A nota oficial, que traz um tema a respeito da instituição, segue os padrões narrativos de uma nota, por ser mais curta que a notícia, ocupando geralmente um parágrafo. Contudo, diferentemente da reportagem ou da notícia, a nota oficial não é considerada de grande relevância pela redação dos veículos, embora seja de interesse público.
A nota realmente possui uma redação mais livre e é bem mais curta que a notícia. Ela não possui formato jornalístico, com lide e pirâmide invertida, mas deve ser escrita de forma clara, concisa e consistente.
Os erros estão negritados.
Justificativa: A nota é considerada de extrema relevância pela redação dos veículos, tanto é que pode ser lida na íntegra durante um noticiário de rádio ou TV, como já aconteceu diversas vezes. Outra prova de sua relevância é que ela costuma ser enviada pelas assessorias aos veículos em situações de crise, urgência ou quando a imprensa requer um rápido esclarecimento e posicionamento da organização. No entanto, a nota oficial deve ser usada somente em casos extremos pela assessoria, quando não se consegue mídia espontânea ou quando a imprensa não divulga os esclarecimentos necessários.