SóProvas


ID
1777576
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - Em um país que bateu o recorde histórico de homicídios em 2012, discutir soluções para a segurança pública parece vital. Naquele ano, mais de 55 mil pessoas morreram – uma média de 154 mortes por dia. Os dados são do Mapa da Violência, que tem como base o Sistema de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O estudo do Instituto Avante Brasil constatou, ainda, que a taxa de homicídios também alcançou o patamar mais elevado, com 29 casos por 100 mil habitantes.O índice considerado "não epidêmico" pela Organização Mundial da Saúde, da ONU, é de 10 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes.

      Para efeito de comparação, a média de mortes no Iraque na última década, país que está em guerra, foi de 550 mil. No mesmo período, o Brasil registrou a mesma quantidade de mortes. Segundo o Relatório Global sobre Homicídios da ONU, em 2012, o país, que representa 3% da população mundial, registrou 10% dos homicídios ocorridos em todo o mundo.

      Diante desse cenário, o Plenário da Câmara dos Deputados se transformou em comissão geral para ouvir deputados, policiais, juízes, promotores, secretários de Segurança de vários estados e outras entidades, que apontaram as saídas para diminuir a criminalidade no Brasil.

                                                                              (Rádio Câmara, julho de 2015)

“Em um país que bateu o recorde histórico de homicídios em 2012, discutir soluções para a segurança pública parece vital".

A parte sublinhada do período do texto 2 destacado, em relação à parte anterior, funciona como: 

Alternativas
Comentários
  • Causa: país bateu recorde de homicídios.
    Consequência: é vital discutir soluções para a segurança pública.

  • ainda não consegui identificar a diferença nas questões sobre explicação, justificativa...consequência.  alguém sabe?

  • Ana, quando uma coisa acontece por causa da outra (como é o caso), estamos diante de uma relação de causa e consequência. Agora, qual é a causa e qual é a consequência? Em linha temporal qual, acontece primeiro? A causa é claro, pois a causa gera a consequência. Dê uma olhada no período e veja qual aconteceu antes e qual aconteceu depois e aí saberá qual é a causa e qual é a consequência.(Relação de causa e consequência é a preferida das bancas. Vale a pena fazer um estudo sobre isso.) 

  • Obrigada Gustavo.

  • discutir soluções para a segurança pública PARECE vital. pra mim isso é uma conclusão a q se chegou. alguém concorda?

  • Concordo com Rafael. Chegou-se à conclusão que "discutir soluções para a segurança pública parece vital". Uma coisa não é consequência da outra se o fato não está consumado. Isso quer dizer que, a partir das discussões, providências serão tomadas. No termo destacado, ele OPINA sobre o que SERIA ideal, "vital", para solucionar o problema da violência. É só observar o último parágrafo e teremos uma ideia clara da relação de causa e consequência: " Diante desse cenário, o Plenário da Câmara dos Deputados se transformou...".

  • Discutir soluções para a segurança é consequentemente vital, diante do recorde em homicídios e não porque alguém chegou a conclusão disso.

  • Pelo motivo "país bater recorde de homicídios, gerou a consequencia de "discurtir soluções para a segurança pública"

  • Tenho dificuldades nessa parte, qual assunto ela aborda para eu me aprofundar nesse assunto?

  • Ary, o assunto é oração coordenada - período composto por subordinação.

  • Não seria oração subordinada adverbial (reduzida de infinitivo)?



    Pra matar a questão tem que saber bem a matéria, observando que é subordinada adverbial:


    1) pra ser explicativa ou conclusiva teria de ser coordenada


    2) a classificação de oração "justificativa" não existe


    3) sobram causa e consequência - e aí fica fácil!!!

  • Não seria vital discutir soluções para a segurança pública se o país não tivesse batido recorde de homicídios. 

    Por isso, o recorde de homicídios é a causa e discução vital é a consequência.

  • A conjunção que inicia a oração diz o que ela é. Nesse caso basta ver qual encaixa melhor, mantendo o sentido original.

     

    A) ERRADA!

    Em um país que bateu o recorde histórico de homicídios em 2012, POIS discutir soluções para a segurança pública parece vital

    Veja que não encaixou.

    Logo não é explicação

     

    Obs; 

    "Pois" antes do verbo -> Explicação

    "Pois" depois do verbo -> Conclusão

     

    B) ERRADA!

    Em um país que bateu o recorde histórico de homicídios em 2012, PORTANTO discutir soluções para a segurança pública parece vital

     

    Veja que não encaixou.

    Logo não é Conclusão

     

    C) ERRADA!

    Em um país que bateu o recorde histórico de homicídios em 2012, UMA VEZ QUE discutir soluções para a segurança pública parece vital

     

     

    Veja que não encaixou.

    Logo não é Causa

     

    D) CORRETA!

    UMA VEZ QUE o país que bateu o recorde histórico de homicídios em 2012, discutir soluções para a segurança pública parece vital

    Encaixou, logo a 2ª oração é CONSEQUÊNCIA.

     

    Obs; Como identificar a oração de causa e de consequência?

    A oração que iniciar com a conjunção É A CAUSA

    A outra, que não possui conjunção, É A CONSEQUÊNCIA

     

    E) ERRADA!

    Em um país que bateu o recorde histórico de homicídios em 2012, PORQUE discutir soluções para a segurança pública parece vital

     

    Veja que não encaixou.

    Logo não é Justificativa/Explicação

  • Discordo do gabarito;

    Relação causa consequência>
    Já que não estudei para a prova, não passei( claramente se vê um resultado de uma ação)

    Agora, um país bateu recorde de homicídios, necessariamente irá parecer vital discutir sobre segurança pública? Não. Uma coisa não leva a outra, apesar de concluirmos que é necessario mudar. Ora se bateu recorde de homicidios, logo é necessario mudar isso.

  • Gabarito D

     

    O fato de (causa) um país bater o recorde histórico de homicídios em 2012, faz com que (consequência) pareça vital discutir soluções para a segurança pública.

  • Boa colocação do Eric, mas meu pensamento vai mais de acordo o da michelle. Devemos analisar de um ponto de vista semântico, tentar resolver a partir de um conceito extritamente gramatical pode nos fazer errar muitas questões da FGV.

  • Eric melhor explicação lógica.

  • a primeira q eu eliminei foi a D, que questao bizarra...

  • Qual o motivo (causa) de eu ter que discutir soluções para a segurança pública? Devido o país ter batido o recorde de homicídios em 2012.(consequência)

  • não é consequência e nenhuma das opções . A primeira oração é adverbial de lugar
  • (consequência) Discutir soluções para a segurança pública parece ser vital / por causa que o Brasil bateu recorde em número de homicídios (causa) .

  • Questão certíssima,Pois a primeira oração e a causa. A segunda oração e a consequência.

  • O fato de (o país ter batido o recorde histórico de homicídios em 2012) fez com que (se discutisse soluções para a segurança pública parecesse vital). Causa -> Consequência

  • Semanticamente, o trecho "PARECE VITAL DISCUTIR ISSO" dá a ideia de justificativa.

  • um país bater o recorde (tantos homicídios, muitos homicídios, extrapolou o número de homicídios) histórico de homicídios em 2012

  • “Em um país que bateu o recorde histórico de homicídios em 2012, discutir soluções para a segurança pública parece vital".

    -> " já que em um país que bateu o recorde histórico de homicídios em 2012, faz com que discutamos soluções para a segurança pública parecer vital." (reescrita)

  • Fato de ...

    faz com que ...

    Gab: D