SóProvas


ID
1778644
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de avaliação e monitoramento das políticas sociais vem ganhando envergadura e novos contornos de modo a qualificar a gestão dessas políticas. Para tanto, são adotados indicadores sociais, que podem ser entendidos como

Alternativas
Comentários
  • Indicador é um fator ou um conjunto de fatores que sinaliza ou demonstra a evolução, o avanço, o desenvolvimento rumo aos objetivos e às metas do projeto.Na definição dos indicadores é fundamental assegurar alguns critérios e características, a saber:
    • Relevância e pertinência
    O indicador deve medir os elementos mais significativos do programa e ainda aqueles diretamente relacionados ao que se quer avaliar.
    • Unidade
    O indicador deve utilizar-se de um só aspecto da atuação e medi-lo.
    • Exatidão e consistência
    Os indicadores devem utilizar medidas exatas, proporcionando as mesmas medições sempre que se use o mesmo procedimento de medição, independentemente das pessoas que as efetuem.
    • Objetividade
    Cada indicador tem que se referir a fatos e não a impressões  subjetivas.
    • Serem suscetíveis de medição
    A realidade sobre a qual se quer construir o indicador deve ser mensurável, sendo a expressão quantitativa do indicador.
    • Facilidade de interpretação
    O indicador deve ter relação com o que se quer medir e ser de fácil compreensão do público-alvo a que se destina.
    • Acessibilidade
    O indicador deve basear-se em dados facilmente disponíveis de forma que se possa obtê-lo mediante um cálculo rápido e a um custo aceitável, tanto em termos monetários como de recursos humanos necessários para sua elaboração.
    • Serem comparáveis espacial e temporalmente
    Os quadros a seguir exemplificam essas características do indicador.

  • Indicador – é a quantificação que permite a mensuração dos resultados do programa. “É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre um aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma.”(Januzzi, 2003, p.15).

    fonte: http://www.ufpa.br/epdir/images/docs/paper29.pdf

  • Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas públicas). É um recurso metodológico, empiricamente referido, que informa algo sobre algum aspecto da realidade social ou sobre mudanças que estão se processando na mesma.

    Fonte: http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/handle/1/992/SOUSA,%20Marconi%20Fernandes%20-%20Indicadores%20-%20Conceitos.pdf?sequence=2

     

  • De acordo com Myrian Veras Baptista, em projetos sociais, os INDICADORES SOCIAIS são parâmetros (qualificados e/ou quantificados) que servem para detalhar em que medida os objetivos de um projeto foram alcançados, observando um prazo delimitado de tempo e a localidade específica. Os indicadores são "marcas" e "sinalizadores", que buscam expressar algum aspecto da realidade sob uma forma que possamos observá-los ou mensurá-los.

  • Uma medida que permite conhecer empiricamente determinado aspecto da realidade social, considerando seus processos de mudanças.