-
Gabarito A.
Ø Segundo Chiavenato4 – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”
Ø Segundo Djalma de Oliveira5 – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”
-
Fiquei com dúvidas nessa questão. Imaginei que fosse a alternativa D.
-
> Planejamento: As organizações não trabalham na base da improvisação, quase tudo é planejado antecipadamente e
serve de base para as demais funções, pois determina antecipadamente quais são os objetivos a serem
atingidos e como se deve fazer para alcança-los.
> Organização: Depende do planejamento, da direção e do controle para formar o processo administrativo, consistindo em:
a) Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados.
b) Agrupar as atividades uma estrutura lógica (especialização)
c) Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas)
> Direção: Depois do planejamento e da organização resta fazerem as coisas andarem e acontecerem, esse é o papel
da direção. A direção está relacionada com a ação.
> Controle: A Finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado
e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos
Gabarito: A
Fonte: Chiavenato
-
"permite diagnosticar e analisar situações atuais" achei que fosse mais relacionado a controle, embora o restante do enunciado remeta também a planejamento, enfim, fiquei com dúvida.
-
"permite diagnosticar e analisar situações atuais"
Submete ao entendimento da função Controle. Ficou muito vago esta questão. Revoltante!!!
-
Também me fez entender que seria controle.
-
Letra: A
"Planejamento é a metodologia administrativa que permite diagnosticar e analisar situações atuais, de estabelecer resultados - objetivos e metas - a serem alcançados pelas organizações e de delinear ações - estratégicas - para alcançar estes resultados, bem como estabelecer leis e normas - políticas - que servem de sustentação a esse procedimento administrativo".
-
Achei que fosse ''controle'' puts grilos
-
Essa questão foi bem maldosa ou não muito bem interpretativa, induziu a muitos marca Controle, inclusive eu...rsrsrs
-
A função administrativa de planejamento é reiteradamente cobrada pela IBFC. Essa banca, em diversas oportunidades, apresentou diferentes conceitos de planejamento, porém a essência é absolutamente a mesma: planejar consiste em definir objetivos e meios para alcançá-los.
Alguns alunos podem ter estranhado a expressão “bem como estabelecer leis e normas – políticas” do enunciado. Deixe-me explicá-la para você.
As políticas são tipos de planos táticos (planos realizados pelo nível intermediário da organização). Esses planos funcionam como guias gerais de ação e orientam a tomada de decisão do nível operacional. Assim, o que o enunciado está dizendo, em termos mais simples, é que o planejamento ao definir políticas (guias gerais de ação) orientam como os procedimentos e atividades devem ser realizados.
Gabarito: A
-
A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. A questão quer saber qual é a função que estabelece metas e objetivos para a organização.
A) CORRETA.
PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro .As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.
B) INCORRETA.
ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)
C) INCORRETA.
DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.
D) INCORRETA.
CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA A.