SóProvas


ID
1777048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo à teoria da história da arquitetura.

Junto ao crescimento da industrialização, novos pensamentos surgiram: na Alemanha, que passou a disputar com a França e a Inglaterra o foco intelectual e criador de novas formas, edificações eram construídas com a pretensão de se criarem símbolos do espírito e da vontade da época. A famosa escola alemã, Bauhaus, surgiu com o slogan: “Arte e técnica, uma nova unidade", pois, desde sua origem, o diretor Walter Gropius tinha como meta a fundação de um estabelecimento de ensino que dotasse de conselhos artísticos a indústria em expansão. 

Alternativas
Comentários
  • A Escola Bauhaus Bauhaus é a inversão do termo HAUSBAU (construção da casa) para BAUHAUS (casa da construção). Por seu neologismo, Gropius fazia referência à Bauhütte, loja ou centro das corporações de construtores de catedrais na Idade Média. A Idade Média viu na catedral um templo de união entre vida e arte. A própria escola fundada por Gropius identificava-se com uma casa em forma de catedral ou farol, destinada, como as igrejas da Idade Média , a divulgar as boas novas. Uma entalhe em madeira intitulado "Catedral", de Lyonel Feininger (1871/1956) ilustra em 1919 o manisfesto de criação da Bauhaus. Ancorada nas idéias da Escola de Arts and Crafts (Artes e Ofícios) ,de Henry van de Velde, aberta em 1906 em Weimar , inspirada no movimento de mesmo nome surgido na Inglaterra no apogeu do Período Vitoriano, do Deutscher Werkbund , (grupo de artistas arquitetos e artesão cujo objetivo era aperfeiçoar o design dos produtos industrializados), bem como em outras correntes reformadoras, a Bauhaus atinge uma notoriedade que ultrapassa as fronteiras da Alemanha. "Arte e técnica, uma nova unidade",é a fórmula que resumia o programa de uma vasta exposição em 1923,"Staatliches Bauhaus" e contribui rapidamente a divulgar a Bauhaus. A Bauhaus foi dividida em dois setores: a Academia de Arte Pictórica e a Academia de Artes e Ofícios. O principal objetivo era o de acomodar as multidões em pouco espaço, promovendo moradia para os sobreviventes. Em 1932, nenhum outro país construiu mais habitações populares e sua maior parte erguida com o dinheiro de impostos. Os princípios Gropius e os seguidores da Escola Bauhaus desejavam alterar a face da sociedade, através de uma arquitetura que apelasse ao espírito e à inteligência e exaltasse a modernidade, despojada dos excessos da época Imperial,. Esta arquitetura era baseada em 3 princípios: 1. direcionamento da nova arquitetura para os trabalhadores 2. rejeição de todos os objetos e adereços burguesas e 3. retorno aos princípios clássicos da arquitetura ocidental. Cada estudante era treinado por 2 professores, um artista e um artesão. Como a grande maioria dos arquitetos aderiu aos princípios da Bauhaus, o resultado foi uma forma clássica de moradia social racional, com paredes brancas ( a cor era consirerada burguesa) e mobílias funcionais em aço, tecido com fibras, desenhos e texturas inovadores. Externamente, as construções eram brancas, cinzas, beges ou pretas, verdadeiras teorias construídas em forma de concreto, aço madeira, estuque, pedra e vidro, com seu telhado plano e fachada pura e a predominância da linha horizontal, excluindo-se as cornijas. Assim como a arquitetura, os objetos da vida cotidiana deveriam possuir uma qualidade material e atingir a harmonia da forma e da função sem detalhes decorativos supérfluos, inaugurando assim a era funcionalista. http://www.bauhaus.com.br/site/html/escola-bauhaus.php
  • ERRADO:  A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bauhaus

     

  • A escola surgiu sob a ideia da "grande construção" e representava a corrente da Nova Objetividade. Seu lema inicial era construir a "catedral do futuro" ou "catedral do socialismo". Inspirada nas construções das catedrais medievais, a Bauhaus procurava reunir artes e ofícios para atender à sociedade do futuro, pacífica e sem contradições.

    Gropius dirigiu a Bauhaus até 1928. Nos primeiros tempos, seus conceitos foram influenciados pela ideia da "obra de arte total" propagada pelo compositor Richard Wagner no século anterior, e pela superação dos estilos históricos na arte através da transformação da vida numa experiência estética, difundida pelo filósofo Friedrich Nietzsche. Em sua segunda fase, a Bauhaus logo sucumbiu aos interesses da indústria.

    Acusada de "bolchevismo" e "judaísmo" pelo governo conservador de Weimar, a escola mudou-se para a liberal Dessau em 1925, onde Gropius projetou sua famosa sede funcionalista. Em vez da "catedral do futuro", lema inicial da Bauhaus, a escola passou a defender a integração da arte com a técnica.

    Abandonado pelos sindicatos e trabalhadores e perseguido pelos conservadores, Gropius encontrou refúgio, e financiamento, nos industriais. A forma passou então a seguir a função. A política, no entanto, não deixou de marcar tanto o início quanto o fim da escola, fechada pelos nazistas em 1933, que consideravam o modernismo "coisa de comunista" 

    https://www.dw.com/pt-br/1883-nasce-o-arquiteto-walter-gropius-fundador-da-bauhaus/a-3518662