado a um psicólogo que prescreva um tratamento a um indivíduo. Para avaliá-lo ele resolveu incluir nos seus procedimentos, um teste como técnica para a investigação da dinâmica da personalidade, composto por 31 pranchas que abrangem situações humanas clássicas, em cujas instruções originais, a cada sujeito devem ser aplicados 20 estímulos, perfazendo o total de vinte histórias.

O teste escolhido foi o Teste

Alternativas
Comentários
  • A forma estandartizada do TAT contém 31 cartões em que situações são representadas. Alguns deles envolvem homens, outros mulheres, outros ainda pessoas de ambos os sexos, outros pessoas sem um sexo definido, algumas vezes adultos, outras crianças e algumas vezes situações sem seres humanos. Um dos cartões é completamente branco. Apesar de o teste ter sido desenvolvido de forma a os cartões corresponderem ao sujeito testado em sexo e idade, qualquer dos cartões pode ser usado com qualquer pessoa. A maior parte dos aplicadores escolhe um conjunto de aproximadamente dez cartões, já utilizando aqueles que eles consideram mais úteis, já aqueles que eles crêem mais adaptados à história e à situação do indivíduo, encorajando-o, assim, a expressar seus conflitos emocionais.
  • de Apercepção Temática.

  • T.A.T

  • Foi solicitado a um psicólogo que prescreva um tratamento a um indivíduo. Para avaliá-lo ele resolveu incluir nos seus procedimentos, um teste como técnica para a investigação da dinâmica da personalidade, composto por 31 pranchas que abrangem situações humanas clássicas, em cujas instruções originais, a cada sujeito devem ser aplicados 20 estímulos, perfazendo o total de vinte histórias. O teste escolhido foi o Teste de Apercepção Temática.

    A forma estandartizada do TAT contém 31 cartões em que situações são representadas. Alguns deles envolvem homens, outros mulheres, outros ainda pessoas de ambos os sexos, outros pessoas sem um sexo definido, algumas vezes adultos, outras crianças e algumas vezes situações sem seres humanos. Um dos cartões é completamente branco. Apesar de o teste ter sido desenvolvido de forma a os cartões corresponderem ao sujeito testado em sexo e idade, qualquer dos cartões pode ser usado com qualquer pessoa. A maior parte dos aplicadores escolhe um conjunto de aproximadamente dez cartões, já utilizando aqueles que eles consideram mais úteis, já aqueles que eles crêem mais adaptados à história e à situação do indivíduo, encorajando-o, assim, a expressar seus conflitos emocionais.


ID
318046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com referência à pesquisa e intervenção em organizações, julgue os itens seguintes.

Ao perguntar a um empregado o que é motivação para você?, o psicólogo organizacional procura compreender, com uma questão com validade de conteúdo, a motivação no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Borges, as teorias de conteúdo (Hierarquia das Necessidades, Fatores Higiêncios e Motivacionais e a Teoria ERC) atribuem uma conotação bastante simplificada à motivação no trabalho. Elas não consideram:
    a) as necessidades humanas variam entre as pessoas e se modificam ao longo do tempo;
    b) o modo como as necessidades são expressas em comportamentos também se alteram de pessoa para pessoa;
    c) o comportamento das pessoas nem sempre é coerene com as suas necessidades;
    d) o modo como as pessoas atuam para satisfazer suas necessidades e quando são frustradas também é complexo;
    e) as necessidades sofrem transformação em suas prioridades de acordo com a cultura.
    Assim, não é possível dizer que uma simples pergunta garante a validade de conteúdo no trabalho.
  • Para responder a esta questão é necessário saber o que é VALIDADE (Capacidade de aferir exatamente aquilo que se pretende aferir) e VALIDADE DE CONTEÚDO ( que afirma que para se ter validade de conteúdo é necessário que se tenha uma amostra significativa).

    A questão só traz uma única pergunta a um único empregado ( amostra não significativa) portanto não tem validade de conteúdo. Por isto a asseriva está incorreta.

  • A validade de conteúdo significa que uma mensuração com vários itens de uma variável cobre adequadamente todo o domínio da variável. Isto é mais bem observado, por exemplo, no caso de um exame, se as questões fazem ou não um bom trabalho no sentido de cobrir adequadamente o material de um semestre. Uma única questão geralmente não consegue cobrir todo o material do capítulo inteiro de um livro.
    Um exame de validade de conteúdo faz muitas perguntas e abrange todos os tópicos em um capítulo. 
    (Spector, Paul. Psicologia nas organizações, p. 54, 2010).
  • Essa pergunta do Psicólogo organizacional avalia apenas a Validade Aparente que enfoca a forma e o vocabulário utilizado. É a menos satisfatória das validades, pois avalia somente se há consistência teórica e é uma avaliação subjetiva. (Professor Alysson Barros)  

  • VALIDADE DE CONTEÚDO - é necessário que se tenha uma amostra significativa / mensuração.

    VALIDADE APARENTE - foca a forma e o vocabulário utilizado.


ID
318112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da avaliação neuropsicológica, julgue os itens subsequentes.

Os instrumentos ou testes utilizados na avaliação psicológica são adotados conforme padrão já estabelecido; ou seja, eles independem da faixa etária do paciente.

Alternativas
Comentários
  • Errada, pois dependendo da faixa etária os instrumentos mudam.
  • A opção por um instrumento específico, além de eventualmente ficar delimitada pelo objetivo do exame, deve ser feita tanto pela consideração das características demográficas do sujeito (idade, sexo, nível sociocultural, etc) como por suas condições específicas (comprometimentos permanentes ou temporários de ordem sensorial, motora, cognitiva, etc). Também devem ser levados em conta fatores situacionais, como hospitalização do paciente e uso de determinadas medicações, que podem ter reflexos nos correlatos comportamentais, que têm efeitos nas respostas dos testes.

    (Cunha, 2000, p. 109).
  • Erradíssima! Instrumentos e Testes seguem um critério de idade a ser aplicado no sujeito. Exemplo disso é o WISC III.


ID
318115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da avaliação neuropsicológica, julgue os itens subsequentes.

Com base nas hipóteses sobre déficit cognitivo é que se selecionam os testes para avaliação neuropsicológica.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a questão, alguém pode me ajudar?
    Acredito que a avaliação neuropsicológica engloba outros aspectos além do défti cognitivo.
  • Pelo que eu entendi, todos os testes psicológicos, para serem aplicados em uma avaliação psicológica, devem ser selecionados de acordo com as hipóteses iniciais e objetivos da avaliação. Dessa forma, se há uma suspeita ou hipótese de déficit cognitivo, é aí que podem ser selecionados os testes para avaliação neuropsicológica.
  • "Na área da avaliação neuropsicológica, conforme Lezak (1995), uma das maiores autoridades no assunto, há duas regras que, em hi- pótese alguma, podem ser quebradas: a) “Trate cada paciente como um indivíduo” e b) “Pense a respeito do que você está fazendo” (p.110). Talvez você considere essas regras por demais elementares para serem propostas. Mas a idéia básica é de que todo o exame, todas as estratégias usadas, as tarefas propostas e toda a sua atenção, numa avaliação neuropsicológica, têm de se adequar às particularidades individuais do examinando, às suas necessidades, bem como às suas competências e limitações. Isso vale dizer que, por mais que um psicólogo tenha especial preferência pelos ensinamentos freudianos, frente a um adulto que apresentou mudanças de personalidade marcantes, afetando funções cognitivas, ele não vai se contentar em dizer que tais sintomas podem ter uma explicação psicodinâmica (Weinstein & Seidman, 1994), ainda que saiba que a depressão pode ter efeitos sobre a atenção, concentração e memória. Não, cada caso é um caso, que deve ser examinado sob todas as perspectivas adequadas, a partir de hipóteses fundamentadas e não na base de idéias preconcebidas. Portanto, se as questões do encaminhamento envolvem menção de dificuldades cognitivas associadas com mudanças marcantes de personalidade, num adulto, essas dificuldades constituem obrigatoriamente um primeiro foco de atenção. Entre as dimensões de comportamento, a que é o principal objeto de análise, na avaliação neuropsicológica, é a cognição (e, particularmente, a memória), seja por serem os prejuízos das funções cognitivas os principais correlatos de alterações cerebrais, seja por sua acessibilidade à mensuração, mas isso não significa que os problemas do SNC não se reflitam em outras dimensões do comportamento (Lezak, 1995). São prioridades no exame que se estabelecem." 
    (Livro Psicodiagnóstico V, pag 171, Jurema).

  • Tatiana, alguns problemas no sistema nervoso central (que não sejam particularmente mémoria e cognição) podem refletir em outras dimensões do comportamento, no entanto, a questão nos fala de hipótese de déficit cognitivo, sendo assim, a avaliação é neuropsicológica. 

    capitulo 15 " O ABC da avaliação neuropsicológica"

    . Psicodiagnóstico V Jurema Alcides Cunha

  • Errei a questão mas aprendi com os comentários! Obrigado pessoal!


ID
318118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao sistema compreensivo de Rorschach

No sistema compreensivo de Rorschach, o processo de codificação é mais complexo que nos outros sistemas americanos.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta

    Uma das dificuldades encontradas no Rorschach é o fato de que para a codificação e interpretação das informações, diferentes sistemas são utilizados. Para o Satepsi são aceitos 4 modelos de correção.

  • Questão correta: cada resposta deve ser classificada através de um complexo sistema de códigos, que reduz as várias respostas a algumas categorias básicas.


ID
318121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao sistema compreensivo de Rorschach

Na aplicação do Rorschach, recomenda-se que aplicador e examinando sentem-se lado a lado; entretanto, se este for portador de transtorno mental grave, como esquizofrenia, por exemplo, recomenda-se que aplicador e examinando se posicionem frente a frente, visto que, assim, o examinando se sentirá mais seguro com o contato visual e, consequentemente, mais tranquilo, de modo que não haja alterações no resultado.

Alternativas
Comentários
  •  O sujeito deve estar à esquerda do psicólogo, e os dois devem formar um angulo de 90° para melhor observação do comportamento. Evitar frente a frente, pois cria uma situação de teste , o que é ansiogênico.
    Não achei nada diferenciando a posição para pacientes com transtorno mental grave.
  •  A posição do examinador deverá ser de 90º relativamente ao sujeito, e nunca na posição frente a frente. 

    Fonte: http://therabbitway.com/psicodigital/files/2012/04/Sample_Rorschach.pdf
  • O sujeito deve estar à esquerda do psicólogo, e os dois devem formar um angulo de 90° para melhor observação do comportamento. Evitar frente a frente, pois cria uma situação de teste , o que é ansiogênico.


ID
318124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às escalas Wechsler, julgue o item abaixo.

O WAIS-III consiste em uma escala Wechsler, elaborada para a avaliação do funcionamento intelectual de crianças.

Alternativas
Comentários
  • Wais é apropriado para avaliação cognitiva de adultos. A escala Wechslers elaborada para crianças é o Wisc.
  • Escalas Wechsler

    1. WAIS: Escala de inteligência para adultos.

    Avalia: Inteligência global.

    Público-Alvo: a partir de 16 anos.

    Forma de aplicação: Individual.

    Possui 14 subtestes que são aplicados de forma alternada. [execução, verbal...]

    Avalia: compreensão verbal, organização perceptual, memória de trabalho, velocidade de processamento.

    2. WISC - Escala de Inteligência Wechsler para crianças.

    Avalia: Atenção, concentração e variáveis da personalidade.

    Público-Alvo: 6 a 16 anos.

    Aplicação: Individual.

    Oferece a possibilidade de se obter medidas do: QI verbal, QI de execução, QI total.

    Índice de compreensão verbal, índice de organização perceptual, índice de memória operacional, índice de velocidade de processamento.

  • Adultos 


ID
336016
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um psicodiagnóstico, um psicólogo optou por utilizar o teste H-T-P (Casa – Árvore – Pessoa) de John N. Buck. No desenho da árvore, o sujeito deu ênfase exagerada nos galhos do lado esquerdo da árvore pelo número e tamanho. Ele consultou o Manual e Guia de Interpretação desta técnica projetiva de desenho e encontrou que esta característica do desenho sugere um desequilíbrio da per- sonalidade ocasionado por uma forte tendência

Alternativas
Comentários
  • É. Antes de fazer psicologia eu pensava assim.
  • O teste acima especificado não atende aos requisitos mínimos estabelecidos pela Resolução CFP n.º 002/2003,estando caracterizado como um teste psicológico sem condições de uso , pelos motivos a seguir: 1. Fundamentação teórica insuficiente. 2.Ausência de estudos brasileiros de padronização, precisão e validade. 2.Ausência de citação bibliográfica.

  • O Teste HTP, edição 2003 recebeu parecer FAVORÁVEL pelo CFP, decisão em vigor até a data atual:
    http://satepsi.cfp.org.br/listaTeste.cfm?status=1

  • Poxa cobrar decoreba de interpretação do htp é pra acabar, afeee

  • Segundo Jurema (2008, p 522 e 523), acerca dos galhos da árvore:

    "fornece indícios sobre como o sujeito percebe sua capacidade de encontrar satisfação no ambiente e a organizaçãototal teria que ver com seus sentimentos sobre o próprio equilíbrio emocional"

    Desta forma, quando os galhos são abundantes: "busca de excessiva satisfação". Refere-se ainda acerca da coloação da árvore na folha, afirma que "A colocação para a esquerda já não sugere equilíbrio emocional e se associa com forte influência materna".

  • Segundo Jurema (2008, p 522 e 523), acerca dos galhos da árvore:

    "fornece indícios sobre como o sujeito percebe sua capacidade de encontrar satisfação no ambiente e a organizaçãototal teria que ver com seus sentimentos sobre o próprio equilíbrio emocional"

    Desta forma, quando os galhos são abundantes: "busca de excessiva satisfação". Refere-se ainda acerca da coloação da árvore na folha, afirma que "A colocação para a esquerda já não sugere equilíbrio emocional e se associa com forte influência materna".

    No desenho da árvore, o sujeito deu ênfase exagerada nos galhos do lado esquerdo da árvore pelo número e tamanho. Esta característica do desenho sugere um desequilíbrio da personalidade ocasionado por uma forte tendência de busca de satisfação emocional direta e imediata.


ID
336025
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo incluiu a aplicação do TAT Teste de Aper- cepção Temática, de Henry A. Murray, em uma avaliação psicodiagnóstica e utilizou a prancha de no 16, em branco. Deu a instrução especial indicada, dizendo ao sujeito: “Veja o que você pode ver nesta prancha em branco. Imagine alguma cena aí e descreva-a em detalhe”. Como o sujeito não conseguiu responder, o psicólogo, respeitando o que é indicado nas instruções para a aplicação do teste, disse:

Alternativas
Comentários
  • A prancha 16 é dada com uma instrução especial: “Veja o que você pode ver nesta prancha em branco. Imagine alguma cena aí e descreva-a em detalhe”. Se o sujeito não conseguir, o examinador deve dizer: “Feche os olhos e imagine alguma coisa”. Depois que o sujeito der uma descrição completa daquilo que imaginou, o psicólogo deve dizer: “Agora me conte uma história sobre isso”.


  • Instruções para a prancha 16 (prancha em branco)

    1ª instrução: “Veja o que você pode ver nesta prancha em branco. Imagine alguma cena aí e descreva-a em detalhe”

    2ª instrução: (se o sujeito não conseguir responder:) “Feche  os olhos e imagine alguma coisa”. Depois que o sujeito der uma descrição  completa daquilo que imaginou, o psicólogo deve dizer: “Agora me conte uma história sobre isso”.


ID
336061
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entrevista semiestruturada, de avaliação, de fundamentação psicodinâmica, proposta por Ryad Simon (1989, 1993). É a Entrevista Diagnóstica

Alternativas
Comentários
  • Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada/EDAO. Esta tem por objetivo permitir a identificação da necessidade de ajuda psicológica, a partir de uma ou duas entrevistas clínicas, em programas de psicologia preventiva, em que a eficácia da adaptação é obtida pela avaliação da qualidade das respostas dos sujeitos para cada um dos setores da personalidade. Para tanto, três critérios são considerados: a satisfação que o comportamento proporciona ao sujeito, a medida que soluciona o problema e a medida em que se compatibiliza ou não com os valores e normas culturais, trazendo ou não conflito ao sujeito. Caso as três condições sejam atendidas, o comportamento é considerado adequado. Quando duas, pouco adequado, e uma pouquíssimo adequado.
    (http://www.puc-campinas.edu.br/websist/portal/pesquisa/ic/pic2011/resumos/2011831_8149_708732021_resAPE.pdf)

  • Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada/EDAO

    --> Entrevista semiestruturada, de avaliação, de fundamentação psicodinâmica, proposta por Ryad Simon (1989, 1993)

    -->  tem por objetivo permitir a identificação da necessidade de ajuda psicológica, a partir de uma ou duas entrevistas clínicas, em programas de psicologia preventiva, em que a eficácia da adaptação é obtida pela avaliação da qualidade das respostas dos sujeitos para cada um dos setores da personalidade. Para tanto, três critérios são considerados: a satisfação que o comportamento proporciona ao sujeito, a medida que soluciona o problema e a medida em que se compatibiliza ou não com os valores e normas culturais, trazendo ou não conflito ao sujeito. Caso as três condições sejam atendidas, o comportamento é considerado adequado. Quando duas, pouco adequado, e uma pouquíssimo adequado.

  • Gabarito:

    LETRA A: Adaptativa Operacionalizada (EDAO)


ID
393226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da atuação do psicólogo na organização, julgue os itens a seguir.

Os testes psicológicos foram desenvolvidos para, entre outros aspectos, analisar diferenças individuais em relação a inteligência, aptidão, conhecimentos e dimensões da personalidade. O uso de testes psicológicos nas organizações é exclusivo de psicólogos, pedagogos e técnicos que participem de processos seletivos como avaliadores.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os testes psicológicos foram desenvolvidos para, entre outros aspectos, analisar diferenças individuais em relação a inteligência, aptidão, conhecimentos e dimensões da personalidade. O uso de testes psicológicos nas organizações é exclusivo de psicólogos, pedagogos e técnicos que participem de processos seletivos como avaliadores.

    Avaliação psicológica é um processo de coleta de dados, cuja realização inclui métodos e técnicas de investigação, dentre eles os testes psicológicos, que, por sua vez, são instrumentos exclusivos do psicólogo. Ao lado disso, esses instrumentos são úteis à medida que, quando utilizados adequadamente, podem oferecer informações importantes sobre os testandos.

    http://www.scielo.br/pdf/rdpsi/v17n1/v17n1a11.pdf

    Os testes psicológicos têm um importante e longo caminho percorrido, no que se refere ao contexto da psicologia como ciência. Foram criados, e utilizados para determinar e analisar diferenças individuais em relação a inteligência, aptidões específicas, conhecimentos escolares, adaptabilidade vocacional e dimensões não intelectuais da personalidade. Sua utilização é de uma gama extraordinária e que vai, desde o ponto de vista psicológico, educacional, sociológico e até o cultural;. o seu uso freqüente inclui: desde a natureza e seqüência do desenvolvimento mental, à aspectos intelectuais, de personalidade e de grupos menos típicos como os superdotados, retardados mentais, neuróticos e psicóticos. (Freeman, 1962; Lopes, 1998)

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932000000200004&script=sci_arttext 

  • RESOLUÇÃO CFP N.º 002/2003 

    Art. 1º - Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1o do Art. 13 da Lei no 4.119/62. 

  • Os testes são nossos!



ID
393292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que a seleção de pessoal ocorre em fases e que, após a triagem, são aplicadas técnicas para identificar o candidato mais adequado ao cargo, julgue os itens a seguir.

Testes psicológicos em seleção de pessoal visam avaliar características do candidato no momento em que ele concorre à vaga e, a partir dessas características, predizer o desempenho que ele teria nas atividades do cargo pretendido.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato, uma das vantagens dos testes psicológicos é justamente avaliar o candidato no momento atual e gerar "previsões" para comportamentos futuros, ou seja, como provavelmente o candidato irá se comportar no desempenho da tarefa, o que não seria possível com a aplicação de uma prova, por exemplo.
  • Selecionar é, basicamente, identificar no candidato características compatíveis com o que ele precisará ter e/ou desenvolver para melhor desempenhar sua função, comparando o que o cargo requer com o que o candidato oferece. - manual de avaliação psicológica, coletânea conexãoPsi
  • Predizer = Prognóstico


ID
393301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a instrumentos utilizados em seleção de pessoas.

A validade preditiva de critério e de conteúdo avalia se o teste pode ser utilizado para alcançar o objetivo a que se destina e mede a qualidade e a confiabilidade do instrumento.

Alternativas
Comentários
  • A validade é considerada um dos mais relevantes aspectos a ser levado em conta para a construção dos Testes Psicológicos e “refere-se àquilo que um teste mede e a quão bem ele faz isso”.
    A verificação das evidências de validade pode ser realizada por meio de conteúdo, critério e construto.
    A validade de conteúdo envolve um exame do conteúdo do teste para verificar se ele abrange uma amostra representativa do domínio de comportamento a ser medido. A validade de conteúdo também serve “para determinar se a escolha dos itens é apropriada e relevante”.
    A validade de critério de um teste refere-se ao grau de eficácia que ele tem em predizer um determinado desempenho de um sujeito. Fachel & Camey (2000) consideram que o teste pode ser um preditor presente ou futuro. Isso quer dizer que se podem distinguir dois tipos de validade de critério: preditiva e concorrente. De acordo com Pasquali (2001), a diferença entre os dois é o tempo que há entre a coleta de informações pelo teste e a coleta de informações sobre o critério. Se for ao mesmo tempo, é validade concorrente. Se os dados de critério forem coletados depois das informações sobre o teste, é validade preditiva.
    A validade de construto é considerada como a forma mais fundamental de validade. Van Kolck (1981) afirma que esse tipo de validade visa pesquisar as qualidades psicológicas que o teste mede. Ela tem sido entendida como o “grau pelo qual o teste mede um construto teórico ou traço para o qual ele foi designado”

     Fonte: http://www.revispsi.uerj.br/v3n2/artigos/Artigo%202%20-%20V3N2.pdf
  • Errada 
    A Fidedignidade que está ligada a confiabilidade e não a validade!

    Validade: se o teste mede realmente aquilo que ele se propõe
    Fidedignidade: refere-se a confiabilidade e precisão do teste
    Padronização: é a uniformidade dos procedimentos, tanto na aplicação, quanto na pontuação  
  • Validade => O teste mede o que se propõe a medir? Fidedignidade => O escore obtido no teste se aproxima do escore verdadeiro do sujeito? Padronização => Há uniformidade dos procedimentos tanto de aplicação quanto de pontuação do teste? Adaptação => O teste corresponde à realidade em que é utilizado?
    Manual de avaliação psicológica, coletânea conexãoPsi    
  • A) Validade Relacionada a conteúdo: Exame sistemático do conteúdo do teste para determinar se os itens cobrem uma amostra representativa do universo do comportamento a ser medido e para determinar se a escolha dos itens é apropriada e relevante

     

    1)    Validade de conteúdo: é feita a partir do julgamento de diferentes juízes ou pessoas de reconhecido saber na área. Analisam a representatividade dos itens em relação aos conceitos e a relevância dos objetivos a medir

     

    2)    Validade de face (também denominada validade aparente): diz respeito à linguagem, a forma com que o conteúdo está sendo apresentado. Ex: um teste planejado para crianças e depois utilizado em adultos não terá validade de face. É avaliada por juízes e especialistas

     

    B) Validade relacionada a critério: aborda a qualidade da escala ou teste de funcionar como um preditor presente ou futuro de outra variável, operacionalmente independente, chamada critério.

    Ex: a) teste de inteligência como preditor do desempenho escolar

    b) questionário para avaliar transtornos psiquiátricos poderia ser validada se os resultados fossem comparados com o diagnóstico feito com base em entrevistas clínicas

     

    1)    Validade concorrente: a obtenção dos escores do teste e do critério são simultâneas. Trata da qualidade com que a escala pode descrever um critério presente

     

    2)    Validade preditiva: fará previsões (futuro). Trata da qualidade com que um teste pode predizer um critério futuro. Ex: teste de depressão poderá ser validado se os escores altos no teste forem confirmados por diagnósticos clínicos a posteriori.

     http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:iva_k4CPeOsJ:xa.yimg.com/kq/groups/21724067/883065742/name/validade%2Be%2Bfidedignidade.doc+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  • Livro: Psicodiagnóstico - V

    Jurema Alcides Cunha

    .

    "O objetivo ao construir essas escalas, é que essas medias sejam o mais precisas possível e que meçam realmente o que se estava querendo medir. Esses dois conceitos dizem respeito à fidedignidade (precisão, exatidão) e à validade das escalas de medidas, respectivamente, [...]" Pág. 158

    .

    "Métodos de fidedignidade:

    - Método de teste-reteste

    - Método as formas paralelas

    - Método das metades

    - Coeficientes de consistência interna" Pág. 160

    .

    "Métodos de validade:

    1- Validade relacionada a conteúdo

    1.1-  validade de conteúdo

    1.2- validade de face

    2- Validade relacionada a critério

    2.1- validade concorrente

    2.2- validade preditiva

    3- Validade relacionada à constructo

    3.1- validade convergente

    3.2- validade discriminante

    3.3- validade fatorial" Pág. 163

    .

    Validade preditiva está relacionada à critério e não ao conteúdo, além de ter como objetivo determinar se o teste mede aquilo que se destina a medir. Confiabilidade não é uma palavra utilizada no contexto dos testes psicológicos, e sim fidedignidade. Portanto, a questão encontra-se errada. 


ID
393304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a instrumentos utilizados em seleção de pessoas.

A validação preditiva é vital quando se trata de desenvolver testes para um processo seletivo, especialmente pela rapidez com que é possível verificar a relevância para as características que se deseja observar.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Validade preditiva: os dados de critério são coletados depois das informações sobre o teste.

  • Realmente é depois, mas acho que a parte errada é "especialmente pela rapidez que é possível verificar a relevância...". Uma avaliação rápida e simplista dificilmente tem boa validação preditiva.

    Acredito que seria mais realista e cientificamente adequado se estivesse escrito: "especialmente pela dificuldade e tempo necessário para verificar a relevância para as características que se deseja observar."

    Por exemplo, se você quer verificar que um indivíduo é pró-ativo no trabalho, ele ser pró-ativo uma vez na situação de teste não é suficiente para afirmar com segurança que ele vai ser assim no trabalho. Eu faria no mínimo três testes diferentes antes de ter segurança em afirmar isso.
  • A Validade Preditiva trata da qualidade com que um teste pode predizer um critérios futuro, portanto, não se "verifica rapidamente". O termo correto é Validade Concorrente, que se refere à qualidade com que a escala pode descrever um critério presente, ou seja, "verifica-se rapidamente".  
     

  • Para enteder o erro dessa questão devemos dividi-la.A parte correta da questão é a seguinte:"A validação preditiva é vital quando se trata de desenvolver testes para um processo seletivo..".Correto, pois quando um critério é avaliado no futuro, fala-se de validade preditiva, e o processo seletivo busca justamente  predizer o desempenho(ou habilidade) futuro.Porém, a questão peca quando diz:".. especialmente pela rapidez.. a relevância para as características..".Primeiramnete, validação não tem nada a ver com rapidez de processo avaliativo.A validade pode ser verificada sob diferentes perspectivas, enfocando-se o construto, o conteúdo e/ou o critério.E aí quando fala em relevância para as características, penso que foi o momento que o examinador parou para puxar uma baseado e voltou para finalizar a questão.

  • Encontrei o seguinte:

     

    "[...] o procedimento de validade preditiva é extremamente relevante para mostrar que os testes usados na seleção de pessoal são ferramentas verdadeiramente úteis."

    FONTE: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872003000200008

     

    Portanto, uma vez que o gabarito está errado, o erro da questão só pode estar na relação da validade preditiva do teste com "rapidez com que é possível verificar a relevância para as características que se deseja observar."

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Livro: Psicodiagnóstico - V

    Jurema Alcides Cunha

    .

    "Validade preditiva: A validade preditiva fara previsões para o futuro. Assim, por exemplo, um teste de depressão poderá ser valiado se os escores altos no teste forem confirmados por diagnóstico clínicos a posteriori. Validade preditiva trata, então, da qualidade com que uma escala pode predizer um critério futuro." Pág. 164

     


ID
393307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a instrumentos utilizados em seleção de pessoas.

A adequação de um teste para avaliar perfil comportamental evita ocorrências de exclusão e discriminação de candidatos, mas as dificuldades de aplicação e avaliação aumentam o custo e o tempo de elaboração.

Alternativas
Comentários
  • errada

    não há referências sobre o aumento de custo e e tempo de elaboração. isso depende do aplicador. se ele tiver pratica, a elaboração será rápida.
  • Acredito que o erro esteja em dizer que a adequação de um teste evita as ocorrências de exclusão, isso dependerá mais da posturá ética do profissional. 

  • Errada,
    De fato é mais caro e leva mais tempo de elaboração do que a maioria dos métodos de seleção, como entrevista por exemplo. Também acredito que o erro está em dizer que a evita a ocorrência de exclusão e discriminação dos candidatos. Afinal, exclusão e discriminação no sentindo de separação e escolha é o objetivo de todo processo de seleção de candidatos e não deve ser um fim a ser evitado e sim buscado pelo teste.

  • Acredito que os testes tem uma economia a longo prazo, visto que, ao selecionar um candidato através de testes os mesmos tendem a se manter no cargo, pois a seleção se torna mais acertiva e diminui a ocorrência de abandono e desistência do cargo.

     

  • A adequação de um teste para avaliar perfil comportamental evita ocorrências de exclusão e discriminação de candidatos...

    Perfeito o comentário do meu xará.

    Falou em "candidatos", falou em seleção de pessoal.

    Todo processo seletivo é um processo de discriminação e exclusão.

    Discriminar significa diferenciar uma opção; destacá-la entre as demais.

    Ao fazer uma escolha, todas as demais opções são, naturalmente, excluídas.

     

    mas as dificuldades de aplicação e avaliação aumentam o custo e o tempo de elaboração.

    OK!

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
393316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a instrumentos utilizados em seleção de pessoas.

Testes que medem dimensões específicas da inteligência, a exemplo de habilidades verbal, numérica e de percepção, costumam ser bons preditores do desempenho futuro do candidato no cargo.

Alternativas
Comentários
  • certo!!!
    cada vez mais são utilizados testes para verificar a aptidão do candidato ao cargo.
  • Alguém conhece uma referência bibliográfica sobre esse assunto especificamente?

  • ´Spector (2010) fala do uso de testes que avaliem a inteligência emocional em suas dimensões quanto a habilidades verba, de percepção, numérica etc;

  • certo afinal é pra isso que eu faço concurso, todos que passam são inteligentes por isso o serviço é de uma velocidade impressionante. 

  • não sabia que a habilidade perceptiva era um tipo de inteligência

ID
406444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo decidiu implantar um projeto voltado para
assistência a pacientes idosos com sintomas de depressão. Julgue
os itens de 88 a 92, acerca desse projeto.

Para avaliar os pacientes durante o processo de triagem, o psicólogo pode utilizar o inventário Beck de depressão e a escala de depressão geriátrica.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta!

    Inventário de Depressão de Beck  consiste em um questionário de auto-relato com 21 itens de múltipla escolha. É um dos instrumentos mais utilizados para medir a severidade de  episódios depressivos. Na sua versão atual, o questionário é desenhado para pacientes acima de 13 anos de idade e é composto de diversos itens relacionados aos sintomas depressivos como desesperança, irritabilidade e cognições como culpa ou sentimentos de estar sendo punido, assim como sintomas físicos como fadiga, perda de peso e diminuição da libido.

    A Escala de Depressão Geriátrica tem sido uma das escalas mais comumente utilizadas para rastreamento de depressão entre a população idosa. Foi elaborada para ser de fácil aplicação, podendo ser auto-aplicada, dependendo da população-alvo, ou aplicada por pessoal sem formação médica ou psicológica, já que não exige conhecimento em psicopatologia.



  • Fico me perguntando se realmente é indicado o uso de teste psicológico em uma triagem