SóProvas


ID
1776700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de sistemas e redes de arquivo, julgue o item a seguir.

O modelo sistêmico na área de arquivos adotado no Brasil é o do tipo centralizado, contando com um órgão central, que determina as ações a serem implementadas.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CERTA

    Pessoal gravem:

    sistêmico - centralizado - orgão central

     

     

  • Certo.
    Art. 26. Fica criado o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, que definirá a política nacional de arquivos, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos (Sinar).

  • Nesse mesmo concurso, para outro cargo direcionado a arquivistas, o CESPE cobrou:

    "O modelo de sistema utilizado no Brasil é o descentralizado, no qual o órgão central somente acompanha as ações" (ERRADA)

    Então, definitivamente, na concepção do CESPE, o modelo adotado no Brasil é o CENTRALIZADO.

  • Aos Administradores visão sistêmica e centralização não são paradoxos, assim como é morto-vivo?

  • O modelo sistêmico do Brasil é definido pela Lei nº 8.159/91, que determina a criação do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, e do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, como seu órgão central.

    Mas isso não é suficiente para caracterizar um modelo centralizado, pois os modelos de sistemas descentralizados também possuem um órgão central. A diferença básica está em sua atuação: o órgão central do modelo descentralizado apenas acompanha a atuação dos demais órgãos, enquanto que no modelo centralizado esse órgão determina as diretrizes e supervisiona a atuação dos demais.

    Sendo assim, a própria Lei determina que é função do CONARQ definir a política nacional de arquivos, o que caracteriza o SINAR como um sistema centralizado.

    Gabarito do professor: Certo
  • Gabarito: Certo.

    O modelo sistêmico na área de arquivos adotado no Brasil é o do tipo centralizado, contando com um órgão central, que determina as ações a serem implementadas.