SóProvas



Questões de Assessoria de Comunicação Integrada


ID
49066
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.
( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.
( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.
( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Dentre os fluxos, ainda temos os fluxos de informação Transversal e Circular.

ID
49123
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de termos e conceitos utilizados no trabalho de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e indique a opção correspondente.

( ) As informações colocadas estrategicamente no noticiário, as quais visam gerar desdobramentos junto à opinião pública ou a determinados interessados, são chamadas Acontecimentos Programados.

( ) Afinar o Discurso, em assessoria de comunicação, significa treinar uma fonte para saber apresentar com qualidade e clareza determinadas informações aos jornalistas.

( ) Papagaio de Pirata são as pessoas que aproveitam o assédio da imprensa a uma autoridade ou a uma personagem para darem entrevista.

Alternativas
Comentários
  • Acontecimentos Programados = Fatos que adquirem dimensão comunicativa, transformando-se em notícia na mídia, a partir de iniciativas de eventos previamente planejados e agendados pelas fontes.

    Afinar o discurso = Jargão que designa o compartilhamento de uma mesma “visão do mundo”, por parte dos executivos de uma empresa, diante das dificuldades circunstanciais enfrentadas pela corporação. “Afinar o discurso” entre as fontes é tática essencial na gestão de crises e momentos em que a empresa está vulnerável diante da mídia e da opinião pública. “Discurso afinado” em momentos difíceis, denota conhecimento da missão corporativa, profissionalismo, organização, capacidade da empresa de adaptar-se velozmente, às exigências de uma cobertura jornalística polêmica.

    Papagaio de pirata é um termo usado na televisão para designar cidadãos que procuram ficar localizados atrás de jornalistas, quando os mesmos estão fazendo uma matéria, com o objetivo de aparecer para as câmeras.

ID
63058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

House organ é um periódico de comunicação institucional e ferramenta de relações públicas distribuído gratuitamente e dirigido exclusivamente ao público externo.

Alternativas
Comentários
  • O House organ é um veículo de comunicação que circula dentro da empresa, portanto, destinado ao público INTERNO.
  • HOUSE ORGAN: Veículo impresso, periódico, de comunicação institucional, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno e/ou ao público externo.


    FONTE: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/q-u.html
  • Resposta: Errado

    House organ
    é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.

          A maioria dos house organs tem o público interno como prioritário, mas há casos ( cada vez mais frequentes) em que a empresa ou entidade concebe dois ou mais house organs tendo em vista atingir, de maneira adequada (em termos de pauta e linguagem) públicos distintos.
  • O house organ é veículo impresso ou eletrônico, periódico, de comunicação institucional, dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa, etc.). Podemos classificar quatro funções principais das mensagens mais frequentemente veiculadas pelos jornais e revistas de empresa:

    a) informação - notícias sobre a companhia, sua performance, planos e políticas, explicações sobre condições de trabalho, novas técnicas, procedimentos administrativos, etc.;

    b) integração - mensagens destinadas a promover um sentimento comunitário entre os participantes da organização, e em mantê-los coesos e harmonizados em torno de objetivos comuns;

    c) educação - mensagens sobre prevenção de acidentes, direitos trabalhistas, relações humanas, cultura, etc.;

    d) motivação - estímulos a maior eficiência e produtividade, valorização do pessoal, apelos a um comportamento positivo no ambiente de trabalho.


    Dicionário essencial de comunicação, Rabaça e Barbosa

    Item ERRADO 


ID
114610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à produção da notícia e às rotinas de uma assessoria
de imprensa, julgue os itens a seguir.

A assessoria de imprensa deve funcionar como uma extensão das redações, e o assessor de imprensa deve atender o jornalista sempre que este precisar.

Alternativas
Comentários
  • Por mais estranho a palavra "sempre" possa soar, ainda mais numa questão do Cespe, a afirmativa está correta. A questão usou exatamente as considerações finais de Rodrigo Capella em sua obra Assessor de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia.

  • A parte "extensão das redações" não faz o menor sentido


ID
114643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às características que um press release deve ter,
julgue os itens subsequentes.

O press release lida com fatos reais; não será surpresa se não for publicado; se for publicado, pode ser totalmente reescrito.

Alternativas
Comentários
  • Discutido às vezes palavra por palavra, vírgula por vírgula com a diretoria de uma empresa antes de ser liberado, ao chegar na redação pode ser para a lixeira digital ou física (a famosa cesta seção). Às vezes, redigido despretensiosamente, pode transformar-se, sob a análise de um editor atento e sagaz, em manchete no dia seguinte. J Duarte (2010, pag.312)

ID
114646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos procedimentos de gestão de crise, julgue o
próximo item.

A criação de um comitê de crise somente deve ocorrer após o reconhecimento do estado crítico da organização, para não gerar reações precipitadas.

Alternativas
Comentários
  • A organização deve fazer um Plano de Gerenciamento de Crises.
    Uma crise pode surgir a qualquer momento. Planejamento e treinamento prévios para situações de risco podem prevenir notícias e fatos negativos.
  • Planos de administração de crises têm dois objetivos centrais:

    Primeiro: prever as crises potenciais que uma instituição pode ter de encarar realizando-se um conjunto de ações prévias para evitar que elas venham a ocorrer efetivamente.

    Segundo: Define as ações a deflagrar no caso de crises de alguma forma não puderem ser evitadas, mas que exijam ações concatenadas, normalmente previsíveis e planejáveis. Mario Rosa ( 2001, p. 101)
  • O comitê de crise deve ser um órgão permanente nas empresas e não ser criado quando a crise for deflagrada. Ao contrarário do mero gerenciamento da crise, feito quando a crise ja foi iniciada, deve ser feito um trabalho constante de gestão de crise. 

ID
114655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca dos produtos adequados à
comunicação interna de uma organização.

A comunicação interna de uma organização pode apoiar-se em vários meios, mas especialmente em house organs e em websites de Internet e intranet.

Alternativas
Comentários
  • websites de Internet para comunicação interna?? Não entendi...

  • Também não entendi... Website - qualquer público pode acessar. 

  • Website é comunicação externa...a questão poderia ser anulada...

  • A questão está correta pessoal, pois Torquato cita em seu livro "Tratado de Comunicação Organizacional" o Portal Corporativo como um canal de comunicação interna, colocando como conteúdos deste: apresentação da empresa, estrutura - processos - produtos-gestão-políticas_-valores e princípios (usos interno e externo) Pag. 58.
  • Website "espcialmente" p/ comunicação interna?

  • Galera, para quem não entendeu o website para comunicação interna, há empresas, instituições e órgãos que utilizam o website, a página aberta mesmo, para sua comunicação interna. Neste caso, a informação é tão clara e transparente que a mesma informação destinada ao público externo será consumida pelo público interno.


ID
138712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

A assessoria poderá decidir-se por entregar a alguns jornalistas a íntegra de uma pesquisa inédita, combinando com os profissionais da imprensa que os dados somente sejam divulgados a partir de uma data previamente acordada. Esse procedimento, em que o veículo de comunicação aceita um acordo a respeito da divulgação das informações, denomina-se embargo.

Alternativas
Comentários
  • certa

    embargo:

    Qualquer tipo de impedimento ou obstáculo:

    1 impedimento, obstáculo, empecilho, dificuldade, adversidade, oposição, embaraço, entrave, estorvo, engasgo, atravanco, óbice.


ID
138718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

A avaliação de que o trabalho da assessoria tem obtido credibilidade junto aos veículos de comunicação poderá ajudar a reduzir erros e eventuais incompreensões. Essa credibilidade é chamada também de passivo de imagem.

Alternativas
Comentários
  • Passivo de imagem = Prejuízo acarretado para a credibilidade de uma empresa, decorrente de exposição negativa prolongada ou recorrente, na mídia. 
  • Seria justamente o contrário - Ativo de Imagem


ID
138721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

A assessoria de imprensa pode decidir fazer um convite aos jornalistas que cobrem rotineiramente o Ministério da Saúde para avaliar as opções disponíveis com vistas a tornar o assunto atraente para o público. Essa iniciativa seria ótima para integrar assessoria e imprensa e é chamada de workshopmidia.

Alternativas
Comentários
  • Workshopmídia é uma versão resumida do mídia training, com duração de um dia ou menos.
  • O conceito de workshopmídia, citado pelo Guilherme, foi retirado do livro "Como usar a mídia a seu favor" do Paulo Piratininga. 

     

    https://books.google.com.br/books?id=4R4Ffv2gtuIC&pg=PA160&lpg=PA160&dq=Workshopm%C3%ADdia+training&source=bl&ots=6zyaJAoF_2&sig=evW_0MrgoK0kEgG1xUtZ3reuDio&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjSsv-HmfrcAhWKIJAKHdLhCgcQ6AEwBnoECAgQAQ#v=onepage&q&f=false

  • errada

    workshop - acontece na maioria dos casos em apenas 1 dia - é um evento onde acontece reunião de pessoas interessadas em determinado assunto para aperfeiçoar técnicas por meio da explicação de palestrantes e de atividades práticas.


ID
138724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

Em determinado momento, frente à importância do atendimento de um veículo específico, a assessoria poderá disponibilizar quatro técnicos para falar com esse veículo. Tal tipo de evento também é chamado de entrevista coletiva.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Basicamente, entrevista coletiva é quando um determinado sujeito fornece uma entrevista a vários jornalistas.
  • Um porta voz é suficiente.

  • Como só terá um veículo específico não tem como ser uma entrevista coletiva.


ID
138727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

Para reunir informação sobre a gripe, a assessoria de imprensa poderá produzir um hotsite, que se caracteriza por reunir, em um único ambiente na Internet, informações sobre um único assunto e por possuir tempo de vida útil determinado.

Alternativas
Comentários
  • Hot siteMicro-site ou Lino-site, traduzindo significa site quente elaborado para o momento voltado para destacar uma ação de comunicação e marketing pontual.

ID
138730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

Release exclusivo é aquele enviado apenas para os jornalistas que trabalham em determinada editoria.

Alternativas
Comentários
  • Release exclusivo é aquele enviado apenas para determinado jornalista ou veículo, e não jornalistas, como trouxe a questão.
  • Essa caracteristica é do RELEASE SEGMENTADO, segundo Jorge Duarte


ID
138733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

O release cobertura adota como origem os textos produzidos pela imprensa, após um evento.

Alternativas
Comentários
  • Segundo J Duarte, release cobertura relata os fatos referentes a um evento já ocorrido. Pode ser produzida imediatamente após a conclusão ou até antes do acontecimento. Muitas vezes, é solicitada pelos próprios jornalistas que, por algum motivo, não tiveram condições de participar.
    Devemos atentar à mistura conceitual feita pelo examinador. Não são textos e sim fatos.
  • Se eu soubesse o que é release cobertura, teria errado a questão. Como eu não sei, acertei!

    Esse CESPE!!!!

  • O release cobertura adota como origem os textos produzidos pela assessoria de imprensa, após um evento, e não pela imprensa.

  • errada

    Release De cobertura: passado o evento, o acontecimento deste passa a ser também uma sugestão de pauta, que deve ser remetida especialmente para aqueles veículos que não compareceram ao evento. Uma mídia com os áudios de entrevistas e palestras ocorridas durante o evento pode ser remetida para emissoras de rádio.

    Release Dirigido ou especial: utilizado quando a emissão da pauta é dada com exclusividade para um determinado veículo, editoria ou jornalista. É comum quando a pauta é enviada com exclusividade para colunistas. Neste caso, o release deve trazer a expressão “especial para...”, dando ciência ao destinatário da exclusividade do material.


ID
138736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

Para identificar o eventual interesse de um veículo pela pauta proposta em um release, deve ser considerada a disponibilidade de informações suficientes sobre um assunto, tais como fontes disponíveis e acessíveis e material adaptado à natureza do veículo.

Alternativas

ID
138739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

Um release padrão deve ser objetivo e apresentar lide e não precisa trazer detalhes. Deve-se caracterizar pelo uso da técnica jornalística e deve ser notícia do ponto de vista da publicação a que se destina.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida com esse "não precisa trazer detalhes". Achava que um release, além do lead, precisava conter o corpo da notícia, que seriam os detalhes.

    Alguém pode me explicar?

  • Ei Gessica, não acho que o release precisa trazer detalhes não, porque esses detalhes o jornalista consegue com a apuração. O release deve sim, despertar o interesse para o fato e trazer as informaçoes fundamentais. Espero ter ajudado! Bons estudos.



ID
138742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

Desde que gravadores analógicos deixaram de ser utilizados, o audio-release perdeu a importância.

Alternativas
Comentários
  • Pense na acessibilidade da informação.

  • Gab.: Errado.

    O suporte tecnológico mudou mas não alterou a importância dos produtos jornalísticos da assessoria de imprensa como o audio-release, release, release eletrônico (vídeo) etc.


ID
138745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

O release segmentado é produzido para determinado grupo de jornalistas, levando em consideração suas características específicas de interesse. Exemplos de releases segmentados são aqueles produzidos especialmente para jornalistas que atuam em editorias como agropecuária ou cultura.

Alternativas

ID
138748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

Um artigo assinado enviado a diversas redações é um tipo de release.

Alternativas
Comentários
  • "C", já que Duarte cita alguns tipo de release: 

    Opinião: predominam as ideias e opiniões de uma fonte

  • certa

    Ao conhecer e entender os sistemas de produção da notícia nos diferentes meios de comunicação e veículos, o assessor (sobretudo se é um jornalista que passou por redações) passa a ter mais chances de interferir no processo, oferecendo pautas e informações adaptadas a cada um. (DUARTE, 2003, p. 290).


ID
138766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A publicação institucional é uma das principais formas de
divulgação das informações no ambiente organizacional e um
instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os
itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

Um jornal empresarial deve ser capaz de atender aos interesses de todos os públicos da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    Acho que o erro na questão está em afirmar que "deve atender aos interesses". O jornalismo empresarial deve estar voltado tanto ao público interno (funcionários) quanto ao público externo (clientes, fornecedores, distribuidores - enfim, formadores de opinião). Significa "estar voltado, direcionado", mas não necessariamente "atender aos interesses". Muita atenção a esses jogos de palavras.
  • Deve atender ao interesse da empresa.
  • O erro está em dizer que o jornal DEVE atender os interesses de TODOS os públicos. Isso dependerá da infraestrutura da organização, do objetivo, do projeto. Ora, nada impede a criação de um jornal segmentado.

  • Errado

    Uma empresa detém diversos públicos, internos, externos e mesmo esses segmentos podem ser divididos, portanto é errado afirmar que o jornal empresarial deve ser capaz de atender aos interesses de todos os públicos da empresa, pois isso simplesmente não seria possível, admitindo-se um grau mínimo de interesse desses variados públicos e um grau de feed-back.


ID
141580
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Numa empresa em que uma situação de crise se tornou pública, a Assessoria de Comunicação, ao cuidar da imagem da empresa em sintonia com o marketing, deve

Alternativas
Comentários
  • b) controlar as notícias desfavoráveis e disseminar as favoráveis.
  • Controlar noticias desfavoráveis não tem como, isso não está nas mãos da empresa. É impossível por maior que seja a empresa ter tamanho poder de impedir a imprensa de divulgar informações negativas sobre o fato. É só ver os vários casos de acidentes aéreos por exemplo. A TAM, GOL não conseguiram impedir notícias negativas sobre os acidentes. Furado o gabarito. Ela pode promover encontros com a imprensa e mostrar a sua versão e medidas tomadas para resolver a situação - melhor opção letra D.
  • Concordo totalmente com o Daniel.

    A opção correta seria a D.

    A empresa não tem controle de notícias desfavoráveis, principalmente se a crise já veio à público.
  • Também concordo com o Daniel. Gabarito furado. Não tem como a empresa controla as notícias desfavoráveis. O certo seria a letra D. Cabe recurso.
  • Concordo com vocês, a resposta mais acertiva seria a letra = D
  • EU TB FICO COM A LETRA D, TOTALMENTE INAPROPRIADA A LETRA B.

    CONCORDO COM OS COLEGAS ACIMA
  • Caberia recurso, concordo com vocês : promover encontros com a imprensa para mostrar a versão da empresa. É a decisão mais acertada a ser feita.

  • Parece que o examinador não compareceu às aulas de assessoria/crise de imagem... e não fez nem o dever de casa lendo Jorge Duarte... 

  • Para Kotler, um setor de relações públicas voltados para o cliente: 

    Divulga notícias favoráveis sobre a empresa e controla os danos de notícias desfavoráveis.

    Kotler, Philip; Kevin L. Keller. Administração de Marketing (Página 22).  . Edição do Kindle. 

     

  • Como a colega mencionou, a questao trouxe a visao do marketing. E pra Kotler é isso aí msm.

  • As bancas pinçam afirmações de livros quaisquer e sequer se dão ao trabalho de ver se fazem sentido.


ID
141583
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A aferição do retorno de imagem é um trabalho realizado pelas assessorias de imprensa das empresas e do governo. Muitos instrumentos podem se utilizados para isso, sendo o principal deles o

Alternativas
Comentários
  • CLIPPING - É uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. Serve também como aferição do retorno de imagem que é um trabalho realizado pelas assessorias de imprensa das empresas e do governo.

    FONTE:
    http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/g-k.html

ID
141604
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um dos mecanismos mais eficientes de comunicação, utilizado pelas assessorias de imprensa, é a entrevista coletiva, que deve ser convocada com parcimônia. Para o êxito da entrevista, que ações importantes as assessorias devem realizar?

Alternativas

ID
146806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

No âmbito institucional, os assessores de imprensa exercem a função de promotores de notícia, ou seja, tentam promover a publicação de notícias que favoreçam a imagem da instituição que representam. Para obter êxito nessa tarefa, uma rede eficiente de relacionamento com jornalistas e editores de veículos convencionais é imprescindível.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Imprescindível é sinônimo de: indispensável, insubstituível, essencial.

  • Essa função de promotores da notícia, se eu não me engano, está expressamente prevista no livro Assessoria de Imprensa do Jorge Duarte. Exste também a função preventiva, que está ligada à contenção de crises no âmbito organizacional.


ID
146809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

Entre as atribuições de assessoria de imprensa estão o acompanhamento de entrevistas e o apoio à divulgação de eventos corporativos/organizacionais. Em ambos os casos, as atividades são exclusivas de profissionais da área de marketing pessoal, os quais devem, obrigatoriamente, integrar a equipe da assessoria de imprensa.

Alternativas

ID
146812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

Caso uma assessoria de imprensa prepare um documento escrito com um elenco de 20 temas com potencial para tratamento jornalístico e o distribua aos jornalistas dos principais veículos de circulação nacional e local, esse documento caracterizará o chamado plano de divulgação jornalística.

Alternativas
Comentários
  • Para melhor visualização do que é fotocomposição, assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=3rc0nE5kpxs
  • Acho que seria Boletim de Pauta. Definição: texto curto em parágrafos ou em formato newsletter enviado regularmente a um grupo de jornalistas - geralmente uma lauda com até 20 sugestões contendo resumos, indicações de fontes e formas de contato. 
  • Plano de divulgação jornalística: documento onde encontram-se as ações que devem orientar os materiais de divulgação e o relacionamento com a mídia.


ID
146818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

Entre as técnicas de pesquisa no âmbito organizacional está a análise de conteúdo, que pode ser aplicada para o acompanhamento de temas relacionados ao desempenho ou aos interesses da organização. Nesse caso, os primeiros passos são a definição do tema a ser monitorado, dos objetivos do estudo e da amostragem de material de divulgação na mídia. Essa técnica pode ser utilizada tanto por pesquisadores como por assessores de imprensa, auditores e consultores da área de comunicação organizacional e afins.

Alternativas

ID
146821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias
eletrônicas, julgue os itens subsequentes.

Ao organizarem publicações empresariais eletrônicas, os responsáveis pela redação e diagramação do material devem levar em conta os princípios da fotocomposição, com caracteres medidos em paica.

Alternativas
Comentários
  • Fotocomposição é a composição tipográfica feita por projeção de caracteres sobre papel (ou película de filme) fotossensível. Está diretamente ligado ao processo de impressão. É uma método pré-era digital e está rapidamente se tornando obsoleto, ou seja, o diagramador atual não tem necessidade de conhecer tal mecanismo.

    A diagramação é o arranjo dos textos, fotos e todos os elementos de um impresso, feito no computador.

    Para efeitos de esclarecimento, PAICA é um tipo de medida tipográfica muito usado: 1 paica = 1/2 cm

  • KKKKK viajei no tempo com esta questão! Sou do tempo da Fotocoposição e da Paica! A evolução da computação e das mídias eletrônicas eliminou esta etapa na produção gráfica e de mídia digital.


ID
152275
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em um ambiente de trabalho em que grande parte dos funcionários não tem acesso a terminais de computadores, as empresas encontram dificuldades para usar a intranet como único canal de comunicação com o público interno. Em uma situação como esta, o instrumento mais indicado para ser usado como veículo de comunicação interna é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Release é: Um comunicado de imprensa, geralmente usado em jornalismo e produzido também por assessorias de comunicação... Produto que vai gerar a matéria no jornal.
    Comunicado de imprensa, press-release ou simplesmente release é um comunicado feito por um indivíduo ou organização para a imprensa visando divulgar uma notícia ou um acontecimento, através do qual jornalistas decidem se vão ou não divulgar certa notícia e como fazê-lo.

    Reprinte (vem do inglês Reprint) de republicção de algo que já foi publicado antes.
    Encontrei as seguintes definições:
    REPRINT
    : (Inglês) Prova de anúncio pronto. Reprodução de uma peça publicitária com o objetivo de divulgá-la junto a públicos específicos.http://glossario.horusstrategy.com.br/

    REPRINT - 1. Prova do anúncio já pronto, definitivo. 2. Impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista, para uso interno e para distribuidores e varejistas. http://www.portaldomarketing.com.br/dicionario_de_propaganda/R.htm

    Os reprints editoriais são reimpressões exclusivas nas quais o cliente escolhe as matérias de sua preferência, preserva a capa original da edição e ainda tem a opção de inserir anúncios de sua empresa.

    Com uma tiragem mínima de 500 exemplares e disponibilidade para as últimas seis edições da revista, o reprint é um serviço único que ajuda a reforçar e consolidar o relacionamento com fornecedores, clientes e funcionários. http://vocesa.abril.com.br/midiakit/pub_reprints_editoriais.shtml

    Jornal Mural é:
    - Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa; 
    - Enfoque sobre temas como negócios da empresa, recursos humanos, segurança, saúde, meio ambiente, responsabilidade social, lazer cultura, entre outros.
    -  Ele deve seguir os princípios para funcionar de maneira correrta: Basear-se na confiança em torno da identidade da empresa, buscando clareza;
    Proporcionar o conhecimento a todos os níveis; Levar informação adequada a cada   empregado; Tornar possível a expressão de todos; Divulgar o trabalho das equipes.
    - Acessível a todos os funcionários, independentemente do nível hierárquico, possui papel relevante para aqueles que não podem acessar os terminais eletrônicos, como os operários nas fábricas. Sem contar que, entre suas vantagens, há uma maior  cobertura imediata dos acontecimentos a um custo baixo quando comparado com as outras mídias  http://www.slideshare.net/cintiaenathalia/jornal-mural-presentation

     
    As famosas caixas de sugestôes são formas de comunicação conehcidas como de fluxo "de baixo para cima",que partem da base  da organização para as gerência. Ver TORQUATO, Gaudência (2004)






ID
165139
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Você foi contratado como assessor de comunicação de uma indústria de alimentos para resolver a seguinte situação: um boato se espalhou pela internet difamando um lote de refeições infantis em pote. O boato tomou grandes proporções e, a princípio, a reação da empresa foi bastante negativa, rebatendo duramente as acusações e ignorando as investidas da imprensa em obter informações. Amostras dos produtos analisadas pelo Ministério da Saúde não apontaram qualquer problema ou risco para a saúde. Agora, a empresa deseja resgatar a credibilidade do produto e melhorar a imagem de sua marca junto ao mercado.

Das alternativas abaixo, quais representam um raciocínio CORRETO para um planejamento de comunicação?

I. Convocar uma coletiva de imprensa, apresentar o laudo do Ministério da Saúde e estar disponível para atender todas as solicitações dos responsáveis pelos veículos de comunicação.

II. Fazer uma campanha publicitária de valorização da marca e do produto alvo da difamação.

III. Publicar um comunicado nos principais veículos de comunicação, responsabilizando a imprensa e os órgãos oficiais pela disseminação do boato.

IV. Realizar uma pesquisa de satisfação com o público infantil a respeito dos produtos.

V. Realizar uma campanha de Responsabilidade Social associada ao produto.

Alternativas

ID
187702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos produtos e serviços de uma assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente vamos aos conceitos:

    A)  Correta - O POSITION PAPER é  Instrumento que muitas enpresas utilizam para oficializar, internamente sua posição em relação a determinado assunto e/ou cirscunstância. Geralmente, seu uso é restrito ao público interno e tem por objetivo padronizar o discurso dos executivos em relação a temas polêmicos.

    B)  ERRADA - Não é função do assessor de imprensa planejamento, organização e avalição de eventos;

    C) ERRADA - Ghost writer (escritor fantasma, em português) é a expressão inglesa que designa o profissional de alto nível especializado em prestar serviços de redação de textos a outras pessoas que não têm tempo ou não têm jeito para escrever. Esta função também não cabe ao assessor  de imprensa;

    D) ERRADA -Não deve haver pauta Exclusiva quando se fala em assessoria de imprensa;

    E) ERRADA - Prática que deve ser repelida pela empresa .  O publieditorial constitui-se numa mensagem publicitária, portanto paga, que tem a cara de reportagem, matéria jornalística. Ele tem como objetivo integrar-se perfeitamente ao veículo em que está inserido, de modo a não ser percebido como publicidade e, portanto, agregar a credibilidade que os textos jornalísticos (evidentemente, publicados em veículos de prestígio) costumam ter. Implicitamente, o publieditorial visa "passar a perna" no leitor que, desavisado, pode "comer gato por lebre", ou seja, ver uma matéria onde, na verdade, existe publicidade.
     

     

     

  • Jorge Duarte rei ehm!

  • Quem é responsável pelo planejamento, pela organização e pela avaliação do evento?

  • "Position paper - texto oficial de natureza política que informa e detalha sobre a posição da organização a respeito de um tema relevante. O conteúdo é definido pela alta direção" Obras jornalísticas para concursos (ARAÚJO e SOUSA p. 347)

  • Segundo kusch, o responsável pelo planejamento, pela organização e pela avaliação do evento é o profissional de Relações Públicas

  • Discordo desse gabarito. Acredito que não há resposta correta. Segundo Maristela Mafei, em Assessoria de Imprensa, o assessor pode sim escreve o artigo no lugar do assessorado. A autora, referência na área, inclusive utiliza o termo ghost writer. "De qualquer forma, o próprio assessor pode se oferecer para produzir o texto, uma vez que conhece suficientemente bem o assunto abordado e a posição do assessorado sobre este. Torna-se, assim, um ghost writer. Ou seja, ele redige o texto que, depois de aprovado pelo cliente — que o assume como seu —, é encaminhado para o jornal ou revista interessado na publicação" (MAFEI, p. 67)

  • Forçando uma barra, a alternativa "menos pior" seria a letra B, pois, embora não o trabalho de planejamento, organização e avaliação não seja do AI mas sim do RP, a afirmativa usa a palavra "apoio", E a Assessoria de Imprensa deve,sim, apoiar, assim como todos os profissionais de Assessoria de Comunicação. Enfim, acredito que essa que essa questão deveria ter sido anulada.


ID
187705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da comunicação interna nas organizações e ao uso de veículos de difusão de informações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O "olho no olho" ainda faz da comunicação algo mais humanizado. Por isso, é a fonte de informação preferida entre chefes e empregados.

  • Será que hoje essa resposta ainda seria a mesma. Hoje fazemos tudo através de aplicativos de conversa, de forma remota. Ainda mais depois da pandemia....


ID
187708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As organizações estão constantemente expostas ao risco da eclosão de uma crise institucional com a mídia e com a opinião pública. Com relação às crises e à sua gestão, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Tudo bem que a alternativa dada como correta é D, mas não vejo como possa estar errada a E.

    Afinal, uma nota paga, se bem redigida e expondo os fatos do ponto de vista mais favorável, não tem como não ser eficaz.

  • Acredito que o erro da letra E seja o uso da palavra "sempre". Na maioria dos casos as dúvidas dos repórteres só serão sanadas com uma boa coletiva. A nota paga virá para complementar as informações dos jornais e passar o ponto de vista da organização, sem a interferência das omissões e interptetações dos veículos.

  • O erro da "B" acredito ser:

    Gerenciar crise de comunicação é [estruturar] botar em prática um plano já estruturado anteriormente de contingência para situações especiais.

  • (...) uma resposta só deve ser dada se for convincente

    Caso contrário a organização deve ficar quieta? Não concordo com isso não. Pra mim a B é muito mais certa!

  • Sobre a B: acredito q ela restringe o conceito de gestão de crise à elaboração de um plano de contingência. Não está de todo errada a B, só está rasa, superficial.

    Na verdade, a gestão de crise implica a tomada de uma série de medidas, tais como, organização de uma coletiva (quando o assunto for de interesse público e de vários veículos), elaboração de nota oficial, monitoramento do ambiente externo e interno a fim de detectar as eventuais vulnerabilidades que venham a "estourar" em uma crise etc.

  • Outra questão dessa prova, que eu acho que não tem resposta correta. Essa alternativa dada como gabarito dá a entender que , se não tiver uma resposta boa, a instituição não deve falar nada. O que, segundo todos os autores referência na área, não deve ser feito. Segundo Mafei "Deixar a crise seguir o próprio rumo, correndo solta e sem que você tome as rédeas da situação, é a pior alternativa a ser adotada." (MAFEI, p. 88), só pra pegar um exemplo, mas Jorge Duarte e outros falam a mesma coisa

  • Em resposta à colega Amanda, vou tentar explicar algo que é mais fácil de entender quando se está inserido na prática diária da assessoria de imprensa. Em muitos casos de crise as respostas aos problemas apresentados não virão "redondas" e "polidas" do meio técnico que as gerou. As respostas poderão ser boas, do ponto de vista de resolverem o problema gerado, mas não serão "convincentes" se o público não conseguir entendê-las. Exatamente aí que entra o papel do assessor. Ele vai pegar a resposta "boa", porém truncada, da organização e irá traduzi-la e transformá-la em uma informação coerente e convincente, ou seja, que faça sentido ao público e se mostre de fato uma solução.

    Boa parte dos técnicos, gerentes e diretores não têm ideia de como falar com o público. Se deixá-los sem orientação e treinamento as respostas poderão sair sem nexo algum com uma possível solução da crise.

  • Eu concordo com o seu comentário, Vinícius, mas as questões de concursos são sempre baseadas em referências bibliográficas, nunca na vivência prática. Inclusive, é por conta disso que há tantas questões que apontam como certo o que está na letra da lei, por exemplo, embora na prática não aconteça como diz a lei. Falei da questão legal só pra dar um exemplo mas isso se aplica a questões como essa sobre Assessoria de Imprensa tbm. A resposta deve ser baseada nas referências bibliográficas e elas são unânimes em afirmar que o ideal é dar alguma reposta à imprensa, que o silêncio é a pior tática. pelo menos todos os livros que já li falam isso.


ID
198124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

A qualidade da comunicação interna pode ser avaliada com base em alguns itens, entre os quais: a disposição da direção em abrir as informações; a autenticidade dessas informações, tendo a verdade como princípio; a rapidez e competência; e a implantação de uma gestão participativa, capaz de propiciar oportunidades às mudanças culturais necessárias na instituição.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    de maneira geral, os objetivos da COMUNICAÇÃO INTERNA se enquadram em três grupos:

    1- aprimoramento dos processos comunicacionais administrativos;
    2- melhora do ambiente interno e das relações humanas, refletindo positivamente na produtividade e inovação;
    3- harmonização com a comunicação externa.

ID
198127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

As relações públicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade institucional, a imagem e a identidade corporativas são os instrumentos da comunicação institucional, que constitui uma instância da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da Comunicação Organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição (públicos), o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos interno (comunicação interna) e externo (comunicação externa), aí compreendidos a escolha e os usos de medias empregadas, sua implementação e sua contínua avaliação. A Comunicação Organizacional normalmente é uma área de atuação do profissional de Relações Públicas, mas atualmente vem contando também com a presença de jornalistas (Jornalismo institucional ou corporativo) e publicitários.

  • CERTA

    a COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL é formada pela coordenação estratégica entre a comunicação interna/administrativa, a comunicação institucional (relações públicas,  jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, imagem corporativa) e a comunicação mercadológica (marketing, propaganda,merchandising, promoção de vendas).

     
  • Discordo que a imagem seja um "instrumento" da com institucional....

  • Segundo o proprio livro em que a questão trás a citação no incio, são INSTRUMENTOS DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: As relações públicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativas, além do marketing social, cultural e a editoriação muldimidia. 

  • Atualizando: Artigo 59 revogado! inconstitucional

  • CARAMBA, 2010. TU JÁ PASSOU MAH?? KKKKK


ID
198130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

Nas abordagens tradicionais da comunicação empresarial, que estão cedendo lugar a uma perspectiva mais complexa de comunicação organizacional, o objetivo primordial da empresa ou instituição é buscar a melhor mensagem e o melhor meio para estabelecer contato com os públicos-alvo, visando mudar modos de pensar, influenciar decisões, modificar os subordinados para o alcance dos objetivos organizacionais, anunciar eventos, vender algum produto e eliminar conflitos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    a COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ou COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL tem como objetivos:
    1- convencer a opinião publica de que a organização é uma excelente cidadã;
    2- construir e divulgar a imagem institucional da organização: uma boa imagem institucional garante a confiança de colaboradores, dos consumidores e da sociedade;
    3- fortalecer a credibilidade das informações divulgadas;
    4- garantir, por meios éticos e legais, noticiário favorável na imprensa de forma não distorcida;
    5- fazer com que a organização seja uma fonte natural de noticiário na imprensa;
    6- atender as demandas dos consumidores;
    7- abiri e manter canais de comunicação diversificados;
    8- contribuir para a boa imagem pessoal da diretoria e da gerência;
    9- envolver e estimular o desempenho dos empregados.
  • Vou te contar, viu....

    Eliminar conflitos?

    Eu entraria com recurso nessa questão com certeza.

    Creio que as organizações modernas trabalham para gerir os conflitos, inerentes a todas as relações humanas.

    Dizer que a comunicação visa eliminar conflitos é forçar muito a barra...
  • E vou mais além Luana, a assertiva solicita o objetivo das abordagens tradicionais da comunicação empresarial, ao invés da perspectiva complexa da comunicaçao organizacional. Por isso considerei ERRADA a questão. 

    Nas abordagens tradicionais da comunicação empresarial, que estão cedendo lugar a uma perspectiva mais complexa de comunicação organizacional, o objetivo primordial da empresa ou instituição é buscar a melhor mensagem e o melhor meio para estabelecer contato com os públicos-alvo, visando mudar modos de pensar, influenciar decisões, modificar os subordinados para o alcance dos objetivos organizacionais, anunciar eventos, vender algum produto e eliminar conflitos.
  • Pensei igual ao colega Leite. Eu pergunto: objetivo primordial de qual abordagem, examinador cara pálida?

  • O que eu achei estranho nessa questão também foi o trecho: " modificar os subordinados para o alcance dos objetivos organizacionais". Entendo que na verdade, a comunicação empresarial busca conquistar atitudes favoráveis, conscientes a sua missão, visão e valores obtendo assim uma imagem positiva.


ID
198139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à atividade de assessoria de imprensa, julgue os itens
a seguir.

A partir da valorização e ampliação das atividades de comunicação pelas organizações, a atividade da assessoria de imprensa concentrou-se na gestão dos fluxos de informação e do relacionamento entre fontes e jornalistas.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, com a ampliação do papel das assessorias, elas deixaram de se focar apenas na gestão dos fluxos de informação (aquelas que entram e saem da empresa) e no relacionamento entre fontes e jornalistas, para desenvolver novas formas de comunicação, como: elaboraçào de houseorgan (informativos, jornais, boletins, revistas); realimentação constante dos portais da empresa; agendamento de coletivas; organização de eventos que chamem a atenção para a empresa, assim como uma série de outras ações.
    Alguns autores preferem, inclusive, chamar de assessoria de comunicação, uma vez que o termo é mais amplo.
    As assessorias de comunicação - formadas por jornalistas, publicitários e relações públicas -, por sua vez, não se limitariam a estabelecer apenas uma relação empresa - imprensa, mas a ampliar a comunicação dentro da empresa, através de uma Gestão da Comunicação.
  • Cada vez mais o foco é na gestão estratégica da informação.
  • A questão está errada ao afirmar que "atividade da assessoria de imprensa concentrou-se na gestão dos fluxos de informação".
    O papel de gerenciar os fluxos de informação dentro de uma organização, não se concentrou na atividade de assessoria de imprensa e sim na comunicação interna ou administrativa, como preferir, realizada por profissionais de relações públicas ou jornalistas. Conforme Gaudêncio Torquato do Rego, tais fluxos podem ter duas direções: vertical ou horizontal, podendo se mover de forma descendente, ascendente ou lateral. Lembrando que os fluxos de informação fazem parte da comunicação interna da empresa, e não externa. O objetivo é reduzir a famosa "rádio-peão", unificar o discurso entre os funcionários e amenizar os fluxos informais de informação. Não abrange de forma alguma, portanto, a função de assessoria de imprensa.
  • Gab.: Errado.

    "...a atividade da assessoria de imprensa concentrou-se na gestão dos fluxos de informação e do relacionamento entre fontes e jornalistas".

    Acredito que o erro, por extrapolação, esteja no emprego do verbo "concentrar", como atribuição direta da assessoria de imprensa. Embora o jornalista colabore, dentro da comunicação integrada, com esse fluxo de informação, essa não é propriamente uma finalidade pontual do assessor de imprensa, mas sim do relações públicas. Colaborar e concentrar uma atribuição são coisas distintas.

  • (...) a atividade da assessoria de imprensa concentrou-se na gestão dos fluxos de informação e do relacionamento entre fontes e jornalistas.

    ERRADO. Errei a questão e depois entendi o motivo. Realmente, a assertiva limitou/restringiu a atividade de assessoria à gestão do fluxo de informações entre assessorados (fonte) e imprensa (jornalistas). Ocorre que novos desafios vêm surgindo na área, sobretudo a partir da década de 90, e tais desafios vêm ampliando as atividades do assessor de imprensa.


ID
198154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os
itens que se seguem.

Um informativo ou boletim privilegia a informação especializada e apresenta os pontos de vista da organização sobre um tema ou projeto, por meio de artigos, podendo ser impresso ou digital.

Alternativas
Comentários
  • Errado:

    Boletim: lida com informações imediátas, que precisam chegar com urgência ao público. Os ntervalos entre suas edições são pequenos, precisando contar, por isso, com um sstema rápido e eficaz de distribuição. Possui um número reduzido de páginas, o que eva a pouca variedade temática.

  • Por sua natureza de notícias curtas e rápídas, em boletins usam-se notas ou notícias curtas, artigos não

  • O Informativo/ boletim privilegia a informação imediata, na forma de notas e notícias curtas. Tem poucas páginas e visual simples. Circula em intervalos curtos e deve ser distribuído com agilidade para garantir a atualidade. Resumindo: o informativo/boletim é uma publicação corriqueira de comunicação e nele não cabe essa informação especializada. 

    Item ERRADO.

ID
198157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os
itens que se seguem.

A página inicial da intranet funciona como um mural eletrônico e atinge facilmente os diferentes públicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em afirmar que a intranet atinge aos vários públicos.
    Diferentemente da internet, a intranet é uma forma de comunicação interna, ou seja, entre os membros da empresa.
  • Se for o público que está de fora da organização, o nome é extranet. Além disso, nem todo público interno trabalha com o computador.
  • Gab.: Errado.

    Afirmar que a intranet atinge "diferentes públicos" é vincular um teor genérico à essa ferramenta de comunicação interna. A intranet atinge públicos específicos, não genéricos.

  • Intranet atinge parte do público interno: funcionários de escritório, pois são eles que costumam ter acesso à internet. Ela não atinge, por exemplo, empregados terceirizados, como os da limpeza.


ID
198160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os
itens que se seguem.

O jornal tem periodicidade mais estendida que o informativo e funciona como uma síntese dos acontecimentos da instituição em certo período, atingindo a todos os públicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Jornais - pode ter como foco principal tanto o público interno, quanto o externo dependendo de seu objetivo. Deve abranger matérias relacionadas a diferentes temas como: matérias institucionais que são as normas, regulamentos, avisos, produtos serviços, desenvolvimento de alguma atividade interna, orientações sobre a utilização de determinado tipo de manual, etc; de motivação apresentando estudos sobre um determinado tema recorrente no momento, como concursos, divulgação de prêmios entre outros; de orientação profissional sobre higiene, saúde, conselhos úteis, programas de treinamento etc; educativas sobre conhecimentos gerais como história, geografia, turismo etc; de interesse feminino; de entretenimento entre outras. Deve ter periodicidade definida, fotos e textos distintos para que desperte interesse em diversos públicos.

     

  • Alguém sabe porque esta questão está errada?
  • Creio que é devido à informação de que o jornal se destina a TODOS os públicos da organização. Ele pode, muito bem, destinar-se apenas ao interno.
  • Analisando a definição de jornais oferecida pela colega creio que o erro está no que se refere ao "resumo de fatos em determinado período". Acho que  a afirmativa refere-se à definição de informativo, já que o jornal não precisa ser um resumo de acontecimentos, podendo ( e devendo) abranger outros temas de interesse de variados públicos.
  • Marquei errado pelo público, como a colega bruna ja citou, embora ache interessante utilizar o jornal para divulgar eventos futuros, nao somente síntese do que já ocorreu.
  • Acho que o erro está na informação categórica de que o jornal atinge a todos os públicos da organização.

    Ele é feito principalmente para o público interno, mas PODE ser direcionado também para outros públicos, como acionistas, imprensa, governo, etc.

    Vejam que atingir vários públicos é a EXCEÇÃO, não a regra.
  • O informativo geralmente se refere a um tema específico, o jornal abrange outras temáticas como informei no meu comentário acima. O que está errado na questão é a afirmação de que é uma síntese dos acontecimentos da instituição. O jornal é muito mais abrangente que isso, pode falar sobre a história da empresa por exemplo, sobre um colaborador que tem um hobby, se isso for de interesse e aumentar o clima da empresa por exemplo. 
  • Definição de jornal institucional no site da aberje:

    JORNAL INSTITUCIONAL - Publicação com conteúdos informativos, interpretativos, opinativos e de entretenimento, dirigida a um ou mais elementos componentes do Público Externo (clientes, consumidores, fornecedores, comunidade, distribuidores, revendedores, imprensa, governo, universidades, associações de classes, entre outros) e/ou Público Interno (empregados e familiares e empregados de empresas terceirizadas que prestem serviços em caráter permanente).

  • Minha opinião:

    O jornal tem periodicidade mais estendida que o informativo (CERTO) e funciona como uma síntese dos acontecimentos da instituição em certo período (ERRADO), atingindo a todos os públicos da organização (CERTO).

  • O jornal tem periodicidade mais estendida que o informativo e funciona como uma síntese dos acontecimentos da instituição em certo período, atingindo a todos os públicos da organização.

    Nem o jornal, nem nenhum outro canal atinge todos os públicos. O objetivo de cada publicação é justamente atender um determinado público, seja interno ou externo.

  • Impossível atingir todos os públicos de uma organização. Dependendo de onde circule o jornal (o que não foi especificado na questão), não são todos os públicos que terão contato com esse tipo de veículo, como os familiares do funcionários, concorrentes, público externo.


ID
198163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os
itens que se seguem.

Quando direcionada ao público interno de uma organização, uma publicação precisa adotar uma atitude respeitosa, isto é, tratar o funcionário ou empregado como adulto, sem usar de paternalismo ou recorrer a imagens do campo familiar, adotando uma linguagem profissional, e uma atitude honesta, informando os fatos, sem esconder os problemas.

Alternativas
Comentários
  • O que me deixou em dúvida nessa questão foi o trecho "recorrer a imagens do campo familiar". Isso me fez pensar que a comunicação interna não estaria vinculada ao envolvimento dos familiares dos empregados, o que estaria errado.

    Enfim, interpretei assim, talvez o cespe quisesse dizer outra coisa....
  • Luana, ele quis se referir ao campo simbólico na linguagem e não aos familiares dos empregados.

  • Recorrer a imagens do campo familiar nessa questão refere-se à atitude de entender a organização como uma família, relação alheia ao trabalho e à "seriedade".


ID
214534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os próximos itens no que se refere à função do assessor de
imprensa.

A assessoria de imprensa, hoje, ao atuar com base na autoridade e na influência da instituição, busca a legitimação desses valores pelos consumidores e cidadãos.

Alternativas

ID
214540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Cabe ao assessorado orientar o seu assessor de imprensa a respeito dos assuntos que podem ser matéria de notícia, dos que podem interessar aos veículos e à sociedade, dos que não devem ser divulgados, bem como controlar a abordagem das matérias nos house organs.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que é exatamente o contrário, o assessor deve orientar o assessorada, afinal, é para isso que ele foi contratado. 
    Boa sorte!
  • Errado

    Exatamente, Mesq, questão inverteu os papéis! Questão hilária.


ID
214543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Uma vez estabelecida uma relação de confiança, não há constrangimento em o assessor solicitar ao repórter o conhecimento prévio dos conteúdos a serem publicados, decorrentes do atendimento prestado ao jornalista.

Alternativas
Comentários
  • Um dos piores erros que as fontes podem cometer é justamente pedir para ver a matéria antes de ser publicada.


ID
214546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Ao receber um pedido do assessorado para que apresente um relatório de avaliação de desempenho de sua unidade, o assessor de imprensa deve apresentar um estudo comparativo do espaço conquistado pela organização na mídia, desde a sua contratação.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de desempenho é sobre o funcionário, não sobre a organização ou empresa.

    «A palavra "avaliação" pode não assustar quando quem a escuta assume a posição de avaliador. Mas quando a situação é outra e a pessoa passa a ser o avaliado, geralmente não é vista com muita simpatia. Afinal, o indivíduo sabe que a partir daquele momento seus pontos considerados "positivos" e "negativos" virão à tona. No ambiente corporativo, a avaliação de desempenho também preocupa os profissionais, pois entrarão em evidências suas competências, sejam técnicas ou comportamentais, que atendem às expectativas da empresa, bem como aquelas que precisam ser trabalhadas»

    http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Dicas/6288/avaliacao-de-desempenho-beneficios-e-aplicacao.html
  • ERRADO

    entendo nessa questão que o assessor de impresa deve apresentar o CLIPPING - que é um apanhado,  um recorte das noticias da imprensa com foco em determinado assunto ou organização. O serviço oferece a possibilidade de uma visão clara do volume de notícias sobre o tema ou a empresa de interesse, assim como de sua representatividade junto a opinião pública. - mecanismo de feedback para a organização.

    Um bom clipping pode servir para avaliar o trabalho da assessoria de impresa.
  • ELE PEDE A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL E NÃO PESSOAL, PORTANTO, TRATA-SE INCLUSIVE DOS DADOS E INFORMAÇÕES ANTERIORES À CONTRATAÇÃO DO ASSESSOR.


ID
214549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Se um assessor, atendendo a pedido, indica a fonte para que um jornalista obtenha informações, é permitido que tal fonte imponha a condição de dar a entrevista, mas na presença do referido assessor.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Colega, não é que a entrevista obrigatoriamente tenha que acontecer na presença do assessor de imprensa. Mas, se a fonte da informação assim quiser, o jornalista deve aceitar. 

ID
214561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

Tornar pública as habilidades e competências de funcionários e executivos, incumbi-los de tirar dúvidas de internautas e incentivá-los a produzir reflexões e posts para portais e blogs são estratégias inadequadas à comunicação corporativa, por haver risco de superexposição da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Isso se chama transparência.


ID
214564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca dos procedimentos que devem ser observados pelos
assessores de imprensa no que se refere ao planejamento de
entrevistas coletivas, julgue os itens que se seguem.

Em entrevistas coletivas concedidas por qualquer organização, nada justifica a primazia dos assessores de imprensa no atendimento a determinados jornalistas; tal atendimento deve ser feito de maneira igualitária.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da questão aqui é porque o assessor deve sim dar atendimento diferenciado às equipes de rádio e TV, que geralmente tem deadlines mais apertados...
  • Acredito que em há um atendimento prioritário sim, por exemplo, é totalmente plausível a CBF ou qualquer Associação Esportiva dar prioridade aos setoristas quem cobrem esporte diariamente, Lance, Globo, Band do que a Capricho por exemplo que quer saber se o Kaka gosta de Justin Bieber.
  • Fale ressaltar o uso do termo "NADA JUSTIFICA". É muito abrangente, ou seja, se houver qualquer coisa que justifique o tratamento diferenciado a questão está errada.
  • A regra geral é que, nas entrevistas coletivas, todos os profissionais devem ser tratados da mesma forma e ter a mesma prioridade, independentemente de quais veículos representem. No entanto, por questões de tempo e peculiaridades de transmissão, alguns profissionais podem ter o atendimento priorizado pelas assessorias, a exemplo das equipes de TV, que em geral possuem prazos mais curtos que a mídia escrita. Essas equipes podem, ainda, obter entrevistas individuais após a coletiva.

    Fonte: professor Luiz Campos (Ponto dos Concursos).

ID
214567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca dos procedimentos que devem ser observados pelos
assessores de imprensa no que se refere ao planejamento de
entrevistas coletivas, julgue os itens que se seguem.

Se, no dia anterior a uma entrevista coletiva, for publicada uma notícia negativa a respeito da instituição, o assessor de imprensa deve recomendar o cancelamento da entrevista e a transmissão de informações exclusivamente por meio de notas oficiais durante o período em que durar a crise.

Alternativas
Comentários
  • Eu acho que o assessor pode adiar a coletiva, mas nunca ficar mandando só notas durante a crise toda.
  • Pelo contrário. É nesse momento que o comitê de crise deve ser acionado - pelo menos é o que se recomenda/ espera de uma organização que prioriza a comunicação e elabora um planejamento estratégico. Uma alternativa é manter a entrevista e comparecer preparado para as perguntas que surgirão sobre a notícia negativa, ainda que seja para dizer que os fatos serão averiguados e esclarecidos posteriormente. A literatura especializada é consensual quanto ao comportamento a ser adotado em momentos assim. Querer supera-los apenas por meio de notas oficiais pode ser um erro fatal para a organização que, ao evitar um contato mais direto com a imprensa, corre o risco de ter a postura interpretada como uma assunção das declarações negativas a seu respeito.

    Item ERRADO.


ID
214570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca dos procedimentos que devem ser observados pelos
assessores de imprensa no que se refere ao planejamento de
entrevistas coletivas, julgue os itens que se seguem.

A preparação dos assessorados para as entrevistas coletivas e a avaliação conjunta posterior das mesmas fazem parte das rotinas produtivas do assessoramento de imprensa.

Alternativas

ID
214594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O planejamento de mídia depende de decisões estratégicas quanto
à adequação do suportes midiáticos aos conteúdos das mensagens.
Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O planejamento e a produção de videoreleases, embora demandem tempo e custo, são vantajosos, pois podem ser codificados para vários suportes, entre eles, TV, rádio, Internet e mídia exterior (media show).

Alternativas
Comentários
  • Videorelease para rádio?!
  • Nao podemos esquecer das radios digitais. Além de ouvir som, nos aparelhos receptores de rádio digital é possível ler textos, assistir a videos e ver imagens, como mapas de trânsito e de previsão do tempo, por exemplo.

ID
214606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de TV corporativa, julgue os itens seguintes.

Cursos de media training e de media literacy integram o rol de alternativas para a gestão da comunicação nas organizações, mas, em razão de seu caráter estratégico, não são recomendados para um canal corporativo de TV, pois cursos dessa natureza são oferecidos apenas para os staffs mais elevados na pirâmide organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Media literacy é a habilidade para ler e escrever informação audiovisual ao invés de texto. No nível mais simples, media literacy é a habilidade para usar uma variedade de mídias e ser capaz de compreender a informação recebida.Em um nível mais avançado, a habilidade de ler se move do simples reconhecimento e compreensão para uma ordem mais elevada de habilidades de pensamento crítico, tais como saber questionar, analisar e avaliar a informação. Este aspecto da media literacy é algumas vezes descrito como “visão crítica” ou “análise crítica”.

    http://midialab.wordpress.com/2008/01/05/o-que-e-media-literacy/
  • Cursos de media training são recomendados a quaisquer organizações que pretendam manter contato com a imprensa ou desejem desenvolver seus próprios canais de comunicação, independentemente do público aos quais eles se destinam. O erro da questão consiste em afirmar que, além de não serem recomendados a um canal de TV corporativo, o media training deve ser oferecido apenas aos funcionários de alto escalão da empresa. Não há regra para isso, uma vez que a organização pode designar o membro que lhe aprouver para falar em nome da empresa, e ele deve estar muito bem preparado para atuar diante dos meios de comunicação.

    Item ERRADO


ID
221080
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma empresa do mercado financeiro contratou os serviços de uma assessoria de imprensa. O profissional encarregado esclareceu à direção da empresa as funções do serviço, dentre as quais NÃO deve constar a

Alternativas
Comentários
  • Letra B errada: O erro se encontra somente na insercao da atividade Publicitaria.

  • se fosse assessoria de comunicação ao invés de assessoria de imprensa, a letra B também estaria correta
  • Realmente, há na questão uma pegadinha. O profissional contratado é um assessor de imprensa e não de comunicação. Esta última possui um leque mais amplo de funções, compondo a chamada comunicação integrada. Nesta configuração, conta-se com os serviços de Relações Públicas e Publicidade, além do Jornalista. Na questão em tela, observa-se que a elaboração de produtos publicitários não compete ao AI.

  • GAB B

     

    b) elaboração de produtos jornalísticos e publicitários para divulgação da empresa. Erro por extrapolação; produção de peça publicitária não é atribuição de assessoria de imprensa.


ID
226420
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A assessoria de imprensa, função criada pelo jornalista americano Ivy Lee em 1906 para transformar a imagem de John Rockfeller, integra a gestão de Comunicação e convive hoje com ampla abordagem midiática. Qual das ações descritas abaixo NÃO pertence ao escopo divulgado das atividades que caracterizam a ação profissional de um bom assessor?

Alternativas
Comentários
  • Letra C: ERRADA - O assessor deve revisar os releses ou artigos escritos pelo assessorado antes de enviá-los aos meios de comunicação. As matérias não são produzidas pela imprensa e revisadas antes de serem publicadas pelo assessor e o assessorado. Isso seria uma relação extremamente anti ética é dificilmente ocorre.

    Fonte: http://comuniqueiro.blogspot.com/
  • Ivy Lee nasceu como filho de um padre na Geórgia (EUA) e começou a sua carreira no jornalismo depois da graduação na Princeton University, em 1898. Trabalhou cinco anos para o jornal WORLD na Wall Street até decidir-se a tomar um novo desafio para ajudar Seth Low na sua candidatura para a Prefeitura de Nova Iorque. Tornou-se assim membro do Democratic National Comittee.

     

    Em 1904, começou a trabalhar na agência de publicidade de George Parker e a transformou em terceira maior agência do país. Durante de uma greve dos mineiros a agência George Baer & Associates pediu a ajuda de Ivy Lee para resolver o conflito. A solução para esta greve levou Ivy Lee a criar a sua frase inesquecível: The publics have to be informed. E para ganhar a confiança das mídias elaborou e distribuiu a sua famosa Declarations of Principles aos editores dos jornais em 1906.

     

    Em 1914, Ivy Lee tornou-se Assessor de Relações Públicas do ilustre John D. Rockefeller e ganhou depois uma imagem excepcional durante seu trabalho para a Pennsylvania Railroad Company, quando procurou informar o público sempre a VERDADE, mesmo que isto fosse desvantajoso para esta empresa. Passou a ser considerado o fundador das relações públicas e assessoria de imprensa moderna.

    Fonte: 
    http://biografiascomunicacao.blogspot.com.br

  • Precisamos de questões com grau de dificuldade maior. Prepara mais...
  • As demais alternativas (a,b,d, e) são funções da Assessoria de Comunicação listadas no Manual da FENAJ.


ID
231403
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quais dessas ações um Gerente de Comunicação deverá trabalhar visando melhorar a qualidade dos serviços e a satisfação dos colaboradores?

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: a) Cultura Empresarial e Pesquisas
  • Questão muito mt mal formulada. Cultura empresarial é uma AÇÃO então? Fala sério.

  • Acho que Cultura Empresarial foi aplicada como um possível sinônimo de Cultura Organizacional. Dessa forma, o gabarito, alternativa "a", passa a ter sentido no que se refere ao público interno.

  • Acho que "Comunicação Interna e Pesquisas" seria a melhor resposta. Uma vez que esta ação é voltada para o público interno (os colaboradores) de uma organização. Já a Cultura Empresarial, ou organizacional, é mais abrangente. Tem a ver com a identidade da instituição. Tanto internamente quanto externamente. Além do que, não se trata de uma ação e sim de um fenômeno. 


ID
231418
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Durante a construção de leads para matérias e reportagens que serão publicadas em house-organs ou informativos internos, o jornalista deverá tomar cuidado quando responder às perguntas da notícia: que, quem, quando, como, onde e por quê. O profissional terá que ter um cuidado especial com a resposta à pergunta "quando". Nesse caso, é interessante omitir o quando, por que:

Alternativas

ID
231427
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a chegada da intranet nas corporações, a comunicação com o público interno passou a ser:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Não sei de onde essa banca tirou essa resposta. Desde quando uma intranet deixa a comunicação interna mais "pessoal"? O que há de pessoal num portal de intranet? Informatizada tudo bem, mas não consigo vislumbrar o que teria de pessoal nessa comunicação -- com o uso de uma intranet.

    Aff.
  • Klaus, "pessoal" talvez no sentido de que o portal de intranet oferece informações personalizadas a partir do logon do usuário.

  • Em resposta ao klaus, acredito que o item "pessoal" se refira ao fato de poder existir nas intranets recursos semelhantes ao e-mail e "chats" para comunicação entre os funcionários. Dessa forma um chefe de setor pode mandar um comunicado exclusivo para o seu subordinado: "Não esqueça da reunião com os fornecedores nesta quinta-feira, às 14h".


ID
231448
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A opinião pública tem papel relevante para o posicionamento das organizações, sejam elas públicas ou privadas em um momento de crise. Para atingir de forma eficaz os diversos públicos que compõem a opinião pública são necessárias ações perfeitamente integradas do composto da comunicação. É necessário planejamentos fundamentados em pesquisas e análise ambiental que definirão as melhores ações de trabalho. A execução dessas ações fica a cargo do profissional de:

Alternativas
Comentários
  • R: B
    profissional de Relações Públicas planeja, executa e avalia as políticas de relacionamento da instituição, de maneira ética e estratégica, com todos os segmentos sociais, dando suporte para que ela se adapte num ambiente de constante transformação. Em resumo é um profissional que trabalha com Comunicação Estratégica e Mediada
  • Questão para dar ponto de graça.


ID
234733
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia as seguintes recomendações referentes ao uso do clipping jornalístico e identifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Na folha de clipping, ou no espaço correspondente no caso do clipping virtual, deverão aparecer as informações sobre a procedência das notícias: nome do veículo e do jornalista responsável pela matéria, número de páginas do jornal/revista de origem e data de publicação da matéria.
( ) A assessoria de imprensa também pode elaborar um clipping de rádio, televisão e internet ou contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço para fazê-lo.
( ) O clipping de papel pode ser lido por todos na empresa/instituição, ao passo que o clipping virtual é acessado por poucas pessoas.
( ) Uma das principais razões para que o clipping seja entregue logo nas primeiras horas da manhã é o fato de ele tratar basicamente de fornecer informações.
( ) O press-clipping, diferentemente do clipping virtual, é uma coletânea das notícias e comentários sobre a empresa/instituição ou pessoa(s) assessorada(s) veiculados na imprensa em determinado dia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • número de páginas do jornal/revista de origem????

    por que razão a clipagem precisa dizer quantas páginas tem o jornal ou a revista???
  • Talvez eles queriam falar némro DA página e não DE páginas.

  • CLIPPING (assessoria de imprensa) É uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. Serve também como aferição do retorno de imagem que é um trabalho realizado pelas assessorias de imprensa das empresas e do governo.

    Fonte: 
    http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/
  • Para Wilson Costa Bueno, no livro "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia", identificar o clipping de maneira incompleta ou imprecisa é um dos grandes equívocos da clipagem. Ele afirma que é importante a descrição exata do dia, da página e mesmo do caderno em que a matéria está inserida. Concordando com o primeiro comentário, não vejo um motivo lógico para identificar o número de páginas da publicação pela qual a matéria foi publicada. Podemos chegar à resposta correta dessa questão pelo método de exclusão das alternativas. Não sei se algum autor defende ser necessário tal ato na clipagem.
  • Letra A


ID
289369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando a responsabilidade da comunicação institucional
pelo desenvolvimento de ações de aproximação com públicos
de interesse para a ampliação da visibilidade da organização e
promoção de seus propósitos, julgue os itens seguintes.

Uma das atribuições da comunicação institucional é a assessoria de imprensa, que consiste em conseguir publicidade gratuita para a organização por meio de estratégias de relacionamento com a mídia para encaminhamento de press releases, fornecimento de pautas jornalísticas, clipes de vídeo, promoção de entrevistas e convite à participação da imprensa em eventos da instituição ou com a sua participação.

Alternativas
Comentários
  • A redação da questão está errada,ou induzindo a êrro,pois é reducionista ao afirmar,sem citar que há outras atribuições da assessoria de imprensa,que
    "...a assessoria de imprensa, que consiste em conseguir publicidade gratuita para a organização por meio...  "
    Reparem que a questão usa um atributo correto,conferindo às assessorias de imprensa o objetivo de conseguir publicidade gratuita,mas a redação deixa de indicar que existem outras atribuições da assessoria de imprensa,o que reduz (caráter reducionista) o papel das assessorias,sendo ,dúbia ou incorreta a afirmação pela restrição que impôs.
    Infelizmente ,este tipo de questão dúbia é frequente...
  • publicidade gratuita??????
  • A redação da questão leva à ambiguidade.

    Dizer que uma das atribuições da Assessoria é conseguir publicidade gratuita é plausível, mas pelo texto o "que" após a vírgula retoma " assessoria de imprensa " e dá a entender que seu trabalho consiste apenas em conseguir publicidade gratuita, quando na verdade sabemos que esse é um dos seus objetivos, dentre vários.

    Por entender que o examinador, na assertiva, restringiu o trabalho da assessoria, errei a questão.
  • Cuidado! Reducionismo para a CESPE é o uso de palavras como "apenas", "somente", "exclusivamente". No contexto do enunciado "que (a assessoria) consiste em conseguir publicidade gratuita...", a banca entende que não há restrição, mas explicação/exemplificação (note a vírgula após o "que").

  • Não sei o que é pior, a banca dizer um absurdo desses ou os colegas tentarem justificar.


ID
289510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de comunicação interna.

House organ é uma publicação da organização voltada para pautar a imprensa.

Alternativas
Comentários
  • House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
          A maioria dos house organs tem o público interno como prioritário, mas há casos ( cada vez mais frequentes) em que a empresa ou entidade concebe dois ou mais house organs tendo em vista atingir, de maneira adequada (em termos de pauta e linguagem) públicos distintos.

    Para pautar a imprensa é utilizado os releases.
  • House Organ é comunicação INTERNA.


ID
289933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

O informativo, publicação que traz notícias curtas e tem circulação diária ou semanal, é voltado ao público interno de uma organização, podendo também ser distribuído a outros stakeholders ligados a problemas circunstanciais da organização.

Alternativas
Comentários
  • De fato, o informativo é muito importante para outros públicos em circunstancias especiais, como uma crise ou um evento.


ID
289936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

Entre as vantagens das emissoras de TV corporativas, está o fato de conseguirem atingir amplo público interno de maneira simultânea, utilizando-se de modelos de comunicação de massa similares aos adotados pelas emissoras de TV abertas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    TVs Corporativas são programações internas, canais de TV de determinadas empresas, algo semelhante à uma intranet. Temos a TV Bradesco, TV LG, TV Siemens e até mesmo de alguns clubes de futebol, como a TV Milan-AC (Itália). Mas obviamente não se trata de modelos de comunicação semelhantes às da TV aberta, pois os conteúdos são selecionados a públicos restritos (direcionados), bem diferente da programação da TV aberta voltada às massas.
  • Errado!

    A comunicação dirigida diferencia-se da comunicação em massa pela qualidade do público que se quer atingir. A característica típica dos meios de comunicação de massa é a possibilidade de atingir simultaneamente uma vasta audiência, formada por pessoas heterogêneas. A comunicação é realizada apenas em um sentido. As possibilidades de feedback são menores comparados a comunicação dirigida. A comunicação dirigida, geralmente, seria oposta da comunicação de massa. Não há necessidade do meio físico para mediação entre o emissor e o receptor. Não precisa de muitos profissionais para a realização dela. Então, o custo dela se torna menor. E sua audiência é pequena e homogênea comparada a da  comunicação de massa. Mas, além das diferenças elas também possuem semelhanças. As realizadas para veicular nos veículos de comunicação de massa buscam o mesmo objetivo da comunicação dirigida: causar impacto ao um determinado número de receptores. A comunicação dirigida destina-se a públicos específicos, prédeterminados, e conseqüentemente, mais conhecidos pelos idealizadores das diferentes estratégias de aproximação possíveis (KUNSCH, 1997). O autor Andrade (1965) define comunicação dirigida como sendo o “processo que tem por finalidade transmitir ou conduzir informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e freqüente com determinados números de pessoas homogêneas e identificadas" (ANDRADE, 1965, p.163). Os veículos de comunicação dirigida proporcionam que se desenvolva uma comunicação eficiente e diversificada sem que haja um alto custo para isso. Seu uso é eficiente para a venda e divulgação de qualquer produto porque alia a personalização da mensagem com um custo/benefício mais vantajoso. A empresa investe recursos com mais racionalidade e sabe exatamente qual o retorno deste investimento.

    FONTE: http://pt.scribd.com/doc/23435956/Comunicacao-dirigida

ID
290032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos produtos elaborados
pelas assessorias de imprensa para o relacionamento com a mídia.

O boletim, também chamado de comunicado, pode ser distribuído à imprensa com declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento sobre assunto relevante e de grande interesse público.

Alternativas
Comentários
  • Boletim e comunicado são duas coisas diferentes.
    Boletim
    é um periódico regular, com duração definida, sobre um tema ou assunto específico, destinado a um público específico, cujo objetivo é a informação. Pode ser utilizada como encarte de outras publicações, enviada via e-mail, adequando-se nesse caso ao formato de newsletter.
    Comunicados  são documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada do assessorado.
  • Para facilitar o entendimento:
    Boletim = publicação maior, com conjunto de textos.
    Comunicado = texto único, sobre um assunto só.
    BONS ESTUDOS!

ID
290038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos produtos elaborados
pelas assessorias de imprensa para o relacionamento com a mídia.

A posição da organização a respeito de tema polêmico ou complexo pode ser expressa por meio de um informativo, que pode ser distribuído tanto à imprensa como também a empregados e dirigentes, para orientá-los em momentos de crise.

Alternativas
Comentários
  • Estaria o erro em "Informativo", quando na verdade para a impressa o termo usado é uma "Nota"?
  • Comentário pertinente, Rodrigo!
    A nomenclatura "informativo" é mais adequada para o público interno (empregados e dirigentes).
    No caso do público externo (leitores, telespectadores e ouvintes da imprensa), o termo mais correto seria "comunicado" ou, como você opinou, "nota".
    BONS ESTUDOS!
  • Colegas,
    apesar de que o mais correto fosse o  "COMUNICADO" e não o  "informativo",este não é o erro da questão.Observem:
    "que pode ser distribuído tanto à imprensa como também a empregados e dirigentes, para orientá-los em momentos de crise."
    A organização pode usar um "informativo" para se posicionar sobre tema polêmico ou complexo.Mas,usar o informativo para orientar os dirigentes é subverter ou contradizer a função do informativo e a própria função de um dirigente de organização,que é "dirigir,administrar" a organização.E nunca os dirigentes podem ser informados e orientados conjuntamente com imprensa e empregados,o que é absurdo.Os dirigentes são responsáveis pela gestão estratégica da organização.São eles que orientam ou,quando são orientados,isto é feito em particular e de maneira reservada.
    Que Deus a todos ilumine!!! 
     
  • O erro da questão está em considerar o público interno (empregados e dirigentes) e dizer que o informativo serve para orientá-lo.

    A definição exposta na questão (Informativo que expressa a posição da organização a respeito de tema polêmico ou complexo) diz respeito a um produto da assessoria de imprensa: o conceito de position paper ou nota oficial, que é o informativo com a posição oficial da organização sobre determinado tema e tem como destinatário a IMPRENSA, seu objetivo é esclarecer a posição da organização sobre tema relevante, geralmente polêmico ou complexo.

    Fonte: Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia. Jorge Duarte.



  • O termo correto seria Position Paper para posicionar o público sobre posição polêmica.

  • A questão fala sobre Position Paper, ele é distribuído aos empregados (tem circulação interna e restrita), mas não à imprensa. O que é distribuído à imprensa é a nota oficial


ID
290041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos produtos elaborados
pelas assessorias de imprensa para o relacionamento com a mídia.

A utilização contemporânea de mala direta digital para envio de releases não é uma medida eficiente para aumentar o grau de aproveitamento das informações neles contidas. Para que isso ocorra, é mais proveitoso que o assessor personalize o release de acordo com o interesse de cada editoria a ser alcançada.

Alternativas

ID
290092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um dos papéis do assessor de imprensa é estabelecer relações de
confiança com profissionais de imprensa. Para isso, há alguns
procedimentos institucionalizados. A esse respeito, julgue os itens
subsecutivos.

O off-the-record, ou simplesmente off, é a condição pela qual, no Brasil, uma informação é prestada a um jornalista por um assessor de imprensa ou por uma fonte — oficial ou não — para simples conhecimento, ou seja, mediante o compromisso de que não será publicada.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, o significado de Off of the Record é qualquer declaração ou informação privilegiada passada ao jornalista para ser publicada, contanto que não seja atribuída à pessoa que falou. Ou seja, a fonte não quer se identificar, dá a informação de forma privilegiada ao repórter, mas deseja que seu nome não seja mencionado.
    Existe outra forma de declaração em off. Esta é quando nem a identidade da fonte nem a informação que esta passou podem ser reveladas. Isto é importante quando alguém precisa que um repórter saiba o contexto de uma história, mas não pode revelar a identidade ou a real informação porque isso iria prejudicá-los. É também uma forma de troca de informações privilegiadas surpreendentemente comum.  (no Brasil vigora o primeiro significado                  (no Brasil vigora o primeiro significado)
  • O erro está em dizer que a informação não pode ser publicada. Ela pode sim ser publicada, desde que se resguarde a identidade da fonte.

  • O off será publicado, mas não será identificado.

  • Gab. errado.

    Uma informação off pode, ou não, ser publicada. Logo, depende do nível de interesse público no teor do conteúdo que é informado. Além do interesse, claro, do jornalista (gatekeeper) publicar a informação.


ID
374224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

Um dos principais problemas que atingem as publicações organizacionais é a falta de sondagem inicial para verificar por que motivos a organização quer produzi-las. Objetivos claros e definidos são essenciais para a continuidade e o acerto de qualquer publicação organizacional.

Alternativas

ID
374227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

Em geral, as instituições desenvolvem apenas um veículo de publicação de informações para os públicos interno e externo, estratégia mais recomendada para se atingir o sucesso na publicação e comunicar com eficiência.

Alternativas
Comentários
  • O público interno e externo não podem ser tratados da mesma maneira: guardam particularidades que os diferenciam.


ID
374230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

A definição do perfil editorial de uma publicação organizacional precisa levar em conta o que os gestores querem comunicar, não as demandas do público que será atingido pelo veículo.

Alternativas

ID
374233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

O jornal mural é o veículo jornalístico empresarial mais simples e com a vantagem da facilidade de produção, atualização e acesso direto pelos empregados da organização. Por meio dele, notícias são afixadas em espaços próprios nas paredes ou muros.

Alternativas

ID
374236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

Um jornal organizacional tem como objetivo principal divulgar as políticas, os princípios e os valores da companhia.

Alternativas

ID
398845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a Web 2.0, novas possibilidades em matéria de comunicação online e mídias digitais se apresentam, tanto no que se refere aos produtores de conteúdos quanto aos usos e compartilhamentos. Considerando esse novo cenário de tratamento da informação e interatividade, julgue os itens subsequentes.

Uma sala virtual de imprensa deve caracterizar-se, sobretudo, pela quantidade e variedade de informações, funcionando como um generoso servidor de conteúdos, de maneira a promover as consultas locais acerca dos objetivos, da missão e dos fatos organizacionais da empresa ou instituição.

Alternativas
Comentários
  • Errado   Sala virtual de imprensa (SVI) é uma versão eletrônica dos materiais de divulgação impressos, vídeos, fotos, relatórios de atividades, balanços sociais e financeiros. Dependendo do foco empresarial da organização, pode conter dados estatísticos de periodicidade inferior a anual, canais diretos como salas de conversação, descrição de serviços e produtos oferecidos, lista de fontes e espaço tira-dúvidas.   Segundo Wilson da Costa Bueno: "a existência da sala de imprensa não significa, no entanto, que as empresas brasileiras estejam organizando, corretamente e de maneira competente, este espaço fundamental de relacionamento com os jornalistas. Pelo contrário, com raras exceções, elas têm uma visão restrita e equivocada da Sala de Imprensa, concebida apenas como um mero depósito de releases e de alguns poucos materiais (como fotos, por exemplo). Este fato acentua a falta de uma cultura de comunicação sintonizada com as novas tecnologias".   Várias empresas possuem SVIs, como a Record, a Vale, Bradesco etc.   Vejamos a questão: a SVI deve (pode, não necessariamente deve) caracterizar-se pela quantidade e variedade de informações, funcionando como um generoso servidor de conteúdos...

  • O erro desta questão está em afirmar que a SVI serve existe  "de maneira a promover as consultas locais acerca dos objetivos, da missão (...) da empresa ou instituição". A função dela não é esta, pois há outras seções específicas do site de uma instituição em que se pode encontrar essas informações. O erro é bem sutil mesmo.

  • POR MAS COMENTÁRIOS OBJETIVOS ASSIM. OBG COMPANHEIRO !

  • POR MAS COMENTÁRIOS OBJETIVOS ASSIM. OBG COMPANHEIRO !

  • Quase 11 anos de um excelente comentário!

  • A sala de imprensa virtual é uma área no site destinada a jornalistas — embora outros públicos podem estar interessados no conteúdo — e faz parte da estratégia de relacionamento com a mídia.

    Funciona como um espaço para profissionais que estão à procura de informações para escrever uma notícia, desenvolver um post ou contar uma história, tentando encontrar um contato corporativo para tirar as dúvidas e checar os fatos.

    Estes espaços reúnem materiais relevantes como fotos e áudios, releases, entrevistas, press-kits, vídeos, entre outros recursos essenciais que facilitem o trabalho da imprensa para a construção de uma notícia jornalística. Por isso, as informações devem estar atualizadas.

    Fonte: Comunique-se


ID
405448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à prática da assessoria de imprensa, julgue os itens
seguintes.

Em caso de crise na instituição ou organização, como, por exemplo, denúncias de corrupção que levam à renúncia do presidente da corporação ou órgão público, o assessor de imprensa deve coletar as informações necessárias para o atendimento à imprensa e divulgá-las aos jornalistas, pois a adoção da estratégia de usar o nada a declarar prejudica o relacionamento com os veículos de comunicação.

Alternativas

ID
405460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à prática da assessoria de imprensa, julgue os itens
seguintes.

Se um jornal institucional for editado com periodicidade mensal, um fato da agenda da instituição ocorrido entre duas edições continua sendo de interesse para o seu público, razão pela qual deve ser publicado na edição seguinte.

Alternativas

ID
405466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à prática da assessoria de imprensa, julgue os itens
seguintes.

O assessor de imprensa será mais eficiente se conhecer bem a instituição ou o cliente para o qual trabalha, incluindo seus limites e suas potencialidades, e, a partir desse conhecimento, puder organizar o contato com a imprensa, de forma a divulgar as informações mais relevantes para o público da organização.

Alternativas

ID
411811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a assessoria de imprensa e a produção de
publicações jornalísticas empresariais podem ser incluídas no
campo da comunicação organizacional, julgue os itens a seguir.

A comunicação organizacional não se limita à publicação de boletins informativos ou à produção de releases para a imprensa, por isso o profissional que trabalha nessa área precisa considerar os diversos públicos da instituição, inclusive o público interno.

Alternativas

ID
411814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a assessoria de imprensa e a produção de
publicações jornalísticas empresariais podem ser incluídas no
campo da comunicação organizacional, julgue os itens a seguir.

Entre os produtos da assessoria de imprensa, incluem-se as súmulas, as sinopses e as análises, que fazem parte do press clipping, entregue aos gestores diariamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    O erro da questão está em afirmar que súmulas, sinopses e análises fazem parte do press clipping. A sentença poderia ser corretamente reescrita da seguinte forma: "Entre os produtos da assessoria de imprensa, incluem-se os recortes, que fazem parte do press clipping, entregue aos gestores diariamente."

     

    "Recortes - As notícias de interesse imediato, por sua relação direta ou indireta com os interesses dos assessorados, bem como aquelas que poderão ser consultadas posteriormente, são recortadas, selecionadas e destinadas, nas primeiras horas da manhã, aos escalões de decisão (press clipping)."

     

    Livro: Assessoria de Imprensa: como fazer. Rivaldo Chínem. São Paulo: Summus, 2003.

     

     

     

     

  • Pelo que entendi, o erro está em que as súmulas, análises e sinopses não fazem parte do press clipping.

    Assim como o press clipping, a súmula, a sinopse e a análise são produtos/serviços da Assessoria de Imprensa de acordo com o Manual de Assessoria de Imprensa (FENAJ - 4ª edição, 2007, páginas 13 e 14). Aliás, o termo press clipping não existe no manual e não achei em nenhum lugar. Segue trecho:

    Clipping Impresso, Clipping Eletrônico e em Tempo Real (on-line) - Levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação. Organizados a partir da leitura, acompanhamento e seleção das notícias que interessam ao assessorado.
    Súmulas - Relação dos assuntos divulgados indexada por: veículo, título da matéria e página (quando impresso), programa e horário (TV ou rádio), endereço eletrônico (Internet).
    Sinopse - Resumo das notícias veiculadas nos Jornais e Revistas de maior circulação. Também se faz resumo de publicações específicas da área de interesse do assessorado.
    Análise - O assessor faz a sua leitura do material coletado, analisando o teor do que foi publicado.

     

    Disponpivel em: http://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/03/manual_de_assessoria_de_imprensa.pdf

     

  • Para Ferraretto, súmula, sinopse e análise são tipos/modalidades de clipping, e não partes do clipping. Há ainda o tipo/modalidade clássico de recorte.

  • Sobre o clipping ou Clipagem

    Impressa, eletrônica e em tempo real (online): compilação de matérias publicadas em diferentes periódicos e sites que digam respeito ao assessorado ou possam atrair seu interesse.

    Súmula: resumo das principais notícias de interesse do cliente veiculadas em rádio e televisão, incluindo ou não gravações.

    Sinopse: resumo das principais notícias de interesse do cliente publicadas em jornais e revistas, incluindo ou não a transcrição de trechos.

    Análise: interpretação crítica, por parte do assessor, das informações divulgadas, avaliando o teor do que foi dito e procurando revelar intenções e dados omitidos.

    Fonte: Assessoria de Imprensa - Teoria e Prática, Elisa Kopplin Ferrareto e Luiz Artur Ferraretto, p. 126/127


ID
544222
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O projeto gráfico de um house organ da Instituição prevê que os títulos deverão ser compostos em tipos da família lapidária. O título composto com tipos que pertencem a essa família é

Alternativas
Comentários
  • Lapidária ou Sem Serifa
    Criada na Alemanha no século XIX, possui caracteres com poucas variações em suas hastes, cujos arremates não possuem serifas. Indicada para a confecção de hastes e embalagens, mas desaconselhável para textos longos.

    http://www.lsc.ufsc.br/~edla/design/design.htm

    http://vsites.unb.br/fac/ncint/pg/galeria/tipografia.htm
  • Sinceramente, o termo lapidário é pouquissimo usado. Eu nunca ouvi esse termos associado às fontes sem serifa. De qualquer modo, a letra A é a única que não tem serifas, ou seja, é sem "arremates" nas pontas das letras.
  • Eu acho que o QC deveria ampliar essa imagem, fica muito dificil diferenciar os detalhes da fonte desse jeito.

  • Essa questão é aquela que você sabe, mas não tem certeza. Realmente o termo "Lapidário" é pouquíssimo usado. E muitos ficam na dúvida.

  • Lapidárias é sem serifa, é a segunda questão da FCC que vejo pedir o termo ; )

  • Errei porque simplesmente não vi serifa na B, mas um olhar mais detalhado confirmomou que era a A mesmo.


ID
550798
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em momentos de crise, o papel do profissional de comunicação é essencial. Considere as atitudes descritas abaixo.
I - Blindar aqueles que têm responsabilidade pelas tomadas de decisão.
II - Identificar o processo e alertar a quem tem responsabilidade pela mudança de rumos.
III - Identificar os envolvidos, afastando-os por tempo indeterminado.
IV - Organizar entrevista em veículo de grande circulação para expor a versão dos fatos.
V - Responder a todas as matérias na mídia, destacando os itens essenciais.
VI - Retardar, ao máximo, a exposição das explicações na mídia de grande circulação.

São atitudes a serem tomadas, em momentos de crise, pelo profissional de comunicação APENAS aquelas descritas em

Alternativas

ID
550948
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O conceito de comunicação integrada pode ser definido como a(o)

Alternativas

ID
594109
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As ferramentas de comunicação interna desempenham a importante função de informar o público da empresa sobre dados, eventos e até curiosidades históricas sobre a instituição. Alguns exemplos desses canais podem ser identificados nas alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas

ID
596758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais
espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias
definiram um papel decisivo para a comunicação, com
possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir
com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela
comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de
inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Desde que a área de comunicação das organizações passou a contar com as assessorias de imprensa, propaganda e publicidade e relações públicas, considera-se consolidado, do ponto de vista estratégico, o composto da comunicação integrada.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado

    A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

    Assim, afirmar, simplesmente, que possuir assessoria de imprensa, depto de propaganda e publicidade e relações públicas já garante a comunicação integrada é incorreto, uma vez que necessita de muito mais. Não basta ter as ferramentas, é preciso saber usá-las.

    Bom estudo ;)
  • Não basta a existência dos setores, é preciso haver, além da atuação conjunta, uma filosofia e articulação de esforços em cada uma das áreas da comunicacao integrada.

  • Questãozinha danada...afff. Depois q a gente erra, para, pensa, pensa mais um pouco e entende o porquê do erro.

    Acredito que o que se considera consolidado, do ponto de vista estratégico, para o composto da comunicação integrada, seja a junção sinérgica entre as comunicações administrativa, interna, institucional e mercadológica.


ID
596764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais
espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias
definiram um papel decisivo para a comunicação, com
possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir
com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela
comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de
inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Por ser a guardiã do discurso institucional e, consequentemente, zelar pela identidade, imagem e marca da organização, a área de comunicação deve estar ligada diretamente à instância máxima de comando das instituições públicas e privadas.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Devido à importância que possuem, alguns órgãos de assessoria devem estar ligados diretamente à cúpula de uma organização. Aqui no Ministério do Meio Ambiente temos a Assessoria de Comunicação, a Assessoria Internacional e Assessoria Parlamentar estão ligados diretamente ao Gabinete da Ministra.
  • Correto. Coladinho com o dono da empresa rs


ID
596767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A administração de crises constitui, hoje, um recorte específico no
campo da cultura organizacional, por sua vez inter-relacionado às
decisões, ações e produtos da área de comunicação. Considerando
essa inter-relação, julgue os itens seguintes.

Uma das primeiras obrigações da administração de uma organização em situação de crise é dar satisfações ao público: o público interno deve ser o primeiro a ser informado e, a seguir, os demais, como acionistas, mídia, clientes, fornecedores e outros stakeholders estratégicos com os quais a organização mantenha algum tipo de relacionamento especial.

Alternativas

ID
596770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A administração de crises constitui, hoje, um recorte específico no
campo da cultura organizacional, por sua vez inter-relacionado às
decisões, ações e produtos da área de comunicação. Considerando
essa inter-relação, julgue os itens seguintes.

A constituição de um comitê ou gabinete de crise, condição indispensável à administração de crises, deve ser a primeira providência a ser tomada para a neutralização de uma situação de crise institucional.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me informar por que esta resposta está errada?
  • Acredito que a constituição de um comitê é um fator muito importante na crise, mas não neutraliza a crise e nem é a solução para os problemas. A crise só consegue ser "neutralizada", se é que isso é possível, a partir do momento que a empresa assume o ocorrido e mune os principais públicos estratégicos de informação acerca das ações tomadas para minimizar os impactos.
  • Na verdade, a criação de um Comitê deve ser ANTERIOR à crise. Deve haver treinamento e definição das funções que cada membro do Comitê deverá ter diante da crise.
    Sendo assim, diante da crise, o comitê (já existente) será acionado.
  • (Complementando a resposta da colega Aline Corte)

    A primeira preocupação das empresas e governos, quando se envolvem em situações críticas e de crise é tentar resolver logo a parte operacional, para tentar minimizar a repercussão. Deve-se levantar todos os dados com a maior transparência e fixar uma estratégia de esclarecimento. Lição que fica: prevenir é melhor que remediar.


    Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. Jorge Duarte. pág 414


ID
596773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos processos de comunicação interna das
organizações, julgue os itens que se seguem.

As decisões estratégicas da organização não devem ser tomadas sob pressão ou influência de atos comunicativos que não integram a rede formal de comunicação; por isso, rumores e boatos, embora configurem poderosa rede de informação, não devem ser levados em consideração nas tomadas de decisões.

Alternativas
Comentários
  • Alguém me ajude a entender aonde essa questão está errada.
  • Faz parte da estratégia da empresa promover o bem-estar e as boas relações entre os colaboradores. Se estão ocorrendo problemas de relacionamento entre eles, a organização deve sim se preocupar com isso. Além do que, como disse o texto, essas picuinhas podem fornecer poderosas informações sobre os colaboradores.

ID
596776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos processos de comunicação interna das
organizações, julgue os itens que se seguem.

Considerando-se que, em muitas empresas, nem todos os empregados têm acesso à Internet e às novas tecnologias, o jornal mural, os veículos impressos e os boletins setoriais são meios eficientes para a comunicação interna nessas organizações.

Alternativas

ID
596779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos processos de comunicação interna das
organizações, julgue os itens que se seguem.

A comunicação interna não é uma ação exclusiva da área de comunicação das organizações, sendo as interações face a face ainda muito eficazes para manter ativo o sistema de comunicação interna e para buscar a adesão dos empregados aos valores, objetivos e metas da organização.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação interna atua em interface com outras áreas, como o RH

  • A Comunicação Interpessoal é uma das facetas da Comunicação Interna


ID
602311
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito da pesquisa de opinião pública.

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa de opinião pública com propriedades pedagógicas????? Nunca tinha ouvido falar.

  • " Além destas vantagens, as pesquisas também são vistas como contendo propriedades pedagógicas e terapêuticas pelo fato de induzir um processo de auto-conhecimento e um aprendizado informado sobre noções e conceitos populares vitais."  O papel das pesquisas de opinião pública na consolidação da democracia: a experiência latino-americana 

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762001000100004

  • estudar para concurso de jornalismo é um martírio. só deus sabe de que tcc encontrado no google o examinador vai tirar a questão

  • Pesquisa de Opinião Pública:  É vista como contendo propriedades pedagógicas, pelo fato de induzir um processo de autoconhecimento e aprendizado, ao indagar sobre noções e conceitos populares vitais.

  • isso segundo "Fabián Echegaray, professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina"


ID
722149
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na organização de um evento, a comunicação integrada entre seus promotores e a Assessoria de Comunicação é um ponto fundamental para seu sucesso. No entanto, há várias funções que são de responsabilidade exclusiva da equipe de comunicação, entre elas NÃO se inclui

Alternativas
Comentários
  • A assessoria de imprensa deve sugerir a pauta, acompanhar a fonte, indicando os pontos que devem ser abordados na entrevista, mas não deve jamais cobrar que a matéria seja publicada, pois isto gera desgaste entre a assessoria e a imprensa.
  • A organização da sala de imprensa? Estranho...

  • Isabela, você está realizando comentários pertinentes em diversas questões. 

    Obrigado pela contribuição. rsr 


ID
736609
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A demanda de informações pela sociedade é cada vez mais generalizada, tornando o cenário de divulgação de informações, cada vez mais amplo e competitivo. Neste cenário, sobre atividades típicas da assessoria de imprensa e da publicidade, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Uma assessoria de imprensa e uma agência de publicidade são responsáveis pela comunicação institucional de um produto ou organização.

( ) A publicidade trabalha com a promoção de serviços e produtos, mas sua divulgação é sempre paga.

( ) A assessoria de imprensa trabalha com material redacional, que não é pago, podendo ser veiculado ou não.

( ) Tanto assessoria de imprensa quanto publicidade trabalham com marketing e comunicação, encarados como processos sistemáticos e contínuos.

( ) Tanto a assessoria de imprensa quanto a publicidade objetivam incrementar vendas, favorecendo o desenvolvimento dos negócios.

Alternativas

ID
774922
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Camaçari - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Qual das alternativas abaixo corresponde ao veículo adequado para a informação interna de uma empresa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C


    house organ é um veículo de comunicação interna e uma das ferramentas mais antigas utilizadas no meio empresarial, a fim de alcançar uma boa comunicação com o público interno. Para quem não o conhece pelo nome, apresento com seu nome mais popular: house organ é o famoso jornal, boletim ou revista interna. Literalmente, a tradução de house organ é o “órgão da casa” e tem como objetivo traçar uma comunicação eficiente entre o topo e a base da pirâmide organizacional.

  • letra c

    House Organ: é o canal de comunicação interna em uma empresa. Seja um jornal ou uma revista, o veículo é importante para que o público interno da entidade saiba de tudo o que acontece em seu local de trabalho. As matérias são mais frias já que normalmente é bimestral.

    Newsletter é um boletim informativo via e-mail.

    Broadcast ou broadcasting: Radiodifusão, ou seja, transmissão por meio de ondas eletromagnéticas, de áudio (ex.: rádio AM e FM) ou áudio mais vídeo (televisão). Também usado para qualificar os equipamentos utilizados na produção e transmissão dos produtos audiovisuais das rádios e TVs.

    Pay-per-view, também chamado de PPV, é um sistema onde os usuários podem comprar uma programaçao específica, que tenham interesse, mas que não está incluida na programação ou nos canais normais, de sua assinatura de televisão.

    Agenda-Setting foi uma teoria desenvolvida por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 70. De acordo com a formulação clássica desta hipótese, os consumidores tendem a considerar como mais importantes os assuntos veiculados com mais frequência na cobertura jornalística. Deste modo, são os media que cedem ao público a compreensão de grande parte da realidade social, pelo que poderemos considerar que cabe aos media dizer às pessoas sobre o que devem pensar.


ID
774934
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Camaçari - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

São funções de uma assessoria de imprensa EXCETO.

Alternativas
Comentários
  • Criar canais de comunicação somente internos (ERRO) que divulguem os valores da organização e suas atividades. 


ID
774961
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Camaçari - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação as funções que a comunicação organizacional desempenha em uma instituição, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
775687
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre o trabalho de assessoria de imprensa, considere as afirmativas abaixo:

1) Uma das finalidades da segmentação de mailing é aumentar a pertinência do material encaminhado às redações.

2) O atendimento de imprensa, sobretudo nas assessorias de instituições públicas de ensino, é um dos principais instrumentos para aumentar a presença da instituição nos meios de comunicação.

3) Barramento de informação, mesmo por tempo determinado, é um expediente que não pode ser utilizado por uma assessoria de imprensa, por razões éticas.

4) O follow up é um instrumento fundamental para mensurar a penetração da assessoria de imprensa. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Barramento de informação é o famoso embargo; bastante utilizado.


ID
821158
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre comunicação organizacional, avalie os itens abaixo, indicando a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O erro da alternativa D, se é que podemos chamar de erro, é que no Brasil essa é a classificação de Relações Públicas. Creio que a palavra chave para identificar a diferença entre as duas atividades em questões de concurso é "administrar relações".


ID
822937
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para ilustrar uma matéria de um house organ, um assessor de imprensa de uma conceituada empresa retirou de um site de um repórter fotográfico iniciante duas fotografias panorâmicas do centro da cidade de Palmas. O assessor publicou no house organ da empresa em que trabalha as duas fotografias com algumas alterações em relação às imagens originais, sem o conhecimento e o consentimento do autor, com o crédito "fotos capturadas da internet". O assessor de imprensa violou os seguintes direitos do fotojornalista:

I. Direito Patrimonial;

II. Direito Moral;

III. Integridade da obra;

IV. Uso da imagem;

Marque a resposta CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O Direito Moral vincula o autor à sua obra e é um dos direitos de personalidade do autor. Por isso, os “direitos morais são “inalienáveis e irrenunciáveis ,art. 27 da LDA). Não podem ser passados a terceiros) .e o autor não pode dizer que não fez aquela obra .

    O Direito Patrimonial faculta ao autor colocar valor na sua obra e negociá-la, licenciar ou transferir ,esse direito a terceiros. Diz a Lei em seu art. 28 :reproduzindo o que já consta na Constituição Federal cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e” .“dispor da obra literária, artística ou científica.
    São direitos morais do autor (Art. 24 da LDA)  ;reivindicar a autoria • ter seu nome (ou pseudônimo) indicado • ;na obra ;conservar a obra inédita • ;assegurar a integridade da obra • retirar a obra de circulação quando entender • .

  • Uso da imagem, creio, seria se o assessor tivesse publicado a foto do próprio fotógrafo.

  • letra d

    Os direitos morais estão relacionados ao que se costuma chamar de “paternidade” da obra. Estão diretamente ligados ao vínculo “espiritual” que tem o autor com sua criação e por este motivo, os direitos morais são considerados personalíssimos, inalienáveis e intransferíveis, ou seja, mesmo que haja cessão dos direitos sobre a obra o direito moral do autor de ver seu nome reconhecido e citado é indisponível. No artigo 24 da lei 9610/98, estão elencados os direitos morais do autor.

    O direito patrimonial do autor está relacionado à retribuição econômica que advêm da obra intelectual. Diz respeito ao direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica de sua autoria. O direito patrimonial do autor lhe concede a possibilidade de ceder ou licenciar sua obra, podendo explorá-la economicamente como desejar. Os direitos patrimoniais do autor estão previstos nos artigos 28 a 45 da Lei 9610/98.

    Ao autor pertencem tanto os direitos morais quanto patrimoniais sobre sua criação, sendo-lhe facultado por lei, ceder definitiva ou temporariamente os direitos patrimoniais sobre ela.

    fonte: https://www.pucrs.br/tecnopuc/transferencia-de-tecnologia/propriedade-intelectual/patente/direito-autoral/

  • Uma dúvida: tanto os direitos morais quanto os diretos patrimoniais de uma obra fazem parte dos diretos autorais, certo?


ID
822970
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Conforme explicam Ferraretto e Ferrarreto (2009, p. 31), os jornalistas atuantes em Assessorias de Imprensa, "têm antes de tudo um compromisso com a livre circulação de informações". A partir desta reflexão, pode-se afirmar que:

I. Defender a livre circulação de informações, significa, então, divulgar todo tipo de informação;

II. Os assessores de imprensa precisam defender fortemente perante seus assessorados a ideia de que não devem ser impostas barreiras à divulgação de fatos de interesse público, mesmo que eventualmente envolvam situações negativas;

III. Quanto maior for o esforço do assessor de imprensa para que seu assessorado tenha uma relação permanente e transparente com os veículos de comunicação, melhores serão as condições para que se lide, inclusive, com situações de conflito;

IV. O jornalista deve cuidar para que a relação da organização para a qual trabalha seja pautada pelos preceitos éticos, a fim de ajudar a criar e manter a imagem de seriedade e credibilidade do assessorado;

Marque a resposta CORRETA:

Alternativas

ID
823000
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

"Relação completa e detalhada de providências a serem tomadas periodicamente para o acompanhamento das atividades" do assessorado e que pode ser feita "com base em verificações diárias, semanais e mensais" (FERRARETO & FERRARETO, 2009). Esta definição se refere:

Alternativas
Comentários
  • Também conhecidas como 

    a) jornalzinho

    b) agenda

    c) recortagem

    d) essa é check list mesmo  

    :)