-
Achei uma abordagem confusa. Pois, a interdisciplinaridade, surge para acabar com a fragmentação do saber. Mesmo sendo utilizada a expressão: "nova concepção" a ideia de divisão está presente, o restante da abordagem está correta, mas acho que a palavra "divisão" complica bastante o sentido de interdisciplinaridade. Hum... Não compreendo essa abordagem.
-
letra B - interdisciplinaridade - permanecem os interesses próprios de cada disciplina, porém, buscam soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.
-
Trata-se de um movimento, um conceito e uma prática que está em processo de construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das ciências, sendo estes, dois campos distintos nos quais a interdisciplinaridade se faz presente.
Definir um objeto que está em construção, co-existindo com aquele que o estuda é uma tarefa difícil e até certo ponto parcial, uma vez que este objeto está se transformando e se alterando, assim, toda discussão sobre interdisciplinaridade é passível de análise comparativa com o material contemporâneo sobre o tema até que este esteja melhor desenvolvido e articulado, muito mais pela prática do que pela teoria, uma vez que a interdisciplinariedade esta acontecendo, e a partir disso, uma teoria tem sido desenvolvida.
Um estudo epistemológico é proveitoso para a delimitação do tema: Existem quatro palavras que são particularmente relacionadas entre si e todas delimitam uma abordagem cientifica e educacional:
Pluridisciplinaridade; Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade.
O que há em comum nestas palavras é a palavra disciplinaridade/disciplina, que deve ser entendida como aquelas "fatias" dos estudos científicos e das disciplinas escolares, tais como matemática, biologia, ciências naturais, história, etc. e de um esforço em superar tudo o que esta relacionado ao conceito de disciplina. Assim, interdisciplinaridade é parte de um movimento que busca a superação da disciplinaridade.
-
"A interdisciplinaridade constitui-se em uma nova concepção de divisão do saber. Visa à interdependência, à interação e à comunicação existentes entre as áreas do conhecimento. Busca a integração do conhecimento num todo harmônico e significativo, ou seja, não fragmentado. Nesta forma de organização curricular há interação e compartilhamento de ideias, opiniões e explicações: a interdisciplinaridade perpassa todos os elementos do conhecimento, pressu- pondo a integração entre eles (FERREIRA apud FAZENDA, 2005, p. 34)"
Fonte: Didática Organização Do Trabalho Pedagógico (https://goo.gl/gGpA5T)
-
Palavra CHAVE: INTERDEPENDENCIA
-
Como as disciplinas se articulam (ou não)
Multidisciplinaridade – cada uma no seu quadrado
Interdisciplinaridade – interação buscando o mesmo propósito
Contextualização – aplicação prática daquilo que se aprende
Transdisciplinaridade – conhecimento sem fronteiras disciplinares
Pluridisciplinaridade – há interação, porém, não de forma organizada
Bons estudos!
-
Disciplinar: um conteúdo que fala de algo
Multidisciplinar: conjunto de disciplinas todas isoladas entre si
Pluridisciplinaridade: bioquímica, entre o multi e o inter. Interação desorganizada
Interdisciplinaridade: as disciplinas se integram, conversam, dialogam (episteme)
Transversal: algo importante (didática)
Transdiciplinaridade: todas as disciplinas juntas formando um só saber (Utopia de Piaget)
Contextualização: criação de situações-problemas