-
O webjornalismo não é linear também pelo hipertexto, que tem dinamicidade.
-
GABARITO: CERTO
"A não linearidade é uma das principais características da internet. (...) Para exemplificar a leitura não linear, podemos citar os hipertextos da internet. Por hipertexto entende-se a escrita de texto não sequencial, que permite ao usuário fazer a conexão entre informações e documentos por meio de palavras que contêm ligações com outros textos (hiperlinks), em um processo semelhante ao funcionamento do nosso cérebro. (...) Na informação proporcionada pela internet, que não é linear, o usuário pode se movimentar através das estruturas de informação saltando entre vários links, conforme sua necessidade."
Livro: A comunicação no ambiente empresarial: as micro e pequenas empresas em evidência. Maria Teresa Marins Freire. São Paulo: Biblioteca 24 horas, 2015. p.57-58
-
Alerta: tenho visto muita confusão entre hipertexto e hipermídia. Parece que é comum se usar o primeiro quando dever-se-ia usar o segundo.
Hipertexto é uma rede de "nós" que permite a leitura não-linear.
Hipermídia é a confluência de várias mídias proporcionada pela internet.
-
A quebra da linearidade é uma principais e mais forts características que diferenciam o Webjornalismo dos demais tipos. A não linearidade é o HIPERTEXTO: unidades informativas interligadas por meios de nós/hiperlinks.
Hipermídia NÃO é a confluência de várias mídias proporcionada pela internet, como o colega falou abaixo. Essa é a definição para multimídia. Os conceitos realmente se confundem. Hipermídia é quando uma diferente mídia se liga a outra por meio do hipertexto, daí fala-se em hipermídia