SóProvas


ID
1780039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O benchmarking.

Alternativas
Comentários
  •  Benchmarking: método para comparar desempenho de algum processo, prática de gestão ou produto da organização com o de um processo, prática ou produto similar, que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, na própria ou em outra organização, entender as razões do desempenho superior, adaptar à realidade da organização e implementar melhorias significativas. (Fundação Nacional da Qualidade), de forma simples, é "copiar" as melhores práticas, processos ou produtos que outras organizações realizam. Entretanto, é preciso ter o cuidado de adaptar as práticas alheias às características específicas de cada organização. Administração Pública para Concursos, Igor Vidal Araujo. 

  • Letra (b)


    Saber o que os principais concorrentes estão fazendo, utilizando uma das formas mais rápidas, baratas e úteis de se obter inspiração para melhorar a Qualidade em Serviços, o “Benchmarking”. “Benchmarking” é, segundo Lobos (1993, p.264), “o processo de comparação sistemática de produtos a serviços com os oferecidos pela concorrência ou por empresas tidas como excelentes em algo determinado, com o propósito de se incorporar o que os outros estão fazendo de melhor”.

  • Este e o mecanismo maia apropriado para o sucesso do negocio,pois mantem-se o que esta funcionando bem;ao mesmo tempo q estuda-se forma de melhorar.
  • Benchmarking, vulgo: Copia e cola.

  • Contribuindo:

     

    Spendolini agrega que o benchmarking é um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços, processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de apromoramento organizacional. Isso permite comparações de processos e práticas administrativas entre empresas para identificar o "melhor do melhor" e alcançar certo nível de superioridade ou vantagem competitiva.

     

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.285

     

    bons estudos

     

  • Benchmarking = Comparar para melhorar

  • Achei a questão com duas possíveis respostas. A opção "b" é a certa (não há o que discutir), mas a letra "a" não deixa de estar errada, afinal, se a empresa utiliza-se de benchmarking é porque quer garantir qualidade e produtividade. 

     

     

  • A resposta é a letra B.

     

    benchmarking é a busca das melhores práticas que conduzem a um desempenho superior. É visto como um processo positivo e proativo, por meio do qual uma organização examina e compara outra, com a função específica de melhorar a realização da mesma função ou uma função semelhante. Esse processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas possui padrões referenciais, que são chamados de benchmarks. 

    A prática de benchmarking, que é uma técnica rápida, barata e útil, é potencialmente utilizada para a análise das melhores performances, a avaliação das mesmas e também a implementação, se for o caso.

    Essa técnica possui cinco fases genéricas: planejamentoanáliseintegraçãoação maturidade (CAMP, 1998).

    No planejamento, o autor orienta encontrar respostas para as seguintes perguntas: O quê deve ser usado como referência? Quem ou o que iremos comparar? Como serão coletados os dados? Ou seja, é fundamental seguir os passos básicos para o desenvolvimento de um plano. Inicialmente deve-se definir o produto a ser estudado, seja ele um bem físico ou um procedimento qualquer. Em seguida, é necessário definir o concorrente ou modelo que será o marco das investigações; é valido lembrar que o benchmarking precisa ser conduzido em relação a empresas que se destacam no mercado. 

    Na análise ocorre a verificação cuidadosa das informações coletadas. O objetivo desta etapa é responder às perguntas que indicam as diferenças existentes em relação à organização estudada. Tais resultados são relevantes, pois mostrarão o caminho a ser seguido, caso seja constatado uma superioridade da empresa em questão ou a possibilidade de tirar proveito, caso apresente alguma deficiência. 

    Na etapa da integração, as descobertas do benchmarking são anunciadas de forma clara e convincente, com o objetivo de conseguir a aceitação, apoio operacional e gerencial. Ao mesmo tempo são traçadas as metas das mudanças pretendidas. 

    ação é o momento em que as descobertas são convertidas em atos; neste período é necessário que haja um rigoroso acompanhamento das mudanças implementadas. Entretanto, devido à velocidade das mudanças externas, é indispensável que empresa esteja preparada para fazer reajustes.

    maturidade é alcançada quando a empresa incorpora as melhores práticas em todos os processos, e consegue atingir a superioridade desejada. Ela também é alcançada quando a empresa faz do benchmarking um processo permanente.

  • Engraçado é que todo mundo que comentou parece que desconsiderou a parte que a alternativa B disse "formas mais rápidas, baratas e úteis " ... Da onde que é uma das formas mais baratas ????????????? Será que se eu tiver uma empresa de refrigerantes e quiser ir lá na coca-cola para saber como eles são tão bons , eles vão me dizer de boa qual o método que eles usam ????????????????????????w LOGICO QUE NNNNNNNNN . Por isso não é um método muito barato e nem muito rápido . ( Vi isso num livro , salvo engano , do professor Rodrigo Rennó )

  • O benchmarking, segundo a FNQ, consiste em um método para comparar desempenho de algum processo, prática de gestão ou produto da organização com o de um processo, prática ou produto similar, que esteja sendo executado de maneira mais eficaz e eficiente, na própria ou em outra organização, entender as razões do desempenho superior, adaptar à realidade da organização e implementar melhorias significativas.

    Vejamos cada uma das alternativas a partir desse conceito:

    Alternativa A. Errado. Alternativa subjetiva. É aquelas que não conseguimos afirmar se está certa ou errada com convicção. Tudo depende de como a banca vai interpretar. Nesses casos, sugiro que olhe as demais alternativas antes de assinalar. De toda forma, é sempre muito forte afirmar que uma ferramenta/metodologia “garante a qualidade” isso porque não existe ferramenta salvadora da pátria. A qualidade depende de um esforço coletivo e de um conjunto de iniciativas da organização.

    Alternativa B. Correto. Não há dúvidas que o benchmarking é um fonte de inspiração para que se aprimorem processos da organização. Temos aqui uma alternativa “mais correta” que a alternativa A.

    Alternativa C. Errado. Apresenta características da Matriz GUT.

    Alternativa D. Errado. Apresenta características da Estratificação.

    Alternativa E. Errado. Apresenta característica do Diagrama de Ishikawa.

    Gabarito: B

  • GABARITO B

    Acrescentando:

    O Benchmarking pode ser de 05 tipos:

    Benchmarking Competitivo: Nesse tipo de benchmarking a organização busca comparar o seu desempenho com o desempenho de outras empresas que atuam no mesmo segmento, e que são concorrentes. Ou seja, a organização compara seus processos, produtos e serviços, com os processos produtos e serviços de outras empresas “concorrentes” (que atuam no mesmo ramo de atividade), com o objetivo de aprimorar o seu desempenho e “superar” a empresa concorrente. É um tipo de benchmarking difícil de ser feito; afinal, as empresas concorrentes não disponibilizam suas informações tão facilmente.

    Benchmarking Interno: Nesse tipo de benchmarking a organização busca encontrar as “melhores práticas” dentro da própria organização. Ou seja, a organização busca encontrar quais departamentos/setores/filiais/áreas adotam as melhores práticas, e compara o desempenho desses departamentos/setores/filiais/áreas (que adotam as melhores práticas) com outros departamentos/setores/filiais/áreas da organização, a fim de aprimorar o desempenho dessas outras áreas. A ideia é “disseminar” as boas práticas (e o bom desempenho) dentro da organização. É um tipo de benchmarking mais barato e fácil de ser realizado.

    Benchmarking Genérico: Nesse tipo de benchmarking a organização busca comparar o seu desempenho com o desempenho de outras empresas que não atuam no mesmo segmento. Ou seja, as empresas não são concorrentes (é um benchmarking não competitivo). Por exemplo: Uma fabricante de automóveis compara todo o processo produtivo utilizado por uma fabricante de aeronaves.

    Benchmarking Funcional: Esse tipo de benchmarking é uma “espécie” de benchmarking genérico. A diferença é que no benchmarking funcional a organização busca estudar e comparar apenas alguma “função específica” (e não o processo como um todo) de outra organização (independente do ramo de atuação). Por exemplo: uma empresa do ramo de automóveis busca comparar o “atendimento ao cliente” de uma empresa do ramo de televisores (visto que essa empresa do ramo de televisores é considerada como uma empresa de “excelência” no atendimento ao cliente).

    Benchmarking com Cooperação: Nesse tipo de benchmarking as organizações cooperam entre si. Ou seja, ambas têm o objetivo de aprimorarem seu desempenho. Nesse caso, as empresas são chamadas de benchmark partners.

    Fonte: Material Estratégia Concursos

  • LETRA B

  • Letra B

    Benchmarking--> é um processo importante para que a empresa possa identificar alguma atividade ou processo de que outra organização esteja executando de maneira mais eficiente e adaptar essa eventual melhor prática para sua própria empresa. Ou seja, é um análise dos processos alheios e depois uma adaptação desta para própria empresa.

    Rodrigo Rennó, Adm. Geral para Concursos.

  • Qual seria o erro da alternativa A, o uso do termo "garantir"?