SóProvas


ID
1777102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne a paisagismo e a conceitos fundamentais em arquitetura, julgue o item subsecutivo. 

A árvore pode resolver inúmeras questões funcionais como sombrear, bloquear excesso de ruídos e até drenar melhor terrenos evitando erosões. Para espaços públicos de ruas e avenidas, um bom paisagismo costuma optar por árvores com flores maiores e mais visíveis, como também com folhas decíduas de grande porte, já que garantem maior segurança, conforto e sombreamento ao transeunte.

Alternativas
Comentários
  • O ideal é ter árvores com folhas perenes e não decíduas.

    ----

    DECÍDUA

    2. [Botânica]  Que perde a folhagem em determinada altura do ano. = CADUCO ≠ PERENE

    "DECÍDUA", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/DEC%C3%8DDUA [consultado em 19-02-2016].


  • Kyssia creio que sua afirmação não sempre é válida. Por exemplo em zonas frias é bom que as folhas sejam decíduas, um exemplo disso está na arborização urbana da maioria das cidades europeias e as estações. São plantadas árvores que no outono e inverno perdem as folhas e com isso o sol incide mais diretamente sobre os edifícios e pessoas nas ruas.

    Acho que o erro está nas folhas de grande porte que são contraindicadas (são mais pesadas, caem mais, sujam sempre, às vezes são incômodas "ergonomicamente" tipo nas calçadas roçando nos pedestres). Mas não sei onde li, se encontrar novamente a referência posto aqui!

  • Vegetaçao nao retém, aboserve ou reflete ruidos. Vao por mim, ja me deparei com mais de 50 questoes ( Pegadinhas que afirmavam que a vegetaçao absorve ruidos) e todas elas estavam erradas.Usei essa logica e acertei mais uma questao referente a vegetaçao e sons.

  • Entendo que as árvores decíduas ou caducas perdem suas folhas geralmente no outono/inverno. Apresentam o incoveniente de exigirem maior manutenção, principalmente varrição, podendo provocar entupimento de bueiros e calhas, não sendo recomendáveis para espaços públicos. 

  • Vegetação como barreira acústica

    É inquestionável que a vegetação é um elemento paisagístico expressivo, cuja utilização na composição urbana traz benefícios. Seu uso, porém, não deve ser superestimado e considerado como barreira acústica. Estudos demonstram que para obter-se uma atenuação significativa, a massa de vegetação deve ter em torno de 30 metros de profundidade. O entendimento de que a vegetação atua como barreira acústica é generalizado, encontrando-se a afirmação entre arquitetos, urbanistas, técnicos de prefeituras e população em geral.

    http://www.vivas.ufba.br/FIS130/Texto2Acustica.docx

  • Árvores não drenam terrenos. Suas raízes ajudam a segurar o terreno evitando erosão

    Árvores funcionam como cochões de ar, tratanto o som e não o bloqueando.

    Para espaços públicos de ruas e avenidas deve se optar por plantas com raizes profundas.

    A questão da folhagem depende não só do clima da região como tambem da manutenção dos espaços públicos, não se coloca uma planta caduca no inverno do centro-oeste, onde as temperaturas podem chegar a 38° com sol intenso.

  • FOLHAS DESCIDUAS- ERRADO