SóProvas


ID
1777687
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Paulo perguntou ao seu amigo João o que diferencia os “direitos sociais" dos “direitos e garantias individuais e coletivos". Como a única resposta que João poderia ter dado, corretamente, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    B) ERRADA - Os direitos sociais são da sociedade em geral, pois trata-se de direitos fundamentais de 2ª geração, que impõem ao Estado uma "obrigação de fazer" (prestações positivas).
    C e E) ERRADA -  Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015)D) ERRADA - O direito de propriedade é um direito individual e coletivo (art. 5º, XXII, CF).
  • Letra (a)


    Direito à Liberdade


    O cidadão tem o direito de ir e vir, praticar sua religião, sem ser censurado e expor suas opiniões contra alguém, desde que possua argumentos e justificativas para tal.


  • BIZU!!     EC 90 INCLUIU O TRANSPORTE NOS DIREITOS SOCIAS!!

  • A)CORRETA Art. 5º, LXVIII, da CF - conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;


    B)Direitos Sociais: são direitos a prestações positivas a serem proporcionadas pelo Estado, direta ou indiretamente, que vêm enunciadas em normas constitucionais cuja finalidade é possibilitar melhores condições de vida aos mais fracos, em prol da "igualização" de situações sociais desiguais.


    C) Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.


    D) DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS

    Art. 5º, XXII - é garantido o direito de propriedade;


    E) Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

  • João não entendeu a pergunta....

  • kkkk

    Acreditam que eu errei essa questão? Perae que vou ali bater a cabeça na parede
  • Art  5º-Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens

    QUADRO: DIREITO DE LIVRE LOCOMOÇÃO

    O que é: Direito de ir, vir e ficar.

    A quem é assegurado: Como regra, aos brasileiros e estrangeiros  no território nacional

    Âmbito: No território brasileiro, em tempos de paz

    Restrições: Poderá haver restrições em tempo de guerra, no caso de estado de sítio, além de outras, fixadas em lei, como as relativas ao combate ou contenção de epidemias e as tributárias

    Garantia correspondente: É a ação de habeas corpus

    Âmbito de Aplicação:

    Direito fundamental da pessoa, qualquer ato contra ele é atacável com habeas corpus (art 5, LXVIII). Em tempo de paz significa tempo de normalidade democrática e institucional. Em caso de guerra ou mesmo em caso de Estado de sítio (art 139,I) poderá haver restrição ao direito de locomoção.

    Bens

    Abrange todos os bens móveis da pessoa, brasileiro ou estrangeiro, mas não impede a tributação incidente sobre a entrada ou saída de tais bens do Brasil, desde que em padrões razoáveis.

    (Constituição Federal Esquematizada - Gabriel Dezen Junior, Editora Vestcon, pág. 48)

  • _ João, o que diferencia os “direitos sociais" dos “direitos e garantias individuais e coletivos"?

    _ A liberdade de ir e vir é um dos principais direitos individuais - disse João.


    Que resposta mais mal formulada, João!

  • Nunca vi um direito fundamental mais importante que outro. 

    Me ajuda, FGV!

  • "a liberdade de ir e vir é um dos principais direitos individuais;"

    E eu que tinha aprendido que não há direito principal / direitos principais... que não haveria hierarquia, que um não é mais importante que o outro (fora o direito de ter vida, não é?), que haveria igualdade entre todos estes direitos. Aprendi errado :..(

  • Infelizmente a gente tem que dar o que a banca quer... mesmo que muitas vezes pareça contrário ao que estudamos. FGV é uma banca bem maldita mesmo.

  • que enunciado mais "mequetrefe" esse da FGV

  • Gabarito: A

    Os direitos de primeira geração têm como valor-fonte a liberdade. São os direitos civis e políticos, reconhecidos no final do século XVIII, com as Revoluções Francesa e Americana. Como exemplos de direitos de primeira geração citamos o direito de propriedade, o direito de locomoção, o direito de associação e o direito de reunião.

  • Questão  para ser respondida por eliminação, afinal, João não respondeu o que foi perguntado!

  • João me lembrou alguns professores que eu tive na universidade: aqueles que não sabiam a resposta da pergunta ou não entendiam a pergunta e davam qualquer resposta. No caso dele, das duas uma!

  • Para matar essa questão bastaria lembrarmos que os direitos sociais são aqueles que estão expostos no artigo 6 da CF. 


    Art. 6 - São direito s sociais  a educação, a saúde, a alimentação.....

  • horrível !! João não entendeu o gabarito dessa questão, porque o enunciado pergunta a diferenciação de um e outro.

    joão, tá bravo!

  • Pessoal, 

    Meu raciocínio foi o seguinte para matar a questão:

    a) a liberdade de ir e vir é um dos principais direitos individuais; (Característica inerente ao direito individual, sem problemas de interpretação)

    b) o direito social é da sociedade, não do indivíduo; (A dúvida da questão residia basicamente aqui. Os direitos sociais são inerentes à sociedade? Sim. Todavia, a sociedade é composta por indivíduos também e é aqui que reside o erro da questão, uma vez que ela particulariza o direito social apenas a sociedade e não ao individuo que a compõe.)

    Espero ter ajudado!Bons Estudos!

  • Como assim a Liberdade de ir e vir é um dos principais direitos?

    Desde quando existe direitos principais e direitos acessórios na CF?

    Desde quando existe hierarquia entre eles?

    "Desde logo, deve-se anotar que não existe hierarquia entre direitos fundamentais, o que impossibilita cogitar-se de invariável aplicação integral de um deles (o direito suposto 'hierarquicamente superior'), resultando na aniquilação total do outro (o direito suposto 'hierarquicamente inferior)"


    Direito Constitucional Esquematizado - Vicente Paulo e Marcelo Alenxandrino

    Essa questão é tosca e muito mal formulada. vergonha.

  • Questãozinha mal formulada... Duas observações:

    A) CORRETA, embora eu discorde, pois os direitos individuais não são absolutos. Devem ser ponderados quando colidirem com outros direitos fundamentais, para ver qual deve ser aplicado em maior medida. Mas, em comparação com as outras, é a "possivelmente correta".

    B)ERRADA, os direitos sociais (2a geração - Egalité) surgiram para que o Estado pudesse dar as condições para que o indivíduo pudesse exercer a liberdade preconizada nos direitos de primeira geração (Liberté). Sendo assim, são direitos do indivíduo sim, porém destinados aos grupos. 



  • Na moral, li todas as respostas, e continuo com a mesma opinião:
    - Essa questão foi muito mal elaborada! Putz....

  • Que questão sem futuro rs 

  • galera q grava o bizu ,viu o PRO pensou q era de propriedade,mas não,pro é de PROteção à maternidade e infância.

  • Questão sem futuro...

  • Direitos Individuais e Coletivos: Art 5º, caput da CF

    Vida, Igualdade, Liberdade, Segurança, Propriedade.

     

    Direitos Sociais: Art 6º CF

    Educaçao, Saude, Alimentaçao, Trabalho, Moradia,Transporte, Lazer, Segurança, Previdencia Social, Proteçao à maternidade e à infancia, Assistencia aos desamparados.

     

  • não entendi

     

  • Típica questão para se resolver por eliminação das alternativas!

    a) A questão afirma que "A liberdade de ir e vir é UM ( e não o principal, como muitos entenderam) dos principais direitos individuais.

    (Com essa afirmação, não pode-se dizer que A liberdade de ir e vir é absoluta, mas sim que está inserido nos direitos individuais) 

    b) O direito Social é da sociedade, sendo assim, podemos afirmar que também é do indivíduo.( alternativa contraditória) Errada

    c) A educação é um direito Social.( e não individual como afirma a questão) Errada

    d) O Direito de propriedade é um direito individual ( e não Social, moradia seria o correto nesse caso ) Errada

    e) A proteção da saúde está SIM prevista entre os direitos sociais. Errada

    Gabarito letra A.

    OBS: Não precisamos deliberar a pergunta para João, pois o mesmo é analfabeto funcional! 

  • eu acho que joao nao estava muito bem,pois ele respondeu uma coisa diferente do que paulo perguntou.rsrsrs

  • Se me perguntarem na prova uma coisa e eu responder outra a banca considera? Rsrsrsrs

    Deviam ter anulado esta questão,  Onde já se viu, não tem lógica nenhuma. 

  • Pergutaram o que diferencia, até agora sem entender onde há lógica nessa resposta. 

  • Acho que o João tava procurando Pokemon, por isso não entendeu a pergunta.

    Presta atenção, João!

  • Galera, há uma coisinha para se considerar. Sei que a questão, nos comentários, acabou virando algo para descontrair, mas se trata de uma velha conhecida nossa: a casca de banana. Ora, eu direita que todas as questões estão erradas, mas sabemos que se deve marcar a mais certa, ou nesse caso, a menos errada. O principal direito individual é a vida que, diferente da liberdade, não pode ser suspença por ordem da autoridade judicial competente. "mas" em todos os casos, concordo com o amigo Jardel Areia, João estava procurando pokemon!

  • ficou muito subjetiva essa resposta. 

  • Banca ridícula! 

  • Uai kkkk, Paulo queria saber o que diferencia os direitos sociais dos direitos e garantias individuais e coletivos, seu amigo João (que provavelmente não estuda para concursos) responde que o que os diferencia é a liberdade de ir e vir que é um dos principais direitos individuais. 

    Será que Paulo conseguiu entender o que os diferencia? Pq eu não entendi...

  • João não quer que Paulo aprove em concurso...

  • Paulo continua esperando a ajuda.

  • Esta questão é interessante e fácil explico

    Ao analisar as opções (após o susto inicial) percebemos que só pode ser a letra A (Art 5 CF), pois as demais opções B, C, D e E estão alencadas (no Art 6 CF). 

    Espero ter ajudado, no mais bons estudos. :)

  • Paulo: João, o que diferencia os “direitos sociais" dos “direitos e garantias individuais e coletivos"?

     

    O que João deveria responder: não sei. Espero ter ajudado.

    O que ele responde: a liberdade de ir e vir é um dos principais direitos individuais.

     

  • Acho que foi João que elaborou esta questão.

  • Concordo com você, Gerliane Moreira. Questão sem sentido rs.

  • Resposta nada a ver com o enunciado da questão... Marcaria A se não tivesse enunciado, mas acabei marcando B.

  • Isaias TRT

  • apesar de parecer óbvio que a resposta é a "A", Paulo continua sem saber a diferença. A unica questão que, de forma erronea, ainda explica diferença de um e de outro, é a "B"

  • Paulo Indicou a questão para comentário do professor.

  • Artigo 5° XV - é lire a locomoção no território... Isso é um direito de ir e vir.

  • O que impressiona é que alguem foi pago para formular essa questão!

  • -
    GAB:A

    a velha teoria de marcar a assertiva "menos errada" 

    ¬¬

  • Questão parecida:

    "Paulo perguntou a João qual a diferença entre 'habeas corpus' e 'habeas data'. Como a única resposta que João poderia ter dado, corretamente, é:

    b) gosto da cor azul (gabarito)"

     

    #sqn #1%ironia

    Bons estudos!!!

  • FGV tem muita subjetvidade nas questões principalmente em português, mas essa dava para chegar a assertiva por eliminação..
    Bons estudos, rumo a posse!

  • O problema da questão foi de português. Cadê o revisor de português da FGC, hello!! A questão está mega ruim. Quem acertou merece respeito!!

  •  a) a liberdade de ir e vir é um dos principais direitos individuais; (Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes - alternativa correta)

     

     b) o direito social é da sociedade, não do indivíduo;

     

     c) a educação é uma liberdade, logo, um direito individual;(dir. social, Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. )

     

     d) o direito de propriedade é um dos principais direitos sociais; (dir. individual; Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes)

     

     e) a proteção da saúde não está prevista entre os direitos sociais. (o erro está em falar que não esta previsto entre os dir. sociais; Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. )

     

  • Meu Pai... É triste estudar para fazer uma prova com essa banca examinadora... Cada questão mal elaborada... FGV é uma banca PÉSSIMA! E o pior é que não é péssima porque as questões são difíceis... É porque é cada questão sem pé nem cabeça que você fica procurando a "menos errada"... Fico admirado, surpreso, enfim, espantado com o fato de o TRT-12 tê-la escolhido para aplicar a prova do concurso desse ano (2017)... Sinceramente... Experiência nenhuma em concurso para Tribunais do Trabalho escolhida justamente para um dos mais esperados TRTs do país... Intrigante!

  • Douglas Baião, eu sei que concordância não é objeto de gradação, mas eu não poderia concordar mais com você.

    FGV é sem sombra de dúvida a Banca do "escolha a menos errada".

    Aliás, não é só triste, é desmotivador estudar para essa banca.

    PS: Paulo deveria escolher melhor seus amigos!

  • Acertei porq sou inteligemti... Gab B
  • Ta loco!!

    Em que mundo a resposta "a liberdade de ir e vir é um dos principais direitos individuais" diferencia corretamente os “direitos sociais" dos “direitos e garantias individuais e coletivos". Além da alternativa não apontar nenhuma diferença, já que apenas cita um ds direitos individuais, ainda é polêmica pois como não existe hierarquia entre entre os direitos individuais, que precisam ser analisados no caso concreto, como é possível dizer que um deles é um dos principais.

     

  • DILMAS SEM PTT

    DESAMPARADOS

    INFANCIA

    LAZER

    MATERNIDADE

    ALIMENTACAO

    SEGURANCA

    SAUDE

    EDUCACAO

    MORADIA

    PREVIDENCIA

    TRABALHO

    TRANSPORTE

  • Essa banca é ridícula, não faço concurso da banca fgv, seus interesses são escusos!!

  • Eu acho está banca muito ruim, disparada a que tem os entendimentos mais idiotas. Não entendo como ainda tem um certo prestígio. Triste ver uma Cespe (que não era perfeita, aliás, nada é) ser extinta enquanto uma banca dessas continua firme e forte fazendo cagadas de maneira indiscriminada em provas.

  • Comentando a questão:

    A) CORRETA. O direito de ir vir é um direito individual expresso no art. 5º, XV da CF.

    B) INCORRETA. Podem ser definidos como prestações feitas pelo Estado de forma direta ou indireta e que terão por função proporcionar situações mais igualitárias entre os indíviduos (principalmente os mais fracos). Os direitos sociais são, portanto, exercidos pela indivíduo de forma coletiva ou no interesse da coletividade e tem por função realizar um equilíbrio social entre as pessoas. 

    C) INCORRETA. A educação é definida como um direito social, conforme art. 6º da CF.

    D) INCORRETA. O direito de propriedade é expressão marcante dos direitos individuais, conforme art. 5º, XXII da CF. 

    E) INCORRETA. O direito a saúde está expressamente previsto no art. 6º da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
  • Na realidade não tem nenhuma acertiva correta aí. Banca retardada.

  • Licitação barata só dá nisso, a banca é burra e acha que o candidato também é.

  • Artigo 5° XV - é lire a locomoção no território... Isso é um direito de ir e vir.

  • A diferença entre um triangulo e um quadrado é:   uma geladeira. 

    kkkkkkkkk WTF   

     

  • Acertei a questão, mas achei meio louco o comando e as alternativas. Por que a pergunta foi: qual a diferença entre os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais? 

    E as alternativas não tinham coerência e relação alguma com o que foi perguntado. Mas enfim bola pra frente...

  • Eu associei "liberdade e ir e vir" ao VILPS, que está expressos no Art.º 5º da CF (Vida, Igualdade, Liberdade, Propriedade e Segurança). Levando em conta isso, achei mais correta a alternativa "A".

    Em relação a alterntiva "B", associei que direito social é algo que o Estado faz pelo individuo. Ou seja, existem direitos sociais coletivos (da sociedade) e individuais. Seguindo essa linha, a resposta fica errada. 

    As demais alternativas são bizarras demais, nem precisam de comentários. 

  • "Comentando a questão:

    A) CORRETA. O direito de ir vir é um direito individual expresso no art. 5º, XV da CF.

    B) INCORRETA. Podem ser definidos como prestações feitas pelo Estado de forma direta ou indireta e que terão por função proporcionar situações mais igualitárias entre os indíviduos (principalmente os mais fracos). Os direitos sociais são, portanto, exercidos pela indivíduo de forma coletiva ou no interesse da coletividade e tem por função realizar um equilíbrio social entre as pessoas. 

    C) INCORRETA. A educação é definida como um direito social, conforme art. 6º da CF.

    D) INCORRETA. O direito de propriedade é expressão marcante dos direitos individuais, conforme art. 5º, XXII da CF. 

    E) INCORRETA. O direito a saúde está expressamente previsto no art. 6º da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A" (PASSOS, Diego)

  • Quanta polêmica à toa nas questões da FGV. Essa banca é bizarra mesmo. Tem que pegar o feeling até começar a acertar.. mas essa questão foi de boa, pessoal. EU achei.

  • boiei

  • Comentando a questão:

    A) CORRETA. O direito de ir vir é um direito individual expresso no art. 5º, XV da CF.

    B) INCORRETA. Podem ser definidos como prestações feitas pelo Estado de forma direta ou indireta e que terão por função proporcionar situações mais igualitárias entre os indíviduos (principalmente os mais fracos). Os direitos sociais são, portanto, exercidos pela indivíduo de forma coletiva ou no interesse da coletividade e tem por função realizar um equilíbrio social entre as pessoas. 

    C) INCORRETA. A educação é definida como um direito social, conforme art. 6º da CF.

    D) INCORRETA. O direito de propriedade é expressão marcante dos direitos individuais, conforme art. 5º, XXII da CF. 

    E) INCORRETA. O direito a saúde está expressamente previsto no art. 6º da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • Que viagem da questão kkk. Fácil, mas bem viajada

  • Gabarito: A. Estou começando a gostar da FGV.

  • Achei a resposta por exclusão. Questão bizarra haha

  • a) a liberdade de ir e vir é um dos principais direitos individuais; CERTO, vide Habeas Corpus, artigo 5º, LXVIII.

    b) o direito social é da sociedade, não do indivíduo; NÃO, direito social discorre sobre os direitos do trabalhador.

    c) a educação é uma liberdade, logo, um direito individual; NÃO, é um direito social, vide artigo 6º, do capítulo II - dos direitos sociais

    d) o direito de propriedade é um dos principais direitos sociais; NÃO, é uma garantia individual, vide artigo 5º, XXII.

    e) a proteção da saúde não está prevista entre os direitos sociais. NÃO, está descrito no artigo 6º, do capítulo II - dos direitos sociais

     

    qq erro, por favor, avise! a intenção é ajudar...


  • A) CORRETA. O direito de ir vir é um direito individual expresso no art. 5º, XV da CF.

    B) INCORRETA. Podem ser definidos como prestações feitas pelo Estado de forma direta ou indireta e que terão por função proporcionar situações mais igualitárias entre os indíviduos (principalmente os mais fracos). Os direitos sociais são, portanto, exercidos pela indivíduo de forma coletiva ou no interesse da coletividade e tem por função realizar um equilíbrio social entre as pessoas. 

    C) INCORRETA. A educação é definida como um direito social, conforme art. 6º da CF.

    D) INCORRETA. O direito de propriedade é expressão marcante dos direitos individuais, conforme art. 5º, XXII da CF. 

    E) INCORRETA. O direito a saúde está expressamente previsto no art. 6º da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • Direitos e deveres individuais e coletivos: vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade.

    Direitos sociais: educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados.

  • Estão sem criatividade, viu kkkkkk

  • A proteção da saúde? saúde é um direito social, agora, proteção da saúde? não sabia dessa.

  • SD Farias, se continuar com esse pensamento, vai continuar no órgão que está mesmo, porque nós concurseiros, independente de concordarmos com a banca ou não, temos que pensar como ela para sabermos seu perfil e passarmos no concurso que tanto sonhamos, principalmente a FGV, mas com esse pensamento, não vai muito longe, se você considerar isso uma doença, não vai decifrar o perfil da banca, não só ela, mas de nenhuma e continuará na sua atual profissão, pois se está aqui, almeja crescer no concurso público e na vida profissional.

    Doença é você achar que o seu pensamento é melhor que o das outras pessoas e esquecer que vive em sociedade.

  • Já vi que essa banca é de esquerda

  • kkkkkkkkk parece até eu e minhas amigas conversando kkkk sem nexo kk

  • XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

  • Satanás que fez esta questão.

  • Comentando a questão:

    A) CORRETA. O direito de ir vir é um direito individual expresso no art. 5º, XV da CF.

    B) INCORRETA. Podem ser definidos como prestações feitas pelo Estado de forma direta ou indireta e que terão por função proporcionar situações mais igualitárias entre os indíviduos (principalmente os mais fracos). Os direitos sociais são, portanto, exercidos pela indivíduo de forma coletiva ou no interesse da coletividade e tem por função realizar um equilíbrio social entre as pessoas. 

    C) INCORRETA. A educação é definida como um direito social, conforme art. 6º da CF.

    D) INCORRETA. O direito de propriedade é expressão marcante dos direitos individuais, conforme art. 5º, XXII da CF. 

    E) INCORRETA. O direito a saúde está expressamente previsto no art. 6º da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • O engraçado é que questão boba possui comentário do professor rs. 

  • Ainda bem que não sou o João...

  • a) a liberdade de ir e vir é um dos principais direitos individuais;

  • Puts.

    A questão poderia explorar um conhecimento bem melhor.

    Tentando vincular a uma abstenção ou uma ação estatal aos tipos de direitos, gerações, dimensões.

    Triste.

  • PODERIA SER ANULADA... OU RECURSO O EDITAL N COBRA O XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

    O EDITAL COBRA APENAS ARTIGO  Dos direitos e garantias fundamentais (artigos 5º a 11)

  • Kkkkk Tonny eu acho que vc está bem equivocado ou começando a estudar agora... O artigo 5º abrange TODOS os seus incisos, pois ambos fazem parte do rol exemplificativo de direitos. Cuidado meu jovem.

  • João estava com preguiça.

  • João tava maluco 

  • grupodeestudos amigos então estamos ferrados com esse tipo de banca que fica fazendo militância em suas provas...

  • péssima elaboração de questão

  • João é muito vago. João deveria estudar mais ou calar a boca

  • gab: A

  • João estava tendo alucinações....

  • Eu queria que todos os meus concorrentes fossem igual a esse Tonny.

    Eu nem precisaria estudar mais.

  • existe hierarquia entre os direitos?

  • A. a liberdade de ir e vir é um dos principais direitos individuais; correta

  • João, me ajuda a te ajudar!

  • Comentando a questão:

    A) CORRETA. O direito de ir vir é um direito individual expresso no art. 5º, XV da CF.

    B) INCORRETA. Podem ser definidos como prestações feitas pelo Estado de forma direta ou indireta e que terão por função proporcionar situações mais igualitárias entre os indíviduos (principalmente os mais fracos). Os direitos sociais são, portanto, exercidos pela indivíduo de forma coletiva ou no interesse da coletividade e tem por função realizar um equilíbrio social entre as pessoas. 

    C) INCORRETA. A educação é definida como um direito social, conforme art. 6º da CF.

    D) INCORRETA. O direito de propriedade é expressão marcante dos direitos individuais, conforme art. 5º, XXII da CF. 

    E) INCORRETA. O direito a saúde está expressamente previsto no art. 6º da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

    Direitos e deveres individuais e coletivos: vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade.

    Direitos sociais: educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados.

  • Não há qualquer assertiva correta. Paulo perguntou a diferença entre direitos individuais e sociais, não um exemplo de direito individual. Sem falar, como já exposto pelos colegas que, por não existir hierarquia entre os direitos previsto no artigo 5o da CF, não há que falar em "um dos principais".

    Eu marquei a B, mesmo tendo visto o erro grosseiro da alternativa. Querendo ou não, mesmo que de maneira absurdamente equivocada e bizarra, era a única alternativa em que era dada alguma resposta à pergunta feita.

    Lamentável estudar, compreender razoavelmente bem os conceitos, e arriscar se deparar com questões desse tipo na prova que podem ser, eventualmente, fruto de uma não classificação.

    Bola p frente...

  • Essa FGV sempre de fuleragem

  • Acertei essa questão e pensei "sério que acertei ?" kkkk

  • Galera para responder questão da FGV temos que raciocinar aqui não tem decoreba !! Quando você errar tente entender por que razão errou. E não perca tempo querendo desprestigiar a banca porque ela não será reformulada só porque você não gosta dela!! Adapte-se !

  • Gabarito letra A.

    O direito de ir e vir é um dos principais direitos individuais.

  • Questão controversa.

    Alternativa A fala sobre liberdade de locomoção, porém não há hierarquia entre direitos apesar de estar expresso esse direito na CF.

    Alternativa B fala sobre direito sociais, mas não algo expresso, mas interpretativo.

    Errei ao marcar B, pois no meu (errado) raciocínio, seguindo o Princípio da Reserva do Possível, pode-se deduzir que os direitos sociais não são do indivíduo, mas sim da sociedade.

  • Art.5° é VILPS = VIDA, IGUALDADE, LIBERDADE, PROPRIEDADE E SEGURANÇA

  • Em 08/10/19 às 21:23, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 05/08/19 às 18:23, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!Em 08/03/19 às 17:58, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

    Isso é o que eu chamo de teimosia....

  • que l.i.x.o. essa banca..

  • Questão sem nexo, contudo dá para responder pela exclusão.

  • A)CORRETA Art. 5º, LXVIII, da CF - conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

    pmgo

  • Fgv: até quando?

  • Atenção!

    alternativa B: direitos a serem fruidos individual ou pela sociedade.

    alternativas C e E: saúde e educação são direitos sociais previstos expressamente no art. 6º, CF/88.

    alternativa D: direito de propriedade é direito fundamental, mas moradia é direito social.

  • Esta questão é muito louca!

    É tipo... Maria foi a feira. Onde Maria foi? Respostas:

    (A)Praia

    (B)Cinema

    (C)Dentista

    (D)Comer frutas na avó.

  • 24 de dezembro a FGV me humilhando quando eu achava que ja sabia de tudo

  • João não passou no concurso

  • Há uma pergunta SEM resposta..

    êeeta FGV da palha....

  • Conclusão: João é Político

  • Acertei. Lembrei que o julgamento das ações de habeas corpus têm preferência sobre os demais, então associei, mas João bem que poderia ter elaborado uma resposta melhor.

  • Enunciado e resposta nunca se viram na vida.

  • RESPOSTA:

    João nunca será funcionário público !

  • Paulo, quanto é 2+2 ??

     

    Paulo respondendo: 

     

    H²O é a formula quuimica da água 

     

     

    Foi mais ou menos assim essa questão 

  • A)CORRETA Art. 5º, LXVIII, da CF

  • JOÃO FOI MUITO PTREGUIÇOSO NA RESPOSTA

  • João deve ser político!

  • Ê João, é isso que dá gasear aula pra ir pro bar nos primeiros 10 minutos.

  • "Me polpe" (errado mesmo)

  • João não entendeu muito bem a pergunta e fez a Thais(eu) errar...FGV sendo FGV

  • Às vezes eu me pergunto se há algum filtro na seleção das perguntas que vão para concurso público ou se é simplesmente algo probabilístico que sai do sorteio direto para a impressora...

  • Comentando a questão:

    A) CORRETA. O direito de ir vir é um direito individual expresso no art. 5º, XV da CF.

    B) INCORRETA. Podem ser definidos como prestações feitas pelo Estado de forma direta ou indireta e que terão por função proporcionar situações mais igualitárias entre os indíviduos (principalmente os mais fracos). Os direitos sociais são, portanto, exercidos pela indivíduo de forma coletiva ou no interesse da coletividade e tem por função realizar um equilíbrio social entre as pessoas. 

    C) INCORRETA. A educação é definida como um direito social, conforme art. 6º da CF.

    D) INCORRETA. O direito de propriedade é expressão marcante dos direitos individuais, conforme art. 5º, XXII da CF. 

    E) INCORRETA. O direito a saúde está expressamente previsto no art. 6º da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

    QCONCURSOS

  • MNEMÔNICO DIREITOS SOCIAIS: 

    EDU MORA LÁ, SAÚ TRABALHA ALÍ, ASSIS PRO SEG TRANSPORTANDO PRESO 

    EDU – EDUCAÇÃO MORA – MORADIA – LAZER 

    SAÚ – SAÚDE TRABALHA – TRABALHO ALÍ – ALIMENTAÇÃO 

    ASSIS – ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS - assistência aqui equivale a amparo 

    PRO – PROTEÇÃO À MATERNIDADE E À INFÂNCIA  

    SEG – SEGURANÇA TRANSPORTANDO - TRANSPORTE    acrescentado pela EC 90/2015 

     PRESO – PREVIDÊNCIA SOCIAL - Previdência social tem caráter contributivo, ou seja, só tem benefícios da previdência quem contribui. A contrario sensu, é a assistência.

    DIREITOS INDIVIDUAIS:

    Art 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade

  • Estou achando que o João será o único a gabaritar a prova. Algo de errado não está certo. Bora estocar vento, galera!
  • João precisa estudar um pouco mais.

  • Tem que respeitar uma banca kkkkk

  • GAb. A

    Porém, não foi respondida a pergunta.

  • A) CORRETA. O direito de ir vir é um direito individual expresso no art. 5º, XV da CF.

    B) INCORRETA. Podem ser definidos como prestações feitas pelo Estado de forma direta ou indireta e que terão por função proporcionar situações mais igualitárias entre os indíviduos (principalmente os mais fracos). Os direitos sociais são, portanto, exercidos pela indivíduo de forma coletiva ou no interesse da coletividade e tem por função realizar um equilíbrio social entre as pessoas. 

    C) INCORRETA. A educação é definida como um direito social, conforme art. 6º da CF.

    D) INCORRETA. O direito de propriedade é expressão marcante dos direitos individuais, conforme art. 5º, XXII da CF. 

    E) INCORRETA. O direito a saúde está expressamente previsto no art. 6º da CF.

  • gabarito letra:A

    discordo do gabarito, não existe hierarquia sobre os direitos individuais.

  • XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

  • Grande resposta do nosso amigo João viu. Sanou todas as duas de seu amigo.

  • questao maluuuuuccccaaaaa.kkkkk
  • PRINCIPAIS DIREITOS ????????? COMO ASSIM CARA, NÃO TEM ISSO, NÃO TEM HIERARQUIA

  • Itém "A" só se torna certo, porque é impossível ser os outros, mas essa resposta de João é incostitucional, já que não existe hierarquia entre os direitos e garantias individuais e coletivos

  • ok, acertei pq as outras são bem mais absurdas...

  • nem o João nem ninguém entendeu essa questão.

  • educação é um direito social.

    propiedade é um direito individual .

    saúde é um direito social.

  • Não há hierarquia entre os direitos fundamentais.

  • João certamente é examinador da fgv

  • OBS: Não precisamos deliberar a pergunta para João, pois o mesmo é analfabeto funcional! 

  • É, meus amigos! Tem questões que a FGV espera que você marque a alternativa menos absurda, não a certa. kkk

    Apesar de não existir hierarquia entre direitos fundamentais, a resposta é a alternativa A

  • Oxe e agora tem hierarquia?

  • MAL FORMULADA!!!!!!!!

  • ÒOO não!!!!!!!!!!! acontece de novo:{

  • Fui na menos errada, pois não existe Hierarquia.

  • e existe um direito mais importante que o outro fgv?

  • Resposta correta letra A=Pois a liberdade de ir e vir é um direito de todos.

  • Questão tosca kkkkkkkkkk com certeza os cabinha vão encontrar desse tipo na prova

    #RUMOAAFOBAÇÃO

  • Que lógica tem essa questão???? Alguém fala pra mim???
  • Que banca ruim da poha,eu que reclamava da cespe,pqp!!! Todas as questoes tem mais de uma certa,ou a resposta da questão tem nd ver,afs,dps piora.

  • Joao nao entendeu a pergunta..

  • Questão horrível kkkkkkkkkkkkkk

    Resposta do João nada a ver com a pergunta. Parece um esquizofrênico respondendo kkkk

  • Totalmente mal formulada. manooooo

  • Porr4, João.

  • que questão sem sentido!

  • eu entendi essa pergunta

    o João muito menos

  • Reza a lenda que não há hierarquia de Direitos.

  • Eis que o estagiário tenta ser o bixão

  • boa joão

  • Vou ali , colocar minha cabeça dentro de um balde d'água gelado O.O

  • Enquanto os direitos individuais se inspiram no valor primário da liberdade, os direitos sociais se inspiram no valor primário da igualdade. São direitos que tendem a corrigir desigualdades que nascem das condições econômicas e sociais.

    https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/campanhas-e-produtos/artigos-discursos-e-entrevistas/artigos/2008/direitos-individuais-coletivos-e-sociais-juiza-oriana-piske-de-azevedo-magalhaes-pinto#:~:text=Enquanto%20os%20direitos%20individuais%20se,das%20condi%C3%A7%C3%B5es%20econ%C3%B4micas%20e%20sociais.

  • O direito de ir vir é um direito individual expresso no art. 5º, XV da CF.

  • João usou droga.

  • direito a propriedade( moradia) que eu saiba é direitos sociais. qual erro da letra D ?

  • ASSERTIVA CORRETA LETRA "A"

    Complementando;

    Letra A: correta. A liberdade de ir e vir é um direito individual.

    Letra B: Incorreta. Os direitos sociais são titularizados por indivíduos.

    Letra C: Incorreta. A educação é um direito social.

    Letra D: Incorreta. O direito de propriedade é um direito individual.

    Letra E: Incorreta. A saúde é um direito social.

  • so lapada no lombo

  • DILMA SSEM PTT

  • Propriedade e moradia são diferentes no texto constitucional

  • Acho que Paulo, após essa resposta de Pedro, ficou mais confuso do que estava anteriormente...

  • Acerca das Alternativas:

    A) CORRETA. Apesar de incompleta a acertiva esta correta.

    B) ERRADA: Direitos sociais são os direitos que visam garantir aos indivíduos o exercício e usufruto de direitos fundamentais em condições de igualdade, para que tenham uma vida digna por meio da proteção e garantias dadas pelo estado de direito.

    C) ERRADA: O direito à educação é direito fundamental individual e coletivo que realiza a igualdade individual pela justiça social, conferindo a todos os cidadãos condições materiais e intelectuais de existência e acesso a outros direitos fundamentais.

    D) ERRADA: O direito de propriedade é descrito no Inciso XXII do Artigo 5º da CF/88. Nele, estão previstos direitos fundamentais, com objetivo de assegurar uma vida digna, livre e igualitária a todos os cidadãos do país.

    E) ERRADA: O direito social à saúde, bem como seu acesso, é concebido como um direito de todos e dever do Estado, o qual deve garanti-lo mediante políticas sociais e econômicas e a oferta de serviços públicos que visem à redução do risco de doenças e outros agravos.

    BONS ESTUDOS!

  • tenho certeza que João respondeu errado! kkkk
  • Tá de sacanagem

  • Oxi ... João tava doidão.
  • por eliminação até que dá, mas antes disso o cérebro dá uma bugada.

    Gab: A

    a liberdade de ir e vir é um dos principais direitos individuais.

  • O quê que acontece aqui?

  • Entendi a teoria ....FGV a kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Direito social pode ser previsto para apenas uma pessoa, acreditem se quiser kkk

  • FGV consegue fazer raiva até nas questões mais simples!!!

  • Blz, mas o que diferencia os “direitos sociais" dos “direitos e garantias individuais e coletivos", João?

  • Que questão tronxa…

  • Bem vindos à questão mais nonsense da historia do QC.

  • em algumas questões a FGV dá uma ideia de que os direitos sociais podem ser fruídos individualmente.

  • Por eliminação ...

    A) É UM DOS direitos? SIM!

    B) Direito da sociedade logo também abrange os indivíduos

    C) Direito social

    D)Individual e coletivo (moradia é diferente)

    E)Está previsto sim!