1. O que é a Identidade Corporativa?
Entende-se por Identidade Corporativa o processo pelo qual uma instituição utiliza os elementos comunicacionais para transmitir eficazmente o que faz, como o faz, quem é e como pretende ser percepcionada pelo público.
2. Quais os elementos constituintes da identidade corporativa?
A identidade corporativa traduz os valores da instituição através de vários elementos: a marca gráfica da empresa, as suas comunicações (interna e externa), o seu ambiente de produção ou atendimento, o tratamento que dá ao cliente, a apresentação dos seus profissionais, o seu material impresso, nome, portfólio de produtos, etc...
fonte: http://www.dqa.pt/pt/faqs/branding/questoes-sobre-branding-e-imagem-corporativa/#topP
Imagem e Identidade Corporativa A imagem corporativa é o reflexo da corporação vista por seus públicos. A tarefa da comunicação corporativa é “melhorar esta imagem perante os que a aceitam e, mais importante ainda, perante aqueles que a rejeitam”.
Uma mesma organização pode ter diversas imagens de acordo com o grupo ou público. Esta oferece uma percepção ou mensagem.
Observe este exemplo:
Visões diferentes.
Um partido político ecologista e uma empresa de tabaco. Para os trabalhadores na indústria do fumo, a visão que podem ter da empresa é positiva, ao contrário daqueles que combatem o fumo.
Da mesma forma, algumas pessoas acham exageradas as ações de grupos ecologistas radicais, que, por sua vez, possuem muitos adeptos fervorosos.
A identidade corporativa pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial, única. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais.
Os atributos essenciais, como o nome diz, são os que definem a essência da empresa; os acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência. Para simplificar, podemos elaborar o seguinte conceito:
“A identidade representa o que a empresa realmente é, e a imagem corporativa identifica como ela é percebida pelos diversos públicos.”
Isso significa que, na imagem, existe um conjunto de significados que uma pessoa associa a uma organização. O processo de formação da imagem é complexo, resultado de uma impressão que cada indivíduo forma a partir da assimilação de atributos mais ou menos representativos para ele.