Aproveitando o exposto por um colega em outra questão sobre o tema, com alguns acréscimos:
Código Tributário Nacional
Art. 150. O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa.
IMPORTANTE SABER:
Principais modalidades de LANÇAMENTO:
LANÇAMENTO DE OFÍCIO (ou DIRETO), exclusivo do Fisco, sem cuja consecução o sujeito ativo não pode exercitar atos de cobrança; (Em outras palavras: O sujeito passivo não participa da atividade)
LANÇAMENTO POR DECLARAÇÃO (ou MISTO), apresentada por sujeito passivo ou por terceiros, na qual se embasarão os atos de cobrança pelo sujeito ativo; (Em outras palavras: Equilibrio entre a participação do sujeito passivo e atividade do sujeito ativo)
LANÇAMENTO POR HOMOLOGAÇÃO (ou AUTOLANÇAMENTO), no qual o dever de recolhimento da antecipação do tributo é do contribuinte ou terceiro responsável, nos termos da lei, sem qualquer providência da autoridade administrativa, que agirá (homologando) somente após os atos preparatórios do sujeito passivo. (Em outras palavras: O sujeito passivo realiza quase todos os atos da atividade)