-
QUESTÃO CORRETA
Lembre que:
Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária.
-
CERTO. Encontramos o seguinte enunciado na Norma brasileira de descrição arquivística (NOBRADE): "Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária" (p.10).
Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf
-
DICA:
Enunciado falou em NOBRADE pode marcar sem medo que a descrição cabe nos arquivos correntes e intermediários.
Já Bellotto diz que isso não é possível. Para a autora, cabe apenas nos arquivos permanentes.
Já vi a banca se contradizer nesse aspecto e considerar os dois gabaritos. Se posso ajudar, dou o conselho de observar sempre o enunciado :)
-
Direto ao ponto!
Para a descrição de documentos nas fases corrente e intermediária, pode-se utilizar a NOBRADE como instrumento de trabalho.
Justificativa: NOBRADE pode em qualquer fase do ciclo vital. Porém, PREFERENCIAL na permanente
GABARITO: CERTO
Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.