- ID
- 168985
- Banca
- FCC
- Órgão
- MPU
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura
- Assuntos
Com o objetivo de proteger os taludes contra o desprendimento, escorregamento e rastejo, algumas medidas devem ser evitadas como:
Com o objetivo de proteger os taludes contra o desprendimento, escorregamento e rastejo, algumas medidas devem ser evitadas como:
Dentre as descrições de projetos de arborização urbana para a cidade de São Paulo, abaixo, apresenta consonância entre paisagismo, rede elétrica e suportes de sinalização a expressa em:
Com base na Lei n.º 9.985/2000, que instituiu o sistema nacional
de unidades de conservação da natureza, julgue os itens que se
seguem.
O parque nacional é de posse e domínio públicos, e não há restrição a sua visitação, exigindo-se apenas a manutenção da limpeza de suas áreas e a conservação de suas dependências.
Com relação à urbanização de logradouros e paisagismo, julgue os
itens que se seguem
Paisagista é o profissional que trabalha com desenvolvimento, gestão e manutenção de projetos de design em espaços naturais e urbanos, visando à harmonia entre o meio ambiente e o espaço das cidades.
Com relação à urbanização de logradouros e paisagismo, julgue os
itens que se seguem
Visto que a abordagem do design da paisagem é diferente do design da arquitetura, a paisagem não é um elemento a ser construído, como o são os edifícios e o ambiente urbano. Por isso, o paisagismo é uma disciplina independente
Parques lineares se caracterizam fundamentalmente como intervenções urbanísticas associadas à rede hídrica, em fundo de vale, mais especificamente nas planícies aluviais.
Em relação aos objetivos desses parques lineares, considere as afirmações abaixo.
I - Eles estimulam o adensamento das áreas urbanizadas ao longo de sua extensão.
II - Protegem os ecossistemas lindeiros aos cursos e aos corpos d’água.
III - Conectam áreas verdes e espaços livres, de um modo geral.
IV - Oferecem opções para o controle das enchentes.
Estão corretas as afirmações
A presença de vegetação é fundamental para a ambiência urbana e para a qualificação dos espaços abertos no interior dos lotes tanto pelo condicionamento do microclima, quanto pelos agradáveis estímulos sensoriais despertados nos usuários. Se a função da vegetação for o sombreamento, os principais critérios de escolha das espécies devem considerar a
A respeito dos efeitos benéficos da arborização e do paisagismo no microclima urbano, é correto afirmar que ocorre:
I. purificação do ar por meio da fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos.
II. melhoria do micro clima do ambiente, por meio da retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas.
III. redução da velocidade do vento, ampliação da emissão de partículas e gases poluentes e amortecimento da infiltração da água no solo.
IV. amortecimento de ruídos, represamento da drenagem, tolerância à erosão do solo.
Está correto o que se afirma em
A vegetação é fundamental na implantação de parcelamentos urbanos. Os tipos vegetais serão mais adequados se de copa perene e que retenha pouco a água das chuvas, como forma de proteger subsistemas de infraestrutura a eles relacionados.
Do mesmo modo que os edifícios são caracterizados por paredes, pisos e tetos, nos projetos de paisagismo, os espaços livres também são caracterizados morfologicamente pelos planos horizontais e verticais, por “paredes, pisos e tetos”. Relativamente à arquitetura de paisagismo, julgue o item seguinte.
Quando se trata de espaços livres, os planos “paredes e tetos” são formados por elementos naturais, tais como as encostas dos morros, os arvoredos, os arbustos. Os planos horizontais, “pisos”, são constituídos por diferentes tipos de pavimentos, incluindo gramas, e até por superfícies de água e céu, formando horizontes.
Para o entendimento da paisagem urbana, é essencial o reconhecimento de que
O sistema de áreas verdes de todas as cidades brasileiras tem como função
O conceito de espaço livre na cidade, normalmente, está associado ao das áreas verdes e aos jardins urbanos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O espaço livre de edificação pode ser tanto verde, árido como alagado.
II. A área verde é toda e qualquer área que contenha vegetação situada em solo permeável.
III. O espaço verde é todo aquele estruturado total ou predominantemente por vegetação, e que não necessariamente tem solo permeável.
Assinale:
Os projetos das praças brasileiras podem ser divididos de acordo com sua estrutura formal. A categoria modernista ou neomodernista corresponde às praças
Ações e intervenções urbanas de diferentes portes, de caráter eminentemente paisagístico, começaram a ser feitas a partir dos anos de 1960 no Brasil. Uma dessas ações consistiu na:
O conceito da praça contemporânea ocorre em decorrência do surgimento de enorme reserva de áreas destinadas a espaços livres, derivados do cumprimento de legislação pertinente. Com relação à praça contemporânea, analise as afirmativas a seguir:
I. Apresentam programa padrão, que facilita sua reprodução, considerando-se que sua função principal se assemelha de bairro a bairro e de cidade a cidade.
II. Situam-se em bairros populares e de classe média, tendo caráter tipicamente recreativo, servindo especialmente à população do entorno imediato.
III. Podem ser decorrentes de algum tipo de intervenção especial, como a construção de um novo terminal rodoviário, ainda que sejam raras em áreas centrais das cidades.
Está correto o que se afirma em:
Os conceitos de cidade dispersa e de cidade compacta são concepções polares que representam ideias imbricadas no paisagismo e na criação de espaços verde urbanos. De acordo com o conceito de cidade dispersa, deve-se viver de modo disperso, em pequenas comunidades junto à natureza. De acordo com o conceito de cidade compacta, deve-se viver compactamente, buscando integração maior com os habitantes da cidade e com os serviços nela presentes.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.
A cidade jardim, um modelo de cidade concebido por Le Corbusier, consiste em uma comunidade autônoma cercada por um cinturão verde, sendo um meio-termo entre campo e cidade.
Os conceitos de cidade dispersa e de cidade compacta são concepções polares que representam ideias imbricadas no paisagismo e na criação de espaços verde urbanos. De acordo com o conceito de cidade dispersa, deve-se viver de modo disperso, em pequenas comunidades junto à natureza. De acordo com o conceito de cidade compacta, deve-se viver compactamente, buscando integração maior com os habitantes da cidade e com os serviços nela presentes.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.
As praças são espaços livres de uso comum, destinados ao lazer, à contemplação e à atividade bucólica, assim, de acordo com a legislação em vigor, a destinação das praças não pode ser alterada.
“A vegetação pode ser uma boa acupuntura urbana. Cidades que às vezes não têm grandes atrativos em determinadas regiões mudam radicalmente quando são arborizadas (...). Xangai tem árvores a cada quatro metros, em todas as ruas. Além da paisagem e da sombra que produzem, são apoios importantes para os bambus que vestem as roupas postas para secar (...). Alguém poderia imaginar o que seria a orla do Rio sem as árvores nas suas ruas transversais? Árvore é acupuntura que cura a dor da ausência de sombra, de vida, de cor, de luz.”
LERNER, Jaime. Acupuntura Urbana. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 81.
A perspectiva do autor representa uma contribuição direta
à noção de
A respeito de projeto paisagístico e acessibilidade em edificações, julgue o item subsecutivo.
Na concepção paisagística, é necessário evitar as diferenças de nível nas rotas acessíveis, devendo eventuais desníveis no piso
superiores a 5 cm ser tratados como rampas, com inclinação máxima de 20%.
A respeito de projeto paisagístico e acessibilidade em edificações, julgue o item subsecutivo.
No plano de massas, são definidos os elementos que compõem o projeto paisagístico de maneira geral, tais como pavimentação,
iluminação; e os elementos de vegetação como ramos pendentes e plantas entouceiradas — podendo estas interferir na rota —,
respeitadas as faixas livres previstas na norma.
Na Europa, grandes intervenções urbanas foram realizadas
na segunda metade do século XIX. Pretendeu-se com elas
trazer de volta a natureza para a cidade através da criação de
parques urbanos e ampliação das áreas verdes urbanas.
Do ponto de vista ambiental, pode-se afirmar que essas
experiências foram positivas para a qualidade de vida urbana
devido à implantação de parques públicos, saneamento e
infra-estrutura em geral.
Assinale a afirmativa que mostra porque atualmente este tipo
de intervenção é considerado inadequado para o meio
ambiente.
As exigências das normas técnicas de acessibilidade da ABNT para o planejamento e na urbanização das vias, praças, parques e demais espaços de uso público e coletivo são apresentadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Sustentabilidade urbana busca a harmonia da sociedade com o meio ambiente no âmbito das cidades. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
No que concerne a paisagismo e a conceitos fundamentais em
arquitetura, julgue o item subsecutivo.
A árvore pode resolver inúmeras questões funcionais como
sombrear, bloquear excesso de ruídos e até drenar melhor
terrenos evitando erosões. Para espaços públicos de ruas e
avenidas, um bom paisagismo costuma optar por árvores com
flores maiores e mais visíveis, como também com folhas
decíduas de grande porte, já que garantem maior segurança,
conforto e sombreamento ao transeunte.
No que concerne a paisagismo e a conceitos fundamentais em arquitetura, julgue o item subsecutivo.
Pátios internos residenciais, mesmo sendo áreas privativas,
podem contribuir bastante para o microclima urbano local,
caso os moradores, em comum acordo, optem por utilizar áreas
verdes em vez de pisos impermeáveis.
No âmbito do projeto paisagístico podem ser identificados alguns tipos de parques contemporâneos. “Recreativos; Contemplativos e Conservacionista” é uma classificação desses parques de acordo com:
O termo mobiliário urbano é usado para identificar objetos e pequenas construções que ocupam um espaço sobre as calçadas e demais espaços públicos da cidade, podendo ser classificados como decorativo, informativo, de lazer, comercial e público. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Acerca das praças e de suas funções na cidade, assinale a opção correta.
Com relação ao paisagismo em espaços urbanos livres e em espaços vinculados a edificações, julgue o seguinte item.
Segundo a concepção do paisagista Roberto Burle Marx,
priorizar jardins em parques e praças é importante para auxiliar
o ser humano em sua busca por um relativo equilíbrio em meio
à instabilidade da civilização industrial.
Os equipamentos urbanos são parte integrante da dinâmica da vida urbana. Entre os diversos equipamentos urbanos existentes nas cidades, assinale a alternativa que apresenta aqueles que são classificados como elementos de descanso.
O projeto paisagístico de uma praça deve atender ao programa elaborado e deve oferecer lazer ativo e passivo e abranger todas as faixas etárias. Assinale a alternativa correta com relação aos requisitos do projeto de uma praça.
É considerado como elemento na elaboração de um projeto de paisagismo:
“O desenho da _______________ urbana tem nas áreas verdes um elemento inigualável e essencial, contudo as mesmas não servem somente para compor a beleza da imagem da cidade. Deve-se pensar a _______________ de forma mais abrangente, conhecendo suas características e utilizando-a corretamente com vistas a obter o melhor resultado possível, seja do ponto de vista de imagem ou do seu desempenho para o conforto _______________ e para o equilíbrio ecológico das cidades.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Paisagismo é o meio de se obter de volta a natureza para o homem através da recriação ou proteção da mesma.
II. Lugar é considerado a representação espacial que possui identidade, características intrínsecas, exclusivas que lhe proporciona a aproximação e a identificação deste conjunto de elementos com a população que o vivencia ou vivenciou.
III. Espaço livre público é todo espaço não edificado, ou seja, ruas, pátios, praças, largos, parques, entre outros.
Para garantir um microclima agradável num projeto de paisagismo alguns itens de aspectos ambientais devem ser considerados. Assinale abaixo a alternativa que não condiz com um desses itens.
O estudo da paisagem, para os arquitetos e urbanistas, tornou-se obrigatório desde a portaria 1.770/94-MEC. Entretanto, os arquitetos e urbanistas ainda demonstram dificuldade para compreender esse conceito, sua natureza e aplicabilidade no campo profissional. A respeito do tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Paisagem é um conceito amplo, com várias acepções que combinam entre si.
2. A paisagem entendida como um sistema pressupõe que qualquer ação impressa sobre ela resulta numa reação correspondente, capaz de provocar uma alteração morfológica parcial ou total.
3. Ambiente e paisagem são sinônimos, na medida em que todo ambiente contém diferentes paisagens.
4. Segundo Maack, distinguem-se, no estado do Paraná, quatro regiões de paisagens naturais, em razão da sua posição no espaço sul-brasileiro, da posição das escarpas, vales de rios e divisores de água, assim como do caráter fisiográfico unitário da paisagem dentro desses limites naturais: planície litorânea, primeiro planalto, planalto de Ponta Grossa e planalto de Guarapuava.
Assinale a alternativa correta.
O clima e a vegetação são elementos dinâmicos que influem decisivamente na elaboração de um projeto de paisagismo, assim como na abordagem de qualquer arquiteto e urbanista em relação às suas atividades profissionais. Sobre o tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A vegetação é, em primeira linha, a expressão do clima em relação à latitude e altitude.
( ) No estado do Paraná, as grandes escarpas, que delimitam o primeiro, o segundo e o terceiro planaltos, têm muita influência na distribuição das precipitações – atuam simultaneamente como obstáculos orográficos, forçando a precipitação dos ventos marítimos úmidos que sopram de E, NE e de SE como alísio desviado pela Serra do Mar.
( ) Os espaços livres urbanos são, geralmente, configurados pela vegetação e pelo suporte físico em suas diversas formas de modelagem, sempre condicionados pelas formas de propriedade e parcelamentos decorrentes.
( ) O projeto de arquitetura paisagística sempre está aplicado a um único objeto, o espaço livre – seja ele uma rua, um pátio, um jardim, uma praça ou um parque –, e exige necessariamente a utilização de vegetação para sua concretização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Vegetação introduzida nos espaços urbanos exerce um papel importante na percepção e construção do ambiente de vida das pessoas. Sobre o tema, considere a arborização urbana em relação ao clima e os efeitos de calor, sensação térmica e isolamento acústico, e identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Uma das funções mais importantes da arborização urbana é o sombreamento, cuja principal finalidade é amenizar o rigor térmico da estação quente no clima subtropical e durante o ano na região tropical.
( ) Nos estudos do fenômeno de ilha de calor, nos quais a escala urbana considerada é a cidade na sua globalidade, as modificações da temperatura do ar observadas nos bairros periféricos são consideravelmente maiores do que os das áreas centrais.
( ) O fenômeno da canalização do vento se produz de maneira significativa quando o corredor é bem definido e relativamente estreito, ou seja, sua largura é menor que 2,5 vezes sua altura média.
( ) Os estudos até o presente momento realizados mostram que somente densas barreiras vegetais conseguem determinar uma redução apreciável nos níveis sonoros – entre 50 e 100 metros de plantio vegetal adensado –, o que torna esse tipo de tratamento muito eficaz e econômico para o isolamento ou mitigação dos ruídos nas cidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Além de contribuírem para o bem-estar psicológico e físico dos cidadãos e de reduzir a poluição, a arborização urbana contribui sobremaneira para a melhoria de outros aspectos da cidade, que por vezes podem passar desapercebidos.
Considere uma cidade hipotética onde a prefeitura decidiu criar parques próximos à área urbana. Passados alguns anos, como era de se esperar, houve uma melhoria nos indicadores de poluição da cidade. Entretanto, percebeu-se também uma redução do consumo de energia elétrica nos domicílios.
Um dos motivos pelos quais a arborização urbana pode ter contribuído para a redução do consumo de energia elétrica da cidade pode ser:
De acordo com a NBR nº 9.050/2015, em relação à largura da calçada e das faixas de uso definidas pela norma, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A faixa de serviço serve para acomodar o mobiliário, os canteiros, as árvores e os postes de iluminação ou sinalização, sendo recomendada a largura mínima de 70 cm (setenta centímetros).
( ) A faixa livre ou passeio é destinada exclusivamente à circulação de pedestres, devendo ser livre de qualquer obstáculo, ser contínua entre lotes, ter inclinação transversal de até 3%, largura mínima de 120 cm (cento e vinte centímetros) e altura livre de 210 cm (duzentos e dez centímetros).
( ) A faixa de acesso consiste no espaço de passagem da área pública para o lote, recomendada apenas em calçadas com largura superior a 2,00m (dois metros) para servir de acomodação à rampa de acesso aos lotes lindeiros sob autorização do município para edificações já construídas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Com referência ao projeto de paisagismo no sistema viário e em áreas lindeiras à edificação, julgue o item subsequente.
Na face oeste do estacionamento, devem ser privilegiadas as
árvores com copa menor, enquanto na face leste devem ser
preferidas as árvores frondosas.
Com referência ao projeto de paisagismo no sistema viário e em áreas lindeiras à edificação, julgue o item subsequente.
Recomenda-se que o plantio de árvores nas esquinas e nas vias
de circulação de veículos e pedestres respeite a distância de
6 m em relação ao meio fio.
Com referência ao projeto de paisagismo no sistema viário e em áreas lindeiras à edificação, julgue o item subsequente.
A circulação de pedestres deve ocorrer em faixa livre e
desimpedida, com largura mínima de 1 m.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que a intervenção em jardins históricos segue diretrizes específicas que objetivam a proteção e a preservação sistematizada desses monumentos, julgue o item que segue.
Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.
Os parques urbanos, de extensão maior que praças e jardins
públicos, apresentam área verde com presença obrigatória de
vegetação arbórea e função ecológica, estética e de lazer.
Diferem entre si quanto aos tipos de uso, funções e
morfologia.
Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.
Praças são espaços livres públicos urbanos de permanência,
destinados ao lazer e ao convívio da população, livres de
veículos e acessíveis aos cidadãos, podendo apresentar
projetos de tipologia, tamanho, forma e localização variados
e podendo conter áreas verdes ou desprovidas de vegetação.
Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.
Funções ecológicas como aumento do conforto térmico e
melhoria da qualidade do ar não são relevantes para a
classificação das áreas verdes, sendo imprescindível que um
mínimo de 20% do espaço apresente cobertura vegetal
predominantemente herbácea, livre de edificação e(ou)
coberturas impermeabilizantes.
Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.
De acordo com o Modelo de Classificação de Áreas Verdes
Públicas, são consideradas áreas verdes: aquelas pertencentes
ao sistema viário e com baixo valor ecológico e estético;
aquelas com valor ecológico e estético elevado, mas com
valor social comprometido; e as de uso coletivo, com
elevado valor ecológico, estético e social.
Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.
Para a escolha das espécies botânicas a serem cultivadas em
determinado espaço público, o único fator que deve ser
observado é a capacidade de adaptação das espécies vegetais
ao solo, temperatura, luminosidade e umidade do ambiente
urbano.
Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.
Nos espaços livres públicos, a vegetação interfere na
temperatura e umidade ambientais, mas não na radiação
solar, ventos e chuvas.
A respeito do paisagismo no Brasil colonial e de aspectos econômicos decorrentes da implantação de jardins tropicais e parques no Brasil desse período histórico, julgue o item subsequente.
Durante a história moderna, a explosão verde ocorreu de
forma ordenada e com base em princípios estéticos, artísticos
e técnicos que contribuíram para o surgimento de praças e
parques com uma arborização urbana bem estruturada e
desenvolvida, que se manteve até o início da estruturação das
redes elétricas e de água e esgoto.
O jardim residencial contemporâneo brasileiro é sinônimo de diversidade formal, havendo uma mistura de gostos, que leva a uma construção e concepção alinhadas, basicamente, de três correntes.
Correlacione as correntes, listadas a seguir, às suas respectivas características.
1 - Pós-moderna.
2 - Neoeclética.
3 - Neomoderna
( ) uso exclusivo da vegetação nativa e tropical utilizada para a constituição de diferentes subespaços, caracterizados por certo despojamento formal .
( ) mistura formal e de elementos construtivos, em elementos subdivididos em ambientes diversos, quase “colagens”, podendo se encontrar ao lado de elementos clássicos.
( ) caráter nitidamente cenográfico, se baseia na construção idealizada de um espaço temático, onde a vegetação tropical fica relegada a segundo plano.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
Na atualidade, a complexidade das paisagens urbanas tem levado o projeto paisagístico a extrapolar suas condicionantes e qualificações tradicionais para, simultaneamente, considerá-las integradas, de acordo com a concepção de que a paisagem, por si só, está relacionada a diversos campos disciplinares.
I. Farah, M. Schlee e R. Tardin (orgs.). Arquitetura paisagística contemporânea no Brasil. São Paulo: Ed. Senac, 2010, p. 21.
Considerando o texto apresentado e os assuntos a ele relacionados, assinale a opção correta.
No contexto de uma região metropolitana paulista, são atribuições do município:
Em relação à importância e influência da vegetação sobre a qualidade do ambiente da cidade, assinale a afirmativa correta.
O planejamento ambiental visa à incorporação dos valores ecológicos nos planos e projetos urbanos. Nesse sentido, pesquisadores têm desenvolvido o conceito de infraestrutura verde urbana, que seria o conjunto de espaços abertos ou áreas verdes que ligam o meio urbano ao campo vizinho. Sobre a infraestrutura verde, assinale a alternativa correta.
Os espaços livres públicos estão ligados às formas de acesso disponíveis nas diferentes escalas urbanas e manifestam-se pela presença de usuários. Em relação à classificação de espaços livres públicos, julgue o item a seguir.
Os Espaços Verdes referem-se às áreas
onde existe vegetação por qualquer motivo;
entretanto, são residuais e não possuem
valor social expressivo.
Os espaços livres públicos estão ligados às formas de acesso disponíveis nas diferentes escalas urbanas e manifestam-se pela presença de usuários. Em relação à classificação de espaços livres públicos, julgue o item a seguir.
As Áreas de Lazer são consideradas como
todos os espaços livres entre as edificações
destinadas ao lazer ativo e/ou contemplativo
(passivo).
A partir da década de 1980, os governos locais de diferentes países assumiram um papel regulador na configuração da paisagem urbana. As intervenções realizadas no período atrelavam a ideia do redesenho urbanístico à indução da valorização do solo urbano.
De acordo com as autoras do livro Arquitetura paisagística contemporânea no Brasil, assinale a alternativa que apresenta o projeto que não pode ser caracterizado por intervenções emblemáticas implantadas nesse período como solução de desenho urbano na busca de incentivo à noção de pertencimento e cidadania e reversão do processo de degradação urbana.
A respeito de paisagismo, julgue o seguinte item.
Qual é o projeto complementar que consiste na determinação da percepção do espaço exterior às edificações, podendo este ser direcionado para áreas públicas ou privadas?
Quanto ao dimensionamento e à programação dos equipamentos públicos e comunitários, julgue o item .
O planejamento da paisagem tornou-se matéria fundamental no processo de projeto dos espaços construídos, pois, além de proporcionar a melhoria da qualidade cênica dos espaços abertos, contribui para o controle bioclimático local. Nesse sentido, o paisagismo tem-se tornado um campo disciplinar profícuo para os profissionais da arquitetura e do urbanismo. Acerca desse tema, julgue o item subseqüente.
O planejamento da paisagem tornou-se matéria fundamental no processo de projeto dos espaços construídos, pois, além de proporcionar a melhoria da qualidade cênica dos espaços abertos, contribui para o controle bioclimático local. Nesse sentido, o paisagismo tem-se tornado um campo disciplinar profícuo para os profissionais da arquitetura e do urbanismo. Acerca desse tema, julgue o item subseqüente.
Sobre o que preconiza os projetos paisagísticos com uso da vegetação em espaços urbanos públicos, podemos afirmar que:
Para o plantio de árvores em calçadas de vias públicas deve-se ter uma maior preocupação na seleção das espécies em função de fatores como desenvolvimento vegetal, adaptabilidade e principalmente manutenção. Para tal recomenda-se:
Sobre as funções urbanísticas das praças, qual das alternativas descreve sua função ecológica?
Como inspiração no paisagismo de parques, praças e jardins públicos do Brasil os projetos deveriam refletir, além da estrutura particular necessária, uma proposta que se remeta ao uso da grande diversidade da vegetação típica da flora brasileira.
Referência indiscutível como pintor, escultor, ceramista, tapeceiro, designer de joias, arquiteto e paisagista, na sua obra imprimiu novas tendências e conceitos. Particularmente foi a pintura que influenciou a criação de sua obra paisagista, definindo-se como "artista de jardim". As plantas baixas de seus projetos lembram a maioria das vezes telas abstratas, linhas orgânicas em contraponto à rigidez clássica dos jardins clássicos, nas quais os espaços criados privilegiam a formação de recantos e caminhos através dos elementos de vegetação nativa. Ficou conhecido e foi precursor pela sua preocupação ambiental e pela preocupação com a preservação da flora brasileira. Em seus projetos, cheios de criações e novos conceitos inovou ao usar plantas nativas do Brasil e isso se tornou sua característica marcante. Por esse motivo seu estilo tornou-se sinônimo do paisagismo brasileiro no mundo, sendo seu nome:
A respeito dos efeitos benéficos da arborização e do paisagismo no microclima urbano, é correto afirmar que ocorre:
I. Purificação do ar por meio da fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos;
II. melhoria do micro clima do ambiente, por meio da retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas;
III. redução da velocidade do vento, ampliação da emissão de partículas e gases poluentes e amortecimento da infiltração da água no solo;
IV. amortecimento de ruídos, represamento da drenagem, tolerância à erosão do solo.
Está correto afirmar que: