Um modelo de processo é formado por entradas, saídas e atividades. A saída de um processo deve atender aos requisitos especificados pelos objetivos do negócio. Além disso, um processo deve ser medido e controlado. Também pode existir um gatilho (trigger) ou uma atividade dentro do processo que é responsável por iniciar o processo. Para apoiar o processo existem facilitadores (enablers): recursos (resources) e habilidades (capabilities).
Características comuns de um processo:
a) Mensurabilidade: Processo devem ter seu desempenho medido. A tipo de medição varia com a perspectiva envolvida. Por exemplo, os gestores poderão estar mais interessados no custo, já outras stakeholders podem estar mais com a duração e/ou produtividade.
b) Resultado Específicos: Um processo entrega uma saída específica. Esse resultado específico deve ser identificado para que possa ser medido.
c) Customers / Stakeholders: O resultado do processo deve atender a necessidade de um cliente ou outro stakeholder.
d) Responde a um gatilho: Um processo reponde a um gatilho específico
Em resumo, processos são mensuráveis, entregam um resultado específico (individualmente identificáveis e contável) a um cliente/stakeholder e respondem a um gatilho específico.
Comentando os itens.
a) O gatilho inicia o processo. O resultado é produto (saída) do processo. Portanto, errado.
b) Um processo precisa ser medido para saber se ele está atendendo ao que se propõe. Como medida o ITIL adota o desempenho do processo. Portanto, item correto.
c) Na verdade, um processo nada mais é um conjunto estruturado de atividades elaborado para alcançar um determinado objetivo. Um processo utiliza uma ou mais entradas definidas e as transforma em saídas definidas. Pode incluir quaisquer papéis, responsabilidades, ferramentas e controles gerenciais necessários para entregar o resultado esperado de maneira confiável. Um processo pode definir políticas, normas, orientações, atividades e instruções de trabalho caso sejam necessários. Portanto, errado.
d) Um processo entrega um resultado específico. Portanto, errado.
e) Um processo autocontido (ou independente) é o que não depende de outro. O que nem sempre é verdade. A entrada de um processo pode ser a saída de outro. Além disso, um processo responde a um gatilho específico. Portanto, item errado.
FONTE: A ARTE DE PASSAR EM CONCURSOS DE TI (http://www.apcti.com.br/livros/)
Na letra e) são disparados por eventos específicos,
mas quanto a ser autocontido?
Alguém sabe dizer se isso pode ser considerado como verdadeiro?
Um processo interagi com outros, mas se essa interação for apenas durante as entradas então acredito que
possamos considerar com autocontido, mas acredito que durante a "execução" de um processo ele continua interagindo com outros, dessa maneira não seria autocontido.
Alguém pode confirmar?