SóProvas


ID
1778356
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Semana Nacional do Trânsito
     Estamos no último dia da Semana Nacional do Trânsito e vamos encerrar falando sobre o tema que foi bem escolhido pelo Denatran: Seja Você a Mudança no Trânsito.
    Vivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país. Em muitos casos são críticas absolutamente procedentes, mas, quando o tema é segurança no trânsito, não nos podemos esquecer que quem faz o trânsito são seres humanos, ou seja, somos nós.
    Deveríamos aproveitar a importância desta semana para refletir sobre nosso comportamento como pedestres, passageiros, motoristas, motociclistas, ciclistas, pais, enfim, como cidadãos cujas ações tem reflexo na nossa segurança, assim como dos demais. O pedestre que não respeita a faixa coloca em risco sua vida e também a do motorista e de terceiros. Muitas vezes para desviar de um pedestre e evitar seu atropelamento, um motorista perde o controle do veículo e provoca um acidente grave com outras pessoas que nada têm a ver com o comportamento do pedestre. Não precisamos nem aprofundar as consequências dos motoristas que andam em excesso de velocidade, sob efeito de álcool, ou que dirigem uma carreta cansados. São todos fatores humanos que contribuem para o que chamamos de acidente.
    (....) Nesta semana nacional do trânsito pelo menos mil pessoas vão ter morrido nas ruas e nas estradas. Não podemos mais tolerar esses números e, para que isso mude realmente, é preciso que você e cada um de nós sejamos de fato os agentes da mudança na direção de um trânsito mais seguro. Com certeza você pode contribuir para isso, aproveite esta semana para refletir e conversar sobre o tema com seus entes queridos e amigos, afinal, quem morre no trânsito é amigo ou parente de alguém. Ninguém está livre disso.
Rodolfo Alberto Rizzotto (adaptado)

“Vivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país. Em muitos casos são críticas absolutamente procedentes, mas, quando o tema é segurança no trânsito, não nos podemos esquecer que quem faz o trânsito são seres humanos, ou seja, somos nós".
O desvio de norma culta presente nesse segmento do texto 2 é:

Alternativas
Comentários
  • ESQUECER – LEMBRAR 
    - Lembrar algo – esquecer algo
    - Lembrar-se de algo – esquecer-se de algo (pronominal)

    No 1º caso, os verbos são transitivos diretos, ou seja exigem complemento sem preposição.

    No 2º caso, os verbos são pronominais (-se, -me, etc) e exigem complemento com a preposição “de”. São, portanto, transitivos indiretos.

    - Ele se esqueceu do caderno.
    - Eu me esqueci da chave.
    - Eles se esqueceram da prova.
    - Nós nos lembramos de tudo o que aconteceu.

    O verbo lembrar também pode ser transitivo direto e indireto (lembrar alguma coisa a alguém ou alguém de alguma coisa).

    Letra d) Correta - “não nos podemos esquecer (de) que quem faz o trânsito": deveria inserir-se a preposição “de" antes do “que";


  • Quem esquece: esquece de algo ou de alguém!!

  • Esquecer/lembrar algo

    Esquecer-se/lembrar-se de algo

  • Quem esquece.......... esquece de algo ou de alguém

  • DICA:

    1. Quando o "que" iniciar oração subord. substantiva (conjunção integrante): o termo que faz a regência (verbo ou nome) antecede o "que";

    2. Quando o "que" iniciar oração subord. adjetiva (pronome relativo): o termo que faz a regência (verbo ou nome) é o que está posposto ao "que".
  • O verbo esquecer quando acompanhado de pronome oblíquo átomo (ME, TE , SE, NOS, VOS) exige a preposição DE.

      Portanto o correto seria:  não nos podemos esquecer de que quem faz o trânsito
  • Pornque nao é letra e???

  • Quem escreveu que verbo esquecer é transitivo indireto e quem escreveu que quem esquece; esquece DE algo ou DE alguém, melhor deixar os comentários só quando tiver certeza.

    Quem esquece..... esquece algo ou esquece alguém. VTD , se colocar pronome vira VTI, mas sem ele é VTD mesmo.

     

  • A letra E está correta porque quando usamos o pronome relativo QUEM podemos tanto concordar com o pronome relativo como com o pronome pessoal.

  • Tem que olhar a estrutura:

    Quem esquece, esquece algo.

    Quem se esquece, se esquece de algo.

    Trata-se da forma pronominal (esquecer-se), seu complemento é introduzido pela preposição “de”.

    A banca, de pura maldade, colocou o "não" atraindo o "nos" para confundir o candidato : "não nos podemos esquecer que quem faz o trânsito" 

     

  • VERBOS Esquecer/lembrar

    a - Quando não forem pronominais: são usados sem preposição. 
    Ex.: Esqueci o nome dela.

    b - Quando forem pronominais: são regidos pela preposição “de”.

    não nos podemos esquecer que quem faz o trânsito ( Incorreto) - Não nos podemos esquecer de que, quem faz o trânsito  (Correto) 

     

  • Verbos, Esquecer e Lembrar > VTD

    Se acompanhado de pronome obliquo, nos, me etc. > VTI, pedem a preposição "de"

    Esquecer-se>VTI

    Lembrar-se   > VTI

     

    bons estudos.

  • Quem lembra/ esquece: lembra/ esquece algo.

    Quem se lembra ou se esquece: se lembra ou se esquece DE algo

  • Quem esquece, esquece de...

  • O verbo “esquecer” é transitivo direto. Contudo, se for usado em sua forma pronominal, passa a exigir preposição “de”:

    Esquecer que quem faz o trânsito...

    Esquecer-nos de quem faz o trânsito