SóProvas


ID
1779340
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à responsabilidade civil extracontratual do Estado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Falso. Quem responde é o ente público que o servidor é vinculado, devendo o mesmo responder regressivamente, nos termos do art. 37, §6º, da CRFB.

    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    b) Ementa: ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. PRISÃO ILEGAL E PERSEGUIÇÃO POLÍTICA DURANTE O REGIME MILITAR. INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. IMPRESCRITIBILIDADE. 1. É firme a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que as ações de indenização por danos morais em face de tortura praticadas por agentes do Estado durante o regime militar são imprescritíveis (AgRg no REsp 1406907/SP, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, Primeira Turma, DJe 11/02/2014). No mesmo sentido: AgRg no AREsp 227.997/RS, Rel. Min. Ari Pargendler, Primeira Turma, DJe 28/6/2013 e AgRg no AREsp 266.082/RS, Rel. Min. Herman Benjamin, Segunda Turma, DJe 24/6/2013. 2. Agravo regimental não provido.

    c) correta. A existência de caso fortuito interno não dispensa o dever de indenizar da administração pública. Ex.: um particular tem seu carro apreendido e levado para o pátio do detran. À noite, uma pessoa pula o muro e furta o som do carro. O estado deve responder objetivamente pelos danos causados.

    d) Falsa. O estado responde por lei declarada inconstitucional, por meio de ação direta e que cause dano especifico ao particular. Matheus Carvalho, pg. 358;

    e) Falsa. Sociedade de economia mista só pode adotar forma de sociedade anônima.

    Art. 5º, DL 200/67:

      III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta. (Redação dada pelo Decreto-Lei nº 900, de 1969)


  • Resposta letra C.

    Sao causas de exclusão da responsabilidade civil do Estado: a) Culpa exclusiva da vítima, b) Força Maior e c) Caso fortuito (somente o caso fortuito externo).

    CUIDAR: O caso fortuito interno é um fato imprevisível, inevitável e extraordinário que se relaciona com os riscos decorrentes do desenvolvimento da atividade administrativa sendo, portanto, causa de responsabilização do Estado. Já um fortuito externo exclui a responsabilidade do Estado, pois rompe completamente o nexo causal, sendo causa de excludente da responsabilidade.


  • (C)

    (A) As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado responderão.
    (B)Imprescritível.
    (D)Responde sim.
    (E)Só S/A.


  • São causas de exclusão da responsabilidade civil do Estado: 

    a) Culpa exclusiva da vítima, b) Força Maior e c) Caso fortuito (somente o caso fortuito externo).


    OOia só: caso fortuito interno é um fato imprevisível, inevitável e extraordinário que se relaciona com os riscos decorrentes do desenvolvimento da atividade administrativa sendo, portanto, causa de responsabilização do Estado.

    Já um fortuito externo exclui a responsabilidade do Estado, pois rompe completamente o nexo causal, sendo causa de excludente da responsabilidade.

  • Complemento :

    Fortuito interno - interno É um fato ligado aos riscos da atividade desenvolvida pelo fornecedor.

    Ex2: cracker invade o sistema do banco e consegue transferir dinheiro da conta de um cliente.

    O fortuito interno NÃO exclui a obrigação de indenizar.

    Fortuito externo - Não guarda nenhuma relação / Fato estranho

    ex: Assalto.

    Exclui a responsabilidade

    Fonte: Dizer o direito.