CN
* complementos nominais podem ligar-se a substantivos(inclusive abstratos), adjetivos e advérbios(completa o seus sentidos)
* equivale a um complemento verbal, ou seja, só se relaciona a substantivos cujos significados transitam. Portanto, seu valor é passivo, é sobre ele que recai a ação.(termo é paciente)
* Posposto ao nome
EX: substantivo ou expressão substantivada: A invenção da imprensa acelerou o progresso da humanidade, pronome: O resultado foi desagradável a todos, numeral: A polícia iniciou a investigação aos dois, oração: Foi feita a leitura que os alunos tanto queriam.
* significado de instrumentos, ou seja, a seres não-animados: quebrador de nozes
AA
* Somente os substantivos podem ser acompanhados de adjuntos adnominais
* O adjunto adnominal tem sempre valor ativo.(termo pratica a ação)
* determina(qualifica, dá a origem), especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos. EX: artigo: O jornal , numeral: Um livro, pronome adjetivo: Meu caderno, adjetivo: Menina bonita,
pela expressão substantiva 'DE + NOME': A marcha dos soldados, loc. adjetiva: Rapaz de bom costume.
oração subord. adjetiva: Menino que tem vontade própria.
* se prendem diretamente ao substantivo a que se referem, sem qualquer participação do verbo. Isso é facilmente notável quando substituímos um substantivo por um pronome: todos os adjuntos adnominais que estão ao redor do substantivo têm de acompanhá-lo nessa substituição.
Por Exemplo:
O notável poeta português deixou uma obra originalíssima.
Ao substituirmos poeta pelo pronome ele, obteremos:
Ele deixou uma obra originalíssima.
As palavras "o", notável e português tiveram de acompanhar o substantivo poeta, por se tratar de adjuntos adnominais. O mesmo aconteceria se substituíssemos o substantivo obra pelo pronome a. Veja:
O notável poeta português deixou-a.
* Posposto ou anteposto ao Nome
* equivale a uma locução adjetiva (qualidade, delimitação, origem). Algumas vezes a expressão pode ser trocada por adjetivo cognato: Paulo é um sedutor de fama. (= famoso)
PREDICATIVO DO OBJETO
A percepção de que o adjunto adnominal é sempre parte de um outro termo sintático que tem como núcleo um substantivo é importante para diferenciá-lo do predicativo do objeto. O predicativo do objeto é um termo que se liga ao objeto por intermédio de um verbo. Portanto, se substituirmos o núcleo do objeto por um pronome, o predicativo permanecerá na oração, pois é um termo que se refere ao objeto, mas não faz parte dele. Observe:
Sua atitude deixou os amigos perplexos.
Nessa oração, perplexos é predicativo do objeto direto (os amigos). Se substituíssemos esse objeto direto por um pronome pessoal, obteríamos:
Sua atitude deixou-os perplexos.
Note que perplexos se refere ao objeto, mas não faz parte dele.
FONTE: http://www.soportugues.com.br/
http://www.lpeu.com.br/
Amiguinhos, vcs precisam se ater à passividade primeiramente, (geralmente as questões vem exigindo o conhecimento do aluno na passividade somente)
I) a descoberta de fraudes no sistema financeiro prejudicou muitos investidores.
• A fraude foi descoberta (Voz passiva = Complemento Nominal)
Ordem direta - O sistema financeiro foi prejudicado pela "decoberta de fraudes." (fica mais nítido a passividade da palavra negritada)
II) A discussão dos dois alunos provocou uma tremenda briga.
• Os alunos provocaram a discussão (Voz ativa = Adj. dnominal "eles provocaram e não foram provocados")
Ordem direta - Uma tremenda briga foi provocada pela discussão dos dois alunos (nítido q eles iniciaram todo o caos)
GAB: D
fique bem !