Gabarito Letra A a) nele necessariamente existem arquivos com o mesmo tamanho, em kilobytes. CERTO: isso acontece pois, independentemente do ajuste entre os tamanhos dos kylobite, sempre haverá algum que se repita exatamente 25 (12.000/480), logo, necessariamente haverá arquivos com o mesmo tamanho
e) seus arquivos possuem, juntos, tamanho de 12 mil a 5 milhões de kilobytes. ERRADO: não tem como medir a soma de todos os arquivos. bons estudos
Como de 1 a 480 se temos 480 possibilidades de tamanho, e se tem 12.000 arquivos, então alguns serão do mesmo tamanho. Se o total fosse 481 arquivos, a alternativa "a" também estaria correta.
Epa!!!
1kilobyte, como o próprio nome diz são mil bytes!
entre 1 kylobyte e 480 kylobytes temos 479001 bytes (1 byte = 8 bits) que é a unidade indivisível da informação (uma letra de um texto, por exemplo), portanto, salvo melhor entendimento, pode-se PERFEITAMENTE haver 12000 arquivos com tamanhos distintos.
Para isso basta que o primeiro arquivo tenha 1 kilobyte, o segundo ser idêntico ao primeiro acrescido de uma letra qualquer ou de um ponto, o terceiro ser idêntico ao segundo acrescido também de uma única letra ou pontuação e assim por diante.
O examinador não admitiu no enunciado que pode haver arquivos com 1,1; 1,01; 1,001 (kb), ou seja, tratou o kilobyte como uma unidade indivisível, o que não é verdade.
b) é provável, mas não é necessariamente certo, que nele existam arquivos com o mesmo tamanho, em kilobytes.
Prezado Renato.
Você não estaria, a exemplo do que fez o examinador, negligenciando as subdivisões do kilobyte?
Vou tentar deixar isso mais claro:
Imagine dois trechos A e B. A tem 1280 metros e B tem 1270 metros. Segundo o seu raciocínio estaria correto dizer que A e B têm o mesmo tamanho em quilômetros. O que é absurdo, pois A = 1,28 km e B = 1,27 km.
1 kilobyte, como o próprio nome diz são mil bytes!entre 1 kylobyte e 480 kylobytes temos 479001 bytes (1 byte = 8 bits) que é a unidade indivisível da informação (uma letra de um texto, por exemplo), portanto, salvo melhor entendimento, pode-se PERFEITAMENTE haver 12000 arquivos com tamanhos distintos.Para isso basta que o primeiro arquivo tenha 1 kilobyte, o segundo ser idêntico ao primeiro acrescido de uma letra qualquer ou de um ponto, o terceiro ser idêntico ao segundo acrescido também de uma única letra ou pontuação e assim por diante e finalmente o último ter 480 kilobytes.
O examinador não admitiu no enunciado que pode haver arquivos com 1,1; 1,01; 1,001 (kb), ou seja, tratou o kilobyte como uma unidade indivisível, o que não é verdade.
GABARITO
b) é provável, mas não é necessariamente certo, que nele existam arquivos com o mesmo tamanho, em kilobytes.
Princípio da contagem da casa dos pombos
eu entendi da mesma maneira que o Luciano Vale. 1,1 ; 1,2; 1,3...
Luciano Vale, o gabarito correto dessa questão é Letra A, e não foi anulada.
a) nele necessariamente existem arquivos com o mesmo tamanho, em kilobytes.
Minha dúvida foi se ele considera numero inteiro ou fracionado...
Assim poderíamos ter arquivos com tamanho de 1,1kb, 1,15kb... ad infinitum
Como o enunciado não cita se o tamanho varia em números inteiros de kilobyte ou de números fracionários de kilobyte, assumiremos que o mesmo varia em números inteiros. A) Como temos 12 mil arquivos, entre 1 a 480 kilobytes, com toda certeza existem arquivos com o mesmo tamanho, pois para não termos arquivos de mesmo tamanho, o tamanho de cada arquivo deveria variar de 1 a 12 mil kilobytes e não de 1 a 480 kilobytes.
Alternativa correta. B) Como vimos no item A, é provável e necessariamente certo que existam arquivos de mesmo tamanho. Alternativa errada. C) Errado, pois é provável e necessariamente certo que não existam arquivos também de mesmo tamanho. D) Errado, pois se cada um dos seus arquivos possuísse, em média, o tamanho de 25 kilobytes, teríamos 12 mil x 25 kilobytes = 300.000 kilobytes, extrapolaria os 480 kilobytes. E) Errado, pois 1 kilobyte = 1024 bytes. Supondo que todos os 12 mil arquivos possua 480 kilobytes: 12.000 x 480 x 1024 = 5.898.240 milhões de bytes, e não 5 milhões.Resposta: Alternativa A.
12000 arquivos - cada um possui tamanho que varia de 1 kilobyte até 480 kilobytes.
12000/480 = 25
Conclusão
Nele necessariamente existem arquivos com o mesmo tamanho, em kilobytes.
Porém, como disse Luis Henrique, se considerar número fracionado, pode ou não ter arquivos do mesmo tamanho, pois serão infinitas possibilidades de tamanhos.
Alternativa A
Eu imagino que o examinador, quando especificou "a) nele necessariamente existem arquivos com o mesmo tamanho, em kilobytes. ", basicamente pediu para compararmos o tamanho em kilobytes apenas.
Se um arquivo tem 1,2 KB, ele ainda possui 1 kilobyte, os 200 restante seriam bytes, da mesma forma que um arquivo com 1,9 kilobyte, ainda possui 1 kilobyte, os 900 restantes seriam bytes.
Caso fosse para considerar inclusive os bytes, acredito que não citaria "mesmo tamanho em kilobytes. ", com tanta ênfase.
O examinador afirmou que os cálculos levariam em consideração números inteiros em kb. Sendo assim, marquei a letra A sem nem analisar as outras opções.
Princípio da contagem da casa dos pombos? PODERIA EXPLICAR? OBRIGADA
Acho que temos que assumir que os números são inteiros, pois, caso contrário, teríamos duas alternativas corretas: B e C.
Acredito que seja isso.
GABARITO A
12.000 arquivos
Imagine que eu tenha 480 arquivos com diferentes tipos de Kilobytes, ou seja:
arquivo 1---------------------> 1 Kilobyte
arquivo 2---------------------> 2 Kilobytes
arquivo 3---------------------> 3 Kilobytes
(...)
arquivo 480 -----------------> 480 kilobytes
Como são 12.000 arquivos, o arquivo 481 terá qualquer quantidade de Kilobytes que irá variar de 1 kilobyte até 480 kilobytes. Com isso necesariamente existirão arquivos com o mesmo tamanho, em kilobytes.