SóProvas


ID
1775068
Banca
Cursiva
Órgão
CIS - AMOSC - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os principais impactos causados pelo fenômeno EL NIÑO no Brasil são, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Os impactos do El Niño no Brasil são bastante variados, haja vista que o território brasileiro possui dimensões continentais e, portanto, uma elevada diversidade climática. Em algumas áreas, o El Niño produz secas extremas; em outras, ele apenas eleva as temperaturas, ao passo em que chuvas torrenciais acometem determinadas regiões.


    Para resumirmos essa grande complexidade de acontecimentos, podemos assim sintetizar ainfluência do El Niño no Brasil:


    Região Norte redução das chuvas nas porções leste e norte da Floresta Amazônica, caracterizando algumas estiagens cíclicas para a região da floresta e aumento de problemas com as queimadas.


    Região Centro-Oeste – aumento das chuvas durante o verão e elevação intensiva das temperaturas na segunda metade do ano, quando já faz muito calor.


    Região Nordeste – secas severas nas áreas centrais e norte da região Nordeste, afetando, principalmente, a região conhecida como Polígono das Secas, que passa a viver crises dramáticas relativas à escassez hídrica.


    Sudeste – Aumento das temperaturas durante o inverno e intensificação do regime de chuvas.


    Sul – Manifestação de chuvas torrenciais, muito acima das médias históricas para a região, além da intensificação das temperaturas.


    Mesmo com todas essas alterações climáticas, é errado o pensamento existente entre muitas pessoas de que o El Niño seja algo “ruim” ou “maléfico” ou que ele provocaria uma “bagunça climática”. No caso da seca do Nordeste, por exemplo, a “culpa” não é só do El Niño, mas da ausência de investimentos públicos para abastecer a população local. No Sul, embora as chuvas excessivas causem problemas, a preparação para elas com planejamento adequado evitaria graves catástrofes.


    Um exemplo curioso aconteceu no Sudeste do Brasil no ano de 2014. Com a intensificação do calor e o prolongamento de uma seca que, além de outros fatores, contribuiu para a redução das reservas hídricas, sobretudo na cidade de São Paulo, torceu-se muito para que o El Niño voltasse a aparecer. Isso aconteceu porque, caso o fenômeno se manifestasse (o que não se confirmou no referido ano), as chuvas poderiam manifestar-se acima da média no verão seguinte, além de reduzir o período de estiagem para o restante do ano.


    Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/influencia-el-nino-no-brasil.htm (Acesso em 16/01/2016).

  • Como que a resposta certa é letra "d"? Fontes de informação (incluindo o comentário acima e inpe/cptec http://enos.cptec.inpe.br/referencias/pt ) indicam que o El Niño aumenta a severidade da seca no Nordeste brasileiro (em vez de amenizar)?

    Na minha opinião a letra "a" está correta (http://enos.cptec.inpe.br/referencias/pt ).

  • GALERA!!!!!!!! a questão  quer a alternativa   E  R  R  A  D  A

  • Valeu Leandro! Seu comentário esclareceu todas as dúvidas.