SóProvas


ID
1776661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com base nas normas internacionais de arquivo, julgue o seguinte item.

Para se representar a estrutura hierárquica do fundo e de suas partes componentes, deve-se realizar a descrição multinível do geral para o particular.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA

    Essa questão do CESPE, figurinha marcada.

    Descrição fundo - sempre Geral para o Particular.

  • CERTO. Encontramos o seguinte enunciado na Norma brasileira de descrição arquivística (NOBRADE): "Esta norma tem como pressupostos básicos o respeito aos fundos e a descrição multinível, adotando os princípios expressos na ISAD(G), quais sejam: Descrição do geral para o particularcom o objetivo de representar o contexto e a estrutura hierárquica do fundo e suas partes componentes" (p. 10).

    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/nobrade.pdf

  • Descrição multinível, do geral para o particular. A banca gosta de cobrar e sempre tenta nos confundir.

    Q107154 - STM 2011

    A NOBRADE adota a descrição multinível, ou seja, descrição do geral para o particular e que busca representar o contexto e a estrutura de organização do fundo, privilegiando informações relevantes para cada nível e explicitando as relações hierárquicas entre eles. (gab: certo)

    Q1038326 - TJ/AM 2019

    Um dos princípios expressos na norma internacional ISAD(G) (General International Standard Archival Description) prevê a descrição multinível direcionada do particular para o geral, com o objetivo de conhecer as nuances de cada documento. (gab: errado)

    Q1751388 - PF 2021

    Uma das limitações da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) é a ausência da descrição multinível. (gab: errado)