SóProvas


ID
1775920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No Scrum, o artefato burndown chart serve para

Alternativas
Comentários
  • O Burndown chart ou gráfico de Burndown é o gráfico utilizado pelas equipes Scrum para representar diariamente o progresso do trabalho em desenvolvimento. Ou seja, após cada dia de trabalho o gráfico apresenta a porção de trabalho finalizada em comparação com o trabalho total planejado.


    É comum a Equipe de Desenvolvimento usar esse gráfico ao longo da Sprint, para medir os pontos das histórias finalizadas ao longo dos dias da Sprint e ter uma visibilidade do seu ritmo de trabalho, verificando se o ritmo está adequado para atingir a meta da sprint, cumprindo com o que foi planejado.


    O Burndown é o gráfico mais simples que há no Scrum e que muitas equipes nem sempre dão o devido valor as informações referente ao processo de trabalho que ele apresenta, indiretamente.


    Simplesmente traçar o gráfico pelo simples fato de traça-lo é desperdício, o importante é identificar nele o que há de errado com a estratégia, o processo de trabalho, adotado pela Equipe Scrum. E quando digo Equipe Scrum, é pelo fato de que embora ele represente porção de trabalho desenvolvido, que é de responsabilidade direta da equipe, todos estão comprometidos e ligados ao resultado final que o grafico apresentará: Equipe de Desenvolvimento, Scrum Master e PO.


    O fato de uma equipe não finalizar as histórias ao final da sprint pode ser não por falta de comprometimento da equipe de desenvolvimento, mas pela indisponibilidade do PO em ajudar a equipe no momento que ela mais precisa, ou do Scrum Master que não resolve em tempo os impedimentos que surgem em uma sprint.


    Fonte: http://blog.myscrumhalf.com/2012/01/burndown-chart-medindo-o-progresso-de-sua-sprint-e-trazendo-indicativos-do-processo-de-trabalho-da-equipe/


    Alguém pode informar o erro da letra A? Não considero a mesma errada.

  • Marquei D.

    verificar se o ritmo está adequado para atingir a meta da sprint não é o mesmo que, em outras palavras, apresentar resultados de performance de uma equipe de projeto?

  • A) ERRADO: Controlar (inspecionar, fiscalizar, verificar, conferir, orientar, guiar, conduzir) uma Sprint (que é o caso do Gráfico de Sprint Burndown) e apresentar resultados relacionados à linha de base do projeto (é aqui que eu acho que está o erro, esse gráfico apresenta o resultado do progresso de uma SPRINT e não de uma linha de base do projeto.)

    -

    B) ERRADO: Essa é bem óbvia.

    -

    C) ERRADO: Também não tem nada a ver.

    -

    D) ERRADO: O gráfico de burndown apresenta resultados de performance de uma SPRINT ou de uma RELEASE e não da equipe de projeto em si.

    -

    E) CERTO

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Eu acho que é isso, qualquer coisa que você queira adicionar será de grande ajuda.

  • Rapaz, no meu ver, tanto a A quanto a E estão certas. Não fiz a prova, mas fui de A aqui . Toda Sprint é baseada na linha de base do projeto, não? Tanto que ao fim das sprints a linha de base deve ser revista e, se necessário, atualizada. Qual o erro da A, então? Gabarito ainda é preliminar. Esperar o oficial.

  • Alguém sabe de qual literatura foi retirada esta questão? Não encontrei nada para justificar esta letra E como resposta. O Cespe manteve essa resposta.

  • Alguém pode comentar??

    Alguma referência quanto a letra E ser a certa??

  • Fiz uma leva de questões Cespe sobre Scrum, a maioria de questões novas e achei algumas questões um pouco tortas. Essa foi uma delas. Mas é Cespe né. Acima de Deus e de qualquer autor

  • A alternativa considerada correta é a 3a mais marcada aqui no Qconcursos.

    CESPE, CESPE... não seria melhor vocês deixarem a criação de exames somente para profissionais?!

  • Bem complicada essa questão.

    Mas vamos lá entender a manobra:

    A- Linha de base de projeto, remete a PMBOK, gerenciamento de projetos waterfull;

    D- Não aponta dedo, performance da equipe. Na vdd o objetivo é fechar os itens daquele sprint dentro do time boxed, mas não é uma corrida para entregar em menor tempo(terminar antes do tempo) pois entram  itens como a qualidade por exemplo. De nada adianta entregar sem qualidade, com bugs;

    E- Bem viajante, mas o examinador deve ter pensando o seguinte:

    Controlar a qualidade - a evolução do trabalho está condizente com o estimado? Eu já trabalhei com burndown e o correto que ele tenha um crescimento constante, se o time nao fecha as tasks e de repente começa a fazer task force e o gráfico sobe de repente, não é um bom ritmo e pode ter problemas na qualidade, não é um ritmo sustentável e isso evidencia problemas de planejamento, de ritmo de trabalho, de entregáveis com problema, etc.

    Complementar o backlog - cara, a única coisa que pensei aqui foi na situação em que a estimativa foi equivocada, precisamos rever isso no próximo sprint, então pode ocorrer do time ter sido muito otimista na estimativa e precisa rever isso na coluna lá de story point, o time está se comprometendo a entregar algo que não dá conta, talvez falte treinamento ou os itens não foram esclarecidos com o PO (regras de negócio, entendimento dos requisitos) consequentemente criando muitos blocks/impedimentos durante o sprint, etc...

    Enfim, tive que resgatar a prática pra entender a resposta, engenharia reversa. Mas na prova teria errado com ctza.

     

  • marcarei eternamente a letra D

  • Cara, eu marquei a letra A e a considero mais correta.

    Pois ao analisarmos o burndown, veremos o que os desvios (semelhante a curva S) e iremos trabalhar para controlar a sprint e fazer a coisa andar o mais próximo da linha de base do planejado.

  • marcarei eternamente a letra A