SóProvas


ID
1772365
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ENTREVISTA

PERGUNTA – O que nos dá o direito de submeter outros seres vivos indefesos ao sofrimento em pesquisas médicas?
RESPOSTA – O fato de que existe um meio termo entre abusar dos animais e acreditar que eles não devem ser usados em pesquisas de maneira nenhuma. E não é preciso ser médico, ou estar envolvido nas pesquisas, para pensar assim. O caso do Dalai Lama, um líder espiritual que não come carne, é interessante nesse aspecto. Ele afirma que devemos tratar os animais com respeito e que não devemos explorá-los. Especificamente em resposta à experimentação animal, ele já disse que as perdas são de curto prazo, mas os benefícios de longo prazo são muitos. Se surgir a necessidade de sacrificar um animal, afirma o Dalai Lama, devemos fazê-lo com empatia, causando o mínimo de dor possível. Menciono o Dalai Lama como um exemplo de que é possível desenvolver um raciocínio ético a respeito deste assunto, compatível inclusive com outras formas de respeito à vida animal, como o vegetarianismo.

PERGUNTA – Há quem diga que o único motivo por que os cientistas se preocupam com o bem-estar dos animais é porque o estresse e o sofrimento alteram o resultado das pesquisas. É assim que os cientistas agem?
ENTREVISTADO – Penso que os cientistas são pessoas extremamente morais. Em nosso laboratório, por exemplo, os cientistas tratam os animais como indivíduos muito especiais. Passamos muito tempo cuidando deles, pois vivemos da pesquisa de animais. Nós nos certificamos de que eles estão confortáveis e suas necessidades, supridas. As instalações nas quais a maioria dos animais de pesquisas são acomodados são muito superiores às dos animais de estimação.

A entrevista acima é realizada com Michael Conn, que defende a ideia do uso de cobaias nos laboratórios como essencial ao progresso da medicina.

“Ele afirma que devemos tratar os animais com respeito e que não devemos explorá-los. Especificamente em resposta à experimentação animal, ele já disse que as perdas são de curto prazo, mas os benefícios de longo prazo são muitos. Se surgir a necessidade de sacrificar um animal, afirma o Dalai Lama, devemos fazê-lo com empatia, causando o mínimo de dor possível. Menciono o Dalai Lama como um exemplo de que é possível desenvolver um raciocínio ético a respeito deste assunto...".

Entre as formas verbais sublinhadas, aquela que não corresponde a um infinitivo, mas sim ao futuro do subjuntivo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


    Quando eu surgir - Futuro do Subjuntivo
  • O futuro do subjuntivo, traz uma ideia de possibilidade, de uma ação hipotética que pode ocorrer no futuro. A única alternativa nesse caso é a que está conjugada com o verbo "surgir" , ou seja, se surgir uma possibilidade/necessidade ....


    A conjugação do verbo no futuro do subjuntivo seria:

    Quando eu surgir

    Quando tu surgires

    Quando ele surgir

    Quando nós surgirmos

    Quando vós surgirdes

    Quando eles surgirem



    gabarito Letra C

  • A diferença é que o futuro do subjuntivo vem regido por conjunção (normalmente “quando” ou “se”), advérbio ou pronome relativo.O infinitivo, por sua vez, pode ser regido por preposição:

  • Se ( possibilidade/algo incerto/ modo subjuntivo) surgir 

     

    Letra C

     

     

  • Para acabar de vez com a dúvida, observe as principais diferenças entre o futuro do subjuntivo e o infinitivo pessoal:

    → O futuro do subjuntivo marca a eventualidade no futuro, por isso as conjunções condicionais e temporais (se e quando) estarão vinculadas a ele:

     

    Só falarei se ela me perguntar.

    Entregarei a prova quando faltar um minuto.

    Quando estiver com Alice, diga que mandei lembranças.

     

    → Já o infinitivo pessoal não exprime sozinho o tempo e o modo, pois dependerá do contexto da oração. Está condicionado ao uso das preposições

     

    Entregou a prova antes de faltar um minuto.

    Ao estar com Alice, diga que mandei lembranças.

    Deram um telefonema para congratular o aniversariante.

  • bizu:

    subistituir o verbo da proposta pelo verbo "FAZER".Se couber o verbo "FAZER" esta no infinitivo.Se couber o verbo "FIZER" esta no subjuntivo.

  • O Futuro do Subjuntivo aceita a anteposição das conjunções QUANDO ou SE.

  • explorá-los está no infinitivo?

    infinitivo não é acabar em

    ar

    er

    ir?