SóProvas


ID
1774129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de processo de negócio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)?


    a) Errado. Puramente interpretativa. Não necessariamente a situação atual deve ser descartada. É preciso considerá-la como uma alternativa a uma nova situação proposta.


    b) Errado. Processos não implicam em projetos.


    c) Errado. O uso de diagramas, como o service blueprinting é técnica para mapeamento, e não alternativa ao mapeamento.


    d) Considerada errada. O mapeamento não serve para dar informações sobre alocação de recursos, isso é claro, mas ele pode contribuir para que os gestores tomem decisões sobre este assunto, de modo a atingir os objetivos da organização. Assim essa alternativa deveria ser considerada correta.


    e) Certo. Alternativa bem objetiva que fala que a representação do processo vem do mapeamento. É isso mesmo.


    Cabe recurso na questão, considerando a compreensão de que há duas respostas possíveis.


    Prof. Carlos Xavier

  • Letra A: "Normalmente fazemos dois tipo de de diagramas: uma antes de propormos modificações e outro com as mudanças propostas. Eles são identificados como "AS-IS" e "TO-BE".

    Letra B: "O programa Six Sigma (ou Seis Sigma) foi desenvolvido pela empresa Motorola nos anos 80 do século passado. Após esta empresa, muitas outras adotaram o programa pela sua capacidade de reduzir custos, aumentar a qualidade e atingir resultados significativos.Basicamente, o objetivo direto do programa é a redução da variabilidade dos processos de trabalho, de modo que estes atinjam uma redução significativa dos seus defeitos."

    Fonte: Rennó

  • Porque a D esta errada? professor socorro

  • Questão complicada, porém completamente anulável!!!


    A modelagem de um processo representa o processo de forma ANALÍTICA, e não de forma simplificada, uma vez que é o "desenho" de um processo desde os macroprocessos até os processos operacionais, voltada aos processos críticos. Ora, uma representação simplificada não daria ao gestor capacidade de determinar os processos críticos daquele processo, o que somente uma representação bem detalhada (analítica) é capaz.


    Da mesma forma, correta a alternativa D. Sabemos que o objetivo principal do mapeamento não é fornecer informações para possibilitar a tomada de decisão acerca da alocação de recursos, mas certamente o faz. Já que a alternativa trouxe como uma das possibilidades e não foi clara em dizer que seria o objetivo principal ou único, correta está!

  • É uma representação simplificada na medida em que possibilita ao tomador de decisão observar diversos aspectos de um processo (papel de cada ator, relacionamento entre os atores no fluxo, retrabalho, diversos tipos de gargálos e etc.) de maneira bastante intuitiva.

  • Complementando...


    A) ERRADA. O gráfico AS-IS - que identifica o fluxo de trabalho atual da organização - serve de insumo para a elaboração de uma situação futura proposta, por meio do gráfico TO-BE, que descreve as ações da organização contendo melhorias. Ou seja, não deve ser descartado.

     

    B) ERRADA. Processo é uma atividade contínua, que gera resultados padronizados e é fortemente definido. Projeto, por sua vez, é temporário, gera um único resultado e é elaborado progressivamente.

     

    C) ERRADA. O diagrama é uma representação gráfica, um esquema, de determinados fatos. O mapeamento, por sua vez, além de descrever o fluxo de uma atividade, permite identificar quais são os atores envolvidos, quais as atividades estão sendo realizadas, quem toma as decisões e quando. Ou seja, o mapeamento permite uma maior abrangência e detalhamento do que o diagrama.

     

    D) ERRADA, para o CESPE. O Mapeamento de Processo é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem a finalidade de ajudar a melhorar os processos existentes ou de implantar uma nova estrutura voltada para processos. O mapeamento também auxilia a empresa a enxergar claramente os pontos fortes, pontos fracos (pontos que precisam ser melhorados tais como: complexidade na operação, reduzir custos, gargalos, falhas de integração, atividades redundantes, tarefas de baixo valor agregado, retrabalhos, excesso de documentação e aprovações), além de ser uma excelente forma de melhorar o entendimento sobre os processos e aumentar a performance do negócio. Ou seja, ERRADA só porque o CESPE quis assim.

     

    E) CORRETA. A Modelagem de Processos é a atividade do ciclo BPM na qual o estado atual do processo é representado de maneira completa e precisa, criando uma documentação para treinamentos, comunicações, discussões, medições, análises e melhorias de processos.

     


    RENNÓ-VENKI

  • O mapeamento de processos provê informação necessária para que gestores tomem decisões corretas sobre a alocação de recursos em suas operações de negócio, de forma a atingir os objetivos estabelecidos pela organização.

     

    Acho que a "D" está errada por dizer que "provê informação necessária". Ou seja, é necessário que os gestores disponham de outras informações além do mapeamento. 

  • Aleluia já tem professor respondendo as questões de adm geral no qc !!!!!!

  • Eu interpretei o erro da D como algo assim: não é pq vc tem um mapeamento que ele sozinho vai garantir que o gestor tome decisões corretas, ou que ele sozinho provê informações necessárias pra que se tome decisões corretas.

  • modelagem e mapeamento de processos são sinônimos?

    e) A representação simplificada de um processo de negócio, seja ele existente ou proposto, é o produto da modelagem de processos.

    comentário do prof Carlos Xavier :

    "e) Certo. Alternativa bem objetiva que fala que a representação do processo vem do mapeamento. É isso mesmo."

     

     

     

  • Estou com a mesma dúvida que o R.R 

    Quando se faz a representação gráfica do processo atual, não estamos fazendo MAPEAMENTO????

  • Podia ter acelerador de vídeo nas explicações.

  • Perdi 4 minutos da minha vida vendo um vídeo onde a fundamentação do gabarito está em "talvez a alternativa D não seja a mais apropriada" e "a alternativa E pode ser a mais apropriada". Sinceramente ein QC, nessa vcs forçaram demais. Fora que dá uma vontade de dormir vendo esses vídeos...

  •  Sobre a D, o mapeamento é uma das fases de gerenciamento de processos, que são:
    1. planejamento;
    2. análise (as is) ou mapeamento
    3. desenho (to be)
    4. implantação
    5. monitoramento e controle (medição de desempenho)
    6. refinamento 

    A fase de mapeamento vai compreender e documentar, identificando os pontos de gargalos e maiores consumidores.

    "A MEDIÇÃO DE DESEMPENHO é a forma de prover a informação necessária para que os gestores de processo tomem as decisões corretas sobre a alocação de recursos em suas operações de negócio, de forma a atingir os objetivos previamente estabelecidos."

     

    https://bpmquotes.wordpress.com/2012/01/21/10-avaliacao-de-desempenho-de-processos-monitoramento/

     

  • Mais ou menos na linha que o Tiago Costa propôs:

    a) Em ambientes competitivos e de incerteza, as organizações modelam seus processos visando otimizá-los por meio da situação proposta (TO-BE), pois a situação atual (AS-IS) já se mostra insuficiente, devendo ser descartada pelo gestor de processos. Errada. Não deve necessariamente ser descartada, pois alguns processos podem ser repensados a partir da situação atual.

     b) A gestão de processos de negócio representa um conjunto de iniciativas que implicam projetos ou ações de melhoria no redesenho ou ajuste de processos, tais como Seis Sigma e Lean. Errada. Não implicam projetos, implicam na qualidade contínua e na constante adaptação dos processos à realidade interna e externa da organização, que são atividades contínuas.

     c) Diagramas apresentam maior abrangência e detalhamento dos processos de negócio do que o mapeamento, o qual permite identificar e entender as principais atividades do processo. Errada. Diagrama --> Mapa --> Modelo, em ordem crescente de detalhamento e complexidade.

     d) O mapeamento de processos provê informação necessária para que gestores tomem decisões corretas sobre a alocação de recursos em suas operações de negócio, de forma a atingir os objetivos estabelecidos pela organização. Errada. O mapeamento está sempre nas primeiras etapas de gerenciamento e modelagem de processos. Segundo o Modelo de Aperfeiçoamento de Processos Empresariais (APE), ele se situaria antes do "Aperfeiçoamento" e "Medição e controle", que proveriam a informação necessária para decisões corretas alinhadas aos objetivos. Segundo o Modelo GAV, o mapeamento viria na parte de "Definição do Processo", antes da "Análise do Processo" que é onde você usa instrumentos como o Diagrama de Pareto e brainstorming para obter a informações necessárias. Segundo o Modelo IBM, novamente, somente após a "Melhoria do Processo" que há de se falar em decisões corretas alinhadas aos objetivos.
    O grande pega aqui está na parte
    de forma a atingir os objetivos estabelecidos pela organização, já que antes do teste e melhoria do processo, o mapeamento provê informação sim, só não suficiente para tomar decisões de forma a atingir os objetivos estabelecidos.

     e) A representação simplificada de um processo de negócio, seja ele existente ou proposto, é o produto da modelagem de processos. Correta.

    Não sou mestre, sou apenas mais um. Quem discordar pode por lenha na fogueira!
    Abraço!

  • BPM CBOK versão 3.0: 

    Modelagem de processos de negócio é o conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de processos de negócio existentes ou propostos. Pode prover uma perspectiva ponta a ponta ou uma porção dos processos primários, de suporte ou de gerenciamento.

    O propósito da modelagem é criar uma representação do processo de maneira completa e precisa sobre seu funcionamento. Por esse motivo, o nível de detalhamento e o tipo específico de modelo têm como base o que é esperado da iniciativa de modelagem. Um diagrama simples pode ser suficiente em alguns casos, enquanto um modelo completo e detalhado pode ser necessário em outros.


    Um modelo é uma representação simplificada de uma coisa, um conceito ou uma atividade. Modelos podem ser matemáticos, gráficos, físicos, narrativos ou alguma combinação desses tipos. Possuem ampla gama de aplicações nos ambientes de negócio, incluindo:
    • Organização (estruturação)
    • Descoberta (aprendizagem)
    • Previsão (estimativas)
    • Medição (quantificação)
    • Explicação (ensino, demonstração)
    • Verificação (validação)
    • Controle (restrições, objetivos)

     

    (pág. 72)

  • Tem acelerador de video, é só aperta na engrenagem no lado direito inferior

  • Me perdoem o desconhecimento, mas caso eu verifique a ineficiência de um processo, não caberia a elaboração de um projeto como o 6sigma para corrigi-lo e aperfeiçoá-lo. Depois seguiria seu curso normal?

  • Comentário sobre a alternativa "d":

    A questão afirma com toda a certeza que o mapeamento de processos, feito na etapa Modelagem, "provê informações necessárias... de forma a atingir os objetivos estabelecidos na organização". O que não é verdade, pois na etapa Simulação (onde os processos planejados são simulados/testados), caso sejam detectados problemas, o processo pode ser alterado antes de ser disponibilizado para uso efetivo dentro da empresa. Quando o comportamento do processo estiver de acordo com o esperado, então ele poderá ser utilizado na prática.

     

    Ou seja: o mapeamento pode ou não garantir que os objetivos da organização sejam atingidos, pois as informações provindas dele podem não ser suficientes

     

    Fonte: https://www.dheka.com.br/6-fases-ciclo-gestao-processos-negocio/

  • O mapeamento e análise de processos provê informação necessária para que gestores tomem decisões corretas sobre a alocação de recursos em suas operações de negócio, de forma a atingir os objetivos estabelecidos pela organização.

  • Questão muito questionável , ainda mais nessa matéria de gestão de processos. Existem diversas técnicas , e cada técnica diz uma coisa.

     

    CBOK: "Alternativamente chamada de fase de “identificação”, a modelagem pode ser também definida como “fase onde ocorre a representação do processo presente exatamente como o mesmo se apresenta na realidade, buscando-se ao máximo não recorrer a redução ou simplificação de qualquer tipo” 

     

    Pela visão do CBOK , alternativa E está errada , pois evitamos representações simplificadas na hora de modelar - pois modelagem deve incluir os detalhes

     

    SDPS: " Nessa etapa são inicialmente identificados os valores que o processo em estudo deverá gerar. Além de sua descrição, é importante retratar quais as motivações para que tal valor seja esperado, (...)

    (...) Ainda na modelagem são verificadas as sincronias necessárias entre insumos, referências e infraestruturas para a geração do valor esperado, sendo que devem ser compatibilizadas as expectativas entre as várias partes que produzem cada um dos elementos.

    Também são previstas as condições que os elementos do processo podem assumir e as respectivas ações a serem tomadas, planejando-se para possíveis contingências e melhorias. "

     

    -> Na visão da SDPS , eles chama de modelagem algo que seria próximo de um mapeamento de procesoss (pois para a SDPS , o ciclo de gerenciamento seria Modelagem ->  Simulação -> Emulação -> Encenação) , modelagem é algo bem amplo - longe de ser apenas uma mera representação simplificada do processo.

     

    Enfim , estudar essa matéria é bem difícil , pois cada "doutrina" usa o mesmo termo de diferentes maneiras.

  • LETRA E

     

    MODELAGEM = CRIAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DOS PROCESSOS EXISTENTES OU PROPOSTOS.. (AS-IS).

     

    ANÁLISE = CRIAR UM ENTENDIMENTO SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL (AS-IS)

     

    DESENHO = CRIAÇÃO DE ESPECIFICAÇÕES PARA O PROCESSOS NOVOS OU MODIFICAÇÕES AOS EXISTENTES (TO-BE).

     

    FONTE: PROFESSOR RAFAEL BARBOSA.

  • A letra A está INCORRETAO mapeamento é mais detalhado que os diagramas.

    A letra B está INCORRETAA alternativa descreve a medição de desempenho de processos, e não o mapeamento de processos.Já o mapeamento de processos é uma descrição gráfica através de fluxos do funcionamento de um processo. O mapeamento auxilia na visualização do processo, relacionamento de suas variáveis e relacionamento com outros participantes (pessoas, processos, sistemas), eventos, resultados etc., em vários níveis de detalhes.

    A letra C está CORRETA. De acordo com o CBOK, modelo é uma representação simplificada que provê suporte ao estudo e desenho de algum aspecto, conceito ou atividade. Modelos podem ser matemáticos, gráficos, físicos, ou narrativos na sua forma ou alguma combinação desses aspectos.

    A letra D está INCORRETA. Segundo o CBOK, a modelagem de processos de negócio é um mecanismo utilizado para retratar a situação atual e descrever a visão futura dos processos de negócios. Tem como objetivo otimizar os processos executados dentro de uma organização. Pode ser “dividida” em dois grandes momentos de análise e mapeamento do ambiente de negócio: Situação atual (AS-IS) e Situação proposta (TO-BE).

    A letra E está INCORRETA. Ainda de acordo com o CBOK, muitas pessoas confundem Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM - Business Process Management) com iniciativas de Melhoria de Processos de Negócio (BPI - Business Process Improvement). Iniciativas de BPI tipicamente implicam em projetos ou um conjunto de melhorias de uma vez no redesenho ou ajuste de processos. As metodologias comuns de BPI incluem Six Sigma, Lean, Gerenciamento da Qualidade Total (TQM - Total Quality Management) ou esforços de reengenharia ao estilo Michael Hammer.

     

    Fonte: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (BP

  • "Tendi" foi nada! :(

  • Questão questionável. Contradiz os conceitos de REPRESENTAÇÃO de um processo: diagrama, mapa e modelos.