SóProvas


ID
1777108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne a paisagismo e a conceitos fundamentais em arquitetura, julgue o item subsecutivo. 

Os primeiros registros encontrados em murais mostram que o uso de jardins internos surgiu entre as ruínas romanas, atingindo seu máximo esplendor ao passar do simples implúvio, depósito de águas pluviais circundado por arbustos e(ou) arvoretas de alto valor decorativo, aos magníficos jardins palacianos.

Alternativas
Comentários
  • Em murais??? Acho que a banca tentou inserir a imagem de pinturas rupestres na mente do candidato.
    Gabarito Errado.


  • A casa romana repetiu basicamente o modelo grego, sendo construída no nível da rua, com as habitações voltadas para dentro, comunicando-se por uma coluna, e abertas a uma praça anterior. Os jardins foram objetos de atenção, mas apesar disso, são falhos quanto à originalidade.

    Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br/paisagismo/a05daniel.htm

  • implúvio (em : impluvium) era uma espécie de  retangular com fundo plano usado para recolher água da  que se encontrava no  das casas (em latim: ) dos  ,  e .

    A água da chuva que entrava no domus através do  (compluvium, uma abertura central no teto por onde entrava também a luz natural que iluminava todas as divisões adjacentes) escorria para o implúvio, situado cerca de 30 cm abaixo do nível do solo e que frequentemente estava ligado a um tanque onde se armazenava o excesso de água, o qual podia ser quando fosse necessário. Esse tanque tinha também a função de regular a temperatura em períodos de muito calor.

    Os implúvios dos domus romanos, que normalmente pertenciam a famílias  (nobres), eram por vezes construídos em  e decorados com pequenas . Durante as  da , uma das casas privadas mais luxuosas da antiga cidade de , foi descoberto um implúvio com uma estátua de  dum  dançando no centro, que atualmente se conserva no .

    Fonte: Wikipedia